Internet

20/11/2014 15h36 - Atualizado em 27/11/2014 17h37

Falsas promoções da Black Friday se espalham no Instagram; entenda

Anna Kellen Bull
por
Da redação

A Black Friday está chegando e pessoas mal-intencionadas se aproveitam da data para aplicar golpes na Internet. Perfis falsos no Instagram de marcas famosas estão oferecendo vales-presente para os primeiros usuários que os seguirem. Na maioria dos casos, a proposta é a mesma: basta postar um screenshot da página, seguir e marcar o perfil nos comentários para ganhar um valor em dinheiro e gastar nas lojas.

Black Friday Legal: selo identifica loja confiável contra ‘maquiagem de preço’

Contas falsas prometem vales generosos no Instagram (Foto: Reprodução)Contas falsas prometem vales generosos no Instagram (Foto: Reprodução)

A Back Friday, data em que as empresas oferecem grandes descontos aos consumidores, está marcada para o dia 28 de novembro no Brasil. Por isso, o número de perfis fakes no Instagram disparou esta semana. As companhias copiadas na rede social são variadas: Apple, MAC, Saraiva, Centauro, AliExpress, eBay, entre outras.

Veja dicas de segurança para Black Friday:

O que você achou do novo código de ética da Black Friday? Comente no Fórum do TechTudo

Todas prometem que vão dar uma quantia em dinheiro para os primeiros usuários que as seguirem: "A Apple Brazil irá dar US$ 800 em gift card para os primeiros 12 mil seguidores! Tire uma screenshot disso e marque @applefrombrazil". No entanto, nenhuma das promoções foi confirmada. Caso a proposta fosse verdadeira, a empresa de Tim Cook gastaria quase R$ 25 milhões em presentes.

O motivo da fraude ainda não é conhecido. Até o fechamento desta matéria, a única marca que se pronunciou oficialmente foi a Centauro. Em nota no Facebook, a empresa divulgou seus perfis de redes sociais verdadeiros, o que confirma o golpe dado no Instagram.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandro Lacerda
    2014-11-21T11:32:46

    Prefiro acompanhar as ofertas pela EconoVia, acho mais confiável e já mostra de cara as melhores ofertas. Ano passado o comparador atualizou todos os preços a cada 10 min, espero que façam igual esse ano.

  • Leandro Rodrigues
    2014-11-21T10:08:19

    Sério que era falso? Que povinho burro.

  • Ruben Simoes
    2014-11-20T16:36:06  

    O motivo do golpe é simples: angariar o máximo de seguidores possível, depois vender a conta ou utilizá-la para algum fim lucrativo.

    recentes

    populares

    • Ruben Simoes
      2014-11-20T16:36:06  

      me poupou a escrita. =b

  • Jessica Carvalho
    2014-11-20T21:35:24

    Este ano estou preparado porque o site bizoo . com . br tem histórico de preços com fotos (prints) das alterações de preços durante o ano e por loja, ideal para o blackfriday!