20/11/2014 05h50 - Atualizado em 02/12/2014 16h02

GTA 5: confira a análise da versão HD do game para Xbox One e PS4

Victor Alcaíde Teixeira
por
Para o TechTudo

GTA 5, o icônico game de mundo aberto da Rockstar, está de volta. Lançado na última terça-feira (18), a insana aventura de Franklin, Michael e Trevor respira pela primeira vez o ar da nova geração de consoles. Mas, será que vale a pena revisitar Los Santos após mais de um ano de jogatina no Xbox 360 e PlayStation 3? Confira agora as nossas impressões sobre a inédita versão.

Confira os códigos e cheats para GTA 5 no PS3, PS4, Xbox One, Xbox 360 e PCs

GTA 5 faz bonito no PS4 e Xbox One (Foto: Divulgação)GTA 5 faz bonito no PS4 e Xbox One (Foto: Divulgação)

Déjà vu em primeira pessoa

O primeiro ano de vida do PlayStation 4 e Xbox One foi relativamente morno. Marcado por remakes e “versões definitivas” de títulos já conhecidos, podemos listar pouquíssimos exclusivos que justifiquem o “upgrade” das plataformas.

Ao longo de 2014, muitas especulações surgiram a respeito de um possível GTA 5 “next-gen”. A partir do momento em que a Rockstar confirmou a nova versão, no mesmo instante, Grand Theft Auto 5 se tornou um dos jogos mais aguardados, ao lado de Far Cry 4, Dragon Age: Inquisition, Assassin’s Creed: Unity etc.

Afinal, qual é o segredo do sucesso de GTA 5? Resumidamente, o game oferece opções variadas de diversão, uma intrigante história envolvendo três protagonistas com personalidades distintas e um modo multiplayer no melhor estilo MMO para consumir a sua vida. Na nova versão, temos todos os elementos que foram citados anteriormente, mas com algumas melhorias visuais significantes, além de conteúdos exclusivos.

Modo em primeira pessoa torna a experiência mais imersiva (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Modo em primeira pessoa torna a experiência mais imersiva (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Sem sombra de dúvida, a maior novidade ficou por conta do modo em primeira pessoa, no qual é possível se aventurar por Los Santos online e offline através de uma perspectiva diferenciada.

Depois de longos anos jogando GTA em terceira pessoa, finalmente temos algo impactante para experimentar. Aliás, roubar carros, invadir estabelecimentos e dirigir alucinadamente pelo vasto mundo sem ver o próprio personagem nunca foi tão divertido.

A sensação de déjà vu durante a jogatina existe, mas não se torna negativa quando sentida sob a ótica inédita. Afinal, os fãs da franquia nunca imaginaram ver os minuciosos detalhes de Los Santos e Blaine County tão de perto.

No geral, o modo em primeira pessoa beira a perfeição, porém exige um certo tempo de adaptação. Quando se está a pé, o tiroteio flui magistralmente e, por incrível que pareça, até melhor do que famigerados jogos FPS da atualidade – é melhor não citar nomes. A mira automática, é claro, contribui para acelerar o processo de adequação à dinâmica.

Pode parecer estranho no começo, mas é tudo uma questão de adaptação (Foto: Reprodução)Pode parecer estranho no começo, mas é tudo uma questão de adaptação (Foto: Reprodução)

O difícil mesmo é conduzir os veículos com precisão logo no primeiro contato com a inédita perspectiva. Em certos automóveis, o campo de visão fica limitado devido aos painéis exagerados, o que acaba dificultando alguns movimentos básicos, como por exemplo, dar uma simples ré.

É claro que isso não chega a ser um defeito, visto que você ainda pode mudar de perspectiva quando quiser através do touchpad. No entanto, para se dar bem com a dirigibilidade em primeira pessoa, é preciso se dedicar por um tempo no volante.

O modo em primeira pessoa oferece uma imersão surpreendente. Seja em uma bicicleta ou em um avião, a sensação de velocidade é intensificada pelos ruídos reais dos veículos.

Los Santos de uma perspectiva diferente (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Los Santos de uma perspectiva diferente (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Transcendendo os limites de geração

Logo nos primeiros passeios de Franklin pela cidade, é possível desfrutar de uma qualidade gráfica nitidamente superior. O game já era bonito no PS3 e Xbox 360 , mas agora está muito mais convincente, com texturas bem trabalhadas e efeitos de iluminação repaginados.

A versão “next-gen” de GTA 5 roda em 1080p e 30 quadros por segundo nativamente. Ainda que hajam quedas ocasionais na taxa de frames, Los Santos está muito mais viva e, como prometido pela própria Rockstar, com um número muito maior de habitantes, veículos e animais.

Digamos que pouca coisa mudou no aspecto visual dos personagens. Entretanto, os ambientes estão mais vibrantes e detalhados, o que demonstra que o game está explorando bastante o potencial da nova geração. Os aprimoramentos gráficos ficam evidentes, especialmente em áreas arborizadas, graças ao elevado número de partículas e efeitos renderizados na tela de uma só vez.

Aprimoramento gráfico é um dos pontos fortes da nova versão de GTA 5 (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Aprimoramento gráfico é um dos pontos fortes da nova versão de GTA 5 (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Musicalmente falando, o repertório diversificado de GTA 5 recebeu nada menos do que 100 novas músicas, divididas entre as 17 estações de rádio do game. A inédita compilação de canções deve agradar a todos, já que oferece desde hip-hop “old-school” e moderno, até hinos do rock, músicas dançantes e clássicos da década de 80.

A adição de novas faixas foi um detalhe crucial para dar novos ares ao jogo. Afinal, grande parte dos jogadores até já havia decorado as playlists das versões de Xbox 360 e PS3.

Incrementando o que já era perfeito

A possibilidade de transferir todos os dados do modo online das versões de Xbox 360 e PS3 incentivou o retorno de muitos jogadores. Até porque, há missões exclusivas para quem já tocava o terror em GTA Online.

GTA 5 next-gen: maior, melhor e mais robusto (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)GTA 5 next-gen: maior, melhor e mais robusto (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

É praticamente impossível reclamar do vasto pacote de conteúdo oferecido pelo game. Além de objetivos inéditos destinados aos três protagonistas da campanha, o modo online recebeu novas opções de customização de personagens. Diferentemente do game do ano passado, agora você é capaz de executar mais de 30 ladrões de quinta categoria no competitivo. A matança está liberada.

GTA 5 também faz bom uso do DualShock 4 do PlayStation 4. Além de desafios que exigem uma interação com o touchpad, você pode usufruir dos divertidos recursos de áudio. Está assaltando uma loja de conveniência no modo online? Então grite perto do controle para fazer o vendedor entregar logo a sua grana.

A versão definitiva

GTA 5 entra com os dois pés na nova geração. Mais bonito, mais robusto e rodando muito mais liso, a Rockstar mostrou como se faz uma verdadeira versão remasterizada, ou melhor, tudo que uma edição definitiva precisa ter.

O pacote de conteúdo adicional é mais do que suficiente para agradar tanto os recém-chegados como os fãs “old-school”. A versão definitiva do excelente game é a distração que todo dono de um console da nova geração precisa possuir para aguentar até os grandes lançamentos exclusivos de 2015.


GTA é a franquia de maior sucesso atualmente?
 Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luan
    2014-11-26T17:04:28

    simplismente viciante

  • Gustavo
    2014-11-21T13:18:24

    Que otima adaptaçao da Rockstar para a nova geraçao a melhor coisa msm e a visao em 1 pessoa.