Internet

01/11/2014 07h01 - Atualizado em 01/11/2014 07h01

Guia de viagem: planeje tudo online para fazer boas escolhas nas férias

Barbara Mannara
por
Da redação

Já arrumou as suas malas? Só falta isso para a viagem ficar perfeita com as dicas deste guia. Saiba quais hotéis têm o melhor Wi-Fi, planeje rotas e salve mapas offline no celular. Além disso, economize na passagem de avião buscando pelos melhores preços com os aplicativos certos e boas férias. 

Site lista hotéis por velocidade do Wi-Fi; escolha bem na próxima viagem

Para tudo correr bem, nada melhor que o planejamento. Com a Internet e smartphones ficou ainda mais fácil: basta pesquisar um pouco e prever se o passeio vai ser uma furada ou não. Para ajudar, o TechTudo preparou uma lista com tudo o que você precisa saber para organizar e aproveitar seu roteiro.

Guia de viagem: planeje tudo online (Foto: Pond5)Guia de Viagem TechTudo: dicas e aplicativos que vão dar um upgrade nas suas férias (Foto: Pond5)

1) Rede social de viagens

O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo, no entanto o seu conteúdo é bem variado. Que tal experimentar uma versão focada em viagens? Veja os comentários e experiências compartilhadas no Trippics. Com versão web e para celular (iPhone), o serviço reúne os apaixonados por roteiros mundo a fora. Acessar a rede social é bem simples (veja dicas) e a plataforma permite que você converse com outros internautas, pesquise por lugares, veja posts, dicas e muito mais. Troque experiências online.

2) Escolha o hotel 

O próximo passo é decidir em qual hotel ficar. Vive conectado mesmo durante as viagens? Então vai preferir aquele hotel com Wi-Fi de qualidade, certo? O site HotelWifiTest.com oferece uma busca por locais de hospedagem conforme a velocidade da conexão de Internet oferecida. Estão listados hotéis de todo o mundo, inclusive brasileiros. Lá o internauta compartilha sua experiência e ainda avalia o Wi-Fi. 

Hotelwifitest mostra a velocidade do Wi-Fi nos hotéis (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Hotelwifitest mostra a velocidade do Wi-Fi nos hotéis (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Quando o assunto é preço, alguns outros serviços, para a comparação de estrelas do hotel e valores, podem ajudar. Vale conhecer o Decolar.com, que permite fazer, inclusive, suas reservas, o Mundi, que compara preços e localizações, além do Booking.com, que lista também albergues no mundo todo.

3) Opções de voos: compare preços e economize

Depois de definir o local e escolher o hotel, saiba que é possível economizar no valor da passagem de avião. Estão disponíveis diversos serviços para a pesquisa e comparação de preços, como o Decolar, Hipmunk, Google Flights e Kayak. Adicione o trecho desejado e confira qual companhia aérea está oferecendo o melhor valor. Não esqueça de conferir também a quantidade de escalas, caso prefira um voo mais rápido.

Aproveite a viagem: como ficar invisível no Facebook pelo celular? Confira no Fórum do TechTudo.

4) Mapas: salve rotas offline e conheça os trajetos

Chegando em algum lugar novo, nada é mais necessário do que os mapas certos. Com os serviços como Google Maps, Waze, Here Maps e muitos outros é possível planejar cada passeio sem se perder.

Com o Here, é possível baixar mapas para usar offline no Windows, o serviço do Google também permite usar mapas sem internet e ainda medir a distância entre locais. Assim, você já prepara sapatos mais confortáveis ou pede um táxi. O Google Street View é a função que mais ajuda os viajantes, já que mostra a “visão da rua”, e dá mais clareza na hora de encontrar o local certo. No Waze, sistema de mapas colaborativo, o turista foge do trânsito em cada passeio, e muito mais. Vale fazer os downloads.

Não se perca utilizando um dos serviços de mapas online e offline (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Não se perca utilizando um dos serviços de mapas online e offline (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


5) No celular

Para ajudar a carregar todas as informações no bolso, o TechTudo preparou alguns kits especiais para os viajante de plantão. São diversos aplicativos de planejamento de viagem para dispositivos Android e iOS (iPhone). Por exemplo, para o sistema do Google, tem o TravelSmart, que reúne informações e números de emergência, o famoso e completo TripAdvisor, que ajuda com informações de comentários de outros usuários e preços de reservas, além do mTrip, com dicas das melhores atrações turísticas. Já para quem prefere iPhones e iPads, o app City Travel Guides é um guia bem útil e o Trip, que promete organizar tudo para que a viagem seja como o planejado seguindo os melhores roteiros.

6) Compartilhe seu planejamento de viagem 

Um passeio com pessoas conhecidas é, na maioria das vezes, mais divertido. Então, a plataforma Gogobot promete ajudar nessa empreitada: com ele é possível compartilhar o planejamento da sua viagem com os amigos. A função adiciona várias pessoas e permite que organizem a próxima aventura juntos. Estão disponíveis as versões web e aplicativos para celulares Android e iOS (iPhone e iPad).

7) Dicas de roteiros nas cidades

Chegou em terra firme? Para saber por onde começar a explorar, vale conferir alguns serviços que dão dicas de restaurantes e passeios. Um deles é o Zofari: o app móvel oferece algumas opções parecidas com os itens já favoritados por você. Já a página Monsey mostra opções de lugares registrados pelos internautas. O popular TripAdvisor pode ajudar bastante também: com ele você fica por dentro das melhores dicas, com avaliações e comentários, em diversos serviços, como restaurantes e lugares.

TripAdivisor ajuda com informações e opiniões de usuários sobre hotéis, restaurantes e serviços (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)TripAdivisor ajuda com informações e opiniões de usuários sobre hotéis, restaurantes e serviços (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Já os apps Monte de Viagens e Viagem Virtual, para Android e iOS, têm um mix de funcionalidades, como guia turístico, mapas e galeria de fotos. Para quem quer economizar, o app Viagem da Galera permite controlar os gastos do passeio com amigos e familiares: saiba o custo do combustível, pedágios, além de calcular o tempo de chegada e distância. Ou opção para reservas é o Hotel Urbano.

8) Tradutores

Não sabe falar inglês, espanhol ou francês? Não se preocupe e vá para Londres, Barcelona ou Paris munido de vários recursos de tradução. Além do popular Google Tradutor, que tem versão web e móvel, existem diversos recursos para “decifrar” o idioma em países estrangeiros.

Use um tradutor online para ajudar com os idiomas estrangeiros (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Use um tradutor online para ajudar com os idiomas estrangeiros (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Quem tem Windows Phone, por exemplo, pode traduzir textos diretamente com a câmera do dispositivo. O TechTudo preparou, para ajudar os viajantes, um Kit especial com diversos programas tradutores. Basta escolher um deles e aproveitar o passeio. Você encontra mais apps no TechTudo Downloads.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Feitosa
    2014-11-02T00:29:27

    Queria ver era a Globo falar do protesto de hoje de milhares de pessoas na Avenida Paulista, mostrar a cobertura aqui nesse site. TODOS AS OUTRAS REDES MOSTRARAM. Querem imparcialidade no jornalismo? Com a Globo vocês não terão isso!!!! :(

  • Marcos Feitosa
    2014-11-02T00:25:48

    Queria ver era a Globo falar do protesto de hoje de milhares de pessoas na Avenida Paulista, mostrar a cobertura aqui nesse site. TODOS AS OUTRAS REDES MOSTRARAM. Querem imparcialidade no jornalismo? Com a Globo vocês não terão isso!!!! :(((