Impressora 3D

13/11/2014 08h00 - Atualizado em 13/11/2014 08h00

Impressora 3D é usada para tatuar e faz 150 perfurações por segundo

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Designers franceses adaptaram uma impressora 3D para que ela se transformasse numa máquina de tatuar. A Tatoué é a união de uma Makerbot 3D com uma agulha de tatuagem. O resultado é uma máquina capaz de tatuar a pele ao ritmo de 150 perfurações por segundo.

Dispositivo ‘mágico’ impresso em 3D ajuda a controlar dieta; entenda

Makerbot ganha agulha e passa a tatuar (Foto: Reprodução/Instructables)Makerbot ganha agulha e passa a tatuar (Foto: Reprodução/Instructables)

Para conseguir fazer essa máquina tatuar, os designers removeram as cabeças de impressão, que são responsáveis pela ejeção de plástico para imprimir arquivos digitais. No lugar, foi posta uma agulha que direciona os traços do desenho na pele humana. As demais estruturas da impressora foram mantidas.

Mas para evitar riscos, um conjunto de sensores foi adaptado para ler a pele de quem está sendo tatuado. Os sensores monitoram as dimensões do membro, além de alterações na rigidez e textura da pele, para que o desenho não sofra perda de qualidade. Ao longo desse ano, os franceses aprimoraram o processo até que foi possível tatuar um círculo perfeito no braço de um rapaz. Segundo os designers, o fato de um robô ser capaz de tatuar um círculo perfeito é um bom indicativo da segurança e da qualidade do processo.

As imagens são carregadas na impressora através de uma versão adaptada do Autodesk. Com os arquivos prontos, basta que o interessado coloque a parte do corpo que deseja tatuar (no momento, só é possível tatuar braços ou pernas) e a impressora começará a trabalhar.

Desenhos são carregados na impressora via Autodesk (Foto: Reprodução)Desenhos são carregados na impressora via Autodesk (Foto: Reprodução)

Segundo os desenvolvedores da Tatoué, eles tinham em mente a criação de uma ferramenta de trabalho que desse aos tatuadores mais opções de criatividade. Agora, o desafio deles é tornar tanto a impressora 3D, como o software Autodesk, mais fáceis de usar. Atualmente, a equipe trabalha numa nova versão da máquina, que seja capaz de tatuar em qualquer parte do corpo humano.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Opine no Fórum do TechTudo.

Sensores mapeiam a pele para que a impressora se adapte às mudanças de textura, rigidez e formas (Foto: Reprodução/Dezeen)Sensores mapeiam a pele para que a impressora se adapte às mudanças de textura, rigidez e formas (Foto: Reprodução/Dezeen)

No futuro, segundo os criadores, algo como a Tatoué poderá ter diversas aplicações, que vão além das tatuagens. A tecnologia poderá ser empregada na medicina, em cirurgias plásticas.

Via Dezeen e Instructables

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wagnersilva Farias
    2014-11-13T20:09:26

    Mais uma profissão foi pro espaço.

  • Thômas Pereira
    2014-11-14T01:20:02  

    As pessoas fazem tatuagem pela arte e não por perfeição. Não existe perfeição na arte e as "falhas" são o que a arte representa. Se fosse pra ser perfeito compre um carimbo! Não importa o que digam a arte não se curvará ao sistema podre e distorcido, as pessoas que se tatuam tem opinião e admiram o artista e não uma máquina de bordar humanos.

    recentes

    populares

    • Thômas Pereira
      2014-11-14T01:20:02  

      Thomaz, você é aquele cara que ainda usa máquina de retrato com revelação né...

    recentes

    populares

    • Thômas Pereira
      2014-11-14T01:20:02  

      "Se fosse pra ser perfeito compre um carimbo!" Adorei essa frase. kkkkkkkkkkkkkk

  • Gerson Rodrigues
    2015-07-12T16:40:59  

    haha quero só ver essa galera tatuando 30 min sem parar, sou tatuador e quando fazemos 1 traço mais longo as pessoas reclamam e olha q isso leva apenas uns 5seg e imaginem horas nessa maquina, vão ter que ir com anestesista e mão creio q será o fim da profissão, arte é arte e quem gosta não vai parar!

    recentes

    populares

    • Gerson Rodrigues
      2015-07-12T16:40:59  

      Eu prefiro a arte, e vou continuar a fazer minhas tatuagens com os tatuadores coque conheço.

  • Alex Aguiar
    2014-11-13T20:03:06  

    Futuramente só os saudosista da arte vão querer se tatuar manualmente...

    recentes

    populares

    • Alex Aguiar
      2014-11-13T20:03:06  

      Vc acha q deixaram de comprar quadros depois q inventaram a impressora?

    recentes

    populares

    • Alex Aguiar
      2014-11-13T20:03:06  

      Dan Xaviz é uma boa comparação, mas não me arriscaria em fazer uma tatuagem com alguém que realmente não fosse profissional.

  • Gato Bermuda
    2014-11-14T09:50:29  

    Se toda mulher le-se a biblia saberia que o sexo foi feito para reprodução e não para vulgaridade.

    recentes

    populares

    • Gato Bermuda
      2014-11-14T09:50:29  

      Se toda HOMEM le-se a biblia saberia que o sexo foi feito para reprodução e não para vulgaridade.

    recentes

    populares

    • Gato Bermuda
      2014-11-14T09:50:29  

      Se todo homem e toda mulher simplesmente "lesse" alguma coisa, talvez essa discussão estivesse num nivel melhor

  • Marcos Sousa
    2014-11-13T12:02:10  

    prefiro um bom tatuador.

    recentes

    populares

    • Marcos Sousa
      2014-11-13T12:02:10  

      Pelo ronco, pelo bérro...

    recentes

    populares

    • Marcos Sousa
      2014-11-13T12:02:10  

      Pelo som da cuica...

  • Lucas Monteiro
    2014-11-14T14:04:45

    Pregador Inteligente vou te apresentar o pastor metralhadora!!!!!!!!!. Acho que vcs vão se dar muito bem. QUEIMA ELE CHESSUS!!!

  • Jhon Fagundes
    2014-11-14T09:32:55  

    tudo é lícito, mais nem tudo me convém..

    recentes

    populares

    • Jhon Fagundes
      2014-11-14T09:32:55  

      mas* O correto é mas. Mais é para adição.

  • Sandro Arruda
    2014-11-14T11:32:46

    Cade a matéria do iphone 6?

  • Mestre Web
    2014-11-14T09:46:39  

    Nossa parece que a maquina fez um péssimo traço...nem mostraram o desenho pronto pq será? kkkk não existe essa para tatuar precisa esticar...pegar na pele...enfiar a agulha na medida certa...cada local tem uma pele diferente...essa maquina é uma impostora

    recentes

    populares

    • Mestre Web
      2014-11-14T09:46:39  

      Calma Brow... o primeiro tatuador da história deve ter feito uma linha tão tosca ou pior que esta que vc estah vendo, mas após anos de evolução o tatuador chegou ao nível que está hoje. Faço a mesma referência para a máquina que vc está vendo, irá evoluir e se tornar tão boa ou até melhor que os "Tatuadores Manuais".

  • Ronaldo Pereira
    2014-11-14T10:54:43

    A pessoa ter fé até respeito , mas querer a todo custo achar o que é diferente é errado , isto se chama fanatismo.Cada um cuidando da sua vida e respeitando o espaço do outro já é um bom começo .

  • Lucas Silva
    2014-11-14T10:53:06

    prefiro a mão humana rs

  • EDUARDO CARVALHO
    2014-11-14T09:02:36  

    A maquina pode até não se mexer, mas duvido q a pessoa q esta sendo tatuada não de uma puxada na parte aonde esta sendo tatuada, ai a maquina concerta ?

    recentes

    populares

    • EDUARDO CARVALHO
      2014-11-14T09:02:36  

      Se a máquina CONCERTA, eu não sei, mas você poderia estudar um pouco e CONSERTAR o seu português!

    recentes

    populares

    • EDUARDO CARVALHO
      2014-11-14T09:02:36  

      se eu tenho um tonto igual vc pra me ajudar pq vou perder tempo na escola

  • Mestre Web
    2014-11-14T09:43:50

    Essa porcaria ai não deve fazer oque promete....maquinas não fazem arte

  • Wagner Monteiro
    2014-11-14T09:25:58

    PODE TER CERTEZA QUE OS BONS TATUADORES VAO CONTINUAR TRABALHANDO, JA OS RUINS JA ERAS

  • Leka 81
    2014-11-14T03:03:39

    Lugar de "Pregador" é no varal. Cara chato!

  • Bruno
    2014-11-13T22:59:52

    deus não existe, seu burro.

  • Stanislaw Grau
    2014-11-14T08:20:22

    Se existem pessoas que preferem ser tatuadas por uma máquina que por um tatuador, eu pergunto. O que vocês tem a ver com isso?

  • Roger Bautermo
    2014-11-13T19:47:24  

    Vai melhorar a qualidade das tatuagens, pelo que se vê por ai, qualquer mané se acha tatuador e sai aquelas figuras escabrosas.

    recentes

    populares

    • Roger Bautermo
      2014-11-13T19:47:24  

      neste caso o mané é quem procura esses "tatuadores" na espectativa de pagar menos...

  • Logan Goku
    2014-11-13T23:05:00

    censura censura!!!!!!!!!!

  • Logan Goku
    2014-11-13T23:02:18

    GLOBO VAI'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''N '''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''C

  • Logan Goku
    2014-11-13T23:01:25

    GLOBO VAI TOMAR NO '''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

  • Aviator.
    2014-11-13T20:43:29

    acabou com a mão de obra de novo.. rsrsrs

  • Diego Silva
    2014-11-13T16:23:09  

    A cada ano que passa, artistas de vários ramos perdem lugares para essas "maquinas perfeitas", temo pela nossa cultura no futuro.

    recentes

    populares

    • Diego Silva
      2014-11-13T16:23:09  

      e a cada ano que não passa. Como fica?

    recentes

    populares

    • Diego Silva
      2014-11-13T16:23:09  

      Se for possível manipular o tempo teria uma opinião formada sobre isso tambem

  • Rogerio Olmedo