Internet

19/11/2014 06h45 - Atualizado em 19/11/2014 06h45

Lista traz 8 dicas para melhorar sua experiência com o Google Drive

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Além de armazenar arquivos na nuvem, o Google Drive permite editar documentos e compartilhar com amigos ou colegas de trabalho. O aplicativo recebe atualizações constantes do Google, o que torna difícil acompanhar todas as mudanças. Se você é um usuário assíduo do Drive, confira algumas dicas.

Chrome vai abrir arquivos do Google Drive nos programas compatíveis

Google Drive (Foto: Divulgação/Google)Veja oito dicas para melhorar a experiência com o Google Drive (Foto: Divulgação/Google)

1. Cortar fotos em apresentações

Ao invés de usar programas externos para editar fotos, é possível cortá-las diretamente no aplicativo. O Apresentações também possui suporte para cortar em formas diferentes. Para isto, basta selecionar a foto, clicar no botão de cortar no menu e selecionar uma forma.

Apresentações permite cortar fotos em formas diferentes (foto: Reprodução/Google)Apresentações permite cortar fotos em formas diferentes (foto: Reprodução/Google)

2. Usar add-ons

Este recurso só está disponível para documentos e planilhas e permite adicionar funcionalidades extras para o aplicativo. Para usar, é só clicar no menu “Complementos” e, em seguida, em “Instalar complementos” para ver e instalar add-ons.

Complementos permitem instalar novos recursos para edição de documentos (foto: Reprodução/Google)Complementos permitem instalar novos recursos para edição de documentos (foto: Reprodução/Google)

3. Ver a atividade de documentos

O recurso permite ver todas as mudanças recentes feitas em documentos por você ou pessoas que tenham acesso a eles. Ele pode ser acessado selecionando o documento na lista e, em seguida, clicando no ícone “i” no menu.

Atividade pode ser conferida sem acessar documentos (foto: Reprodução/Google)Atividade pode ser conferida sem acessar documentos (foto: Reprodução/Google)

4. Ver o histórico de revisões

Esta dica é útil para quem editou documentos e precisa resgatar alguma informação que ficou para trás. O Drive armazena as 100 últimas revisões feitas em qualquer documento, que podem ser acessadas clicando em “Arquivo” e em “Ver histórico de revisões”.

Drive permite ver alterações em documentos (foto: Reprodução/Google)Drive permite ver alterações em documentos (foto: Reprodução/Google)

5. Usar planilhas offline

Um dos vários recursos disponíveis para o Planilhas é a capacidade de editar os arquivos sem estar conectado à Internet. Todas as mudanças feitas são sincronizadas assim que o usuário ficar online novamente.

Edições em planilhas são sincronizadas automaticamente (foto: Reprodução/Google)Edições em planilhas são sincronizadas automaticamente (foto: Reprodução/Google)

6. Ver uma lista de atalhos

Atalhos de teclado são úteis, mas a grande quantidade deles faz com que seja difícil memorizar todos. Felizmente, o Drive possui uma lista com os atalhos mais importantes, que podem ser acessadas com o comando ctrl + /.

Lista permite ver atalhos de comandos com agilidade (foto: Reprodução/Google)Lista permite ver atalhos de comandos com agilidade (foto: Reprodução/Google)

7. Customizar o nível de compartilhamento

Muitos usuários compartilham seus documentos com amigos ou colegas de trabalho e é possível definir com precisão o que cada pessoa pode fazer, seja apenas visualizar ou mesmo editar o arquivo. Para isso, clique em “Arquivo”, “Compartilhar” e em seguida na lista de nomes de pessoas com acesso para definir os níveis de compartilhamento.

Permissões de arquivos compartilhados podem ser customizadas por usuário (foto: Reprodução/Google)Permissões de arquivos compartilhados podem ser customizadas por usuário (foto: Reprodução/Google)

8. Enviar anexos grandes por e-mail

O Gmail possui um limite de 25mb para anexos de arquivos, mas este teto pode ser facilmente superado usando o Drive. Para isso, ao escrever um e-mail, clique no ícone do Drive, que vai abrir uma interface de onde é possível escolher um arquivo já carregado ou mesmo fazer o upload de um novo documento.

Carregar arquivos no Drive burla o limite de 25mb de anexos do Gmail (foto: Reprodução/Google)Carregar arquivos no Drive burla o limite de 25mb de anexos do Gmail (foto: Reprodução/Google)

Via Mashable

Arquivos no Google Drive instalado no PC ocupam espaço no HD? Veja no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares