Tablet

25/11/2014 06h00 - Atualizado em 25/11/2014 06h00

Lumia 1520 ou Lumia 930? Descubra qual Windows Phone é ideal para você

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Lumia 930 e o Lumia 1520 são os aparelhos mais avançados com Windows Phone 8 disponíveis no mercado atualmente. Com hardware poderoso e câmera de alta qualidade, os aparelhos da Microsoft prometem ser ótimas opções para quem pensa investir em um top de linha. No entanto, qual será a melhor compra para você? Confira agora o comparativo do TechTudo.

Veja também: Lumia 535 ou Moto G: confira o comparativo de celular da semana

Lumia 1520 ou Lumia 930? Qual o melhor para o seu perfil? (Foto: Arte/TechTudo)Lumia 1520 ou Lumia 930? Qual o melhor para o seu perfil? (Foto: Arte/TechTudo)

Design

Embora ambos os aparelhos da Microsoft sigam o padrão colorido da linha, há diferenças importantes no quesito visual. O Lumia 1520 segue o antigo padrão da Nokia, com um corpo formado inteiramente por policarbonato e, claro, o painel frontal. Já o Lumia 930 traz uma nova linguagem que mistura a traseira com o mesmo material do irmão maior e as laterais em alumínio. Sendo assim, cabe ao usuário analisar qual dos dois combina mais com o seu perfil.

Tela do Lumia 1520 tem resolução Full HD (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lumia 1520 tem design clássico da linha da Microsoft e traz tela gigante de seis polegadas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Outro diferencial entre os dois aparelhos são as dimensões. O Lumia 1520 é consideravelmente maior e mais largo, com 162,8 mm x 85,4 mm contra 137 mm x 71 mm do Lumia 930. Sendo assim, é preciso considerar que o foblet tende a ser mais desconfortável para usuários com mãos pequenas ou bolsos pouco profundos, por exemplo.

O Lumia 930 é ainda consideravelmente mais leve do que o irmão maior, com 167 g contra 209 g do foblet. Nada, porém, que promete influenciar radicalmente na vida do usuário. Por outro lado, o Lumia 1520 é mais fino, com 8,7 mm, e promete ficar mais confortável em calças mais apertadas do que os 9,8 mm do Lumia 930.

Tela

O display é o quesito em que ambos os telefones mais se diferenciam. O Lumia 1520 traz uma tela IPS LCD gigante com seis polegadas, resolução Full HD (1080p) e densidade de 367 ppi. De forma geral, o aparelho promete ser uma ótima escolha para quem pretende assistir vídeos e filmes, já que todo conteúdo é mostrado em um tamanho considerável e com ótimos detalhes. Um ponto fraco, porém, é a proteção Gorilla Glass 2, que é menos resistente do que a do irmão mais novo.

Lumia 930 tem excelente câmera (Foto: Allan Melo/TechTudo) (Foto: Lumia 930 tem excelente câmera (Foto: Allan Melo/TechTudo))Lumia 930 possui tela de 5 polegadas com resolução Full HD (Foto: Allan Melo/TechTudo)

O Lumia 930 por outro lado é ideal para quem busca qualidade, mas não quer um display tão exagerado quanto o do 1520. O aparelho da Microsoft traz uma tela AMOLED de 5 polegadas, resolução Full HD e densidade de 441 ppi. De forma geral, o aparelho pode ser uma alternativa para quem ver filmes e também aproveitar os games, já que seu tamanho reduzido não atrapalha na execução de comandos. Além disso, O Lumia 930 é ainda mais fácil de manusear com uma das mãos, deixando as outra livre para mais atividades.

Desempenho

Se a sua preocupação é o desempenho, não há com o que se preocupar: ambos aparelhos trazem hardware igualmente poderosos. Tanto o Lumia 1520 quando o 930 vêm equipados com um processador quad-core Snapdragon 800 de 2,2 GHz e 2 GB de memória RAM. Ou seja, potência suficiente para rodar todos os aplicativos e jogos da loja do sistema sem problemas. Os aparelhos possuem ainda as conexões 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth e NFC.

Tecnologia de supressão de ruído já funciona no Lumia 1520 (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Tecnologia de supressão de ruído já funciona no Lumia 1520 (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Lumia 1520 possui processador quad-core e 32 GB de memória interna com entrada para cartão de memória (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Há, porém, um quesito em que o Lumia 1520 se sai melhor: o armazenamento. Enquanto o 930 possui apenas 32 GB de memória interna, o foblet da Microsoft possui a mesma memória interna e também o suporte ao cartão microSD de até 64 GB. Sendo assim, o Lumia 1520 promete ser uma opção mais vantajosa para quem deseja salvar muitos arquivos no telefone e não ter que se preocupar com espaço.

Bateria

O Lumia 1520 destaca-se também quando o assunto é bateria. O foblet da Microsoft traz um componente com 3.400 mAh que não só dá conta da tela gigante, mas também é capaz de se manter durante um longo período longe das tomadas. Já o Lumia 930 tem um componente menor, com 2.420 mAh e com duração inferior na comparação com o seu oponente. Sendo assim, o 1520 promete ser uma melhor escolha para quem se preocupa com a autonomia do aparelho.

Câmera

Este é outro quesito em que os dois se equivalem e mantém a tradição da Nokia com boas câmeras. Ambos tem um sensor traseiro de 20 megapixels com lentes Zeiss, flash LED duplo e tecnologia PureView. Além disso, os smartphones gravam vídeos em Full HD com estabilização de vídeo e captação de áudio em alta qualidade.

Traseira do Lumia 930, com destaque para a câmera com tecnologia PureView (Foto: Allan Melo/TechTudo)Lumia 930 tem câmera de 20 megapixels com tecnologia PureView e estabilização OIS (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Na porte frontal, está presente uma câmera de 1,2 megapixels para selfies. O sensor é capaz ainda de fazer vídeos e chamadas em HD (720p). Sendo assim, no que diz respeito às especificações, não há diferença entre comprar o Lumia 1520 ou o 930.

Há porém, fatores que podem influenciar na experiência fotográfica. O Lumia 930 tende a ser mais estável e confortável no momento da fotografia, já que seu tamanho reduzido é melhor para segurar o corpo do aparelho. Por outro lado, o Lumia 1520 pode ser vantajoso na hora de ver e analisar as fotografias tiradas, já que seu espaço a mais tende a ajudar na observação de detalhes.

Sistema operacional

Como foram lançados em diferentes épocas, os aparelhos da Microsoft chegam de fábrica com softwares diferentes. O Lumia 1520 vem equipado com o Windows Phone 8 acompanhado da atualização Black, da Nokia, e com a mais recente versão do sistema liberada. Já o Lumia 930 possui nativamente o edição 8.1 da plataforma acompanhado do update Cyan, também da fabricante.

Felizmente, para quem pensa em comprar um dos dois aparelhos, ambos já tem a atualização Denim (GDR1) garantida pela Microsoft e certamente serão atualizados para o futuro Windows 10. Entretanto, os mais impacientes podem optar pelo Lumia 930, que tende a receber as atualizações antes do que o 1520.

Preço e disponibilidade

Disponíveis no Brasil, ambos aparelhos podem ser encontrados por preços diversos em lojas online. O Lumia 930 está à venda por a partir de R$ 1.319. Já o Lumia 1520 traz um preço um pouco mais salgado: sendo vendido a partir de R$ 1.599.

Qual comprar?

Ao fim da análise das especificações dos dispositivos é possível concluir que ambos têm potência de sobra e não devem decepcionar os usuários com jogos e aplicativos. Entretanto, é possível definir perfis mais adequados para cada um deles.

Lumia 1520, o foblet top de linha da Nokia (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lumia 1520 pode ser encontrado com preços variados em lojas online (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Se você está à procura de uma tela gigante e de alta qualidade, especialmente para ver filmes e trabalhar, o Lumia 1520 promete ser uma ótima opção. O foblet da Microsoft promete ainda não decepcionar na bateria e ser a opção mais versátil entre os tops com Windows Phone no quesito armazenamento, graças ao suporte ao cartão de memória.

Já o Lumia 930 promete ser a melhor opção para quem procura um smartphone mais “compacto” e que se encaixe facilmente nas mãos, sem deixar de ser igualmente poderoso. O smartphone promete ainda ser uma ótima opção para quem gosta do novo design da linha Lumia e deseja receber as atualizações do Windows Phone mais rapidamente.

Central de notificações do Windows Phone 8.1 no Lumia 930 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Lumia 930 é uma boa opção para quem gosta de aparelhos menores e potentes (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Vale a pena migrar do Android para o Windows Phone? Comente no Fórum do TechTudo

De forma geral, Lumia 1520 e 930 prometem ser ótimos aparelhos para quem deseja investir no Windows Phone. Entretanto, caso a dúvida persista, vale a pena tirar suas dúvidas sobre ambos no Fórum do TechTudo ou ainda procurar por outras opções de aparelhos.


Tabela comparativa de especificações entre Lumia 1520 e Lumia 930 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa de especificações entre Lumia 1520 e Lumia 930 (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adriano Rodrigues
    2015-02-17T15:16:51

    TechTudo. Aaceito um 930 de Presente. Acredite! na era Da Tecnologia, estou sem telefone. Motivo; filho recem Nascido. tive que vender o meu Z1 Despesas com o nenem.