Celular

24/11/2014 07h00 - Atualizado em 24/11/2014 07h00

Lumia 535 ou Moto G: confira o comparativo de celular da semana

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Moto G é o queridinho de quem deseja comprar um bom smartphone sem gastar muito. Entretanto, o novo Lumia 535, da Microsoft, promete ser um rival do aparelho da Motorola. Ambos trazem uma tela grande de cinco polegadas, processador quad-core e câmeras frontais e traseiras. Mas será que o aparelho com Windows Phone leva a melhor sobre o concorrente Android? Confira todos os detalhes sobre os smarts "baratinhos" neste comparativo do TechTudo.

Confira o review completo do novo Moto G

Lumia 535 ou Moto G: confira o comparativo de celular da semana (Foto: Arte/TechTudo)Lumia 535 ou Moto G: confira o comparativo de celular da semana (Foto: Arte/TechTudo)

Design: Lumia 535

O novo Moto G e Lumia 535 são bastante diferentes quando o assunto é design. O aparelho da Motorola chega com uma aparência mais similar à do Moto X, com uma traseira curva e linhas arredondadas. Já o dispositivo da Microsoft possui linhas mais retas e uma traseira chapada.

No que diz respeito às medidas, o Lumia 535 é levemente menor do que o Moto G, apesar da tela ser igual. Na espessura, o aparelho da Microsoft possui 8,8 milímetros contra 11 mm do dispositivo da Motorola, sendo, portanto, mais confortável de carregar em bolsos, por exemplo.

Lumia 535 é mais fino, leve e possui design colorido (Foto: Divulgação/Microsoft)Lumia 535 é mais fino, leve e possui design colorido (Foto: Divulgação/Microsoft)

No que diz respeito ao peso, quase não há diferença entre ambos: o Lumia 535 possui 146 g contra 149 g do concorrente. O aparelho da Microsoft, por outro lado, traz mais opções de cores: branco, preto, verde, laranja, cinza e azul. Já o dispositivo da Motorola pode ser comprado na opção DTV Colors, que chega acompanhada de duas capinhas coloridas.

Tela: Moto G

Ambos com cinco polegadas, os dispositivos da Motorola e do Microsoft se diferenciam quando o assunto é resolução. Enquanto o Lumia 535 traz uma resolução qHD (960 x 540 pixels), o Moto G possui qualidade HD (720p). Em outras palavras, o telefone da Motorola promete ser uma opção mais vantajosa para quem deseja assistir filmes ou executar jogos com maior resolução.

moto-g-detalhe (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Moto G tem tela de 5 polegadas em HD (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

A vantagem do Moto G se estende ainda à densidade de pixels: são 294 ppi contra 220 ppi do rival. Isso significa que é mais difícil enxergar pequenos pontinhos, os pixels, na tela do Moto G do que na do Lumia, algo que pode fazer diferença na leitura, por exemplo. Fora isso, ambos são protegidos pela tela Gorilla Glass 3.

Os concorrentes da Apple estão superando o iPhone? Comente no Fórum do TechTudo

Desempenho: Empate

A qualidade de desempenho não costuma ser um problema quando o assunto é Windows Phone e aparelhos da Motorola. No entanto, o Moto G leva vantagem por trazer um conjunto mais avançado do que o rival. O aparelho com Android possui um processador quad-core Snapdragon 400 de 1,2 GHz enquanto o Lumia 535 traz um quad-core Snapdragon 200 de 1,2  GHz. A memória RAM de ambos é a mesma: 1 GB.

Caso o usuário esteja procurando um aparelho para jogos e aplicativos mais pesados, o aparelho da Motorola tende a ser uma boa opção, já que o seu chip possui uma tecnologia mais avançada do que o rival.

Lumia 535 aceita cartão de memória de até 128 GB (Foto: Divulgação/Microsoft)Lumia 535 aceita cartão de memória de até 128 GB (Foto: Divulgação/Microsoft)

Sobre o armazenamento, há um certo equilíbrio. O Moto G possui capacidades internas de 8 GB, o mesmo que o Lumia. Por outro lado, o aparelho da Microsoft aceita cartão de memória de até 128 GB, enquanto o da Motorola aceita até 32 GB. Ou seja, se por um lado o Moto G tem mais velocidade de processamento, o Lumia 535 pode armazenar mais arquivos, dependendo da escolha do usuário.

Bateria: Empate

A briga entre Moto G e Lumia 535 também é semelhante quando o assunto é bateria: o aparelho da Microsoft traz um componente interno de 1.905 mAh, enquanto o da Motorola possui 2.070 mAh. Apesar da diferença, o Windows Phone tende a apresentar um melhor consumo do recurso em comparação ao rival Android. Portanto, as horas de gasto devem ser semelhantes.

Lumia 535 tem traseira colorida e câmera de 5 megapixels com flash (Foto: Divulgação/Microsoft) (Foto: Lumia 535 tem traseira colorida e câmera de 5 megapixels com flash (Foto: Divulgação/Microsoft))Lumia 535 tem traseira colorida e câmera de 5 megapixels com flash (Foto: Divulgação/Microsoft)

Câmera: Moto G

A lente da câmera sempre foi uma das especialidades da Nokia e a Microsoft investiu melhor nesse quesito do Lumia 535. O aparelho possui os sensor traseiro com 5 megapixels com flash LED e gravação com resolução SD (480p). Já a câmera frontal traz 5 megapixels, tamanho ideal para os amantes do selfie.

Já o Moto G leva a melhor nesse quesito pela qualidade superior da sua câmera principal, que possui 8 megapixels com Flash e faz gravação em HD (720p). Enquanto isso, a câmera frontal possui menos resolução, com 2 MP, mas ainda assim é satisfatória para as selfies.

Novo Moto G (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Novo Moto G tem câmera de 8 megapixels que filma em 720p (HD) (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Sistema operacional: Empate

Decidir qual plataforma comprar é sempre uma questão complicada e que envolve bastante o gosto do usuário. Se você busca um aparelho para ficar por dentro das últimas novidades em aplicativos, usa serviços do Google como o Gmail, melhor optar pelo Android do Moto G.

Lumia-535-destaque2 (Foto: Divulgação)Lumia 535 é equipado com Windows Phone 8.1 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Já quem procura um sistema mais seguro, com bom desempenho em um aparelho de entrada, interface diferenciada e não se importa com a ausência de aplicativos do mercado, o Lumia 535 com Windows Phone 8.1 promete agradar.

Preço e disponibilidade: Moto G

Lançado na última terça-feira (11), o Lumia 535 ainda não teve a sua chegada ao Brasil confirmada e nem preço divulgado. Entretanto, o aparelho da Microsoft pode ser encontrado lá fora pelo valor de 110 euros, cerca de R$ 350 em conversão direta e sem impostos.

Moto G de lado (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Moto G pode ser encontrado facilmente em lojas físicas e online (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Então a vantagem fica com o Moto G, em disponibilidade, aparelho pode ser encontrado tanto em lojas virtuais quanto físicas. Há duas versões diferentes: a equipada com função dual-chip custa R$ 729, enquanto a com TV Digital e capinhas coloridas sai por R$ 799, preço sugerido pela Motorola, mas que pode ser encontrado por menos.

Conclusão: Moto G

O Moto G e Lumia 535 são ótimos aparelhos e prometem atender muito bem quem deseja fazer suas tarefas do dia a dia nos smartphones, além de jogos e redes sociais. Entretanto, é possível dizer que  o aparelho da Motorola leva uma vantagem nesta disputa, graças às suas configurações mais robustas de câmera e tela, além da fácil disponibilidade. Por outro lado, o preço do aparelho da Microsoft no Brasil pode ser um diferencial de peso quando este for lançado.

Moto G 2014 é o primeiro smartphone a receber o Android 5.0 (Foto: TechTudo) (Foto: Moto G 2014 é o primeiro smartphone a receber o Android 5.0 (Foto: TechTudo))Moto G 2014 é o primeiro smartphone a receber o Android 5.0 (Foto: TechTudo)

De forma geral, se seu objetivo é comprar um aparelho para baixar os mais recentes aplicativos e jogos, o Moto G promete ser a melhor opção graças ao seu sistema Android. O aparelho da Motorola tem como ponto forte ainda a câmera traseira, função TV Digital e a tela com maior resolução para vídeos.

Já se você pretende economizar ainda mais e quer experimentar o Windows Phone, o Lumia 535 não deve decepcionar. O primeiro smartphone da Microsoft chama a atenção pelo bom desempenho, câmera frontal de boa qualidade e pelo design colorido, para um dispositivo intermediário. Outro ponto positivo é ainda o conjunto de aplicativos herdados da Nokia, que são uma ótima opção para quem deseja editar suas imagens e fazer criações de alta qualidade.

Lumia 535 chega equipado com o novo Windows Phone 8.1 Denim (Foto: Divulgação/Microsoft)Lumia 535 chega equipado com o novo Windows Phone 8.1 Denim (Foto: Divulgação/Microsoft)

Antes de comprar qualquer smartphone, porém, reflita ainda sobre os seus objetivos com o novo aparelho e veja qual deles conseguirá se adequar mais. Caso a dúvida persista, pesquise ainda por outros produtos, como o Asus Zenfone 5 e outros smartphones econômicos.

Tabela com as configurações do Lumia 535 e Moto G (Foto: Arte/TechTudo)Tabela com as configurações do Lumia 535 e Moto G (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • A Veiga
    2015-06-03T01:12:54

    Primeiramente a competição é desleal, o correto seria por o moto e (no maximo moto g 1) vs o 535. Mas vai meu comentário, primeiramente concordo com o quesito tela, a motorola mandou muito bem e neste ponto não há chance para o Lumia, peguei um 535 na mão hoje e fiquei decepcionado com a tela. Quanto à câmera discordo, ainda que haja diferença em megapixels a mais para o moto g, a do Lumia se sai melhor, não só pela tradição, mas já pude comprovar. (Continua) >

  • Gabriel Campos
    2014-11-24T09:17:21  

    Celular com Android é um lixo, independente de marca! Só vou de iOS e Windows Phone!

    recentes

    populares

    • Gabriel Campos
      2014-11-24T09:17:21  

      Idem

  • Daniel Santos
    2015-03-01T12:40:51

    Vou comprar esse Lumia 535, pra experimentar o WP

  • Ubirajara Oliveira
    2014-11-24T14:05:02  

    Esse lumia não chega o pés de moto G!!!!! o moto G só fica atraz do iphone!!!!

    recentes

    populares

    • Ubirajara Oliveira
      2014-11-24T14:05:02  

      Zenfone mandou abraços!

    recentes

    populares

    • Ubirajara Oliveira
      2014-11-24T14:05:02  

      Esse não por ser um aparelho de entrada, agora me diz. O Moto G bate o 730? Não. Então, Sr. Ubirajara. Não fique se achando com um comparativo de um intermediário com aparelho de entrada.

  • Plinio Rafael
    2014-11-24T11:04:31  

    o Brasil precisa com urgencia, aprovar a lei que agrava as punições pra quem bater em homossexuais... precisa-se fazer uma campanha contra os héteros, eles são fascistas!

    recentes

    populares

    • Plinio Rafael
      2014-11-24T11:04:31  

      E o palmeiras? Cai ou não cai?

    recentes

    populares

    • Plinio Rafael
      2014-11-24T11:04:31  

      Entendi

  • Carlos Manuel
    2015-04-10T10:50:59

    Para ver a diferença gritante: O Lumia 535 quase bate de frente com o moto G2 sendo que é aparelho de entrada e bem mais barato. microsoft wins !!! kkk

  • José Porto
    2015-01-04T20:26:38

    Compara o lumia 930 com o iphone 6, ambos são os tops de suas marcas.

  • Danilo
    2014-11-24T11:06:01  

    O Lumia ganha em tudo,até chegar no Sistema Operacional.Windows Phone é promissor,mas agora não da não...

    recentes

    populares

    • Danilo
      2014-11-24T11:06:01  

      Heber Siqueira Android mais seguro??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ri muito, conta outra piada ai.

    recentes

    populares

    • Danilo
      2014-11-24T11:06:01  

      Danilo, só pode reclamar de algo quem realmente o experimentou!!!

  • Michael Douglas
    2014-11-27T23:04:54  

    Esse comparativo é totalmente sem sentido. O Lumia 535 e o Moto G estão em categorias completamente diferentes um é um Smartphone de Entrada e o outro Intermediário respectivamente então comparar os 2 é como querer comparar o iPhone 6plus com o Nokia X2 é totalmente injusto pois o "vencedor" é totalmente previsível. E os preços são bem diferentes também enquanto o Moto G tem um preço de R$729,00(sua versão basica) o Lumia 535 está previsto chegar no Brasil com um preço inferior aos R$400,00 uma diferença de R$329,00 entre seus preços

    recentes

    populares

    • Michael Douglas
      2014-11-27T23:04:54  

      Acho que o Lumia 535 ganha do Moto G, por ter uma boa configuração e ser "só" de entrada.

  • Jorgyan
    2014-11-26T23:21:56

    IOS ou Android? IOS! Android ou Windows Phone? Android!

  • Henrique Freitas
    2014-11-24T09:24:17  

    Com a chegada do zenfone5 (Asus) vai deixar esses dois no chinelo!....

    recentes

    populares

    • Henrique Freitas
      2014-11-24T09:24:17  

      hahahahahahahah Já há reviews deles com o L730... E o Lumia deixa os dois comendo poeira!!!! Sabe de nada inocente!

    recentes

    populares

    • Henrique Freitas
      2014-11-24T09:24:17  

      Deixa não hein :) Asus é o melhor mid. Porque continuar com essa briguinha -.-', apesar de gostar e muito do WP e do L730 que acho muito bonito, diferente do asus que eu acho bem feinho, é ela que ta na frente agora !

  • Danilo
    2014-11-25T12:21:53  

    Se A Microsoft fosse menos Imcopetente estaria hoje no lugar da Apple,é só analisar,qual o sistema de computador mais usado no mundo? MacOSX? Não! é o Windows. se Quando a Apple entrou na telefonia a Microsoft tivesse feito o mesmo,e unificado as plataformas estaria hoje brigando com o Android frente a frente,mas não,na MS tudo é atrasado.Agora ficam iludindo os eternos Beta testers que são os Usuários de Windows Phone com a promessa de sempre melhorar da próxima atualização.

    recentes

    populares

    • Danilo
      2014-11-25T12:21:53  

      Tu não tem noção do que está falando, talvez por não ter um lumia, o sistema é estável, funciona muito bem e é muito mais leve e eficiente do que ios e android. Exatamente por ser mais leve e eficiente o smart consome muito menos bateria, meu lumia dura 3 dias utilizando internet e 8 dias sem utilizar internet. É um OS muito mais eficiente e os apps aos poucos serão também todos feitos para windows também.

    recentes

    populares

    • Danilo
      2014-11-25T12:21:53  

      Só de ver a forma que você escreve já vi que é um alienado hahahahahaha Eu troquei meu Lumia 925 há 3 meses atrás e você vem falar que não conheço hahhahahahaha

  • REGINA BERNARDES
    2014-11-24T12:48:25  

    Techtudo mais uma vez errando. O Lumia 535 é concorrente do Moto E. O correto é fazer a comparação com o Lumia 730, que por sinal é muito superior ao novo Moto G. Eu tenho os dois, Moto G e Lumia 730 e posso afirmar que ambos possuem ótimos preços, mas o Lumia 730 é bem superior em design, qualidade da lente da câmera e particularmente também prefiro o sistema da Nokia, mas ai já é uma questão pessoal. Por isso, creio que o site deve estar ganhando alguma coisa em troca, ou quem escreveu deve se informar melhor antes de escrever tanta besteira.

    recentes

    populares

    • REGINA BERNARDES
      2014-11-24T12:48:25  

      isso mesmo

    recentes

    populares

    • REGINA BERNARDES
      2014-11-24T12:48:25  

      Agora ter pergunto, foi um erro mesmo ou este comparativo bizarro foi intencional para dar a vitória ao motorola?

  • Flávio Veronese
    2014-11-24T19:11:37  

    O Windows Phone tinha tudo para dominar o mercado de smartphone esse ano, se não fosse o Moto G. Até o lançamento do Moto G não existia nenhum Android barato que valesse a pena, nessa época o Windows Phone estava em alta, muito justo pois o WP 8 é ótimo! A Microsoft amarga e muito o lançamento do Moto G no mercado, apesar de que no geral os Lumia's conseguem ser melhores e mais baratos. Ainda que eu tenha um Moto G há 1 ano acho o Lumia melhor em todos os aspectos, exceto a loja que demora aparecer jogos bons. Acredito que se não fosse o Moto G talvez o WP seria melhor no quesito de jogo

    recentes

    populares

    • Flávio Veronese
      2014-11-24T19:11:37  

      Compare o moto G ao lumia 730 (R$630)que ainda assim é mais barato e nós conversamos, este comparativo foi bizarro, comparar um smart de trezentos e poucos reais contra um de R$700. Hoje compra-se o lumia 630 por R$400.

  • Diego Farias
    2014-11-26T00:18:10

    Que comparação mais injusta!!! O Lumia 535 NÃO É concorrente do Moto G. Quem teve essa "brilhante ideia" de comparar os dois aparelhos?

  • Lucas Lima
    2014-11-25T20:26:08

    Come vc faz um comparação dessa, mds... o lumia 535 não passara de 500,00 , já o moto G é mais de 700.(sem noção). Compare com o L730 ;)

  • Fernanda Voi
    2014-11-24T19:46:42  

    Eu quero ver o "iPhone 6 Plus vs Moto Maxx". Isso sim seria o duelo do século!

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2014-11-24T19:46:42  

      A tela do Moto Maxx é AMOLED. Mas ele não aquelas horríveis cores "super" saturadas dos Samsung Galaxy. Ele também tem alto-falante frontal. Show de aparelho!

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2014-11-24T19:46:42  

      Digo: Mas ele não "tem" aquelas horríveis cores super saturadas dos Samsung.

  • Marcos Antonio
    2014-11-25T16:04:30

    Concordo com o Emanuel Mesquita e o João Ricardo, compare o L730 com o Moto G de 8gb e o L735 com o Moto G de 16gb, ai sim é uma boa disputa. O corrente do L535 é o Moto E, Samsung Galaxy S...

  • Emanuel Mesquita
    2014-11-25T11:17:24  

    O nome do repórter é: Elson de Sousa. Comparação bizarra que me fez pensar na sua intenção. Faça analise do Moto G vs Lumia 730(735). Quando levaremos a tecnologia a sério no Brasil?

    recentes

    populares

    • Emanuel Mesquita
      2014-11-25T11:17:24  

      concordo

  • Matheus Pedrazzi
    2014-11-25T10:36:27

    Nessa faixa de preço seria mais justo comparar o Moto G ao Lumia 730, que ainda sim é mais barato, sai por uns R$630, o Lumia 535 não deve sair por mais de R$500.

  • João Ricardo
    2014-11-25T11:14:54

    Péssimo comparativo, nunca que o L535 irá rivalizar com o Moto G, sejam justos, façam o comparativo do Moto G com o Lumia 730!! E quando for lançado o L535 comparem com o MotoE.

  • Daniel Correa
    2014-11-24T10:54:14  

    Eu jurava que o MOtoG tinha como Concorrente o Lumia 730.

    recentes

    populares

    • Daniel Correa
      2014-11-24T10:54:14  

      EXATAMENTE. Confira no instagram @duvier

    recentes

    populares

    • Daniel Correa
      2014-11-24T10:54:14  

      E você está corretissimo! Não entendi o porque dessa comparação boba. É como comparar um Samsung Y com um Iphone 4s.

  • Gilberg Serpa
    2014-11-25T01:38:34

    Mas não entendo o porque de compararem com o Moto G, sendo que pelo anuncio da Microsofot, a mesma considera o L535 como um smart de baixo custo, e acho que pelo preço dele deve ser ''rival'' do Moto E

  • Vitor
    2014-11-24T22:15:24

    "E não se importa com a ausência de aplicativos do mercado". De fato o Windows Phone não me faz sentir falta de nenhum aplicativo do mercado. Comparações sem sentido como esta de um low-end com um mid-end só são feitas pra que o WP nunca ganhe.

  • Alison Amaral
    2014-11-24T19:14:04  

    Meu caro amigo, você esqueceu outra opção de armazenamento do lumia 535 ele possui 15 GB de armazenamento gratuito no OneDrive, essa opção é bem importante ! se puder falar mais a respeito ficarei grato !

    recentes

    populares

    • Alison Amaral
      2014-11-24T19:14:04  

      Não só esse, mais existem outros, como "Drive" e "Fotos" que faz backupe e são do Google, show de bola e uma "mão na roda".