Celular

10/11/2014 07h00 - Atualizado em 10/11/2014 07h00

Lumia 730 ou Novo Moto G? Confira o comparativo de celular da semana

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O comparativo de celular desta semana coloca frente a frente os intermediários de Microsoft e Motorola: Lumia 730 e o novo Moto G. Os aparelhos são mais baratos e equipados com especificações de hardware razoáveis. Mas qual opção é a melhor para comprar? Confira a análise e veja qual smart ganha o combate.

Moto G e Moto X travando? Confira como resolver o problema dos smarts

Comparativo entre Lumia 730 e Novo Moto G (Foto: Arte/TechTudo)Comparativo entre Lumia 730 e Novo Moto G (Foto: Arte/TechTudo)


Desempenho: Empate

Um dos pontos mais importantes da comparação tem um empate. A performance dos dois aparelhos é bem parecida, já que ambos têm processador e memória RAM: Snapdragon 400 quad-core de 1,2 GHz e 1 GB, respectivamente. As pequenas diferenças são equilibradas: no quesito armazenamento interno, o Moto G tem versão para 8 ou 16 GB, enquanto o Lumia 730 possui apenas 8 GB. Enquanto o Lumia tem capacidade para cartões de memória maior, com 128 GB, contra 32 GB e NFC. Entretanto, não são pontos relevantes para dar uma melhor performance para um deles.

Bateria: Lumia 730

A bateria do Lumia 730 é superior a do Moto G. Com 2.200 mAh, ela aguenta até 17 horas de conversação em rede 3G, ainda mais acompanhado de uma tela menor. O Moto G conta com somente 2.070 mAh. Como eles têm hardware muito semelhante, a capacidade maior da bateria do aparelho da Microsoft e display menor, que ajuda no consumo, acabam fazendo diferença no dia a dia.

Lumia-730-home (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)A bateria do Lumia 730 é superior a do Moto G (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Os concorrentes da Apple estão superando o iPhone? Comente no Fórum do TechTudo

Tela: Empate

O Lumia 730 e o Moto G têm a mesma resolução de display: 1280 x 720 pixels. Porém, os displays têm diferenças de tamanho: o aparelho da Microsoft é menor, com somente 4,7 polegadas, e o seu rival tem 5 polegadas. Par quem gosta de telas maiores, o Moto G é a melhor opção.

No entanto, a pequena diferença fica por conta da densidade de pixels por polegada: vantagem do Lumia com 316 ppi, contra 294 ppi do Moto G. No entanto, a olho nu, essa variável não é tão visível, o que não diferencia substancialmente a qualidade de ambos. Os dois dispositivos tem a proteção do Gorilla Glass 3 para resistência e 16 milhões de cores. 

Dimensões: Lumia 730

Além de ter uma tela menor, o Lumia 730 também é mais compacto, tendo vantagem em todas as dimensões: 134,7 x 68,5 x 8,7 mm, com 130 g de peso. Mais robusto e pesado, o Moto G tem 141,5 x 70,7 x 11 mm e 149 g. Por isso, para quem busca um smart mais "portátil", com tamanho menor e mais leve, o Lumia é a melhor opção.

Design: Moto G

O Lumia tam um design quadrado, característico do Lumia, o que pode dificultar o uso no dia a dia. Já o corpo arredondado do novo Moto G permite melhor estabilidade e encaixe nas mãos. O Lumia oferece as cores laranja, verde, preto e branco, com opções mais vibrantes. Já o Moto G tem versões em preto, branco e turquesa. A Motorola deve disponibilizar ainda novas cores para a substituição da tampa traseira, como aconteceu para o antigo Moto G. Dessa forma, o usuário poderá escolher entre mais tonalidades. Dessa forma, o quesito personalização é maior.

Moto G tem câmera de 8 megapixels e capinhas coloridas (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) (Foto: Moto G tem câmera de 8 megapixels e capinhas coloridas (Foto: Isadora Díaz/TechTudo))Moto G terá capinhas coloridas além das versões em preto, branco e turquesa (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Câmeras: Lumia 730

O Moto G tem 8 megapixels na traseira e apenas 2 na frontal, enquanto o Lumia 730 conta com 6,7 na principal e 5 na da frente. No entanto, a qualidade de lente Carl Zeiss aplicada nos dispositivos Lumia são superiores tanto na abertura de lente quando na obtenção de luz, refletindo em fotos melhores, independente dos megapixels. Além disso, uma câmera frontal com melhor qualidade ajuda no registro dos populares selfies, o que faz bastante diferença.

Lumia 730 e 735 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Lumia 730 oferece câmera com lente Carl Zeiss (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Geomarcação, detector de rostos e panorâmica estão presentes nos dois. A gravação de vídeos também, mas com vantagem do Lumia que filma em 1080p, contra 720p do novo Moto G. 

Sistema operacional: Moto G

O Windows Phone vem evoluindo bastante, mas ainda não oferece o mesmo número de recursos, possibilidades de personalização e, principalmente, de aplicativos do Android. Por isso, o Moto G, com Android 4.4.4 (Kit Kat), leva vantagem sobre o Lumia 730, que carrega o WP 8.1, em termos de sistema operacional.

moto-g-destaque1 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Moto G leva vantagem em sistema operacional (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Os dois sistemas têm pontos fortes e fracos, e a decisão é bastante pessoal no caso desta escolha. Entretanto, no geral, o Android é uma plataforma mais solidificada do que o Windows Phone.

Preço e disponibilidade: Moto G

O Lumia 730 acabou de ser lançado, então ainda tem um disponibilidade menor. Além disso, tem um preço sugerido de R$ 699, enquanto o Moto G pode ser encontrado por cerca de R$ 660. O novo Moto G também é amplamente encontrado nas lojas e operadoras.

Novo Moto G (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Novo Moto G tem 8 megapixels na câmera traseira (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Conclusão: Empate

Tanto o Moto G quanto o Lumia 730 têm hardware semelhante e com funcionamento intermediário.  Em todos os aspectos a escolha do usuário acabará sendo guiada pela preferência do design e pela própria plataforma. De resto, não é possível diferenciá-los tanto assim.

Com desempenho e tela semelhante, os demais quesitos dão vantagens para ambos: o Lumia 730 com as lentes Carl Zeiss na câmera e o Moto G com melhor preço e disponibilidade. Vale conferir pessoalmente para escolher ao certo qual aparelho selecionar. Ambos apresentam boas opções de conectividade, além do preço baixo no mercado brasileiro. 

Tabela com as configurações do Novo Moto G e Lumia 730 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela com as configurações do Lumia 730 e Novo Moto G (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Matheus Silva
    2015-03-31T22:36:23

    Tem que levar em conta que a obsolecência programada da Motorola faz com que depois de um ano seu celular já não preste mais e te obriga jogá-lo fora. Eu tive Motorola uma vez, nos últimos 6 meses já travou 2 vezes a ponto de eu ter que reinstalar o Android inteiro e perder várias informações. Depois disso o que eu tenho a dizer é o seguinte: Adeus Motorola. Olá Nokia.

  • Wagner Andrade
    2015-05-02T12:06:10

    Tenho um lumia 730 e um zefone 5, meus amigos tem o moto g2 , o lumia 730 é superior em tudo.

  • Victor Silva
    2014-11-11T09:13:47  

    Comprar um LUMIA com Windows Phone é igual comprar um PC com LINUX, custo e beneficio bom, mais utilidade deixa a desejar.Melhor comprar um celular simples......

    recentes

    populares

    • Victor Silva
      2014-11-11T09:13:47  

      E nem sabe usar Linux em desktops

    recentes

    populares

    • Victor Silva
      2014-11-11T09:13:47  

      Desculpa Victor Silva, mas da pra perceber que vc nunca usou um Windows Phone. Eu tenho experiencia com Android e com Windows Phone e os dois sistemas tem praticamente os mesmos recursos... Aplicativos é uma questão particular.

  • João Vilela
    2014-11-10T22:24:05  

    rapaz tenho um lumia 730 e tenho contato com o moto g 2, o lumia da uma goleada e outra nao pega virus, tem a tela OLED q deixa as cores muito mais nitidas. resumindo: o moto g eh um lixo.

    recentes

    populares

    • João Vilela
      2014-11-10T22:24:05  

      Inferior igual seu cérebro. Lumia 730 tem uma tela AMOLED, mesma tecnologia que a Samsung usa nos aparelhos dela. Eu tinha um Moto G e estou com um Lumia agora, não volto pro Travoid nunca mais, xô!!!!

    recentes

    populares

    • João Vilela
      2014-11-10T22:24:05  

      Jean Carlos - O display do Moto G não é AMOLED, e sim IPS LCD, a do Lumia 730 OLED, semelhante às AMOLED. Resumindo, nenhuma das duas é melhor que outra, apenas possuem recursos diferentes. IPS tem o branco mais branco e cores mais reais, OLED tem cores mais vivas e o preto mais preto. A vantagem da tela do Lumia 730 sobre a do Moto G no meu ponto de vista é a densidade de pixels e a economia de bateria quando utilizado o tema preto do WP. Opinião de quem tem os dois aparelhos.

  • Renan Carmo
    2014-11-10T16:41:11  

    tela: empate ??????? tao de zua neh, a tela do lumia 730 eh muito melhor

    recentes

    populares

    • Renan Carmo
      2014-11-10T16:41:11  

      e eu acho q vc nao viu a tela do lumia 730, eh ver as especificações q fica claro isso, so nao ver quem fanatico e tosto como vc

    recentes

    populares

    • Renan Carmo
      2014-11-10T16:41:11  

      a telo do lumia tem uma densidade de pixels bem maior, e isso é otimo, fora o clean black

  • Matheus Silva
    2015-03-31T22:35:03

    Lumia 730 tá R$544 no Submarino hoje.

  • Bruno Ribeiro
    2014-11-11T13:40:23  

    O que me dizem sobre os milhares de app's genéricos da store do WP?

    recentes

    populares

    • Bruno Ribeiro
      2014-11-11T13:40:23  

      Apps Genéricos no Windows Phone? Isso é cara de Android. kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Bruno Ribeiro
      2014-11-11T13:40:23  

      Apps genericos? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk piada ne

  • Vinicius Fiori
    2015-03-08T23:16:00

    23:04 hrs, Boa noite, desde que resolvi mudar de celular, ano passado, vinha procurando sobre os Lumias (Windows phone) e a mídia sempre com esse preconceitos de que windows phone não é bom, é defasado em relação a Android e IOS em aplicativos. Procurei até que achei o Lumia 730, me impressionou pela câmera, Hardware, e entre outros fatores. Hoje, depois de 4 meses com um NOKIA LUMIA (Windows Phone), sem travamentos, sem lentidão, e alem de tudo com uma interface fantástica, tirei fora do meu script, ter outro android. Em relação á aplicativos sobre Andorid não é quantidade e sim qualidade.

  • Lucas Nascimento
    2014-11-10T18:51:39  

    Aonde eu acho o novo Moto G por R$ 660,00?

    recentes

    populares

    • Lucas Nascimento
      2014-11-10T18:51:39  

      Né, na loja oficial o mais barato é R$ 729,90.

    recentes

    populares

    • Lucas Nascimento
      2014-11-10T18:51:39  

      O meu chegou hoje, comprei faz mais ou menos 10 dias por 499 na Americanas.

  • Luiz Samparras
    2014-12-16T08:44:16

    Interessante esses testes. Aqui o Moto G empata com o Lumia 730, porem em outro teste o Moto G perdeu para o Zenfone que perdeu para o Lumia. Na o da pra entender nada

  • Boanerge Moreira
    2014-11-24T12:22:03  

    730 é muito mais que o Moto G, quem leu a matéria sabe disso... Motorola molhou a mão deles só pode....

    recentes

    populares

    • Boanerge Moreira
      2014-11-24T12:22:03  

      Faltou um detalhe importante no comparativo, comentar sobre desempenho. No momento que o hardware é igual o lumia é mais rápído, o desempenho será superior porque o WINDOWS é muito mais leve, até por este motivo o lumia consome menos bateria, no dia a dia o processador é menos exigido.

  • Rodrigo Pinto
    2014-11-24T21:54:13

    concordo com o editor em um único ponto: "O Windows Phone vem evoluindo bastante, mas ainda não oferece ... aplicativos do Android." que piada...

  • Snake Plissken
    2014-11-10T15:30:34  

    Matéria tendenciosa pro Android! Senhor redador, que aplicativos são esses que tem no Android e não tem no Windows Phone? Você pode exemplificar?? Não sinto falta de nenhum. É por isso que as pessoas ficam com preconceito com Windows Phone, o preconceito parte da própria mídia e dos colunistas que são mente fechada e só reproduzem o que os outros dizem. E outra, a coluna deu a entender que diria qual era melhor entre os dois aparelhos mas acaba em cima do muro pra variar. Matéria fraca e não serve de nada!

    recentes

    populares

    • Snake Plissken
      2014-11-10T15:30:34  

      E além disso tem lumia 730 por 615 reais,se for pra contar com vantagem de preço,e o 730 está em muitos mais lojas,o moto g tem relativamente poucas com ele em estoque

    recentes

    populares

    • Snake Plissken
      2014-11-10T15:30:34  

      Carl Sagan, tem o Bookviser Reader, ótimo app para ler livros ! uso varios em .epub

  • Eron Santos
    2014-11-10T19:36:37  

    E os usuários da Zenfone rindo disso tudo...

    recentes

    populares

    • Eron Santos
      2014-11-10T19:36:37  

      Verdade kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Eron Santos
      2014-11-10T19:36:37  

      Zenfone...kkk...olha o nome dessa tranqueira...S.O com UI modificada. ASUS só placa mãe e olha lá...quero ver quem vai rir qdo precisar de garantia...e pode acreditar...vão precisar!

  • Lael Mgalhaes
    2014-11-13T12:54:24  

    altamente tendenciosa,esse site vai acabar falindo,o preço sugerido é de 699 mas tem de 615,e além disso o Moto G tb tem de 699 mas tá mais caro,matéria idiota e falsa

    recentes

    populares

    • Lael Mgalhaes
      2014-11-13T12:54:24  

      Na verdade o preço minimo sugerido do moto G subiu, agora esta 729 !!

  • Jair Cardoso
    2014-11-15T08:19:45

    Ah sim, e sem contar que o Windows Phone 8.1 é o melhor de todos já lançados e já é "na minha opinião", melhor que o meu Android.

  • Jair Cardoso
    2014-11-15T08:18:02

    Tendo os dois fica mais fácil comparar e neste caso, o Lumia 730 leva uma vantagem sobre o Moto G2. Antes eu usava muito o G2 por causa da TV, mas sinceramente cada vez mais, tenho usado menos essa função porque no trajeto ao trabalho mal pega o sinal. Já as selfies do Lumia 730 superaram todas as expectativas, fora que é fininho e elegante. E a tela é muito bonita e brilhante em qualquer iluminação.

  • Jorge Reinoso
    2014-11-10T21:06:47  

    Toca-lhe pau neles ZENFONE ehehehehehehehehe........Zenfone 5 é melhor que os dois juntos....

    recentes

    populares

    • Jorge Reinoso
      2014-11-10T21:06:47  

      Não '-'

    recentes

    populares

    • Jorge Reinoso
      2014-11-10T21:06:47  

      Zenfone 5 que piada, leva duas baterias inteiras para usar um 1 dia inteiro, parece um opala bebe muito para andar igual aos carros atuais. Lumia 730 é mais rápido, bateria mais durável, aplicativos mais utilizados iguais ou superior aos do Android, câmera da banho neste New Moto G. Lumia 730 wins.

  • Lael Mgalhaes
    2014-11-13T12:50:46

    Cara o Moto G tá com uma disponibilidade muito menor que o Lumia 730,se voce pesquisar tem relativamente poucas lojas com o Novo Moto G em estoque,e se for pra contar vantagem por causa de preço baixo,o 730 já pode ser encontrado de 615 e só descendo,não sou fã de Windows Phone,mas reconheço um comparativo tendencioso quando leio um

  • Rafael
    2014-11-12T18:45:44

    Não entendi 699? No proprio site da Nokia tava de 615, e no Walmark e outros ta ate mais barato, isso torda o Lumia campeão n empate.

  • Mateus Sousa
    2014-11-10T17:06:37  

    Você quer comparar e empatar o moto g com sistema 4.4 a um lixo que usa windows fone me poupe desta ignorância

    recentes

    populares

    • Mateus Sousa
      2014-11-10T17:06:37  

      vc n sabe oq fala mlk

    recentes

    populares

    • Mateus Sousa
      2014-11-10T17:06:37  

      Mlk vc n sabe oq fala WP e melhor que Androlixo n trava nem tem nenhum problema. O WP foi comparado com a Apple q e a maior empresa de celular, logo atras vem a Microsoft (Nokia), o android ja teve uma oportunidade dessa ter seu Sistema comparado a o IOS? Antes de comentar saiba antes ou no minimo pesquise ou tenha um celular. Eu ja tive 3 anos o Android o ultimo foi o Moto X e n gostava muito, esse ano decide compra o Lumia so para testar e é muito melhor q o Android.

  • Thiago
    2014-11-10T21:47:29  

    A única vantagem do MotoG,é por ser Android.De resto o lumia ganha em tudo,pois tem mto mais recursos do que o moto G,sem contar a câmera mto superior !

    recentes

    populares

    • Thiago
      2014-11-10T21:47:29  

      Xará,em nenhum momento "dei a vitória"pro moto g,aliás quem sou eu pra julgar o que é melhor.Tudo o que eu disse,foi que o moto g,sai um pouco à frente,pelo sistema que traz uma oferta melhor e maior de apps.Já foi comprovado que a maioria dos vendedores,pouco conhecem sobre o sistema da Microsoft e ainda existe esse preconceito de que o wp não tem apps,sendo que hj,os principais,já estão disponíveis.Só deixando claro que uso o sistema da MS,desde o W7,então sei o quanto melhorou,mas msm assim,vejo que é um sistema que ainda está mto atrás,dos concorrentes.

    recentes

    populares

    • Thiago
      2014-11-10T21:47:29  

      o sistema esta atras somente do ios pois esse androide tem 500 aplicativos inuteis e tem um monte coisa pesada que faz o cel travar oque não acontece com o WP nem com IPhone

  • Anselmo Ferreira
    2014-11-10T08:29:21  

    Parece que a Motorola fechou um contrato com a Grobo que a impede de perder comparativos.Lumia 730 é bem melhor. O moto G foi o melhor smart de 2013, já neste fim de ano a concorrência está braba. Ponto pro consumidor!

    recentes

    populares

    • Anselmo Ferreira
      2014-11-10T08:29:21  

      Esse lixo com windows fone perde até pra um celular com android 1.6

    recentes

    populares

    • Anselmo Ferreira
      2014-11-10T08:29:21  

      o Windows phone está amadurecendo que nem foi com o Android e IOS não sei que birra é essa desse povo. se não tem paciencia de esperar então sofra com Android e IOS pronto. o Windows por ser novo está bom além dos serviços da Nokia como Nokia drive GPS mto maito bom, Mix Radio, Lumia Camera etc..

  • Thiago
    2014-11-11T11:36:25

    Esqueceram que o Moto G não tem NFC o 730 tem outro ponto positivo para o 730. o 730 é OLED. o 730 não está esse preço, está mais barato com uma boa pesquisa vc encontra por 580,00 dilmas.

  • Adriano Bliska
    2014-11-11T10:54:30

    A pessoa que escreveu a matéria não sabe nem contar...4 pontos com vantagem do Lumia e 3 com vantagem do Moto G, sendo que duas por design e sistema operacional que cada usuário tem a própria diferença. É inegavel que a loja do Android tenha mais aplicativos que a do WP, mas é inegável que o sistema operacional do Android trava a cada 5 min em um celular de entrada enquanto o mesmo não ocorre com o WP. O autor da matéria deveria ter vergonha na cara e tentar ser imparcial e aprender a contar, afinal mesmo que se considere 4x3 o WP levou a melhor de acordo com a própria analise dele.