Celular

05/11/2014 06h22 - Atualizado em 05/11/2014 06h22

Nexus 6, iPhone 6 Plus ou Galaxy Note 4: qual é o melhor foblet?

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Google, Apple e Samsung lançaram recentemente seus novos foblets: o Nexus 6, o iPhone 6 Plus e o Galaxy Note 4. A concorrência pelo posto de melhor foblet é dura e o TechTudo analisou os pontos fortes e fracos de cada um para eleger o seu. Quer saber quem ganhou? Confira abaixo.

iPhone 6 e iPhone 6 Plus chegarão dia 14 de novembro no Brasil

Desempenho: Note 4

Note 4 tem ótimo desempenho (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo) (Foto: Note 4 tem ótimo desempenho (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo))Note 4 tem ótimo desempenho (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo) (Foto: Note 4 tem ótimo desempenho (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo))


O Note 4 conta com duas versões diferentes: uma com um processador octa-core Exynos 5433 e outra com um quad-core Snapdragon 805. A primeira tem dois núcleos quad-core, um de 1.3 GHz e outro de 1.9 GHz, enquanto a segunda tem um de 2.7 GHz. Nos dois, a memória RAM é de 3 GB e o espaço interno de 32 GB, com espaço para mais 128 GB via cartão microSD. Sua bateria tem 3.220 mAh.

São especificações bem parecidas com as do Nexus 6. A única diferença do modelo quad-core do Note 4 para o Nexus 6 é que o aparelho do Google não tem o slot para cartões microSD. Porém conta com os mesmos 32 GB (ou 64 GB), 3 GB de RAM e processador Qualcomm Snapdragon 805 de 2.7 GHz. Até a bateria tem as mesmas características, com 3.220 mAh.

O iPhone 6 Plus, no entanto, é bem diferente dos dois. Tem versões de 16,64,128 GB de espaço de armazenamento de arquivos, apenas 1 GB de memória RAM e seu processador é um Apple A8 dual-core de 1.4 GHz. Em conectividades, todos têm Bluetooth, WiFi e 4G. O NFC está presente nos três, mas o iPhone tem o recurso somente para usar o Apple Pay.

O Note 4 e o iPhone 6 Plus contam com leitor de digitais e diversas funções extras de saúde. Outro detalhe interessante do Note 4 é que ele é resistente à água – e o Nexus também. No geral, Note e Nexus ficam bem próximos, mas a presença do slot para o cartão de memória dá a vantagem ao aparelho da Samsung.

Tela: Note 4

Galaxy Note 4 vai chegar ao Brasil em 18 de outubro (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo) (Foto: Galaxy Note 4 vai chegar ao Brasil em 18 de outubro (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo))Galaxy Note 4 vai chegar ao Brasil em 18 de outubro (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo) (Foto: Galaxy Note 4 vai chegar ao Brasil em 18 de outubro (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo))

O display do Galaxy Note 4 é o vencedor da disputa com 5.7 polegadas e a resolução de 1440 x 2560 pixels (515 ppi). Depois vêm as 5.96 polegadas do Nexus 6, com exatamente o mesmo número de pixels, mas como tem o corpo maior  fica com uma densidade de pixels menor, de 493 ppi.

O iPhone 6 Plus é o terceiro colocado, com 5.5 polegadas, 1080 x 1090 pixels e 401 ppi. Ou seja, é o menor e também o de menos qualidade de reprodução de imagem. Mesmo assim, todos os três são muito indicados para visualizar vídeos, fotos e jogos com boas propriedades gráficas.

Dimensões e Design: iPhone 6 Plus

Traseira do iPhone 6, novo smartphone da Apple (Foto: Laura Malouf/TechTudo)Traseira do iPhone 6, novo smartphone da Apple (Foto: Laura Malouf/TechTudo)

O acabamento, a leveza e a pequena espessura do iPhone 6 Plus fazem com que ele seja a melhor escolha em termos de portabilidade e beleza. Como sempre, a Apple dá muita atenção ao design e isso é crucial. Ele mede apenas 158.1 x 77.8 x 7.1 mm, com peso de só 172 gramas.

Os outros dois são mais robustos. O Note 4 tem menores largura e altura, ficando em quase um empate técnico com o iPhone, com 153.5 x 78.6 x 8.5 mm e 176 gramas. O Nexus 6, no entanto, fica bem atrás dos outros: 159.3 x 83 x 10.1 mm e 184 gramas. É mais grosso e pesado.

Câmeras: Note 4

As câmeras dos tops de linha da Samsung vêm sendo muito elogiadas e não é à toa. Além de mais megapixels, elas têm ótimos recursos diferenciais para seus rivais. No caso deste comparativo, a máquina traseira do Note 4 tem 16 megapixels. O iPhone tem metade, 8 megapixels, e o Nexus 6 conta com 13.

E não é só na principal que a vantagem é da Samsung. Na frontal também: 3.7 MP, contra 1.2 do iPhone e 2 do Nexus. Todos têm estabilização de imagem, filmagens usando alta definição (Nexus e Note com 2K, iPhone com Full HD) e modos como panorâmica, HDR e detecção de rostos e sorrisos.

Sistema operacional: Empate

Nexus 6 traz Android Lollipop em sua versão pura e sem modificações da Motorola (Foto: Divulgação/Google) (Foto: Nexus 6 traz Android Lollipop em sua versão pura e sem modificações da Motorola (Foto: Divulgação/Google))Nexus 6 traz Android Lollipop em sua versão pura e sem modificações da Motorola (Foto: Divulgação/Google)

O iOS é um sistema mais seguro e intuitivo para o usuário, além de ter uma loja mais completa. O Android tem mais opções de customização e recursos de interação. No comparativo entre eles, um acaba se igualando ao outro, cada um com pontos que pesam para um lado.

Esta é uma comparação mais longa e que depende muito do gosto de cada um. Como costumamos fazer no comparativo da semana, o importante é definir quais as versões que cada um tem. O iPhone 6 Plus tem o seu iOS 8 de fábrica, que terá uma série de atualizações bem frequente.

Entre Note 4 e Nexus 6, apesar de os dois terem Android, há diferenças. Primeiro na versão, pois o Samsung tem o Android 4.4 KitKat e o Nexus 6 já sai de fábrica com seu mais novo sistema, o 5.0 Lollipop. Além disso, o Galaxy tem uma ROM customizada, uma interface personalizada pela Samsung, e o Nexus tem o Android puro do Google.

Preço e disponibilidade: Note 4

O Note 4 é o único que já está no comércio brasileiro, lançado no dia 4 de novembro. O iPhone 6 Plus já tem data marcada de aterrissagem no país: dia 14 de novembro. Já o Nexus 6, que foi o último a ser lançado,anunciado dia 15 de outubro, deve levar mais um tempinho para chegar.

Conclusão: Note 4

Galaxy Note 4 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Galaxy Note 4 é um foblet completo (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)




Os concorrentes da Apple estão deixando o iPhone para trás? Comente no Fórum do TechTudo

A expertise da Samsung nos foblets faz a diferença. Se o Note 3 já era ótimo, o Note 4 é ainda melhor. Apple e Google ainda caminham nesta área, e têm produtos de qualidade, especialmente o Nexus 6 que não deixa muito a desejar em performance para o Galaxy, mas por diversos detalhes o aparelho da empresa sul-coreana ainda é o mais indicado.

O que dá a vitória ao Galaxy é o melhor conjunto de especificações, o visual arrojado, o sistema operacional fluido com uma nova interface personalizada, além de  uma série de recursos extras (como o grande armazenamento do Dropbox de graça, o foco nas atividades de saúde, a resistência à água e a identificação de digitais).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Silva
    2014-11-05T10:44:52  

    Ainda nn sei o por que que tem tanta gente q dá todo esse dinheiro em 1 iPhone, sabendo q ele só tem beleza mais tem um hardware bem noob.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2014-11-05T10:44:52  

      Por isso msm, eles só querem ostentar Sandro

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2014-11-05T10:44:52  

      na vdd iphone 6 plus 128 giga nao tem apenas beleza, poço afirmar pois comprei 1, nunca trava e é otimo em tudo , roda aplicativos pesados mais rapido que os da sansung, estou satisfeito alias todos q compram estao , sem contar o valor de revenda do iphone , que é sempre muito valorizado....

  • Almir Ribeiro
    2014-11-18T07:11:56

    O problema são esses preços absurdos cobrados por Apple e Samsung. Creio que o governo brasileiro deveria intervir nisso. Chega a ser quase 3 vezes mais que nos USA. Absurdo.

  • Heldmark
    2014-11-09T11:07:17  

    EU ESTAVA CONVICTO EM COMPRA MEU NOTE 4 , MAS CHEGOU O MOTO MAXX COM UMA CONFIGURAÇÃO EXPETACULAR . ESTOU COM DUVIDA . QUAL SERA MELHOR ?

    recentes

    populares

    • Heldmark
      2014-11-09T11:07:17  

      Heldmark, pode ir de NOTE 4 mesmo.O MOTO MAXX é mais bonito, com uma melhor carcaça, mas não tem slote para Cartão de Memória, nem lapiseira eletrônica e outros mimos que só o NOTE 4 possui, mas que infelizmente perde um pouco para excelente bateria da Motorola. Eu estou fazendo planos para boletar o Note 4 desde que eu comprei, para minha esposa, o fabuloso Galaxy K Zoom, um excelente aparelho que faz coisas que eu nunca imaginava que um SmartPhone pudesse fazer, com os aplicativos adequados.

  • Jacques
    2014-11-05T12:50:15  

    Nem teria necessidade de fazer um teste desse, alguém tinha dúvida que o note 4 ia dar uma lavada nos dois, principalmente no iphone???? Hoje o note 4 é disparado o melhor celular.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2014-11-05T12:50:15  

      Renan Souza vc já percebeu que o android do nexus pode ser puro mas o do galaxy faz inumeras coisas mais. Pense na s-pen. só por causa dela o note ja dispara na frente do nexus. Eu até queria o android puro mas, deixar de lado a s-pen (simplesmente perfeita), um design mais bonito (minha opiniao) e cartao micro SD só pra ter um android puro? Não obrigado. Ja o iphone 6 plus alem de dobrar, nao tem nada de diferente. Só que ainda prefiro meu ios 7 pq o atual (ios8) tem muito bug no meu iphone 5s. mesmo assim (sem ser fanboy, já que uso iphone) sei que o samsung é melhor

    recentes

    populares

    • Jacques
      2014-11-05T12:50:15  

      Vai de gosto, todos 3 são bons! mas falto o lumia? Boicote a Microsoft? Medo dela dominar mercado e submeter como fez com windows? kkkk!

  • Felipe Borba
    2014-11-06T10:50:40  

    O que diabos é um foblet?

    recentes

    populares

    • Felipe Borba
      2014-11-06T10:50:40  

      é o nome utilizado para celulares com mistura de smartphone tablet. por isso foblet. todos galaxys notes e outros celulares com tela superior a 5.5 e top de linha sao foblet. deu pra entender?

    recentes

    populares

    • Felipe Borba
      2014-11-06T10:50:40  

      é a mistura de smartphone com tablet. sao celulares top de linhas com tela superior a 5.5 como os galaxy notes. entendeu?

  • Marcelo Silva
    2014-11-05T16:54:16  

    Comprei o Galaxy Note 4 na Pré venda... estou ansioso para ver esta maquina!!! Acredito que fiz uma boa escolha....

    recentes

    populares

    • Marcelo Silva
      2014-11-05T16:54:16  

      Wagner Andrade vc trabalha no marketing da samsung?

    recentes

    populares

    • Marcelo Silva
      2014-11-05T16:54:16  

      fez uma ótima escolha ! haha

  • Arsênio Cromo
    2014-11-06T00:58:13  

    Já foi falado faz tempo que a tela do Note 4 é a melhor do mercado.

    recentes

    populares

    • Arsênio Cromo
      2014-11-06T00:58:13  

      reza a lenda q a do LG g3 Quad HD é uma obra de arte. (538 ppi)

  • Anderson
    2014-11-05T11:34:19  

    Não tem o porque comparar o Apple com a Samsung, apesar do Steve Jobs ter falecido, a Apple está bem na frente.

    recentes

    populares

    • Anderson
      2014-11-05T11:34:19  

      Surreal comparar o ibosta com o note4

    recentes

    populares

    • Anderson
      2014-11-05T11:34:19  

      Marcio Cabral desempenho no q exatamente?

  • Neto Marques
    2014-11-06T09:39:45

    Acho que no final o que conta e a experiencia de utilização e o gosto pessoal. Então amigos, vamos respeitar as opiniões e as preferencias de cada usuário.

  • Fernando Medeiros
    2014-11-06T03:00:04  

    é sempre isso? todo mundo sabe que comparar números não diz absolutamente nada. A experiência de usar um iphone é incomparavelmente melhor que usar um samsung. O que a apple faz com 1 de ram a samsung precisa de 3 e não fica tao fluido... a camera da apple com 8mp a foto fica melhor e mais clara que do note com 16mp... e assim por diante... tenham um iphone novo (5s+) e comparem. Eu iphone 5s e galaxy s5 em casa e não existe comparação... isso é ridículo!

    recentes

    populares

    • Fernando Medeiros
      2014-11-06T03:00:04  

      VEJA NA NET, NO YOUTUBE, EM QUALQUER LUGAR, NÃO É SÓ UMA AVALIAÇÃO POR MEROS NUMEROS. NO YOUTUBE POR EXEMPLO TEM OS TESTES DE VELOCIDADE. OS DOIS ALI,,,PAU A PAU E O NOTE GANHOU.É MUITO HARDWARE E A MAÇA SUCUMBIU. NEM SUA BOA FLUIDEZ DEU CONTA DE TANTO HARDWARE DO NOTE. SÓ SINTO AMIGO. CONTRA FORÇA NÃO HA RESISTÊNCIA.

    recentes

    populares

    • Fernando Medeiros
      2014-11-06T03:00:04  

      kkkkkkkkkkk ibosta isso sim... Nem de graça quero um ibosta.... Tá de saca?

  • Marcelo Resende
    2014-11-06T07:46:54

    Novo moto g,não perde em nada em tecnologia perante a esses aí apresentado,em questão de preços as diferenças são monstruosas.

  • Juan Rodrigues
    2014-11-05T23:30:23

    O Android da Samsung é tão alterado que fica ruim, trava toda hora, usar cartão extra de memória já foi comprovado que piora a performance do celular. Ainda prefiro o Nexus 6 por usar Android puro, tenho o 5 e não troco por nenhum outro.

  • Alex Xela
    2014-11-05T23:15:50

    no quesito sistema operacional ficaram em cima do muro.... hehehe faltaram culhões.

  • Rodrigo Barbosa
    2014-11-05T16:56:05  

    Acho que fazer comparações precisar usar o dois antes. Esta reportagem fez uns equivocos, primeiro comparar camera apenas pelo numero de megapixel, pergunte para qualquer fotografo, é a ultima coisa avaliada. O pior foi a tela comparando apenas ppi, segundo a Displaymate (site especializado em avaliação de telas) a tela do iPhone 6 plus foi considerada a melhor já avaliada por eles. Segue o trecho que diz "iPhone 6 Plus: Based on our extensive Lab tests and measurements, the iPhone 6 Plus is the Best performing Smartphone LCD display that we have ever tested."

    recentes

    populares

    • Rodrigo Barbosa
      2014-11-05T16:56:05  

      Você falou bem. Ninguém fala da fidelidade de cores da tela do iPhone contra a distorção de cores Amoled. Eu vi a tela do Note 4 ao vivo e é realmente ANIMAL, mas não reflete o que você vê num computador ou até impresso. Tudo fica bonito DAQUELE jeito... Só na tela do celular.

  • Wagner Andrade
    2014-11-05T17:49:00

    ja vi varios testes na net, youtube, aqui, e em nenhum teste o iphone foi melhor que o note 4. bom,,,pra quem tem muita grana..e não se importa em gastar 4.000,00 só pela marca e design blza ne????

  • Wagner Andrade
    2014-11-05T17:13:25  

    vamos a humilhação??? então ta ai........Câmeras: Note 4 As câmeras dos tops de linha da Samsung vêm sendo muito elogiadas e não é à toa. Além de mais megapixels, elas têm ótimos recursos diferenciais para seus rivais. No caso deste comparativo, a máquina traseira do Note 4 tem 16 megapixels. O iPhone tem metade, 8 megapixels, e o Nexus 6 conta com 13. que tal fanboys:????

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-11-05T17:13:25  

      Sim, porque a qualidade da foto é medida por MEGAPIXELS! Muito bem, senhor leigo, muito bem...

  • Edney Queiroz
    2014-11-05T18:58:14

    Note 4, "visual arrojado"? Isso é matéria paga pela Sanguesung.

  • Anderson Almeida
    2014-11-05T22:06:28

    Nossa, falar que a câmera do Note 4 ganha do iPhone é uma agressão. É visão de leigo que sempre compara APENAS os megapixels. O que faz uma boa foto é um conjunto de coisas como qualidade da lente, dynamic range, post-processing. E o iPhone é superior em todos esses. E tb é por isso que aquela sua cybershot da mamãe com 5.0 MP tira fotos mais bonitas que seu celular de 16 MP. Megapixel ajuda na nitidez e é bom pra quem vai imprimir as fotos (tá ficando raro). Dá um sharpen a mais, mas pra você que vai ver na tela do computador e/ou na TV...

  • José Pereira
    2014-11-05T21:17:31

    Note 4: muito superior aos Iphone 6 e ao Nexus. E digo mais, não conocrdo com o empate nos sistema operacional, pois o Android também vem superando o IOS. Sempre fui fá da Apple, mas infelizmente acho que ela morreu com Steve Jobs.

  • Andre Carvalho
    2014-11-05T21:16:07

    NOTE 4 SEM DÚVIDA !

  • Michel Silva
    2014-11-05T18:13:20  

    Gente me ajudem, qual eu compro, iphone plus ou Note 4 ?

    recentes

    populares

    • Michel Silva
      2014-11-05T18:13:20  

      michel, na boa,, se vc quer qualidade, otimas fotos, rapidez de processamento compra o note 4.o iphone atualmente só tem nome. em todos os comparativos entre os dois, todos o note 4 ganhou. eu vou comprar o meu, e vc??

    recentes

    populares

    • Michel Silva
      2014-11-05T18:13:20  

      Wagner Andrade Muito obrigado pela sua ajuda !

  • Eduardo Costa
    2014-11-05T12:43:35  

    Simples. Quem gosta do iOS, vá de 6 Plus. Quem gosta de Android, que escolha se prefere a versão pura do Nexus ou a customizada do Note. Qual o mistério?

    recentes

    populares

    • Eduardo Costa
      2014-11-05T12:43:35  

      Isso que eu digo. Ai os caras insistem todo mês nessa lenga lenga de que esse ou aquele é melhor.. Aí o cara compra o Samsung Note 18 pra entrar no facebook e twitter. Parabens, vc manja mesmo. chatice da pega. Cada um compra o q quer..

  • Luciano
    2014-11-05T17:34:38

    dificil isso não, ainda tenho um s3, sabe, me atende legal, vou ficar só no olha, pois lançamento de celular ta parecendo troca da frente do golzinho, todo ano troca 3 vezes, affffff

  • Mauricio Junior
    2014-11-05T17:32:28

    Tenho os 2 aparelhos e Note 4 é mil vezes melhor. Nem se compara!

  • Wagner Andrade
    2014-11-05T17:18:18

    o iphone 6 plus só ganha em design??????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk então paga-se 4.000,00 só por estética???? qto dinheiro jogado fora hein??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk