Celular

03/11/2014 06h00 - Atualizado em 03/11/2014 06h00

Novo Moto X ou Nexus 6? Confira o comparativo de celular da semana

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A Google lançou o novo integrante da linha de smarts, o Nexus 6, que tem design bem semelhante ao top de linha da Motorola, na nova versão do Moto X, lançado este ano. Apesar da mudança mais aparente ficar por conta da tela, que aumentou de 5,2 polegadas para quase 6 polegadas, há muitos outros detalhes que diferenciam os dois dispositivos. Confira o comparativo de celulares da semana e veja qual é o melhor smart.

Nexus 6 ou iPhone 6 Plus? Confira o comparativo de celular

Novo Moto X ou Nexus 6? Confira o comparativo de celular da semana (Foto: Novo Moto X ou Nexus 6)Novo Moto X ou Nexus 6? Confira o comparativo de celular da semana (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Nexus 6

O Moto X recebeu um upgrade notório se comparado ao modelo de 2013, mas o Nexus 6 elevou o hardware do aparelho um nível acima. O novo smart com Android puro traz o processador mais recente e potente da Qualcomm, o Snapdragon 805, que promete um desempenho ainda melhor do que o já excelente 801 presente no Moto X.

Há ainda 3 GB de RAM no Nexus, contra somente 2 GB do Moto X. O Nexus 6, portanto, se encontra no mesmo patamar de processamento que o foblet concorrente Note 4, da Samsung. Aliás, espera-se que ele obtenha ligeira vantagem sobre o dispositivo da fabricante coreana já que utiliza Android sem modificações, o que costuma garantir performance mais estável.

Nexus 6 tem um hardware mais avançado do que o rival (Foto: Divulgação) (Foto: Nexus 6 tem um hardware mais avançado do que o rival (Foto: Divulgação))Nexus 6 tem um hardware mais avançado do que o rival (Foto: Divulgação/Google)

Bateria: Nexus 6

O Nexus 6 traz uma bateria enorme, com capacidade de 3.220 mAh, contra apenas 2.300 mAh do Moto X lançado este ano. Apesar de haver uma tela muito mais exigente em termos de consumo, o Nexus 6 promete desempenhar mais tempo longe da tomada que o Moto X. A diferença não é muita, mas certamente contribui o sistema de otimização de bateria embutido no Android 5.0, que ainda deverá demorar um pouco mais para chegar ao smart da Motorola.

Tela: Nexus 6

A principal melhoria do Nexus 6 com relação ao Moto X é a tela. Ela não recebeu somente upgrade de tamanho, mas a resolução também saltou do Full HD para o Quad HD. Com isso, mesmo que tenha dimensões maiores (5,96 contra 5,2 polegadas), a densidade de pixels por polegada no smart da Google é ainda maior. O Moto X oferece 424 ppi, enquanto o Nexus exibe 493 ppi.

Dimensões: Novo Moto X

A adição de mais polegadas na tela certamente torna o Nexus 6 um aparelho mais difícil de se carregar. Embora tenha quase a mesma altura do Moto X, o telefone com Android puro ganhou um pouco mais de espessura e bastante na largura: são 83 mm no Nexus, mais de 10 mm a mais do que os 72,4 do Moto X.

Novo Moto X da Motorola tem uma RAM top de linha entre os smartphones (Isadora Díaz/TechTudo) (Foto: Novo Moto X da Motorola tem uma RAM top de linha entre os smartphones (Isadora Díaz/TechTudo))Novo Moto X da Motorola corpo menor e mais leve (Isadora Díaz/TechTudo)

O resultado é um Nexus menos confortável de usar com uma só mão, já que também não se trata mais de um smartphone, mas de um foblet. Portanto, se você se incomoda com smarts grandes demais, o Moto X será uma escolha melhor, mesmo que suas dimensões não sejam tão pequenas.

Design: Empate

Em termos de aparência, à parte o tamanho, os dois smartphones são quase os mesmos. Ambos têm acabamento em plástico com borda em metal, em um desenho curvado que busca facilitar o encaixe na mão. Atrás, Nexus e Moto X contam com um anel em volta do sensor da câmera e o logo da Motorola abaixo. A diferença fica por conta das cores disponíveis.

Moto X tem traseira com cores e texturas diferenciadas (Foto: Isadora Diaz/TechTudo) (Foto: Moto X tem traseira com cores e texturas diferenciadas (Foto: Isadora Diaz/TechTudo))Moto X tem traseira com cores e texturas diferenciadas (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)

No Brasil, o Moto X é vendido nas cores preta, cinza e madeira. Já o Nexus 6 promete versões em azul escuro e branco somente, e ainda não se sabe quais delas chegarão ao país.

Câmeras: Nexus 6

Os sensores presentes no Nexus 6 e no Moto X 2014 são bem semelhantes. Na traseira, os dois smartphones contam com câmeras de 13 megapixels e estabilização óptica e flash LED embutido em um anel ao redor da lente. Na frente, há câmeras de 2 megapixels para videochamadas.

Nexus 6, mais lidas (Foto: Reprodução/Google)Nexus 6 promete registrar imagens com cliques mais rápidos (Foto: Reprodução/Google)

Porém, o Nexus 6 pode trazer um desempenho superior, especialmente em ambientes com pouca luz, graças à ajuda do processador mais capaz. O Snapdragon 805 promete tornar o sensor traseiro de 13 megapixels mais rápido, resultando em um foco melhor. No final, as fotos tiradas com o Nexus 6 tendem a ser melhores que as do Moto X, mas só o review completo do primeiro poderá dizer ao certo.

Sistema operacional: Nexus 6

O Moto X vem de fábrica com o Android 4.4 (Kit Kat) quase puro, com algumas adições úteis para quem o adquire, como o eficiente sistema de comandos de voz em português e os apps proprietários da Motorola. Mas, Nexus é sinônimo de Android puro e, se tratando de um lançamento recente, também de um sistema novo. Ele é o primeiro a vir com o Android 5.0 pré-instalado, que traz uma série de melhorias frente à versão “Kit Kat”.

Nexus 6 (Foto: Divulgação/Google)Nexus 6 já é integrado com Android 5.0 Lollipop (Foto: Divulgação/Google)

O Moto X não deverá demorar até que ofereça o upgrade gratuito para seus consumidores, mas, até lá, o Nexus 6 levará a vantagem de ter o Android mais atualizado e, especialmente considerando a versão “Lollipop”, um dos melhores sistemas já desenvolvido pelo Google.

Preço e disponibilidade: Novo Moto X

O Moto X 2014 já está disponível no Brasil no varejo em geral e na loja oficial da Motorola, por R$ 1.499. Ele sai na frente do Nexus, que ainda não tem previsão para desembarcar no país. Espera-se que o smart chegue a tempo para as compras de Natal, mas não há qualquer certeza quanto a isso.

Moto X (foto) e Moto G possui Android KitKat praticamente puro e com atualizações rápidas (Foto: Isadora Díaz//TechTudo) (Foto: Moto X (foto) e Moto G possui Android KitKat praticamente puro e com atualizações rápidas (Foto: Isadora Díaz//TechTudo))Moto X já pode ser comprado no Brasil enquanto concorrente ainda não está disponível (Foto: Isadora Díaz//TechTudo)

Conclusão: Nexus 6

O Nexus 6 é baseado no Moto X, mas é um aparelho melhor em vários sentidos. Em certa medida, colocar os dois lado a lado deixa a impressão de que o Nexus é para o Moto X 2014 como a linha Note é para a linha Galaxy S da Samsung: são telefones parecidos, mas o foblet traz tela e hardware mais avançados.

Qual é o melhor smartphone para comprar? Comente no Fórum do TechTudo

A grande vantagem do Nexus 6 fica por conta do display Quad HD, que é grande e promete imagens notadamente mais nítidas se comparadas às produzidas pelo painel AMOLED do Moto X, além, é claro, do processador mais potente. No final das contas, a escolha entre ambos vai recair no preço. A tendência é que o Nexus 6 seja vendido mais caro, na casa dos R$ 2,3 mil, rivalizando com Xperia Z3, da Sony, entre outros da mesma faixa.

Portanto, caso o valor se confirme, restará ao consumidor decidir pelo investimento baseado, principalmente, em sua preferência por telas grandes. Isso porque o Moto X, mesmo sendo inferior no desempenho, continua sendo um dos melhores do mercado, tendo a capacidade de agradar a qualquer usuário que queira um aparelho top de linha, mas com dimensões um pouco mais agradáveis para uso com uma só mão. No comparativo de especificações, o Nexus 6 levou vantagem, ganhando por 6 a 2, e um empate.

Tabela com as configurações do Novo Moto X e Nexus 6 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela com as configurações do Novo Moto X e Nexus 6 (Foto: Arte/TechTudo)


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tiago Costa
    2014-11-03T13:54:17  

    Qualquer smartphone abaixo de R$ 2.000 reais não presta! Somente os smartphone que custam mais de R$ 3.000 reais tem qualidade e suporte ao cliente. O resto é coisa de suburbano analfabeto. Não concorda? O homem para ser completo tem que estudar, conseguir um bom emprego e comprar produtos de qualidade, não essas porcarias asiáticas de camelô. Quem compra comprar essa porcaria de Android, além de burro é trouxa! Pare de comprar porcaria asiática! Tenha vergonha na cara!!!

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2014-11-03T13:54:17  

      Wagner Andrade vc se odeia??????? vc não tem nem onde cair morto??? com uma hornet 600???? vc tem grana???????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2014-11-03T13:54:17  

      As suas colocações dizem muito sobre você, Tiago. Creio que seja possível afirmar que mesmo com estudo, dinheiro e celular de mais de R$2000, a sua capacidade de definir coisas também o definem muito bem. Há muitas formas de pobreza e a sua está no seu raciocínio. Com tão poucas palavra você conseguiu ser tão eloquente sobre si mesmo. Parabéns!

  • Thiago Souza
    2014-11-03T16:41:20  

    FATO: Pessoas normais compram smartphones de marca iPhone ou Nokia Lumia, os burros compram celular com Android ou ficam morrendo de inveja na favela... digo: morrendo de inveja na comunidade.

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2014-11-03T16:41:20  

      gayzão, vc só paga pau pro tim cook é só. é pobre, recalcado, invejoso, vem toda hora aqui qdo tem noticia de tecnologia; vai arruimar namorado,,ja falei....seu pai ja sabe que vc é gay???? ou ele é homofobico:????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Guilherme Muniz
    2014-11-15T18:14:21  

    É lamentável ver alguns comentários. Infelizmente alguns brasileiros têm a mentalidade de que "só apple funciona", "android é coisa de pobre, não presta". Pois bem, eu moro nos EUA e o mercado da apple só caiu nos últimos anos.Não é um sistema impenetrável,é corriqueiro ver dados do icloud serem vazados. De fato, o iOS foi o melhor sistema operacional para um smartphone.FOI.Qualquer pessoa com o "mínimo", mas mínimo mesmo conhecimento de TI pode comparar a curva de crescimento iOS x Android. Apple parou no tempo.Usei iPhone, mas não pretendo comprar outro tão cedo.

    recentes

    populares

    • Guilherme Muniz
      2014-11-15T18:14:21  

      Muito inteligente seu comentário, sem atacar nenhum dos lados, apenas expondo os fatos, odeio ver essas brigas por marcas, afinal não ganhamos nada por defende-las, acredito que o uso dos caracteres deveria ter sido melhor utilizados!!!

    recentes

    populares

    • Guilherme Muniz
      2014-11-15T18:14:21  

      Legal seu comentário, infelizmente aqui no Brasil as pessoas tem essa mentalidade, talvez porque o preço do iphone seja elevado e o brasileiro acredite que tudo o que é caro é bom, de fato o Iphone é um excelente smartphone, no entanto por preços menores é possível comprar um aparelho melhor ou tão bom quanto.

  • Richard Rios
    2015-01-17T08:17:02

    iphone e igual mulher top so serve pra desfilar e mais nada ......kkkk

  • Richard Rios
    2015-01-17T08:12:18

    tem muita gente que compra iphone e nem sabe usar mas pelo simples fato de ter um fala serio.....

  • Elton Freitas
    2014-12-23T21:14:42

    Antigamente eles eram só pra ligar...

  • Lula Molusco
    2014-11-03T10:29:44  

    ESSA SEMANA SAIU UM RANKING DOS CELULARES QUE RECEBERAM MAIS RECLAMAÇÕES. --LOGICAMENTE OS SAMSUNG E MOTOROLAS FORAM OS MAIS RECLAMADOS JÁ QUE SÃO OS MAIS VENDIDOS. --MAS APÓS AS RECLAMAÇÕES RESOLVERAM OS PROBLEMAS DOS CLIENTES. --------------------------------O QUE ME DEIXOU IMPRESSIONADO FOI QUE A APPLE NÃO RESPONDE AS RECLAMAÇÕES DOS CLIENTES DEIXANDO OS MESMOS NO PREJUÍZO. ----SERÁ PORQUE O IPHONE NÃO TEM CONSERTO????. --------QUEM DUVIDA BUSQUE NO GOOGLE A FRASE (Os 10 smartphones com mais reclamações no Brasil).

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-11-03T10:29:44  

      MiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiNTIRA DOS FANBOYS DA APPLE. ---A MAIOR PROVA QUE A APPLE NÃO SE IMPORTA COM SEUS CONSUMIDORES É O O NÚMEROS DE RECLAMAÇÕES NO SITE RECLAME AQUI. FORA NO PROCON E JUSTIÇA COMUM. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ---AI EU PERGUNTO. PORQUE OS CONSUMIDORES RECLAMARAM??????. DIZ AI FANBOYS?????

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-11-03T10:29:44  

      HAshAHShahsahshashAHshaSHAHshashah Lula Molusco muito polêmico.

  • Renan Souza
    2014-11-10T09:37:53

    Brasileiro é tão burro mesmo. Paga no mínimo 3k em um celular que não traz uma experiência ilimitada, e acha que está no topo do mundo. Iphone é bonitinho, pq o design dele é parecido com o Moto X (2013). O mais legal é que vem aqui chamar outro de burro pq compra Iphone. Iphone hoje custa o mesmo valor de muitos celulares Android nos States e outros países..

  • Renato Carlos
    2014-11-03T12:23:50  

    Adoro android e sempre tive, no momento tenho o Galaxy S5 mas digo que ja estou cansado, saturado do android, apesar de ter em maos o melhor smartphone no mercado, vou migrar para o Iphone 6 so mesmo pra mudar um pouco, talvez mais tarde volto com o Galaxy ALPHA

    recentes

    populares

    • Renato Carlos
      2014-11-03T12:23:50  

      se vc tem um GALAXY pode ter ctz que vc não tem um android na mão eles mudam muito, testa um com android pura e vai ver a diferença...

    recentes

    populares

    • Renato Carlos
      2014-11-03T12:23:50  

      Nunca vi ou pensei por esse lado, qual seria a diferenca notada?

  • Fernando Oliveira
    2014-11-05T14:27:38

    Tenho o Moto X 2013, estou pensando em passar para o Xperia Z2. O que voces acham??

  • Maricelo Santos
    2014-11-04T10:47:49

    Para esses manés o Android e muito bom!!!! se voce esta achando ruim então crie um melhor e venda sua ideia!!!!

  • Maricelo Santos
    2014-11-04T10:46:01

    para usuários comuns esses celulares estão otimos!!!!! quem e o trouxa que vai pagar mais de R$2000,00 num celular só para ficar navegando na internet kkkkkkk tenha dó!

  • Wagner Andrade
    2014-11-03T18:40:48

    o tiago pobre e retardado pira, qdo tem noticia de tecnologia,, mas não adianta pobretão. vc é pobre, tem só lixo ai na sua casa, não mande ninguem estudar, pq vc nem estudar estuda..fica aqui o dia inteiro falando abobrinha. faz no maximo um rolezinho pra comprar uma moto e mais nada..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Wagner Lima
    2014-11-03T17:01:04

    eu to do lado que flui melhor se ios tiver mais facilidade em atualização fico com ele agora se anddroid piorar em entregar as atualizações o jeito é correr para apple mesmo..pois eles ja estão com sistema ios 9 testando enquanto nao tem aparelhos com kitkat ainda

  • Gabriel Carlos
    2014-11-03T15:50:30

    Vou de Moto X por causa do custo-benefício, o Nexus 6 tem que ser melhor mesmo por ser bem mais caro, mas está fora da minha realidade

  • Adriano Felipe
    2014-11-03T10:19:53  

    Hmmm vamos ver... Posso comprar um aparelho extremamente rápido por, no máximo, 1500 reais e fazer tudo que é feito em Iphone e muito mais?

    recentes

    populares

    • Adriano Felipe
      2014-11-03T10:19:53  

      Vc pode inclusive enfiar ele no seu k-u

    recentes

    populares

    • Adriano Felipe
      2014-11-03T10:19:53  

      Paulo Neto....... me obrigue!!!!

  • Renan Souza
    2014-11-03T10:10:28  

    Aposto que vai vir um fanboy idio-ta falando "Aposto que ambas porcarias são de plástico e rodam o sistema operacional "emprestado" Acertei?"

    recentes

    populares

    • Renan Souza
      2014-11-03T10:10:28  

      Renan Souza Valeu!

    recentes

    populares

    • Renan Souza
      2014-11-03T10:10:28  

      kkkk

  • Mariana Lima
    2014-11-03T14:41:39

    Melhor mesmo é o meu novo LG G3, top demais!!! Porém trocaria fácil por um Nexus 6... uheuheuehe

  • Fabio Santos
    2014-11-03T14:31:28

    Moto X é Show de bola, trabalho com TI e tudo que uso no note roda nele, e muito rápido, câmera excelente e ainda navego no 4G. Na Nextel no plano smart 400 sai a 849,00 em 10x

  • Vinicius Sauer
    2014-11-03T14:23:16

    Será que algum dia o analista do techtudo vai usar os celulares antes de compará-los?

  • Anderson Silva
    2014-11-03T13:51:13

    sabia q ia ser o nexus 6!

  • Jose Batista
    2014-11-03T13:21:12

    O mais TOP é o meu Iphone 3GS que ainda funciona perfeitamente! Quando ele parar de funcionar jogo no lixo e pronto acabou!

  • Cristiano
    2014-11-03T13:13:54

    Pior nexus já lançado. A marca Nexus sempre foi ter um ótimo CXB, que é a razão pela qual tenho o 5, já esse daí... Por exemplo, comprei o Nexus em janeiro do ano passado, logo que lançaram e paguei 1050 reais. Esse não vai sair por menos de 1600. Sem contar que o seu concorrente, o Galaxy Note 4, apresenta muito mais recursos. Sinceramente, estou decepcionado, esse smart não podia passar dos 450 dólares.

  • PATRICK ANTONIOLI
    2014-11-03T12:39:43

    O Nexus 6 não é baseado no Moto X, mas sim no Moto S que ainda não foi lançado. Não há nada em comum entre os dois aparelhos, somente o design semelhante. Sobre a comparação bem ou mal ainda poderá vir o Droid Turbo (ou Moto Maxx) com o SoC do Nexus 6, mas display QHD 5.2", bateria de 3900mAh, construção mais robusta, botão físico e câmera de 20MP.

  • Igor Zaccas
    2014-11-03T12:31:52

    Eu tb! Vou de Moto X....excelente!!!! Não tenho do que reclamar!!!