Celular

24/11/2014 14h16 - Atualizado em 24/11/2014 14h16

O iPhone 5C de 8 GB é uma boa compra? Confira a análise

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O iPhone 5C de 8 GB promete ser a alternativa mais atraente e barata da Apple para quem quer investir em um modelo iOS. Entretanto, será que vale a pena investir R$ 1.499 no aparelho? Confira a analise do TechTudo e descubra se o iPhone 5C de 8 GB pode ser uma boa compra para você.

Vela a opinião de usuários do iPhone 5C no Fórum do TechTudo

iPhone 5C, o smartphone colorido da Apple (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)iPhone 5C, o smartphone colorido da Apple (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


8 GB totalmente livres?

Uma das grandes decepções que os usuários de smartphones se deparam ao comprar um aparelho é a diferença entre a capacidade de armazenamento anunciada e o espaço real livre nos aparelhos. Com o iPhone 5C isso não é diferente. Embora a Apple venda o aparelho como um modelo de 8 GB, apenas cerca de 6,5 GB estão totalmente disponíveis para os usuários.

Essa diferença entre o espaço anunciado e o oferecido ocorre graças à instalação do sistema operacional, que no caso do iPhone 5C consome cerca de 1,5 GB de armazenamento. Isso não é exclusividade da Apple e ocorre também no Android e Windows Phone. Contudo, o agravante do modelo iOS é que este não tem capacidade de expansão de memória via cartão microSD. Ou seja, se o espaço acabar, o usuário terá que deletar seus arquivos pessoais. Tendo isso em mente, vamos a seguir analisar cada perfil de uso.

Vale a pena para fotos e vídeos?

Se você pensa em comprar o seu iPhone e usá-lo apenas para fotografias pessoais e gravar vídeos, o aparelho da Apple não deve fazer feio. Considerando que a câmera do iPhone 5C possui uma resolução de 8 megapixels e que ela gera imagens com cerca de 2 MB, é possível dizer que o aparelho da Apple pode armazenar até 3.250 imagens em sua memória interna - isso considerando a utilização para imagens e sem nenhum aplicativo ou arquivo temporário do sistema no telefone.

Quando o assunto é vídeo, a situação fica mais difícil. Por padrão, o iPhone 5C tem capacidade de fazer gravações em resolução Full HD (1080p), o que gera imagens de alta qualidade e ideais para televisores mais modernos. Entretanto, o problema desse tipo de filmagem é que ele ocupa muitos megabytes por minuto e você dificilmente conseguiria armazenar, por exemplo, uma hora de gravação no seu telefone. Sendo assim, a única alternativa nesse caso seria gravar em resolução menores, como a HD (720p) ou a SD (480p).

Interface do aplicativo de câmera do iPhone 5C (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Interface do aplicativo de câmera do iPhone 5C (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Vale a pena para músicas?

Se você é um amante da música, por outro lado, o iPhone 5C promete oferecer uma experiência razoável. Considerando que um arquivo MP3 possui, em média, de 3 a 5 MB, é possível calcular que o aparelho da Apple consiga armazenar até 2,1 mil músicas em sua memória interna. O valor está longe de ser considerado ruim, especialmente para usuários casuais, mas tende a ser reduzido conforme a qualidade do áudio aumenta.

Uma boa solução para quem pensa em comprar um iPhone 5C e não quer se preocupar com música é a utilização de um serviço de streaming, como o Spotify, Rdio ou Xbox Music. Por outro lado, é provável que você enfrente problemas com a sua Internet 3G, caso opte por escutar músicas na rua.

Vale a pena para aplicativos e jogos?

Se você pretende usar o seu smartphone para baixar apps e jogos na loja da Apple, a experiência promete ser mais frustrante. Se a sua opção for apenas pelos apps mais conhecidos e usados do mercado, como Facebook, WhatsApp e Snapchat, o iPhone 5C promete dar conta do recado. Entretanto, os 8 GB de armazenamento não serão suficientes para uma grande variedade, já que cada app armazena as suas próprias informações e estas ocupam um espaço adicional em relação à instalação.

Já quando o assunto é jogos, a situação tende a ser ainda mais delicada. Considerando que os títulos de maior destaque e com gráficos de última geração podem chegar aos 1 GB de armazenamento, o iPhone 5C não deve dar conta do recado para os jogadores de plantão. Nesse caso, a melhor opção é optar por outro gadget.

Jogo Banana Kong sendo executado no iPhone 5C (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Jogo Banana Kong sendo executado no iPhone 5C (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Atualização: um grande problema

Não bastasse a restrição com apps, jogos e músicas, há ainda uma outra grande desvantagem no iPhone 5C de 8 GB: as atualizações de sistema. Ao receber uma nova versão do iOS, a Apple precisa que parte do armazenamento do aparelho esteja livre para que os arquivos de instalação sejam alocados.

Em outras palavras, além dos 1,5 GB ocupados normalmente pela plataforma, será necessário apagar seus dados até que seja possível colocar os dados temporários do novo sistema. Ou seja, de tempos em tempos o usuário terá que enfrentar a incômoda situação de limpar seu celular e ter que realocar tudo novamente, isso se o novo iOS não consumir mais espaço do que o anterior.

Afinal, o iPhone 5C é ou não uma boa opção de compra?

Após a análise dessas situações, é possível chegar à conclusão de que o iPhone 5C de 8 GB só deve ser uma boa opção de compra para os usuários mais casuais de smartphones. Ou seja, você não poderá ter uma experiência mais completa que permita a instalação de muitos aplicativos e jogos, download de músicas e nem armazenamento de fotos e vídeos. Praticamente, o iPhone conseguirá desempenhar apenas uma dessas funções bem, além das funções normais de um app.

 Se você pensa em ter uma experiência mais completa e não ter que se preocupar muito com armazenamento, a melhor opção é comprar os modelos com a partir de 16 GB (que, lembrando, não têm essa capacidade real). Embora seus preços sejam mais elevados, o investimento tende a render maiores benefícios do que o valor pedido pelo iPhone 5C de 8 GB.

Por outro lado, se você não é um fã apaixonado pela Apple e está aberto à outras possibilidades, vale analisar outros aparelhos. No Android, é possível comprar um Moto X (2014), que custa os mesmos R$ 1.499 e oferece 32 GB de armazenamento interno. Outos aparelhos podem ser encontrados um promoções por valores próximos, a exemplo dos também tops Galaxy S5, LG G3 e Xperia Z2. Já se você estiver interessado pelo Windows Phone, é possível adquirir os tops Lumia 1520 e Lumia 930 pagando um pouco mais. Todos esses modelos tem, pelo menos, o dobro do armazenamento interno do aparelho da Apple.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Leite
    2014-11-24T15:36:12  

    Infelizmente o editor da matéria não soube expressar o que realmente a matéria trata, pois a questão não é se vale ou não a pena ter um iPhone 5C, e sim se vale ou não a pena ter um smartphone de 8GB. E essa já é uma outra discussão, pois a maioria das menções da matéria estão relacionadas a capacidade de memória do aparelho e não com relação ao seu desempenho, até porque o iPhone 5C com relação a desempenho não deixa nada a desejar ao iPhone 5 ou Iphone 5S. Achei muito mal feita essa matéria.

    recentes

    populares

    • Bruno Leite
      2014-11-24T15:36:12  

      Wagner Andrade, é verdade. hehehehehehe

    recentes

    populares

    • Bruno Leite
      2014-11-24T15:36:12  

      Um plastico que tem um logo bem charms e muitos nao se arrependem da compra ja utilizei android e te garanto os DOIS Sao bons mas o iPhone sabe ter um +

  • Lucas Sebba
    2015-12-27T00:01:26

    Besteira e muito Mi mi mi eu utilizo muitos applicativos sem problema e nao reclamo do desempenho e infelizmente nas lojas voce so encontra o modelo de 8gb achei o de 32gb direto da fabrica mas demoraria Demais vindo de fora para chegar e se chegasse. Ja perdi um iPhone nessa brincadeira aqui No Brasil.

  • Priscila Bonatti
    2015-08-04T08:31:33

    O iphone é muito bom , tirando o fato de nao ter 16gb :( só 8

  • Markin Oliveira
    2015-06-13T15:25:00

    Mais ele so falou dos 8GB n falou do desempenho do IOS, nem da duração da bateria nem nada!!

  • O Comentarista
    2014-11-26T20:00:51  

    Vocês não sabem de nada... Blackberry é o smartphone de verdade. (sent from my blackberry)

    recentes

    populares

    • O Comentarista
      2014-11-26T20:00:51  

      Depende do perfil do usuário, BlackBerry,Nokia, HTC Apple e Sony são as melhores na minha opinião

  • Gabriella
    2015-04-22T23:13:39

    Não comprem com 8GB, é um lixo! Eu comprei, e não cabe simplesmente nada.

  • Rafael Silva
    2014-11-24T16:17:15  

    Qualquer coisa que tenha a maçã é melhor que todos os outros...

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2014-11-24T16:17:15  

      Wagner Andrade waguininhaaaaaaaaaaaa boneca,,legal que vc voltou ,,,e ainda mais com essa fotinha de machao com as maos nos bolsinhos ui ui ui ui vamos começar a secão iphone rosa x android macho??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2014-11-24T16:17:15  

      Wagner Andrade kkkkkai sim hein vaguininha...agora desabrochou igual ao tim cook;;kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso ai usou iphone tem que se abrir mesmo..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Artur Lima
    2014-11-24T14:42:34  

    Eu não compraria um celular de plástico que não tem entrada Micro-SD. Isso é coisa de favelado!

    recentes

    populares

    • Artur Lima
      2014-11-24T14:42:34  

      Monsenhor Razão aaaa não acredito,,,vc aqui ainda,,com as mesmas conversinhas??? kkkkkk cara fiquei uns dias sem vir aqui, ,,e resolvi dar uma espiada,,,e vc continua com isso????? sorry tenho pena de vc,,,o dia inteiro aqui ainda:???? as mesmas conversinhas??? a mesma falta de cerebro?? falta de educação?? nossa cara...faça o que te falei,,,saia por ai,,,vai namorar, (se vc gostar ne) ou trabalhar, ver tv;;; sai dessa vida brother...

    recentes

    populares

    • Artur Lima
      2014-11-24T14:42:34  

      Wagner Andrade kkkkk boa ,,,agora sim esse é o verdadeiro waguininha..com aquela fotinha linda que eu amo...kkkkkk ta criança..ta bom o seu iphone é de metal..hummm nossa ,,ki mais??? aaaa tem o ios,,,que ja sei.....é feito so pra ele...kimais mesmo? aaaa vc é inteligente???? com certesa...o que mais vaguininha??? aaa sim,,,,,eu uso celular de plastico sou burro:::kkkkkkkk puxa vaguininha..eu amooooo esse iphone,,,como faço pra ter um ??? tem que ser inteligente?? ou rico??? pelo amor de deus,,,como faço??????????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Marcos Leandro
    2014-12-12T11:30:43

    Humm,armazenar fotos no iphone? inteligente isso hein!! Tenho um velhinho 3G que funciona até hoje perfeitamente a mais de 4 anos e um 5C. Pensa num celular de ferro. Não troco por nada..

  • Flávio Veronese
    2014-11-24T18:54:08

    Vale lembrar que a partir da proxima atualização do iOS o iPhone 5 e 5C vão ficar muito lerdos. vai morrer engasgado igual todos os anteriores "obrigando" os usuários comprar um novo.

  • Thiago Mascarenhas
    2014-11-25T10:51:30

    Não sou fã de IOS(iphone) ou Android(Google). Já tive todos os sistemas e quem diz que IOS não trava é um mentiroso pq trava porem é raro isso acontecer mas o android trava sempre, fiquei na China durante 2 anos e lá Iphone é coisa de pobre igual esses celulares de R$ 600,00 aki, qm diz que Iphone 5s ou 6plus é o melhor aparelho do mundo são os Brasileiros e fanboy da Apple pq nós aqui não temos acesso a Xperia z3, Amazon Fire, One M8 OU HTC. Iphone é top? sim um aparelho excelente porem pega um e coloca do lado do Z3, One m8 ou HTC q vc vai ver oq é tecnologia.

  • Wagner Andrade
    2014-11-24T19:52:39

    nossa pessoal eu amo o steve jobs...gente isso que é homem viu? e qto a voces??/ pobres que usam celular de plastico,,,aafffffffffff tadinhos olha o meu iphonezinho é todo de metal ta?? e ja vai sair de fabrica na cor rosa ta?? chupa heteros do android..huuuuuuuuuuuuuuuu

  • Julia Luz
    2014-11-25T09:15:08

    Sem contar que esqueceram de comentar a respeito da internet 4G, que realmente é compatível com a rede brasileira, e que realmente funciona!

  • Julia Luz
    2014-11-25T09:13:07

    Matéria péssima, primeiro porque a reclamação a respeito do armazenamento não é compátivel, já que o Iphone 5C em sua versão mais barata já é 16GB e não 8GB como ele o tempo todo fala, ou seja 16GB a partir de 1500, que em algumas lojas ainda se encontra por 1300...é sempre bom estudar né?!

  • Alex Santos
    2014-11-25T07:22:03

    Agora você veja se eu vou dar 1500 por um iphone de 8 gigas podendo comprar com esse valor. da para comprar algo bem melhor fala sério. Estamos no Brasil onde os impostos possibilitam o nosso crescimento, não podemos comprar nada pois tudo é caro. Somos ricos de mais pois para comprarmos algo bom mesmo pagamos o triplo dos americanos. vlw

  • Rodrigo Alves
    2014-11-24T23:28:36  

    Que materia horrivel. Ele foi contra o 5C a todo momento por motivos banais de armazenamento, o que é uma bobagem.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Alves
      2014-11-24T23:28:36  

      Nem li a matéria, mas 8GB de espaço contando o sistema operacional é muito pouco, até para os chamados usuários convencionais e não hard users. Minha namorada teve um 4S de 8GB e quando teve atualização de iOS sofreu horrores pra obter espaço suficiente pra conseguir iniciar a atualização. 12 a 16GB é minimo necessário pra ter tranquilidade.

  • Maria Santos
    2014-11-24T22:15:58  

    Uso iPhones desde 2009. Estou prestes a comprar um celular novo e as vezes tenho vontade de migrar pro andróide,pois há celulares maravilhosos no mercado. Se eu comprar um android tenho q ter antivirus? Alguém pode me responder? Gostei muito do LG 3 doeria z3. Alguma opinião sobre eles? E sobre vírus?

    recentes

    populares

    • Maria Santos
      2014-11-24T22:15:58  

      Consertando erro de digitação: Xperia Z3

    recentes

    populares

    • Maria Santos
      2014-11-24T22:15:58  

      esse negocio de virus depende muitos dos apps que vc instala, se for pelas lojas oficiais e nao instalar nenhum apps duvidoso nao tem crise, melhor opção seria ate o novo iphone 6 sendo que vc ta acostumada com o ios, porem os preços sao fora da realidade, nao vale a pena, se o novo iphone 6 fosse mesmo preço do Z3 por exemplo, para vc seria ideia ele, para usuarios comum o ios vai bem, ja para user que quer tirar o maximo do smart, um S5, Z3 ou G3 ou um moto X sao as melhores opções, mas hj um android que eu pegaria é sem duvida o Z3, esse aparelho ta matador

  • Leandro Lacerda
    2014-11-24T23:18:20

    Conforme a Econovia, encontra-se abaixo de R$ 1.300,00. Vale a pesquisa.

  • Daniel Mesquita
    2014-11-24T22:39:38

    Aqui no Brasil não compensa. É muito caro.

  • Wagner Rocha
    2014-11-24T22:37:42

    Tive um iphone e nunca mais quero outro, travava direto e as fotos de péssima qualidade as atualizações ocupavam toda a memória do aparelho, não entendo o porque o povo esta contando vantagem em cima de tão pouca coisa, pessoalmente os dois são péssimos não vejo qualidade em um aparelho popular de R$ 4.000,00 ou um Android de R$ 2500

  • Guilherme Silva
    2014-11-24T22:15:31

    Putz... pagar R$1.500 nesse prejeto de MOTO G??? Prefiro um Lumia 630

  • Wagner Andrade
    2014-11-24T21:54:23

    1500,00 UM CELULAR LIXO DESSES???? SABE O QUE SE PODE FAZER PESSOAL??? PEGAR ESSES 1500,00,,,JUNTAR MAIS 600,00 E COMPRAR O NOVO TOP DOS TOPS O SUPER MOTO MAXX DE 64 GIGA, COM BATERIA DE 3900. FILMA EM 4K, CAMERA DE 21 MEGAPIXELS. OLHA NA BOA ESSE VAI SER O MEU PROXIMO..E O MELHOR ,,, POR 2100,00 VC TEM UM TOP MESMO,,,E COM A VANTAGEM DE SER MAIS BARATO DO QUE A ENGANAÇÃO 6 DA EIPOL. SINTO MUITO AMIGOS DA EIPOL...SORRY

  • Wagner Andrade
    2014-11-24T21:52:10

    1500,00 UM CELULAR LIXO DESSES???? SABE O QUE SE PODE FAZER PESSOAL??? PEGAR ESSES 1500,00,,,JUNTAR MAIS 600,00 E COMPRAR O NOVO TOP DOS TOPS O SUPER MOTO MAXX DE 64 GIGA, COM BATERIA DE 3900. FILMA EM 4K, CAMERA DE 21 MEGAPIXELS. OLHA NA BOA ESSE SER OP MEU PROXIMO..E O MELHOR ,,, POR 2100,00 VC TEM UM TOP MESMO,,,E COM A VANTAGEM DE SER MAIS BARATO DO QUE A ENGANAÇÃO 6 DA EIPOL. SINTO MUITO AMIGOS DA EIPOL...SORRY

  • Alex Marques
    2014-11-24T20:31:18

    Se for comprar no Brasil, não é nem de perto o melhor custo/beneficio. Se comprar fora ainda vale mais apena o 5s ou 6.

  • Ana Oliveira
    2014-11-24T17:03:03  

    Bom é o meu Moto Maxx que tem corpo de metal e bateria de 3.900 mAh e 64GB de memória interna.

    recentes

    populares

    • Ana Oliveira
      2014-11-24T17:03:03  

      Ana to com você. Esse Maxx é meu sonho de consumo. Parabéns pela compra.