09/11/2014 15h13 - Atualizado em 09/11/2014 15h13

Pac-Man: conheça as curiosidades mais interessantes sobre a franquia

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Pac-Man, o mascote amarelo, rechonchudo e guloso da Namco, foi um dos maiores marcos na história dos videogames nos anos 80 e provavelmente foi a principal ponte entre fliperamas como Space Invaders e os consoles caseiros como conhecemos hoje. Na era dos consoles HD obviamente Pac-Man não tem mais tanta fama, mas conheça algumas curiosidades que o tornaram imortal.

Pac-Man and the Ghostly Adventures adapta o personagem para os dias atuais

Clássico Pac-Man guarda mais curiosidades do que imaginamos (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Clássico Pac-Man guarda mais curiosidades do que imaginamos (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

A origem de Pac-Man

O criador de Pac-Man, Toru Iwatani, sempre conta que a inspiração para a criação do personagem veio de um dia no qual ele decidiu comer uma pizza inteira sozinho. Ao remover o primeiro pedaço da pizza, a forma que restava era a de Pac-Man como o conhecemos. A história é um pouco romantizada, mas Iwatani garante que parte dela é verdadeira.

Toru Iwatani atribui a epifania da criação de Pac-Man a uma pizza (Foto: Pac-Man Museum / Pac-Man Wikia)Toru Iwatani atribui a epifania da criação de Pac-Man a uma pizza (Foto: Divulgação)

Pac-Man e garotas

O criador de Pac-Man, Toru Iwatani, queria que o jogo tivesse um apelo maior entre o público, especialmente entre garotas. Segundo ele, fliperamas eram ambientes tipicamente masculinos, escuros e sem higiene, e acreditava que se trouxesse garotas para os fliperamas, isso aumentaria o nível dos locais.

A ideia de que Pac-Man está sempre comendo também é uma referência ao público feminino. “Garotas gostam de comer”, disse ele em uma entrevista. Observando o prazer que sua esposa sentia em comer sobremesas, Iwatani determinou que Pac-Man estivesse sempre comendo.

Pac-Man levou muitas garotas aos fliperamas, antes dominados por garotos (Foto: Flickr)Pac-Man levou muitas garotas aos fliperamas, antes dominados por garotos (Foto: Divulgação)

Paku, Puck, Pac

No Japão a onomatopeia utilizada para sinalizar que você está comendo é “Paku-Paku”, porque a palavra “Paku” força você a abrir e fechar a boca como Pac-Man. Adaptando a palavra Paku, o nome oficial do jogo seria então Puck-Man, porém ele acabou sendo alterado para Pac-Man por medo de que “Puck” pudesse ser facilmente depredado para um palavrão em inglês.

Outra curiosidade sobre a origem do nome de Pac-Man é que o personagem Scott Pilgrim, no filme Scott Pilgrim contra o Mundo, tenta utilizar toda essa história como uma cantada para se aproximar de seu interesse romântico, Ramona Flowers.

Pac-Man começou sua carreira como Puck-Man, mas acabou mudando de nome (Foto: Grospixels)Pac-Man começou sua carreira como Puck-Man, mas acabou mudando de nome (Foto: Divulgação)

Ms. Pac-Man

A esposa de Pac-Man, hoje parte integrante da franquia, surgiu inicialmente como uma cópia ilegal, chamada Crazy Otto, utilizando basicamente os mesmos conceitos de Pac-Man em mapas diferentes. Porém, como a Namco não havia produzido ainda uma sequência para Pac-Man, a Midway, que publicava o jogo nos Estados Unidos, comprou Crazy Otto e editou o jogo para relançá-lo como Ms. Pac-Man, aproveitando o sucesso com o público feminino.

Ms Pac-Man levou o conceito de Pac-Man adiante, mas sem autorização da Namco (Foto: MobyGames)Ms Pac-Man levou o conceito de Pac-Man adiante, mas sem autorização da Namco (Foto: Divulgação)

Pac-Man e o espinafre

Muito antes de Mario e seus cogumelos, Pac-Man foi o primeiro jogo a apresentar a mecânica de “Power-Up”, algo que lhe concedia mais poder temporariamente. As pílulas energéticas do personagem permitiam que, por um tempo limitado, ele pudesse devorar os fantasmas que normalmente o perseguiam e eram a causa de sua morte. A ideia de um “Power-Up” surgiu do clássico desenho animado Popeye, onde o protagonista fica mais forte quando come seu espinafre.

Popeye foi essencial para a criação da mecânica de Power-Up em Pac-Man (Foto: HD Wallpapers Images)Popeye foi essencial para a criação da mecânica de Power-Up em Pac-Man (Foto: Divulgação)

IA complexa

Outro conceito inovador de Pac-Man era sua complexa Inteligência Artificial. Cada fantasma tinha uma “personalidade”, uma função no jogo. Um deles perseguia incessantemente Pac-Man, outros dois tentavam se antecipar ao personagem para pegá-lo de surpresa e o último era meio bobo e só ficava circulando por aí. Um dos interceptadores era também meio “covarde” e só encarava Pac-Man quando estava perto dos seus outros amigos fantasmas.

Mais curioso ainda é que a Namco queria que todos os fantasmas fossem vermelhos na época, o que estragaria toda a mecânica de saber qual fantasma tinha um certo comportamento. Durante as sessões de teste, o criador Toru Iwatani distribuiu questionários perguntando se os jogadores preferiam os fantasmas de uma cor só. Como todos responderam que gostavam deles coloridos, ele usou isso para convencer a empresa.

Fantasmas de Pac-Man apresentavam inteligência acima dos jogos da época (Foto: Superb Wallpapers)Fantasmas de Pac-Man apresentavam inteligência acima dos jogos da época (Foto: Divulgação)

Pac-Man no Google

Em 2010, no aniversário de 30 anos de Pac-Man, o Google prestou uma homenagem ao guloso mascote trocando seu logo por um doodle que era um divertido minigame do personagem. Muitas empresas reclamaram que seus funcionários estavam procrastinando no jogo do Google, pois não podiam bloquear o site de busca como faziam com outras distrações. Um estudo publicado posteriormente indicou que os prejuízos por empregados trocando trabalho por uma partida no Google chegaram a quase R$ 300 milhões.

Doodle de Pac-Man no Google divertiu, mas também causou um bom prejuízo (Foto: Google)Doodle de Pac-Man no Google divertiu, mas também causou um bom prejuízo (Foto: Divulgação)

Em busca da partida perfeita

Pac-Man não possui um final propriamente dito, você apenas continua jogando e cada vez que completa a fase, ela recomeça mais difícil. Porém, nem mesmo a programação é capaz de acompanhar alguns dos melhores jogadores de Pac-Man, que conseguem vencer mais de 255 fases em seguida. Quando isso ocorre, no nível 256, ocorre um defeito e se torna impossível continuar jogando.

Uma partida perfeita de Pac-Man envolve completar todas as 255 fases sem perder vidas, coletando todos os itens que surgirem pelo caminho e devorando os fantasmas a cada pílula energética consumida. Então na fase 256 você tenta fazer o máximo de pontos antes que o jogo trave. A primeira pessoa a realizar uma partida perfeita foi Billy Mitchell, dos Estados Unidos, que atingiu um placar de 3.333.360 pontos.

Billy Mitchel foi o primeiro a conseguir uma partida perfeita de Pac-Man (Foto: Southern Fried Game Room Expo)Billy Mitchel foi o primeiro a conseguir uma partida perfeita de Pac-Man (Foto: Divulgação)

Pac-Man Vs. e Nintendo

Há mais de 10 anos, durante a E3 2003, um dos destaques da Nintendo para a feira era um novo minigame chamado Pac-Man Vs. para o GameCube. Era um jogo multiplayer para 4 pessoas, onde um usuário conectava um GameBoy Advance ao console e assumia o papel de Pac-Man, vendo todo o tabuleiro no portátil, enquanto outros três na televisão controlavam os fantasmas e tinham uma visão limitada. O jogo encabeçava um novo conceito de “conectividade” que acabou abandonado pela empresa, mas era extremamente divertido.

Pac-Man Vs. trouxe uma ideia inovadora e divertida para o jogo (Foto: The Next Level)Pac-Man Vs. trouxe uma ideia inovadora e divertida para o jogo (Foto: Divulgação)

Pac-Man de apontar e clicar

Um das “sequências” mais estranhas que Pac-Man já recebeu foi lançada em 1994, com Pac-Man 2: The New Adventures para Super Nintendo e Mega Drive. Ao invés de expandir o clássico de fliperama que todos adoravam, este era um título de aventura, com uma mecânica de “aponta e clicar” como em jogos de PC. Ao invés de um mouse você controlava um estilingue e atirava em coisas para Pac-Man investigar, o que normalmente fazia ele se encrencar. Apesar de apresentar muito carisma, o jogo não combinava muito com o personagem.

Pac-Man 2: The New Adventures levava o personagem em uma direção completamente diferente (Foto: Games Database)Pac-Man 2: The New Adventures levava o personagem em uma direção completamente diferente (Foto: Divulgação)

Participações especiais

Recentemente Pac-Man foi escalado para o time de mascotes que farão participações especiais em Super Smash Bros. para Nintendo 3DS e Wii U, lutando ao lado de Mario, Mega Man e Sonic. Porém, essa não é a primeira vez que o personagem tem participações especiais, tendo aparecido como um lutador em Street Fighter X Tekken e até mesmo em Mario Kart Arcade, uma versão para fliperamas lançada apenas no Japão.

Pac-Man já fez muitas participações especiais, a mais recente em Street Fighter X Tekken (Foto: Divulgação)Pac-Man já fez muitas participações especiais, a mais recente em Street Fighter X Tekken (Foto: Divulgação)

GTA e Pac-Man

Pac-Man deixou um grande legado para a indústria de jogos, porém raramente percebemos sua influência. Certa vez o criador da série Grand Theft Auto, David Jones, comentou que Pac-Man e GTA eram basicamente o mesmo jogo. No primeiro GTA, com visão aérea, você tentava atropelar pessoas, que seriam as pastilhas, e era perseguido pelos policiais, que assumiam o papel dos fantasmas.

Segundo o criador de GTA, o jogo tem mais em comum com Pac-Man do que pensamos (Foto: Games Radar)Segundo o criador de GTA, o jogo tem mais em comum com Pac-Man do que pensamos (Foto: Divulgação)

Qual o legado de Pac-Man para os jogos? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rasputin
    2014-11-10T10:15:14  

    Esse negócio da personalidade eu já sabia e cada um dos fantasmas tem um nome diferente. Eu gostava muito de Pac-Man, mas era um jogo praticamente "inzerável".

    recentes

    populares

    • Rasputin
      2014-11-10T10:15:14  

      Outro jogo impossível de zerar é Yugioh do PS1. Impossível zerar sem usar alguma trapaça.

  • Jonata Santos
    2015-08-03T15:33:31

    Gente o marrom sempre ia matar o pacman com os outros fantasmas só que ele ia sempre em quarto lugar

  • César Chutti
    2014-11-10T09:39:40

    Rodrigo Santos, Sério que vc não percebeu? o Vermelho era o mais inteligente, o Lilás e o verde claro era os que cercavam, tentavam antecipar e o Marrom era o burrinho do jogo, só passeava na tela.....em alguns momentos quando estava próximo os dois que cercavam seguiam o vermelho se separando quando não conseguiam alcançar.

  • José Ferreira
    2014-11-10T09:23:56

    na fase da banana existe um recurso interessante: ao utilizar as saídas laterais que levam para o outro lado da tela, os fantasmas sempre seguem em linha reta. Assim, ao usá-las e indo para baixo logo a seguir, é um jeito de se esquivar deles, que passarão batido. (lembrando que nessa fase, a velocidade deles já é bem maior)

  • Daniel Laureano
    2014-11-10T08:46:39

    Não houve referencias a versão especial do Pac-Man feita para o Atari na matéria, erro crasso.

  • Rodrigo Santos
    2014-11-09T20:31:30

    Nunca percebi que cada um tinha uma personalidade.