15/11/2014 12h37 - Atualizado em 15/11/2014 12h37

PlayStation 4 completa 1 ano de vida; confira a trajetória do console

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

O PlayStation 4 está completando o seu primeiro ano de vida após o seu lançamento em 15 de novembro de 2013. O console da Sony iniciou a geração com uma grande vantagem em relação ao seu concorrente direto, o Xbox One, e consagrou-se como o mais vendido em praticamente todos os meses de 2014 com grandes jogos. Confira um pouco mais sobre a trajetória inicial do PS4.

PlayStation 4: confira os melhores jogos já lançados para o console

PlayStation 4 completa seu primeiro ano com muito estilo; confira a trajetória do console (Foto: IGN)PlayStation 4 completa seu primeiro ano com muito estilo; confira a trajetória do console (Foto: IGN)

Vantagem na largada

A Sony conseguiu posicionar o PlayStation 4 muito bem em relação ao Xbox One no seu lançamento, aproveitando-se de várias falhas da concorrente Microsoft. Inicialmente, o Xbox One limitaria o uso dos jogos a apenas um console, tornava o uso do Kinect obrigatório e isso encarecia o produto em mais US$ 100 (por volta de R$ 250).

Com o anúncio de que o PlayStation 4 não teria qualquer limitação sobre os jogos, não forçaria o uso de controles de movimento e ainda chegaria ao mercado mais barato, o console conseguiu se projetar utilizando o vácuo deixado pelo concorrente e disparou na frente em seu primeiro ano.

PlayStation 4 disparou na frente do Xbox One mas a diferença vem se fechando (Foto: Gizmodo)PlayStation 4 disparou na frente do Xbox One mas a diferença vem se fechando (Foto: Gizmodo)

Atualmente o PlayStation 4 já vendeu mais de 10 milhões de unidades, e segundo a Sony, 13 milhões já foram enviadas para as lojas. O Xbox One vem botando força para fechar essa vantagem, chegando a mais de 8 milhões de unidades vendidas. Havia uma antiga superstição na indústria de jogos que dizia que o primeiro a chegar a 10 milhões seria o vencedor e aparentemente ela será testada nessa geração.

Jogos exclusivos

Um dos temas mais recorrentes na briga de consoles esse ano foi o clamor por títulos exclusivos. Isso aconteceu principalmente porque muitos dos jogos esperados para 2014 no PlayStation 4 acabaram sendo empurrados para 2015, deixando o videogame com um certo vazio de lançamentos.

Ainda assim, no lançamento do console jogadores tiveram a oportunidade de experimentar Killzone: Shadow Fall, o qual mais tarde recebeu muitos extras por DLC, como uma campanha multiplayer cooperativa. Para os pequenos havia Knack, que ficou abaixo das expectativas, mas em breve poderão dar preferência a LittleBigPlanet 3.

Infamous: Second Son trouxe o charme da série recheado com novidades (Foto: IGN)Infamous: Second Son trouxe o charme da série recheado com novidades (Foto: IGN)

Um dos melhores exclusivos do ano foi Infamous: Second Son, que trouxe a série de mundo aberto para a nova geração com uma proposta mais versátil, trazendo vários super poderes. O título ganhou ainda uma expansão independente, Infamous: First Light, que não precisa do original para ser jogada.

Driveclub trouxe boas corridas com belos gráficos, mas acabou demorando demais para dar as caras. O título era esperado para o lançamento do PlayStation 4 e deveria inaugurar também a PlayStation Plus no console. Quase um ano depois ele deixou um pouco a desejar e a versão para assinantes PS Plus ainda nem está a vista.

Porém, provavelmente a maior surpresa ficou por conta da demo P.T., lançada de surpresa no console. O inesperado jogo de terror com gráficos assustadoramente reais e reviravoltas bizarras apareceu de repente, sem ninguém saber o que era, para só então ser revelado como um teaser jogável de um novo Silent Hill.

P.T. assustou e surpreendeu ao se revelar como um teaser de Silent Hill (Foto: Silent Hill Wiki)P.T. assustou e surpreendeu ao se revelar como um teaser de Silent Hill (Foto: Silent Hill Wiki)

2015 parece mais promissor para o PlayStation 4, com a chegada do jogo de tiro The Order 1886 logo no início do ano, o lançamento de Bloodborne, um título dos mesmos criadores da série Dark Souls, as dobraduras e artes de Tearaway Unfolded e obviamente o aguardadíssimo Uncharted 4: A Thief’s End.

Jogos multiplataforma

Um fator no qual o console da Sony também se destacou esse ano foi nos jogos multiplataforma de empresas terceirizadas. A escolha de usar uma memória RAM mais rápida para o PlayStation 4 o deixou na frente do Xbox One em performance, permitindo que muitos jogos rodassem em resoluções mais altas e fluíssem melhor.

O PlayStation 4 foi praticamente a casa de Destiny, novo jogo de tiro do estúdio responsável pela série Halo, que apagou as linhas que dividiam o multiplayer dos FPS com a interação dos MMO, criando algo realmente diferente e quem jogou no console da Sony teve acesso a vantagens exclusivas.

Far Cry 4 traz belos mundos abertos e uma rica fauna, completa com elefantes, tigres e mais (Foto: Divulgação)Far Cry 4 traz belos mundos abertos e uma rica fauna, completa com elefantes, tigres e mais (Foto: Divulgação)

Outro FPS que promete agradar bastante o público é Far Cry 4, trazendo um rico e belo mundo aberto para jogadores explorarem em Kyrat. Ainda da Ubisoft há o igualmente belo Assassin’s Creed: Unity, que apesar de alguns problemas no lançamento ainda impressiona pela sua recriação de Paris durante a Revolução Francesa.

Para fãs de terror os últimos meses também foram agitados, com a chegada de The Evil Within, novo título do criador da série Resident Evil que buscou resgatar a tensão do jogo original, e Alien: Isolation, baseado na clássica série de filmes, trazendo um alienígena invencível, do qual você pode apenas fugir e torcer para não ser encontrado enquanto se esconde.

Há ainda um novo título de corridas que promete compensar qualquer possível decepção com Driveclub. Trata-se de Project CARS, um jogo que está em desenvolvimento há muito tempo, com a ajuda de uma comunidade inteira de fãs, prometendo trazer um nível de detalhe gráfico nunca antes visto, confundindo-se com a própria realidade.

Project CARS promete trazer os gráficos mais realistas que já vimos em corridas (Foto: WCCFTech)Project CARS promete trazer os gráficos mais realistas que já vimos em corridas (Foto: WCCFTech)

Para 2015 temos ainda algumas promessas como Batman: Arkham Knight, que sofreu um atraso esse ano, Dead Island 2 e Dying Light, dois jogos com apocalipses zumbis e mundos abertos para explorar, a intensa guerra de Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain, os combates de Mortal Kombat X, a volta de Resident Evil: Revelations 2 sob um modelo episódico e a promessa de terror de Until Dawn.

Remasterizações

Com tantos jogos sendo atrasados para 2015, podemos dizer que o início da vida dos consoles da nova geração foi muito marcado pelas remasterizações da geração passada. Nem todas realmente valiam a pena ser jogados de novo, mas se você nunca os jogou antes, sem dúvida a melhor maneira de fazê-lo era no PlayStation 4 ou Xbox One com gráficos melhorados.

Títulos como The Last of Us Remastered, exclusivo do PlayStation 4, ficaram muito mais bonitos e detalhados no console da Sony. Era incrível ver como Tomb Raider: Definitive Edition conseguia aumentar a imersão com o novo visual, enquanto outros como Sleeping Dogs: Definitive Edition aproveitavam para trazer todos os extras que antes eram DLC como parte integral do pacote.

Modo FPS em primeira pessoa de GTA 5 promete mudar a experiência do jogo (Foto: Divulgação)Modo FPS em primeira pessoa de GTA 5 promete mudar a experiência do jogo (Foto: Divulgação)

O destaque porém fica por conta de um dos melhores títulos da geração passada: Grand Theft Auto 5. Além de trazer gráficos melhorados, aumentar a quantidade de pessoas na cidade de Los Santos deixando-a mais viva, GTA 5 ainda fez questão de trazer um novo modo FPS em primeira pessoa que altera completamente a experiência de uma forma inédita na série.

Jogos independentes

Houve um esforço considerável da Sony com o PlayStation 4 e o PS Vita em torná-los plataformas amigáveis aos desenvolvedores independentes. Isso vem se pagando com muitos títulos de qualidade sendo desenvolvidos e lançados para suas plataformas, mesmo sem grandes valores de produção por trás.

Muitos jogos que já eram populares nos PCs, como Octodad: Dadliest Catch e Surgeon Simulator, vieram fazer sucesso também no videogame da Sony. Uniram-se a eles nomes de peso no cenário indie, como Minecraft, The Binding of Isaac: Rebirth, Rogue Legacy, Spelunky, Transistor, Hotline Miami 2: Wrong Number, entre outros.

No Mans Sky promete trazer um universo gigantesco no PlayStation 4 (Foto: Divulgação)No Man's Sky promete trazer um universo gigantesco no PlayStation 4 (Foto: Divulgação)

Para 2015 há títulos ainda mais impressionantes, como No Man’s Sky que promete trazer um universo tão gigantesco que nem seria possível explorá-lo por completo, e até mesmo o jogo brasileiro Chroma Squad, que faz uma paródia com os clássicos seriados de super heróis japoneses.

PlayStation Plus

O PlayStation 4 impulsionou um crescimento de 270% nas assinaturas do serviço PS Plus, totalizando quase 8 milhões de usuários atualmente. Além de dar acesso ao multiplayer online dos títulos, a PS Plus também garante vários jogos gratuitos aos usuários todos os meses.

Durante o ano de 2014 a maior reclamação dos assinantes é que apenas jogos independentes eram dados para o PlayStation 4. Porém, já em dezembro o console irá receber seu primeiro título de grande porte com a chegada do jogo de luta Injustice: Gods Among Us.

Qual o melhor: PlayStation 4, Xbox One ou Wii U? Comente no Fórum do Techtudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Valdeci Mamude
    2016-03-23T20:34:13

    Uncharted 4 vai fazer muito dono de ps4 feliz hehehe !!! Chega 10 de maio logo !!!

  • Urubu Rei
    2014-11-15T22:12:43  

    Péssimo console. Exclusivos medíocres e multiplats capados rodando a 10fps. Só os casuais leigos e mongóis jogadores de CoD e FIFA ainda compram esse peso de papel. Esta geração a Steam já venceu e a SONY irá falir em breve. SRN!!

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2014-11-15T22:12:43  

      Toda e qualquer placa de video hoje em dia tem saída hdmi. Se o problema é jogar na sala em tela grande, você compra um cabo de 15 reais e conecta seu PC na sua TV e joga nas melhores specs que o game pode oferecer. Não manjo de FIFA, mas, pelo que eu soube, o último lançado o FIFA 15 é absurda a diferença entre a versão PC e PS4, que vai desde gráficos melhores até controles mais responsivos. Eu jogo no meu quarto. Tenho TV e PC nele. Então pra mim é muito prático ligar o PC numa Samsung de 60 polegadas. Os jogos ficam lindos e fluidos nela.

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2014-11-15T22:12:43  

      ATENÇÃO A TODOS que responderem esse pseudônimo de nome vulgo "urubu rainha" não façam caso com esse sujeito pois a renda dele só vem do BOLSA FAMÍLIA. kkkkkkkkkkkkk por isso que ele critica o PS4 pq ele nem em sonho vai chegar perto de um. kkkkkkkkkkkkkkk e antes que eu me esqueça GOL DO GALO! QUE FEZ 8 GOLS EM APENAS 2 PARTIDAS EM CIMA DO "FRAMENGO" pra tristeza da sua TORCIDA CLASSE Z. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk xD

  • Alexandre Machado
    2014-11-15T17:13:15  

    Já vai fazer 1 ano e ainda não sinto a menor vontade de ter um PS4... Até pensei em comprar um X1, mas tb não me animei muito com o que vi, alem do novo halo collection. Acho q vou ficar com o PS3 por alguns anos ainda. Talvez eu pule essa geração e fique só de PC mesmo.

    recentes

    populares

    • Alexandre Machado
      2014-11-15T17:13:15  

      Intel Core i7 4770, 8GB DDR3, HD 1TB, GeForce GTX770 2GB -> O MELHOR PC GAMER '-'

    recentes

    populares

    • Alexandre Machado
      2014-11-15T17:13:15  

      Vegeta, jogos de tiro são melhores jogar com o mouse e teclado, agora futebol e corrida vc pode comprar um controle de xbox que da certo.

  • Camila Felix
    2014-11-17T00:25:18

    eu gosto... mas evoluir é bom tb,,,, :)

  • Jonathan Gomes
    2014-11-16T11:05:56  

    Seria extremamente interessante se nós, gamers brasileiros, pudéssemos também comemorar esse marco na história do playstation. Mas como poderíamos? Não importa se temos meios de conseguir um PS4 com preço menor, o preço oficial ainda é 4 mil. A sony, somente ano passado, abriu a fábrica de PS3 no Brasil, o que mostra exatamente qual a visão que a empresa tem de nós e quais são os planos da empresa para o nosso país(...)

    recentes

    populares

    • Jonathan Gomes
      2014-11-16T11:05:56  

      Nao sei te responder o porque de nao fabricarem o ps4 no Brasil, acredito vendo o preço do xbox que nao vale a pena, ficaria mais caro do que importar, hoje na Santa Ifigenia voce acha o ps4 a R$1.400 final o Brasil é o país do imposto.Mas posso te afirmar que ela tem se esforçado para agradar a nós brasileiros, próva é que ela foi a primeira a dublar os jogos exclusivos.

  • Valdeci Mamude
    2014-11-16T02:03:19  

    Atualmente o PS4 é a melhor plataforma pra jogos, a melhor desenvolvedora a Nauthy Dog está com eles, esses jogos ganham uma geração ( Uncharted, The last Of Us ).

    recentes

    populares

    • Valdeci Mamude
      2014-11-16T02:03:19  

      Quantic Dreams e a Santa Mônica tb.

    recentes

    populares

    • Valdeci Mamude
      2014-11-16T02:03:19  

      Concordo Carlos..

  • Daniel Santos
    2014-11-16T17:11:15

    QUE VENHA: GOW IV, UNCHARTED IV, THE LAST OF US 2 E GRAN TURISMO 7. SONY WINS!

  • Jonathan Gomes
    2014-11-16T11:06:31

    (...)Enquanto a concorrente está com seu console de nova geração desde o começo com preço oficial muito mais acessível e, em promoções, beirando os 1300, a Sony simplesmente não se importa com o acesso ao seu novo console no nosso mercado. Para esta empresa, já foi investimento suficiente no Brasil abrir fábrica para baratear o PS3, que nem ficou oficialmente tão mais barato assim. MAIS RESPEITO COM OS GAMERS BRASILEIROS, SONY!

  • Rodrigo Bernardes
    2014-11-15T13:12:53  

    Parabéns Ps4 na geração passada o x360 foi o melhor, agora nessa geração e vc que manda Ps4 tamo junto, minha tv em full hd 1080p agradece.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Bernardes
      2014-11-15T13:12:53  

      Carlos Schneider fanboyzinho fico tristinho? chora não!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Bernardes
      2014-11-15T13:12:53  

      Murilo Carvalho pq estaria triste? hahaha cada uma.

  • Delaino Santos
    2014-11-16T09:25:59

    Enquanto tiver jogos de lançamento para PS3 não mudarei de plataforma.

  • Claudio Nadur
    2014-11-15T18:14:57  

    Nitidamente, matéria paga pela Sony Brasil. Vergonha ....

    recentes

    populares

    • Claudio Nadur
      2014-11-15T18:14:57  

      Onde está nítido? Prove.

  • Carlos Pinto
    2014-11-15T14:31:40  

    O PS4 foi o maior fiasco da Sony. Não vendeu quase nada. Só resta investir no PS3, este sim, continua vendendo muito.

    recentes

    populares

    • Carlos Pinto
      2014-11-15T14:31:40  

      Comparação de leigos... o mercade de video games cresce a cada ano q passa... com o mercado em crescimento, cada nova geração vai vender mais q as antigas, por isso não adianta comparar numeros frios.

    recentes

    populares

    • Carlos Pinto
      2014-11-15T14:31:40  

      Caras, n deem moral , esse cara tá em TODAS matérias da Sony falando a mesma coisa. Deve ser um coitado q n consegue jogar Pinball e Campo Minado no Pc.

  • Road Dogg
    2014-11-15T22:44:26  

    Já é possível encontrar PS4 no Brasil por R$ 1.580,00 e X-ONE por R$ 1.699,00.

    recentes

    populares

    • Road Dogg
      2014-11-15T22:44:26  

      Paguei 1,450 no meu.

  • Marcos Macena
    2014-11-15T23:06:55  

    super nitendo melhor video game da historia.

    recentes

    populares

    • Marcos Macena
      2014-11-15T23:06:55  

      Marcos Paulo pq qual motivo????

    recentes

    populares

    • Marcos Macena
      2014-11-15T23:06:55  

      Blz cara mas mas matéria é sobre o Ps4.

  • Gerry Pereira
    2014-11-15T23:33:02

    O console da Sony iniciou a geração com uma grande vantagem em relação ao seu concorrente direto, o Xbox One, e consagrou-se como o mais vendido em praticamente todos os meses de 2014. FATO. E agora M$.boys?

  • Marcos Macena
    2014-11-15T23:13:32

    em que a NITENDO poderia evoluir um pouco e entra nessa briga com a playstantion e com x-box one

  • Camila Felix
    2014-11-15T13:31:59  

    Amo PS4 lindo D+ :)

    recentes

    populares

    • Camila Felix
      2014-11-15T13:31:59  

      que coisa fofa kkkkkkkkkkkk, mt tosco seu comentario kkkkkkk

  • Augusto Cezar
    2014-11-15T22:45:33

    A Sony está colhendo os frutos do bom planejamento do console e do sucesso que conseguiu no final da geração anterior com exclusivos aclamados como o The Last of Us .Os exclusivos da Sony demoram a aparecer, mas quando aparecem costumam ser jogos de grande qualidade. Além disso os jogos multiplataforma vem rodando melhor no PS4. Isso sem contar as pisadas de bola que a Microsoft teve no planejamento e lançamento do Xone.

  • Lula Molusco
    2014-11-15T15:02:06  

    ESSES NÚMEROS ESTÃO ERRADOS. ---COMO QUE O XBOX ONE SÓ VENDEU 8 MILHÕES NO MUNDO SE TODAS LOJAS DE GAMES E GRANDES VAREJISTAS DO BRASIL ESTÃO VENDENDO COMO AGUA ????. ---ACHO QUE A MICROSOFT ESTA VENDENDO POR BAIXO DOS PANOS E NÃO DECLARANDO TODAS A VENDAS PARA NÃO PAGAR IMPOSTOS. ----O PLANETA TEM 7,2 BILHÕES DE PESSOAS E O BRASIL JÁ PASSOU DE 200 MILHÕES. ---------------SÓ NO BRASIL XBOX ONE DEVE TER VENDIDO UNS 10 MILHÕES. ---QUEM DUVIDA VAI NO MERCADOLIVRE E VERA QUE CADA VENDEDOR JÁ VENDEU UNS 20 CONSOLES.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-11-15T15:02:06  

      Lula Molusco Com certeza cara, você está certo. Vendeu 10 milhões só em SP cara, eu falo com todos na rua e todos estão comprando 1 xbox, 1 pra cada filho e também 1 iphone. Inclusive esses tempos vi um cara com 90 iphones no metrô, e 50 xbox, impressionante cara. Sou eletricista também e manjamos muito do mercado de games mesmo.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-11-15T15:02:06  

      Everson Araujo Na PSN games DF o PS4 tá custando R$ 1.580,00.

  • Urubu Rei
    2014-11-15T22:00:57

    Péssimo console. Exclusivos medíocres e multiplats capados rodando a 10fps. Só os casuais leigos e retardados jogadores de CoD e FIFA ainda compram esse peso de papel. Esta geração a Steam já venceu e a SONY irá falir em breve. SRN!!

  • Derrick Rose
    2014-11-15T20:09:31  

    FPS em primeira pessoa? Matéria escrita por um leigo em games...

    recentes

    populares

    • Derrick Rose
      2014-11-15T20:09:31  

      tão bizarro quanto escrever ou falar "Headshot na cabeça"

  • Joao Slater
    2014-11-15T19:49:15

    Ps4 é muito mais muitoooo superior ao seu concorrente.. tenho pena de quem gastou 1,500 ou + no caixão do Xbox totalmente mal acabado e inferior graficamente. A Sony venceu fácil essa!

  • Danylo Cerqueira
    2014-11-15T14:27:33  

    meu ps4 esta com problema , ligo aparece a logomarca da ps e dps vai direto promodo de seguranca , aperto reiniciar ps4 e ele volta pro mesmo mdo de seguranca oq fazer ?????

    recentes

    populares

    • Danylo Cerqueira
      2014-11-15T14:27:33  

      Use a opção 5: Rebuild Database. Se não funcionar vá de opção 4: Restore Default Settings (essa opção apagará seu dados, saves etc. Depois vc deverá baixar novamente seus jogos). Isso deve resolver seu problema.

    recentes

    populares

    • Danylo Cerqueira
      2014-11-15T14:27:33  

      Se não sesolver, sinto te informar mas RIP seu videogame... se tiver na garantia, tente ver tb.

  • Felipe Valentin
    2014-11-15T19:14:15

    JAMAIS O XBOX IRA SUPERAR O PLAYSTATION

  • Alexandre Lima
    2014-11-15T18:40:36

    A mancada é não dispor de transmissão 4k !!!