01/11/2014 15h38 - Atualizado em 01/11/2014 15h38

Pokemón: confira as curiosidades sobre a franquia de sucesso

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Pokémon, o jogo de luta entre monstrinhos colecionáveis, é uma das maiores franquias de todos os tempos nos videogames e um dos carros-chefe da Nintendo até os dias de hoje. Aliando um título extremamente divertido a um desenho animado que sempre traz novos jogadores para a série, Pokémon parece ter descoberto a fórmula do sucesso. Confira algumas das maiores curiosidades sobre essa grande franquia.

Cansado de ser um treinador Pokémon? Leia o texto especial na Coluna

Conheça algumas das maiores curiosidades da franquia Pokémon (Foto: GameSpot)Conheça algumas das maiores curiosidades da franquia Pokémon (Foto: Divulgação)

A origem de Pokémon

A ideia de pegar animais e colocá-los para lutar pode parecer um pouco estranha, ou até ilegal, para o mundo ocidental. No Japão, porém, é comum que crianças peguem insetos e os coloquem para brigar uns com os outros por diversão.

O criador da série, Satoshi Tajiri, inclusive tirou a ideia da evolução dos monstros de uma lagarta de estimação que acabou virando uma borboleta. Há uma referência a essa história com o pokémon Caterpie, o qual evolui para o casulo Metapod e então para a borboleta Butterfree.

No Japão há séries inteiras dedicadas a batalhas de insetos, como Mushiking (Foto: My Free Wallpapers)No Japão há séries inteiras dedicadas a batalhas de insetos, como Mushiking (Foto: Divulgação)

Outro ponto curioso é que inicialmente os Pokémons se chamariam Capsule Monsters (Monstros de Cápsula), baseados nos brinquedos tipo Gashapon do Japão, onde coloca-se algumas moedas e uma miniatura é liberada dentro de uma pequena cápsula. Eventualmente foi feita a opção por Pocket Monsters (Monstros de Bolso), abreviado Pokémon.

Memórias de Pokémon Red e Blue

Provavelmente ninguém poderia ter previsto o sucesso que Pokémon Red e Pokémon Blue se tornariam em sua época, marcando toda uma geração com memórias inesquecíveis. As memórias dos cartuchos originais do GameBoy, no entanto, apenas duram 15 anos. Conforme Pokémon comemorava seu décimo quinto aniversário, muitos jogadores tiveram que dar adeus para sempre a sua grande aventura.

A bateria que guardava os dados de Pokémon Red e Blue durava 15 anos (Foto: YouTube)A bateria que guardava os dados de Pokémon Red e Blue durava 15 anos (Foto: Divulgação)

MissingNo.

Um dos maiores mistérios da história de Pokémon, MissingNo era um bug que acontecia em Pokémon Red e Blue ao se realizar uma série de ações aparentemente sem relação. Quando isso ocorria, jogadores eram confrontados com um estranho defeito gráfico, o qual estaria supostamente no nível 175, apesar de o jogo limitar a evolução dos Pokémons até o nível 100. Não só isso, MissingNo também multiplicava seus itens, duplicando até mesmo a rara Master Ball. Seu nome vem da expressão “Missing Number” (número faltando), apontando o erro de programação.

MissingNo. se tornou uma das grandes lendas de Pokémon (Foto: CGImagine)MissingNo. se tornou uma das grandes lendas de Pokémon (Foto: Divulgação)

O fim de Pokémon

Após o grande sucesso de Pokémon Red e Blue, a produtora começou seu trabalho em Pokémon Gold e Silver, capítulos que seriam quase tão idolatrados quanto os originais. O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que a série seria terminada nesses jogos. Gold e Silver seriam o fim de Pokémon. Com certeza a popularidade da série não permitiu que esse fosse o caso.

Pokémon Gold e Silver quase foram o capítulo final da famosa franquia (Foto: NeoGAF)Pokémon Gold e Silver quase foram o capítulo final da famosa franquia (Foto: Divulgação)

Silent Hills

Quando Pokémon Gold e Silver foram apresentados pela primeira vez a cidade inicial do jogo era completamente diferente da versão final. Tratava-se de um local isolado, chamado Silent Hills. Provavelmente a produtora optou por trocar o nome da cidade após o lançamento da série de terror Silent Hill da Konami. Porém, não se sabe por que sua localização também foi trocada.

Cidade de Silent Hills foi descartada de Pokémon Gold e Silver (Foto: NowCultured / Super Spooky)Cidade de Silent Hills foi descartada de Pokémon Gold e Silver (Foto: Divulgação)

O episódio de Porygon

Antes de Pokémon atingir seu estado de febre mundial, o desenho já havia ficado conhecido por um estranho acontecimento no Japão. Durante a exibição do episódio Denno Senshi Porygon (Soldado Elétrico Porygon), baseado no pokémon Porygon, uma cena exibiu uma série de luzes alternantes que desencadearam crises epiléticas em mais de 600 crianças japonesas, algumas sem qualquer histórico prévio de epilepsia. O episódio foi "vetado" da série.

Pokémon causou crises epiléticas com o episódio dedicado a Porygon (Foto: VN Funz)Pokémon causou crises epiléticas com o episódio dedicado a Porygon (Foto: Divulgação)

Pikachu temperamental

Uma curiosidade bastante conhecida está no jogo Hey! You, Pikachu para Nintendo 64. Nele, é possível conversar com o monstrinho utilizando um microfone, ajudando-o a realizar tarefas ao dar ordens usando certas palavras. Porém, se você usar o nome do concorrente “PlayStation”, Pikachu ficará tão zangado que irá explodir em raios.


Homenagens na ciência

Algumas vezes o nome Pokémon foi homenageado no meio científico, com resultados diversos. Cientistas batizaram uma proteína que ajuda a carregar impulsos elétricos dos olhos para o cérebro, de Pikachurin, em referência ao monstrinho amarelo. Porém, a Pokémon Company quase processou um centro de pesquisa que chamou um gene de Pokémon, após perceber que este gene, agora chamado ZBTB7, havia se provado relacionado ao câncer.

Pokémon recebeu algumas homenagens na ciência, nem sempre positivas (Foto: The Colors! Gallery)Pokémon recebeu algumas homenagens na ciência, nem sempre positivas (Foto: Divulgação)

Operación Pokémon

Muitas vezes pensamos que apenas o Brasil tem casos de corrupção na política, mas a Espanha sofreu de um mal semelhante. A Operación Pokémon era uma investigação da polícia espanhola visando prender vários políticos envolvidos em irregularidades. No entanto, eram tantos os acusados, que a operação foi batizada de Pokémon, pela quantidade de monstrinhos e pelo lema “Temos que pegar todos!”.

Operación Pokémon prendeu vários políticos corruptos na Espanha (Foto: AnaitGames)Operación Pokémon prendeu vários políticos corruptos na Espanha (Foto: Divulgação)

Entortador de colheres

Durante o ápice do desenho Pokémon, um ilusionista chamado Uri Geller, que constantemente fazia o truque da colher que entorta, tentou processar a Nintendo, afirmando que o monstro Kadabra, um pokémon psíquico que anda sempre com uma colher na mão, era baseado nele.

Não ajudava muito na defesa da empresa o fato de que o nome original do pokémon era Yungerer. O processo não foi adiante, mas a carta do Kadabra no jogo de cartas Pokémon TCG chegou a ter sua circulação interrompida por isso.

Uri Geller processou a Nintendo devido a semelhança com o pokémon Kadabra (Foto: Safe Braking / YouTube)Uri Geller processou a Nintendo devido a semelhança com o pokémon Kadabra (Foto: Divulgação)

Nova York e Los Angeles

No Japão os Pokémons Koffing e Weezing, basicamente cabeças flutuantes que ficam expelindo fumaça tóxica, eram chamados NY e LA. Os nomes eram referências às Cidades de Nova York e Los Angeles, conhecidas por terem seu ar extremamente poluído. Obviamente os nomes tiveram que ser mudados para a versão norte-americana.

Koffing e Weezing são referências a Nova York e Los Angeles (Foto: Robot001)Koffing e Weezing são referências a Nova York e Los Angeles (Foto: Divulgação)

Red e Ash

Ao ver Pokémon Red e Blue pela primeira vez, é natural presumirmos que os personagens do jogo sejam Ash e Gary, do desenho animado Pokémon. No entanto, eles foram apenas baseados neles. Há mangás inteiros da série Pokémon dedicados apenas ao personagem Red original, um treinador determinado e cheio de malandragem, bem menos inocente e fanfarrão do que Ash.

Red e Ash são personagens diferentes com algumas semelhanças (Foto: Bulbagarden)Red e Ash são personagens diferentes com algumas semelhanças (Foto: Divulgação)

Velho bêbado

Logo no início da aventura há um velho deitado no chão bloqueando o caminho e ele diz que não irá sair de lá até ter tomado seu café matinal. Isso era para impedir que o jogador fosse longe demais antes de ter tudo que precisasse. Porém, poucas pessoas sabem que no jogo original japonês, este velho estava bêbado e só iria levantar depois que ficasse sóbrio. A Nintendo achou que isso não ficaria bem na versão ocidental.

Velho no meio do caminho no original japonês estava bêbado (Foto: All Top Tens)Velho no meio do caminho no original japonês estava bêbado (Foto: Divulgação)

Música amigável

Uma curiosidade sobre a trilha sonora de Pokémon Gold e Silver é que a maior parte dela foi composta em um computador muito antigo, um Amiga. Conhecido pela sua aptidão em trabalhar com formatos multimídia, as músicas eram compostas no computador, convertidas para MIDI e então convertidas novamente para o formato do jogo.

Antigo computador Amiga era usado para compor músicas de Pokémon (Foto: Wikipedia)Antigo computador Amiga era usado para compor músicas de Pokémon (Foto: Divulgação)

The Last of Us

Muito antes de Joel e Ellie se aventurarem em The Last of Us, Pokémon já mostrava uma história parecida com o monstro Paras. Ele é uma espécie de caranguejo com cogumelos nas costas e evolui em Parasect. Nessa evolução, o cogumelo fica gigante e passa a controlar o pokémon.

Paras e Parasect protagonizam uma história bem estranha no mundo de Pokémon (Foto: ColoringToon)Paras e Parasect protagonizam uma história bem estranha no mundo de Pokémon (Foto: Divulgação)

Pode até parecer que se trata apenas de uma daquelas histórias de terror da internet, mas é possível confirmar isso na Pokédex original e ao comparar os olhos de Paras e Parasect, que em sua evolução ficam completamente vazios. Ambos os jogos se inspiraram em um conhecido fungo que “zumbifica” formigas.

Pokémon X & Y atendeu as suas expectativas? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vinicius Ambrósio
    2014-11-01T16:03:38  

    esse anime continua ate caramba , com certeza deve ser o anime que mais episodios têm , esta na fase xy, mas convenhamos não têm muita graça mais , os jogos são otimos mas o anime decaiu demais , antigamente o anime era top mas hj é muito limitado...

    recentes

    populares

    • Vinicius Ambrósio
      2014-11-01T16:03:38  

      Sim Felipe,infelizmente o anime é somente para promover o game. Se o anime fosse um anime de verdade,aiai,seria um dos melhores!Enfim..

    recentes

    populares

    • Vinicius Ambrósio
      2014-11-01T16:03:38  

      Sem querer decepciona-los, mas ele não entra nem no top 5 de animes mais longos xD

  • Geraldo Neto
    2014-11-02T10:37:41  

    Voce ganha a sua vida e perde sua alma! Esta é atemática destes jogos vindos de Japão e China. Biblicamente são a extensão de gogue e magogue na bíblia. Sua mente está sendo treinada a cada dia para o confronto final do Armagedom. Acordem! Japão e China são países ateistas da linhagem de Gogue e Magogue. A juventude brasileira pertence a Jesus!

    recentes

    populares

    • Geraldo Neto
      2014-11-02T10:37:41  

      Putsss que viagem cara, se você quer evangelizar esse aqui não é o local certo, e o CONFRONTO FINAL DO ARMAGEDOM, serio mesmo!!!, antes de escrever besteiras se informe, tanto sobre a cultura dos países como o Japão e a China, e também se informe sua quanto a sua religião pelo menos leia a sua Bíblia.

  • Kuzma Minim
    2014-11-02T00:24:00  

    dragon ball z ganha pouco de pokemon na disputa de qual é mais satanico

    recentes

    populares

    • Kuzma Minim
      2014-11-02T00:24:00  

      Nunca fizeram mal. nunca mataram e nunca adoraram a Jeova. Isto é o que Satanás quer que vocês sintam. Reflitam a cada minuto de suas vidas. Assistam o filme "Deus não está morto". Espero ter ajudado muita gente a descobrir o amor de Deus em suas vidas. Paz esteja convosco! Empresários estão se lixando pela sua felicidade.

    recentes

    populares

    • Kuzma Minim
      2014-11-02T00:24:00  

      Se toca Geraldo Neto o verdadeiro alienado é você que não sabe distinguir o certo do errado, é apenas mais um viciadinho em igreja que acredita em qualquer coisa que seu pastor(padre) te fala.

  • Aeria Gloris
    2014-11-02T08:31:21

    Jogo desde o início da adolescência e morrerei fã. Nunca nenhuma das cópias chegou aos pés.

  • Carlos Schneider
    2014-11-02T03:31:56

    Jogo até hj Pokemon Stadium 2 cartucho de dourado e prata pro N64. Sensacional.

  • Werikofelipe
    2014-11-02T00:16:40  

    nintendo, evolua e lance ao menos o os promeiros do game boy, yellow red ou blue para IOS OU ANDROID, seria muito showwww, tinha um sony ericson antigo, com tenologia simbian, que rodava emulador de game boy, e jogava la o crystal dublado, devia ter na plataforma de ios e android

    recentes

    populares

    • Werikofelipe
      2014-11-02T00:16:40  

      Sério q vc nunca jogou pokemon no android? kkkkkkkkkk existe emulador para android faz tempo cara

  • Aquilespriester
    2014-11-02T01:18:17

    Até hoje tenho os dois cd's originais da época do primeiro filme em 1999, um cd são com músicas em português do anime que, dentre elas, a que eu mais gostava era o Pokémon Rap e eu sabia cantar todos os 150 pokémons, e o outro cd é do filme com músicas em inglês. Guardo com muito carinho na mente as primeiras temporadas, pois não sei como seria minha infância sem esse anime. Realmente sinto muita saudade dos anos 90, a última grande década...

  • Aquilespriester
    2014-11-02T01:08:49

    Até hoje tenho os dois cd's originais da época do primeiro filme em 1999, um cd são com músicas em português da série que, dentre elas, a que eu mais gostava era o Pokémon Rap e eu sabia cantar todos os 150 pokémons, e o outro cd é do filme com músicas em inglês. Guardo com muito carinho na mente as primeiras temporadas que passaram na record. Realmente sinto muita saudade dos anos 90, a última grande década...

  • Marcos Feitosa
    2014-11-02T00:24:59

    Notícia muito importante essa do Pokemon. Mas, queria ver era a Globo falar do protesto de hoje de milhares de pessoas na Avenida Paulista, mostrar a cobertura aqui nesse site. TODOS AS OUTRAS REDES MOSTRARAM. Querem imparcialidade no jornalismo? Com a Globo vocês não terão isso!!!! :(

  • Marcelo Nogueira
    2014-11-02T00:09:03

    Não sei pq a nintendo ainda não criou um pokemon todo em 3d online em mundo aberto, sem dúvidas nenhuma iria ser um baita sucesso, esse com certeza seria o jogo q todo fã de pokemon sempre sonhou.

  • Marcelo Nogueira
    2014-11-01T23:58:42

    Faltou falar do velho pedófilo q ficava parado em frente ao ginásio de Celadon dizendo "esse ginásio é ótimo, ele é cheio de garotas bonitas". kkkkkk

  • Cleston Pereira
    2014-11-01T19:53:47  

    Quando tinha 12 anos eu brincava de médico ou 7 min no paraíso com as meninas, já os nerds gordinhos tetudos brincavam de pokemon kkkkk e até hoje os virgens devem brincar kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Cleston Pereira
      2014-11-01T19:53:47  

      É por isso que essa sua mania continuou na sua vida adulta e hoje você é soropositivo...

    recentes

    populares

    • Cleston Pereira
      2014-11-01T19:53:47  

      Com o nome de "Cléston", merece meus parabéns se for realmente verdade. Além do mais o que um cara tão "comedor" quanto o grande "Cléston" faz aqui perdendo seu tempo comentando uma matéria idiota para "nerds gordinhos tetudos"??

  • Thiago Alverne
    2014-11-01T20:47:21

    Muito fã das duas primeiras gerações, mas mudanças são naturais... Espero que a Nintendo crie um jogo realista pra PC com tudo de bom que o Pókemon tem, antes que eu perca meus reflexos, de preferência.

  • Paulinho Gogo
    2014-11-01T19:04:01

    Pokemon é do diabo.

  • Infernape
    2014-11-01T19:50:05

    Pokemon Diamond and Pearl é muito bom. a batalha final entre Ash e Paul foi uma das melhores do anime

  • Daniel Gomes
    2014-11-01T19:11:14

    Pokemon é show

  • Daniel Gomes
    2014-11-01T19:09:18

    Os jogos são muito bons, o Anime era legal e hoje em dia é fraco.

  • Maicon Sousa
    2014-11-01T18:08:20

    pokemon é coisa de vi4dinho.

  • Rafael Ramos
    2014-11-01T17:07:14

    A melhor época do pokémon foram os 151 pokémons originais, depois ficou muito frescurento.

  • Otto Neto
    2014-11-01T17:02:05

    Se soubesse disso antes, nunca deixaria meu Paras evoluir =/

  • Lula Molusco
    2014-11-01T16:51:19

    ADORO ESSES JOGOS E DESENHOS EM QUE OS ANIMAIS SE ARREBENTA ATÉ DESMAIAR. --------QUEM GOSTA DE RINHA GOSTA DE POKÉMON. --NUNCA VAI ACABAR AS RINHAS DE GALO, VAQUEJADA E RODEIO. ----ANIMAIS TEM QUE BRIGAR PARA EVOLUIR.