19/11/2014 07h00 - Atualizado em 04/08/2017 13h24

Qual a diferença entre versões HDMI 1.3, 1.4 e 2.0? Entenda a tecnologia

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A  conexão HDMI tem vários formatos disponíveis no mercado, com características e limitações próprias. Se você está em dúvida sobre as variações entre as versões HDMI 1.3, 1.4 e 2.0, confira esse resumão especial que o TechTudo preparou e entenda melhor essas tecnologias. 

Novo Raspberry Pi é ainda menor e mais barato que modelos anteriores

Saiba as diferenças ente os formatos de HDMI disponíveis no mercado (Foto: Creative Commons)Saiba as diferenças ente os formatos de HDMI disponíveis no mercado (Foto: Creative Commons)

Assim como no USB, os diferentes tipos de HDMI se sucedem de acordo com a evolução da velocidade de transmissão de dados. Assim, uma conexão HDMI 1.3 será mais “lenta” que uma 1.4, que por sua vez será inferior ao formato mais recente, a 2.0. Mas, no caso desse padrão de transmissão áudio e vídeo, a mudança fundamental está relacionada à largura de banda de transmissão de informações.

HDMI 1.3

O formato mais antigo e o primeiro a se popularizar no Brasil, o HDMI 1.3, é marcado por aumentar consideravelmente a largura de banda da versão anterior para 340 MHz, dobrando a velocidade máxima para mais de 10 Gbps. Foi também essa versão que implementou suporte a sincronia automática entre áudio e vídeo (lipsync).

Existe adaptador usb para cabo hdmi? Comente no Fórum do TechTudo.

As imagens transmitidas mantêm a resolução de 1080p, mas oferecem cores mais vivas e com taxas de bits por pixel maiores. Além disso, o HDMI 1.3 introduziu o suporte da tecnologia para conectores menores, o chamado mini HDMI.

As portas mini HDMI e micro USB ficam embaixo do tablet  (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Conexão mini HDMI foi introduzida pelo HDMI 1.3 (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

HDMI 1.4

O HDMI 1.4 mudou ligeiramente o formato dos conectores. Para tirar proveito das vantagens, é claro, os equipamentos conectados devem também suportar o novo padrão, que incluiu suporte a imagens 3D e 4K, gama de cores maior para reprodução de conteúdo criado digitalmente identificação do tipo de conteúdo de forma automática.

Outras mudanças dão conta de Internet por HDMI, de modo que um dispositivo off-line possa obter conexão à web por meio do cabo ligado a uma TV com Wi-Fi. Além disso, essa geração passou a suportar retorno de áudio entre Home Theaters e TVs, e deixa de lado a necessidade de mais um cabo de áudio. Foi aqui também a estreia do micro HDMI, ainda menor do que o “mini” e utilizado em celulares, por exemplo.

HDMI 2.0

A versão mais recente do padrão HDMI disponível no mercado não mudou o formato dos cabos usados pelo HDMI 1.4, mas trouxe várias vantagens para obter imagens melhores na televisão. Embora o 4K tenha sido suportado pela versão anterior, é só a 2.0 que permite máxima qualidade, com 50 ou 60 frames por segundo, ideal para jogos e transmissões de TV.

A velocidade em que os dados viajam aumentou muito para possibilitar esse avanço, saltando para 18 Gbps. O som também melhorou: a conexão aceita até 32 canais de áudio sem compressão. Somados ao suporte a controle remoto via HDMI, que permite usar um só controle para manejar vários aparelhos conectados, o HDMI 2.0 mostra que é a conexão via cabo do futuro.

TV da Panasonic é a primeira a usar a tecnologia HDMI 2.0 (Foto: Divulgação)TV da Panasonic foi a primeira a usar a tecnologia HDMI 2.0 (Foto: Divulgação/Panasonic)

Apesar de ainda serem poucos os que podem aproveitar as vantagens do HDMI mais recente, é cada vez mais simples saltar de uma versão para outra. A Sony, por exemplo, permite que todos os seus equipamentos com HDMI 1.4 sejam atualizados para a versão 2.0 via update de firmware. Ou seja, não é preciso trocar cabos nem TVs 4K de 2013 para assistir as séries em 4K da Netflix em resolução máxima.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe Dutra
    2017-10-27T18:18:25  

    "Ou seja, não é preciso trocar cabos nem TVs 4K de 2013 para assistir as séries em 4K da Netflix em resolução máxima." A smart tv já tem o Netflix, e nem utiliza portas HDMI.

    recentes

    populares

    • Felipe Dutra
      2017-10-27T18:18:25  

      e se você estiver utilizando um Chromecast?

  • Vanderson Galeno
    2018-01-10T18:40:09

    comprei um monitor com 1ms e 75Hz de atualização, pra funcionar com essas configurações o HDMI vai funcionar ou tenho que comprar um displayport? pq não encontrei esse cabo em nenhum lugar na cidade

  • Andre Azevedo
    2014-11-20T06:16:04  

    Mais uma "matéria" de estagiário... Bom assunto, péssimo desenvolvimento.. Conteúdo POBRE....

    recentes

    populares

    • Andre Azevedo
      2014-11-20T06:16:04  

      É, realmente...

    recentes

    populares

    • Andre Azevedo
      2014-11-20T06:16:04  

      Matéria fraca.

  • Rafael Cruzeiro
    2014-11-19T18:38:53  

    Então, hoje não é possível identificar qual a "versão" do cabo está sendo utilizado apenas olhando para o cabo (não, não existe descrição ao longo do cabo), mas apenas na embalagem e/ou sabendo o que está sendo transmitido por este. Mas o mais importante não é a "versão" em que o cabo se encontra, visto que o hardware que transmite os dados via o cabo é o diferencial. O cabo se resume, então, basicamente, à qualidade de sua construção. E, claro, nada disto foi informado pelo sr. redator desta matéria. Como muito bem dito aí embaixo: "Tópico interessante, conteúdo fraco."

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2014-11-19T18:38:53  

      Alexandre Oliveira, bom dia! Bem, tecnicamente, qualquer cabo a partir da versão 1.0 deveria possuir suporte à CEC. CEC nada mais é do que um recurso utilizado no cabo (um conector, entre os vários q este cabo possui) que faz com que os aparelhos "conversem" entre si. Não sei se já pode perceber, mas quando vc liga um aparelho, outro liga junto; ou quando vc liga o DVD, a TV automaticamente sintoniza a entrada onde este aparelho está conectado. Porém, não é apenas o cabo quem determina isto, visto q, como dito, tec. qualquer cabo possui esta "função". O que determina, então, é a..

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2014-11-19T18:38:53  

      ..compatibilidade entre os aparelhos. Primeiro, tais aparelhos devem possuir suporte a tal recurso. O seu caso, em que o pc não conecta à TV não deve ser por causa do CEC. Já tentou alterar a saída de vídeo do PC? Se for Win 8, na charm bar (aquela barra negra quando passa o mouse no lado direito da tela) possui a função "Dispositivos" e, dentro dela, a opção "Projetar". Acredito que isto possa resolver seu problema. P.S.: Se for um notebook, é bem possível que exista essa opção de "projetar" no seu teclado; normalmente "FX". Abraços!

  • Erisson Lima
    2015-03-24T22:53:51

    O cabo HDMI 1.4 tem compatibilidade com uma entrada 1.3?

  • Marcos Lima
    2014-11-19T20:08:03  

    poxa e eu esse tempo todo usando aqule aco amarelo,vermelho e branco na minha led...

    recentes

    populares

    • Marcos Lima
      2014-11-19T20:08:03  

      Este é o HDMI 0.001, kkkkk.

    recentes

    populares

    • Marcos Lima
      2014-11-19T20:08:03  

      Foi interessante voce não ter procurado saber "o que seria e pra que servia" aquela entrada atrás da sua TV nomeada HDMI...kkkkkk Cara seja mais curioso...pense nisso como uma critica construtiva...Flw.

  • Rafael Cruzeiro
    2014-11-19T07:24:58  

    Ok. Só faltou explicar como fazer pra distinguir um cabo do outro ou como sabemos qual versão que um determinado aparelho está utilizando.

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2014-11-19T07:24:58  

      Leonardo Rocha , temos conteúdo com hdmi 2.0 no mercado brasileiro, as novas tvs 4k's fabricadas em 2014 provavelmente virão com pelo menos 1 porta hdmi 2.0. Veja por exemplo as ultimas tvs da lg, a terceira porta (hdmi) possui esse padrão, e é fundamental para jogos, pois se tentar jogar em 4k com uma porta hdmi 1.4 o jogo sairá apenas com 30hz e ficará com um efeito ruim na tela (como se fosse uma linha passando)

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2014-11-19T07:24:58  

      Quem joga e utiliza tv como monitor utiliza Displayport que é bem superior.

  • Jander Gaspar
    2014-11-21T11:02:41

    Faltou colocar fotos de cada HDMI..."O HDMI 1.4 mudou ligeiramente o formato dos conectores????????

  • Leonardo Rocha
    2014-11-19T23:45:41

    Bla bla bla bla bla bla...Vamos ao que interessa, o HDMI 2.0 é melhor do que o DisplayPort 1.4?

  • Flamulambo
    2014-11-19T17:47:53

    Esta com mais duvida de que quando chegou aqui ... pergunta lá no Posta Ipiranga

  • Sergio Zenimori
    2014-11-19T16:08:20

    Gostaria de saber do Sr. Paulo Alves, o seguinte : Quando vc compra um cabo HDMI , na embalagem vem escrito "1.3" ou "1.4" Quero saber, qual é a diferença entre esses dois cabos. Grato !

  • Rodrigo Ferreira
    2014-11-19T14:16:18  

    da próxima vez explique como identificar os cabos,se possível !!!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Ferreira
      2014-11-19T14:16:18  

      Vem escrito/gravado ao longo do cabo a versão do HDMI

  • Emannuel Silveira
    2014-11-19T16:09:35

    Tópico interessante, conteúdo fraco.

  • Ivanci Alves
    2014-11-19T14:54:19

    Sugiro divulgarem apenas matérias completas e de qualidade. Quem recorre ao TechTudo pode ser um expert, um leigo ou alguém que conhece a existência da tecnologia e deseja conhecer seus detalhes. Eu me considero neste último grupo e, sinceramente, não tenho aumentado meu conhecimento sobre o que consulto no TechTudo. Por exemplo, estou necessitando comprar TV e compudador novos e HDMI é uma das minhas preocupações. Continuo preocupado, sem saber o que comprar com relação ao quesito HDMI. Para não ficar apenas nas críticas, informo que já li matérias boas aqui. Mas isso foi há muito tempo.

  • Sidnei Miranda
    2014-11-19T14:20:09

    Poucas informações sobre as diferenças, sem tabelas comparativas, ou seja, pouca qualidade técnica na descrição do objeto do artigo. Lamentável !

  • Alex Sales
    2014-11-19T12:00:30

    Esse TECH TUDO deveria se chamar TÁCOM-NADA, kkkkk

  • Iago Barreto
    2014-11-19T11:53:02

    Pelo que li no CNET, o HDMI 2.0 é uma mudança no hardware... Então provavelmente, os cabos antigos servem. O cabo não muda nada, você só precisa de um aparelho que transmita o protocolo 2.0 e uma TV que recepcione no formato 2.0! Acho que se o cabo for de qualidade, está tudo ok! Abraço, Bora Vitória! Hoje 2x0 no coxa! SRN!

  • Jonathan Cruz
    2014-11-19T11:40:48

    sim os conectores sao iguais o que muda e a velocidade

  • Geraldo Gomes