09/11/2014 07h01 - Atualizado em 09/11/2014 07h01

Retrovisor inteligente roda Windows, indica trajetos e ajuda a estacionar

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O SmartNav 5 é um equipamento que transforma o espelho retrovisor em um display smart, repleto de funções. Dentre as suas principais funções, destacam-se o navegador GPS, o velocímetro e os seus sensores para estacionar. Apresentado durante a SEMA, feira automotiva dedicada a fabricantes de auto-peças e equipamentos automotivos, ele venceu o prêmio de melhor dispositivo eletrônico móvel do evento.

Aparelho integra movimentos das mãos à realidade virtual do Oculus Rift

SmarNav 5 leva o navegador GPS para dentro do espelho retrovisor (Foto: Reprodução/Wayne Cunningham/CNet)SmarNav 5 leva o navegador GPS para dentro do espelho retrovisor (Foto: Reprodução/CNet)

O dispositivo foi concebido em dois formatos: como substituto dos espelhos retrovisores dos veículos, ou como um tipo de tela, colocada sobre o espelho. Independente da versão, o motorista precisará ligar o equipamento na tomada de 12 volts do carro. O aparelho roda o Windows CE e projeta uma tela de cinco polegadas no espelho.

Para não obstruir completamente a visão do que está atrás, o SmartNav 5 projeta as informações num aspecto translúcido. Caso deseje, o motorista pode alterar a aparência da projeção para ressaltar ainda mais as imagens refletidas pelo espelho comum.

O pequeno computador com Windows CE é capaz de rodar aplicativos GPS, como o iGo. Há uma pequena câmera de vídeo, voltada para a frente do carro, desenvolvida para captar imagens de acidentes. Há uma estrutura semelhante montada para captar imagens de incidentes na parte traseira do carro. Essa câmera, inclusive, pode ser acionada para exibir imagens no espelho retrovisor na hora de manobrar o veículo.

Espelho usa os sensores GPS para mostrar a velocidade em tempo real (Foto: Reprodução/Wayne Cunningham/CNet)Espelho usa sensores GPS para mostrar velocidade em tempo real (Foto: Reprodução/CNet)

Outro recurso é o sensor posicionado na frente do veículo, capaz de detectar radares de detecção de velocidade. Sempre que detecta um radar policial no caminho, o SmartNav 5 avisa o motorista. A informação é registrada num banco de dados do sistema, que passa a recordar os pontos onde os radares estão localizados sempre que o condutor se aproxima deles. O dispositivo é acompanhado de uma tela touch em que o usuário pode digitar endereços para navegação via GPS.

Qual o melhor aplicativo para Rastreamento antifurto? Comente no Fórum do TechTudo.

O sucesso do dispositivo parece estar encaminhado, graças ao bom desempenho durante a SEMA. O SmartNav 5 ainda não tem preços e disponibilidade divulgados pela fabricante, a App-Tronics.

Via CNet

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Correia
    2014-11-15T12:34:49

    Sensor de radar?! E por acaso não sabem que esse tipo de "anti-radar" é proibido no Brasil? Os radares dos policias também detectam esse tipo aparelho, aí a dor de cabeça e a multa vão ser grande...

  • Miseravão
    2014-11-09T12:46:17  

    O bom e velho espelho é mais barato e tem menos poluição visual.

    recentes

    populares

    • Miseravão
      2014-11-09T12:46:17  

      :-O