13/11/2014 16h00 - Atualizado em 13/11/2014 16h00

Sony comemora os 20 anos do PSOne com vídeo especial e nostálgico

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O PlayStation One completa 20 anos no próximo dia 3 de dezembro, mas a Sony já começou a comemorar o aniversário de seu primeiro console. Em um vídeo especial que lembra, bem rapidamente, toda a história da linha PlayStation, incluindo alguns aparelhos quase esquecidos, como o PocketStation e o PSPgo.

Conheça a história do PlayStation, o console que revolucionou a indústria

PSOne completa 20 anos e Sony relembra a marca PlayStation (Foto: Divulgação)PSOne completa 20 anos e Sony relembra a marca PlayStation (Foto: Divulgação)

O PSOne deve ser lembrado em grande estilo pela Sony ao longo dos próximos dias, até a data de seu aniversário, já que ele foi o responsável por grandes mudanças no mercado, como a popularização do CD-Rom como mídia para jogos, e também por alcançar o número de 100 milhões de unidades vendidas – o primeiro aparelho a obter este feito.

Lançado no Japão e 1994, o PSOne chegou aos EUA apenas em 9 de setembro de 1995, e no dia 29 do mesmo mês na Europa. Outros países da Ásia receberam o videogame apenas em 1996. No Brasil ele não chegou a ser vendido oficialmente, apenas em importadoras, e a Sony só trouxe um console oficialmente para cá em 2009, a partir do PS2.

No vídeo de 20 anos, é possível notar vários clássicos de PSOne em destaque, entre eles Final Fantasy 7, Parappa The Rapper e Tekken 3, além de games que saíram em seus sucessores. Confira:


PS4, Wii U ou Xbox One: qual sua escolha?
 Comente no Fórum do TechTudo. 

Via Polygon

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Ribeiro
    2014-11-13T21:47:16

    os camelôs faziam a festa kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • André
    2014-11-13T18:50:49  

    Pra mim, os melhores jogos do PS1: Gran Turismo 1 e 2; Resident Evil 1, 2 e 3; Silent Hill, Medal of Honor, Tony Hawk's 1, 2, 3 e 4; Tekken 3; Driver 2; Dino Crisis; Winning Eleven 3 (PES);

    recentes

    populares

    • André
      2014-11-13T18:50:49  

      quem perguntou alguma coisa pra vocês?

    recentes

    populares

    • André
      2014-11-13T18:50:49  

      P Henrique, É a internet cara, tudo é passivo a ser opinado. kkk

  • Carlos Manuel
    2014-12-03T14:16:19

    PSone melhor em jogos em 3D. Sega Sautrn anos luz na frente em jogos em 2D. Uma das melhores disputas do mundo dos games até a Sega fazer besteira

  • Marcos Macena
    2014-11-13T20:32:43  

    mas não supera o lendario SUPER NITENDO o melhor video game de todos os tempo.

    recentes

    populares

    • Marcos Macena
      2014-11-13T20:32:43  

      Segura o Mega Drive brother. ;)

  • Izanami
    2014-11-13T21:26:58  

    Se eu não tivesse vendido meu ps1, provavelmente, ainda estaria funcionando. Ótima qualidade. O PS4 não durou 1mês. Disso a Sony não quer falar...

    recentes

    populares

    • Izanami
      2014-11-13T21:26:58  

      Isso é indiscutível, quanto mais para trás as gerações dos consoles mais resistente eram. Agora placa que superaquece entorta inutiliza consoles, leitor óptico que com muito uso tem que ser tocado, são inúmeros problemas que dão e podem acabar com a brincadeira. Coisa que os consoles e cartuchos antigos não tinham, um cartucho para ser inutilizado só se mergulhasse ele na água do mar e oxidar, mesmo assim ainda levava um tempo pra dar a zica.

    recentes

    populares

    • Izanami
      2014-11-13T21:26:58  

      cara lembro que meu ps1 se o cd desce pau so era coloca o game de lado que voltava a pegar kkk

  • Felipe Souza
    2014-11-14T08:09:43  

    PS1 revolucionou.. eu considero ele uma mudança de ERA. me perdoem os amantes de outras franquias, mas antes de PS1 só existia a Nintendo .. considero que o PS1 teve o msm sucesso que o Super Nintendo na época em que foi lançado. .dois mitos! não só pela qualidade dos jogos, mas pela quantidade de jogos também!

    recentes

    populares

    • Felipe Souza
      2014-11-14T08:09:43  

      É verdade, mas também o PS4 ta me surpreendendo muito, quem tem sabe o que to falando, o hardware ta muito expressivo, eu digo que após o PS1 o PS4 ta vindo com inovação tecnológica muito boa.

    recentes

    populares

    • Felipe Souza
      2014-11-14T08:09:43  

      pra mim o mega drave eo master system tambem estao entrs os melhores de todos o tempo.

  • Marcos Macena
    2014-11-13T20:33:40  

    lembro do futebom do play 1 ronaldo e roberto carlos no ataque era corta e chuta rsrsrs, o joga acabava 8 a 7 kkkkkk

    recentes

    populares

    • Marcos Macena
      2014-11-13T20:33:40  

      cara parabéns era isso mesmo zidane tinha cola no pé

    recentes

    populares

    • Marcos Macena
      2014-11-13T20:33:40  

      Anderson Lima se lembro que na epoca que eu joguei a primeiras vez achei aquele futebol fantastico.

  • Alisson Santos
    2014-11-13T23:56:18  

    Eu lembro que meu pai me prometeu um PS1 se eu passasse de ano. Tirei 10 em quase todas as matérias e não ganhei. Fiquei tão decepcionado que eu odeio estudar até hoje.

    recentes

    populares

    • Alisson Santos
      2014-11-13T23:56:18  

      kkkkkkkkkkkk

  • Elcio
    2014-11-14T10:49:44

    Foi o Ps1 que ditou como jogos deveriam ser criados,foi revolucionário,mais até que o super nintendo :)

  • Carlos Pinto
    2014-11-13T19:04:18  

    Pena que o PS4 foi um verdadeiro fiasco de venda, senão a festa seria maior.

    recentes

    populares

    • Carlos Pinto
      2014-11-13T19:04:18  

      Guilherme Silva concluindo. Pq diabos eu ia querer aparecer em cima de anônimo no G1??? hahaha cara q pensamento patético e medíocre. Discuti com vc civilizadamente agora se vai partir pro lado pessoal por causa de VIDEOGAME fera te deixo ai falando sozinho.

    recentes

    populares

    • Carlos Pinto
      2014-11-13T19:04:18  

      Qnd vc comprar um, não será mais fiasco ok!!!!

  • Bruno Costa
    2014-11-14T12:00:48

    Nessa época meus pais me davam 1 real para eu passar a tarde jogando e deixar eles namorarem um pouco!!! kkkkkk

  • Leonardo Albuquerque
    2014-11-13T16:45:37  

    Sony podia comemorar 20 anos de PSONE com lançamentos de jogos pro Ps4 que ta precisando Huehuheuheuheu

    recentes

    populares

    • Leonardo Albuquerque
      2014-11-13T16:45:37  

      Não entendi por que negativaram o comentario do David. Ele só contou uma realidade, de que o Xbox One ta tendo varios jogos saindo nesse fim de ano e pro ano que vem. Ele não disse que um era melhor que o outro. Esses fanboys são um câncer....

    recentes

    populares

    • Leonardo Albuquerque
      2014-11-13T16:45:37  

      Huahuahuah sim foi mal ai o erro ortográfico

  • Luan Diego
    2014-11-14T11:15:38

    QUEM JA JOGOU PEPSI MAN

  • Leandro Machado
    2014-11-14T09:57:03

    Gostava do Syphon filter!

  • Marcelo Moura
    2014-11-14T09:21:16

    obrigado nintendo por ter nos dado o playstation

  • Jean Carlos
    2014-11-14T05:46:56  

    Tem um dos melhores RPGs de todos os tempos que já joguei, XENOGEARS!!!

    recentes

    populares

    • Jean Carlos
      2014-11-14T05:46:56  

      Sempre quis jogar. Ainda jogarei!

  • Daniel Vack
    2014-11-14T09:10:13

    quando vi resident 1 gozei no estilo "squirt"

  • Saulo Silva
    2014-11-14T08:56:59

    Graças a Deus eu guardei o meu PS ONE e hj sou feliz, podendo jogar clássicos no clássico, nada melhore que zerar FF7 no PS.

  • Silvestre Gnaccarini
    2014-11-14T08:01:06

    Era um tempo que a criatividade superava a tecnologia e os efeitos, hoje é tudo Merchandising

  • Fluminense Stjd
    2014-11-14T05:28:51

    Vídeo ótimo! Joguei muito PS2...

  • Dono Verdade
    2014-11-14T00:32:14  

    RE 1,2,e 3, os melhores da série até hoje,Silent Hill,Dino Crisis e Parasite Eve 2 tbm eram ótimos.

    recentes

    populares

    • Dono Verdade
      2014-11-14T00:32:14  

      Acrescentaria a esses Alone in the Dark - The new nightmare

  • Guilherme Silva
    2014-11-13T18:48:59

    Jogava muito PS1... Crash Bandicoot, Winning Eleven, Medal of Honor, Resident Evil 3, Tekken 3, The King of Fighters 99, Street Fighter, Nascar Rumble, Test Drive 6, Marvel vs Capcom, Marvel vs Street Fighter, Campeonato Brasileiro de 2004/2005, Drive, e muitos outros...

  • Edson .
    2014-11-13T23:23:35

    Eu tenho, funciona perfeitamente e meu filho de 3 anos adora. Já fuçou em tudo e funciona perfeitamente. Só elogios, assim como ao Nintendo wii.

  • Fábio
    2014-11-13T21:56:18

    Melhor console de todos os tempos.

  • Leonardo
    2014-11-13T21:41:39

    Eu comprei ontem o meu PS1 e nem sabia da data, que coincidência. Agora tenho toda a família: PS1, PS2, PS3 e PS4