Internet

17/11/2014 17h45 - Atualizado em 17/11/2014 17h55

Spotify lança ferramenta para ajudar usuários a encontrar novos artistas

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Spotify tornou mais fácil conhecer as influências de seus artistas favoritos. A nova ferramenta Artist Explorer permite a qualquer pessoa procurar por cantores, cantoras e bandas para descobrir outros artistas similares. Acessível pelo desktop, o recurso também oferece busca de artistas por gênero.

Spotify lança Connect: escute música no PC, mas gerencie pelo celular

Artist Explorer é ferramenta do Spotify que permite descobrir artistas similares (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Artist Explorer é ferramenta do Spotify que permite descobrir artistas similares (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Para usar, basta entrar na página do Artist Explorer e digitar o nome do artista ou um gênero no campo apropriado. A partir daí, a tela mostrará os famosos em círculos, e ao clicar sobre um deles, você verá outros dez nomes que têm um estilo de som similar. A navegação é feita com zoom para dentro ou para fora usando o mouse ou trackpad do notebook.

Uma busca por Elvis Presley, por exemplo, abrirá uma chave com Frank Sinatra, Johnny Cash, Ray Charles e Chuck Berry. Ao clicar em um deles, outros dez aparecerão, e assim por diante.

Baixar músicas no app Spotify gasta a memória do celular? Veja no Fórum do TechTudo. 

É possível também ouvir trechos de músicas ao passar o mouse sobre os títulos na barra lateral. Esse mesmo menu mostra um ranking de popularidade do artista selecionado, além de configuração de biografia, gêneros relacionados, quantidade de artistas similares a serem mostrados por item, e uma opção para desabilitar a reprodução de música.

Barra lateral mostra popularidade e principais faixas do artista (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Barra lateral mostra popularidade e principais faixas do artista (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Embora o app do Spotify já permita descobrir artistas novos, é a primeira vez que a experiência se torna tão gráfica. Mas o projeto ainda é experimental, e seu desenvolvimento depende também de desenvolvedores independentes, já que o código é aberto e está disponível no repositório Github.

Via Twitter

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares