15/11/2014 09h30 - Atualizado em 15/11/2014 09h30

Veja as diferenças entre Messenger e Hangouts, os mensageiros do Google

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Google lançou o Messenger, um aplicativo para troca de mensagens SMS e MMS. Muitas pessoas podem acreditar que, de certa forma, ele vai rivalizar em alguns pontos com o Hangouts, outro serviço mensageiro da empresa. Entretanto, os dois possuem funções e objetivos bem diferentes. Saiba a diferença entre os apps e entenda por que eles não concorrem um com o outro.

Veja como usar o Messenger, novo app do Google para troca de mensagens

Messenger e Hangouts até se parecem um pouco, mas têm funções diferentes (Foto: Divulgação)Messenger e Hangouts até se parecem um pouco, mas têm funções diferentes (Foto: Divulgação)

O motivo básico para isso é simples. O Hangouts é um mensageiro online, como por exemplo o WhatsApp e o Facebook Messenger. Ele permite fazer ligações, chamadas com vídeo, além de conversas por texto, e compartilhamento de conteúdo multimídia – sem cobrar nada por isso.

Enquanto o Messenger, por outro lado, é uma ferramenta exclusiva para SMS e MMS. Aquelas mensagens mais “tradicionais”, antigas, que são cobradas pelas operadoras. Somente dá uma repaginada neste tipo de conversa, deixando-a mais parecida com o que, justamente, é oferecido pelos mensageiros novos.

Google Messenger (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Messenger é o novo mensageiro do Google (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


O Hangouts também permite o envio de SMS e de MMS, mas não é o seu foco principal, e ele conta com uma série de outras funcionalidades. O Messenger não, ele é exclusivo para isso. Outra diferença é que o Hangouts é multiplataforma – disponível também para iOS, por exemplo. Já o Messenger é somente para Android.

Como compartilhar sua localização no Hangouts para celular? (Foto: Marvin Costa/TechTudo) (Foto: Como compartilhar sua localização no Hangouts para celular? (Foto: Marvin Costa/TechTudo))Hangouts é o mensageiro multiplataforma do Google (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

O Hangouts veio para aposentar o WhatsApp? Opine no Fórum do TechTudo

Outra diferença básica: no Hangouts, o importante é a sua conta Google. Você poderá adicionar seus amigos e falar somente com eles. No Messenger, não. Ele depende de números de telefones, e não há uma lista de amigos a quem sua comunicação pode se restringir. Nele, aparecem mensagens dos contatos da agenda e também de outros números.

Resumidamente, no geral, eles não são concorrentes. Pelo contrário: podem até ser uma dupla que se completa. O Messenger melhora o seu sistema de SMS e MMS. Por outro lado, o Hangouts oferece para o usuário mais opções de comunicação com seus amigos. O melhor de tudo é que ambos são de graça.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alisson Santos
    2014-11-15T12:20:39

    Esse aplicativo de mensagens SMS é interessante, principalmente agora que as operadoras vão cortar o acesso a internet ilimitada. Muita gente vai voltar para o bom e velho SMS em vez de comprar pacotes de dados adicionais.