23/11/2014 04h00 - Atualizado em 23/11/2014 04h00

World of Warcraft faz 10 anos: confira a história da franquia de sucesso

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

World of Warcraft completa 10 anos de lançamento em 23 de novembro. Anunciado ainda durante o lançamento de Warcraft 3, o MMORPG da Blizzard para PC foi recebido com certo receio por parte dos fãs, mas bastou chegar ao mercado para fixar o seu sucesso e se tornar um fenômeno pop. Hoje, o jogo é tão influente que já apareceu em outras mídias, inspirou outros títulos, livros e possui até mesmo jogadores famosos. Confira algumas curiosidades e relembre sua história.

Blizzcon 2014: fãs enfrentam fila de 3 horas para comprar lembranças

World of Warcraft completa 10 anos em 2014 (Foto: Divulgação)World of Warcraft completa 10 anos em 2014 (Foto: Divulgação)

Os números do sucesso

World of Warcraft foi lançado em 2004. Ele já conta com cinco expansões, incluindo a recente, Warlords of Draenor, e milhões de jogadores no mundo todo. Ele é jogado em 244 países ao redor do globo, com mais de 100 milhões de usuários, somando todos que já passaram pelo game, ao longo de sua história.

World of Warcraft está em 244 países no mundo todo (Foto: Divulgação)World of Warcraft está em 244 países no mundo todo (Foto: Divulgação)

Apesar de ter sido lançado de forma tímida pela Blizzard, WoW, como também é chamado, foi um sucesso instantâneo. Em sua primeira semana ele já contava com 700 mil usuários registrados, algo que nem os próprios funcionários da empresa esperavam. O sucesso é tanto que, hoje, os fãs geram tanto conteúdo que a própria “Wiki World of Warcraft” é a segunda maior enciclopédia online do mundo, com mais de 100 mil páginas de conteúdo, perdendo apenas para a Wikipédia.

As celebridades de WoW

World of Warcraft é tão famoso e tão viciante, que até celebridades da música e cinema jogam, e jogam bem, com personagens de nível alto e poderosos. Entre eles estão a atriz Mila Kunis (Cisne Negro), Henry Cavill (O Homem de Aço), Jaden Smith (Karatê Kid) e até Vin Diesel (Velozes & Furiosos).

Em propaganda de WoW, Ozzy Osbourne quer ser o príncipe das trevas (Foto: Reprodução/YouTube)Em propaganda de WoW, Ozzy Osbourne quer ser o príncipe das trevas (Foto: Reprodução/YouTube)

Na verdade, as celebridades em WoW são uma característica tão marcante que algumas delas foram utilizadas pela Blizzard em comerciais oficiais para o game, caso do roqueiro Ozzy Osbourne, onde ele brinca ser “o príncipe das trevas”, e arruma briga com o Rei Lich, o “verdadeiro príncipe das trevas” dentro do jogo.

No Brasil

O game chegou oficialmente ao Brasil apenas em 2011, sete anos depois de seu lançamento original. Mas, ainda assim, a Blizzard fez de tudo para proporcionar a melhor experiência ao jogador brasileiro, oferecendo pagamento em moeda local mais barato do que em dólar e também uma localização completa em nosso idioma. E, caso você não saiba, a ligação de WoW com o Brasil é ainda maior, já que ele faz uso da “LUA”, uma linguagem de programação criada por aqui, pela PUC-Rio.

WoW abriu as portas para o Brasil em 2011 (Foto: Divulgação)WoW abriu as portas para o Brasil em 2011 (Foto: Divulgação)

No total, mais de 4 milhões de palavras foram traduzidas, total que ultrapassa a tradução em português de livros como O Senhor dos Anéis e Harry Potter, somados. A dublagem levou mais de 200 horas de trabalho em estúdio e contou com diversos dubladores, em centenas de personagens. Vale lembrar que os servidores do game também são por aqui, o que facilita a jogatina.

Homenagens diversas

Além de contar com a participação de artistas, World of Warcraft já rendeu homenagens espontâneas em outras mídias. A mais famosa delas está no episódio “Make Love, Not Warcraft”, de South Park, onde os personagens do desenho entram em uma aventura épica para buscar uma espada mística – com muito humor negro e piadinhas para cima dos jogadores de WoW, claro.

WoW já foi tema de piada e homenagem em South Park (Foto: Divulgação)WoW já foi tema de piada e homenagem em South Park (Foto: Divulgação)

World of Warcraft também fez outras aparições em forma de homenagem em seriados e até gibis, caso de The Big Bang Theory, onde o game vive sendo tema de piadas nerds, ou a revista da Turma da Mônica Jovem, onde temos o “World of Animecraft”, com uma clara referência ao MMO da Blizzard.

Em outras mídias

Após fazer sucesso nos computadores e ganhar expansões, era a hora de World of Warcraft chegar em outras mídias. Há muito tempo a Blizzard investe em adaptações para livros e quadrinhos com sua aventura mais famosa, e alguns deles já foram lançados no Brasil, com mais de 50 mil exemplares vendidos por aqui.

Livros e gibis de WoW já foram lançados no Brasil (Foto: Divulgação)Livros e gibis de WoW já foram lançados no Brasil (Foto: Divulgação)

Miniséries em quadrinhos, sagas especiais, encadernados e outros produtos também já saíram por aqui. No total, cinco livros já foram lançados em português e mais de 10 gibis também foram disponibilizados, em, pelo menos, duas editoras diferentes. E não esqueça que WoW também vai invadir os cinemas, com um filme programado para estrear em 2016, com o diretor Duncan Jones (Contra o Tempo) no comando.

Entre expansões, personagens épicos

World of Warcraft possui um panteão com inúmeros personagens marcantes, alguns originários da saga original – Warcraft, do 1 ao 3 e expansões -, outros totalmente originais em relação a WoW. Arthas, Illidan, Jaina, Thrall, Deathwing, são tantos heróis, vilões, reis, tiranos e outras figuras que fica difícil listá-los por completo. Todos são figuras importantes no enredo e desenvolvimento do game.

Cataclysm foi uma das expansões de WoW (Foto: Divulgação)Cataclysm foi uma das expansões de WoW (Foto: Divulgação)

O que importa é que, a cada expansão, a Blizzard continua seguindo com a história do mundo de Azeroth. Por exemplo, a primeira delas, The Burning Crusade, trouxe o retorno da Burning Legion, um exército de demônios que foram derrotados em Warcraft 3. Já em Cataclysm vimos o ataque do gigantesco aspecto dragão Deathwing, que mudou diversos locais em Azeroth. Mists of Pandaria, por sua vez, introduziu os Pandaren, raça de pandas, como personagens jogáveis. Já Warlords of Draenor retorna às raízes, e mostra uma grande guerra que ocorre contra a Horda de Ferro, unindo as forças de diversos povos.

BlizzCon

A BlizzCon é um evento geral da Blizzard, nos EUA, onde ela mostra novidades sobre todos os seus jogos. Talvez seja seguro dizer que ela nasceu com o sucesso de World of Warcraft e com seu desenvolvimento. A primeira edição ocorreu em 2005, um ano após o lançamento do game, e foi também palco de testes e detalhes da primeira expansão, The Burning Crusade.

BlizzCon, o evento oficial da Blizzard (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)BlizzCon, o evento oficial da Blizzard (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Hoje, em sua oitava edição, a BlizzCon já é um evento fixo e clássico da Blizzard, ainda que não seja necessariamente anual. Em sua última edição, a empresa comemorou os 10 anos de World of Warcraft e também os 20 anos de Warcraft como série, com diversas homenagens e referências, incluindo um documentário, “World of Warcraft: Looking for Group”, disponível gratuitamente no site oficial do jogo.

O futuro

World of Warcraft ainda tem um longo caminho pela frente. Apesar de sempre apresentar alguma dificuldade, como a perda de assinantes após tantos anos, o jogo recebe novidades constantemente, como forma de manter seu público aquecido e animado com o que surge a cada atualização. Além das expansões, a Blizzard sempre promove mudanças em WoW, para que seu game mais popular, e o MMO mais famoso do mundo, continue crescendo cada vez mais.

Quais os melhores jogos com tela dividida para o PC? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Arley Fonseca
    2014-11-23T10:14:56  

    Sem dúvida o melhor MMORPG de toda a história.

    recentes

    populares

    • Arley Fonseca
      2014-11-23T10:14:56  

      Concordo