01/11/2014 10h00 - Atualizado em 01/11/2014 10h00

Xbox 360: relembre os melhores jogos exclusivos para o console

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

O Xbox 360 é um dos consoles de videogame mais vendidos no Brasil. Bastante popular entre os gamers que preferem jogos multiplataforma, o “360″ também teve sua fatia de jogos exclusivos. Muitos deles acabaram sendo portados para outros sistemas, mas os jogos a seguir, só podem ser jogados neste console. Confira!

Xbook Duo traz versão portátil que unifica Xbox One e Xbox 360 em 'laptop'

O Xbox 360 ainda receberá muitos lançamentos nos próximos meses. (Foto: Reprodução/Wikipedia) (Foto: O Xbox 360 ainda receberá muitos lançamentos nos próximos meses. (Foto: Reprodução/Wikipedia))O Xbox 360 ainda receberá muitos lançamentos nos próximos meses. (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Forza Motorsport 3

A série Forza Motosport é literalmente um dos carros chefes do Xbox 360. Com seu realismo gráfico, aliado a uma jogabilidade que mescla simulação e arcade racing, a série debutou no primeiro console da Microsoft, mas ganhou visibilidade no segundo console da empresa.

Forza 3 chegou antes e melhor que o rival Gran Turismo 5 (Foto: Divulgação)Forza 3 chegou antes e melhor que o rival Gran Turismo 5 (Foto: Divulgação)

O grande salto da série foi em Forza Motosport 3, game que chegou um ano antes do “rival” Gran Turismo 5 para PlayStation 3. Corrigindo alguns erros do jogo anterior, a produtora Turn 10 Studios entregou um game com jogabilidade refinada, com bastante conteúdo para os aficionados por simulação, mas também contendo elementos que atraíam jogadores casuais como assistências, muita possibilidade de customizações e vários níveis de dificuldade.

Blue Dragon

Lançado em 2007, Blue Dragon é talvez, o JRPG (RPG Japonês) que você mais sentirá a falta em outras plataformas. Criado por um time de peso, com nomes como, Hironobu Sakaguchi, criador de Final Fantasy, Akira “Dragon Ball Z” Toriyama e Nobuo Uematsu, Blue Dragon é uma aventura incrível, dividida em três DVDS, e que rendeu até mesmo em uma animação para TV.

Blue Dragon é a união de mentes criativas dos RPGs japoneses (Foto: Divulgação)Blue Dragon é a união de mentes criativas dos RPGs japoneses (Foto: Divulgação)

O jogo narra as aventuras de Shu, um garoto que tem sua vila atacada todo ano por criaturas que surgem em nuvens roxas no céu. Depois de engolir uma esfera, Shu e seus amigos, descobrem o poder das sombras. Blue Dragon tem batalhas em turnos que envolvem um nível maior de estratégia do que outros jogos do gênero, pois há a possibilidade de incluir outros inimigos próximos.

Na comparação com jogos de JRPG, Blue Dragon talvez possa não agradar pelos gráficos, que não fazem uso da famosa técnica “Cel shading”, capaz de “transformar” polígonos em desenho animado, recurso bastante popular em jogos atuais desse gênero.

Lost Odyssey

Outro exclusivo para Xbox 360 que Hironobu Sakaguchi, criador de Final Fantasy, trabalhou foi Lost Odyssey. No comando de Kaim, um jovem que descobre-se imortal, o jogador embarca em uma aventura cheia de reviravoltas. O game segue à risca os clichês dos RPGs orientais, como combates em turnos e vastos cenários para explorar.

Criador de Final Fantasy trabalhou em RPGs para o Xbox 360, como Lost Odyssey (Foto: Divulgação)Criador de Final Fantasy trabalhou em RPGs para o Xbox 360, como Lost Odyssey (Foto: Divulgação)

Focado em seu enredo, Lost Odyssey, cativa mais o jogador pela sua história do que necessariamente pelos gráficos. O estilo visual do jogo pode desagradar alguns, por não apostar em personagens andróginos, ou com cortes de cabelos malucos.

No campo da jogabilidade, o diferencial é o “Ring System”, um sistema de parece um “Quick Time Event”, mas possui uma variedade grande em sua construção e possibilita montar golpes especiais incríveis.

Fable 2

Caso JRPG não seja o seu gênero favorito, o próximo jogo da nossa lista talvez lhe agrade mais. Fable 2 é um jogo de ação e RPG criado pelo Lionheart Studios, cujo designer principal era ninguém menos que Peter Molyneux. Bastante conhecido por fazer games fora do padrão, em Fable 2, é possível perceber muitos traços deste designer no foco na interatividade.

Explorar o mundo de Aion é muito divertido e pode ser feito até em modo cooperativo (Foto: Divulgação)Explorar o mundo de Aion é muito divertido e pode ser feito até em modo cooperativo (Foto: Divulgação)

Embora a história principal se apresente deveras simples, são nas interações com os outros personagens que a magia de Fable acontece. As escolhas têm impacto direto na evolução do jogo como um todo.

Há um menu de opções para “dialogar” com os outros personagens das cidades o que possibilita até casar e ter filhos em Fable 2. Com uma proposta ousada, este é um game que recompensa o jogador pela exploração do seu conteúdo e não apenas por seguir a história principal.

Banjo Kazooie Nuts & Bolts

Diferente dos outros jogos da série, Banjo Kazooie Nuts & Bolts traz uma jogabilidade que talvez não agrade quem jogou os outros games da franquia da Rare. O game possui uma proposta inusitada, que se baseia na utilização de veículos para resolver desafios. Cabe ao jogador criar veículos de todos os tipos, terrestres, aéreos e até aquáticos, com o objetivo de cumprir missões e coletar itens.

Banjo Kazooie Nuts & Bolts tem jogabilidade diferente e conceito inovador (Foto: Divulgação)Banjo Kazooie Nuts & Bolts tem jogabilidade diferente e conceito inovador (Foto: Divulgação)

Banjo Kazooie Nuts & Bolts é muito bonito, mas sua jogabilidade não agradou quem esperava um jogo de plataforma clássico. Além disso, Nuts & Bolts tem dois problemas maiores, é um jogo muito difícil e muito extenso. Um caso típico de “ame ou odeie”.

Project Gotham Racing 3

Outro jogo de corrida bastante popular no comecinho da sétima geração de consoles foi Project Gotham Racing 3. Enquanto Forza investia em simulação, PGR3, como era popularmente conhecido, investia totalmente na diversão descompromissada do gênero arcade racing, algo mais voltado para jogadores casuais.

Game de corrida tem foco no gênero Arcade Racing (Foto: Reprodução  / Youtube)Game de corrida tem foco no gênero Arcade Racing (Foto: Reprodução / Youtube)

Apesar dos controles simples, PGR3 também é recomendado para quem é bom no volante, pois ao desabilitar as assistências, os carros adquirem maior velocidade e podem fazer curvas mais arriscadas. O sistema de KUDO’s é o destaque do jogo. Nesse sistema, o jogador acumula pontos ao jogar bem. Conseguir essas pontuações é uma das partes mais divertidas de PGR3.

Dance Central

Apesar de não fazer o estilo de muitos jogadores hardcore, jogos como Dance Central e Dance Central 2 foram responsáveis pelo “boom” de vendas do bundle Xbox 360 + Kinect. Embora o acessório para reconhecer movimento tenha suas falhas, ele é o “controle” ideal para jogos de dança.

Jogos de dança como Dance Central alavancaram as vendas do Kinect (Foto: Divulgação)Jogos de dança como Dance Central alavancaram as vendas do Kinect (Foto: Divulgação)

Item obrigatório nas festinhas na casa de amigos, o Kinect é um dos responsáveis pela volta dos jogos de dança nos consoles caseiros. Enquanto em outras plataformas os jogadores precisam segurar dois controles, no Xbox 360 é preciso apenas estar na frente do aparelho, e em Dance Central 2, até quatro jogadores podiam dançar do Kinect.

Dead Rising

O primeiro Dead Rising pode ser jogado apenas no Xbox 360. No comando de Frank West, um jornalista e fotógrafo, o jogador tem que matar milhares de zumbis dentro de um shopping. Com uma proposta que fugia dos jogos de terror, Dead Rising surpreendeu pela liberdade e possibilidade de interações. No game, é possível entrar nas lojas e pegar qualquer item para matar os zumbis. Desde latas de lixo até bolas de futebol.

Dead Rising é um jogo de zumbis sem o menor compromisso de amedrontar você (Foto: Divulgação)Dead Rising é um jogo de zumbis sem o menor compromisso de amedrontar você (Foto: Divulgação)

De sério, Dead Rising não tem nada. O game é cheio de humor negro, violência desnecessária e muito sangue jorrando pela tela. Não estranhe, por exemplo, ao picotar zumbis com um cortador de grama. Dono de um enredo simples, Dead Rising cativa pela sua jogabilidade maluca com grande possibilidade de interação, um dos primeiros jogos do Xbox 360 a apresentar o potencial do console.

Gear of War 2

Gear of War 2 é o título que não pode faltar na coleção dos donos de Xbox 360. Demonstrando grande parte do poder de processamento do videogame da Microsoft, o game de tiro em terceira pessoa sobre invasão alienígena pode até ter história clichê, mas investe em um roteiro bem amarrado e ação intensa para manter o jogador preso à narrativa.

Gear of War 2 é um jogo imperdível para quem gosta de ficção científica (Foto: Divulgação)Gear of War 2 é um jogo imperdível para quem gosta de ficção científica (Foto: Divulgação)

Ao manter as mesmas mecânicas do jogo anterior, Gear of War 2 investe no caos de batalhas que misturam combates corpo a corpo com tiroteio à distância. O grande destaque sãos os comandos, que em certos momentos faz o jogador pensar que o controle do Xbox 360 foi criado especialmente para o jogo. Com uma ótima direção de arte, Gear of War 2 é um dos jogos mais importante da franquia.

Halo Reach

O jogo de despedida da Bungie, ex-produtora oficial da série Halo, Reach traz tudo que a série tem de melhor. É um dos mais bonitos da série, com belos gráficos e ótima fotografia do espaço nas cenas não interativas. Apesar de não estarmos na pele do protagonista da série, Halo Reach apresenta um sistema interessante de customização de personagens, onde o jogador pode escolher até o sexo do seu Spartan.

Série Halo é a série de jogos de tiro em primeira pessoa mais importante do Xbox 360 (Foto: Divulgação)Série Halo é a série de jogos de tiro em primeira pessoa mais importante do Xbox 360 (Foto: Divulgação)

Uma série que não deixa a qualidade cair nunca, em Reach temos um ótimo modo campanha com dublagem em português. Mas os destaques, deste jogo de despedida da Bungie, ficam mesmo por conta do multiplayer com novo sistema de upgrade para armaduras e batalhas personalizáveis. Halo Reach, assim como qualquer jogo da série é a cara do Xbox 360 e praticamente jogo obrigatório para quem é dono do console.

Gostou de Battlefield 4 para Xbox 360? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wallace Ferreira
    2014-11-01T17:45:14  

    Cara eu tenho um Xbox e realmente alguns games exclusivos dele são muito legais tais como Halo Reach o Gears of War tbm... mais se for pra colocar em conta quem é melhor em jogos exclusivos a sony da um show... são tantos jogos maneiro pra quem possui o console que amigos aqui perto trocaram de console... muito jogos show exclusivos apenas ao Playstation que deixa o xbox no chinelo como um amigo disse ali em baixo.. a microsoft deveria pensar em jogos melhor para tornar exclusivo não apenas 2 títulos como esses que eu falei ai em cima...

    recentes

    populares

    • Wallace Ferreira
      2014-11-01T17:45:14  

      Wallace Ferreira A Microsoft entrou atrasada no mercado dos consoles onde a sony dominava praticamente sozinha. A sony ainda está vendendo mais devido aos gamers mais conservadores que sempre tiveram consoles da família PS e continuam nessa onda. Daqui a algum tempo tenho a certeza de que a Microsoft irá ultrapassar a Sony, pois a mesma está dando muito mais atenção aos seus consumidores, principalmente nós brasileiros, com um ambiente online muito mais robusto, ótimos lançamentos exclusivos e excelentes promoções. Fica a dica....

    recentes

    populares

    • Wallace Ferreira
      2014-11-01T17:45:14  

      E aew Deivid Silva, a Microsoft ultrapassou a SONY? Kd seus exclusivos agora? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Guilherme Asfora
    2014-11-01T16:27:48  

    tive os 2 consoles. PS3 e Xbox. Unico jogo que gostava de xbox era o forza. Melhor de corrida. Agora, em relação a exclusivos, o meu ps3 deixava o xbox no chinelo. So vou dar um exemplo: Metal gear 4, Uncharted 2 e 3 , GOD OF WAR( TODOS), beyond two souls e pra os caixistas chorar The last Of Us! Poir isso fui de PS4 o video game mais vendido no mundo!!! Nunca mais xbox...kkkkk

    recentes

    populares

    • Guilherme Asfora
      2014-11-01T16:27:48  

      resmasterizeition 4 ta bombamdo

    recentes

    populares

    • Guilherme Asfora
      2014-11-01T16:27:48  

      The last of us é uma obra prima

  • Cacho Gam
    2016-12-15T04:37:43

    Minha nossa senhora, só jogo ruim, só o forza aí que eu curto

  • Ândri Ferreira
    2016-10-04T15:18:11

    Xbox 360 (verde) Playstation 3 (Vermelho)

  • Tiago Cruz
    2016-08-29T13:41:34

    vamos comprar qq um desde que estejam satisfeitos, podem ser desde super nes, atari, até ps4, wii u, x box, pc, o importante é jogar satisfeito

  • Rafael Nunes
    2014-11-01T15:51:14  

    Xbox sempre superior ao playstation! PS4 não quero nem de graça! Ai sonystas! A PSN voltou? kkkk

    recentes

    populares

    • Rafael Nunes
      2014-11-01T15:51:14  

      vamos esquecer a Microsoft e comprar um remasterizeition 4, que custa 5 vezes o salario minimo brasileiro, tem um suporte ótimo, uma psn que da muito jogos e uma central de entreterimento incrível, sem falar que vai torrar sua instante e além do mais da pra fritar ate um ovo, ou fazer uma torrada, eu não sei uma coisa, mas a sony tem o sistema operacional mais usado do mundo? aposto que tem muito sonysta usando o sistema piratinha ai no pc,

  • Yan Oliveira
    2014-11-02T12:41:14  

    Onde está o Alan Wake? Pra mim um dos melhores exclusivos da microsoft, juntamente com a franquia Halo e Gears, e batem de frente com os exclusivos da sony! Como vocês esqueceram o Alan Wake? É REVOLTANTE!

    recentes

    populares

    • Yan Oliveira
      2014-11-02T12:41:14  

      Alan Wake não é um jogo exclusivo de Xbox

    recentes

    populares

    • Yan Oliveira
      2014-11-02T12:41:14  

      Não... pois tem para PC tbm

  • Davi Henrique
    2014-11-01T22:37:21

    Que comece a treta: Xbox ( verde ) x Playstation ( vermelho )

  • Junior Soft
    2014-11-01T14:58:29

    Deveria ter mais só compensa alguns!