Celular

26/11/2014 15h25 - Atualizado em 26/11/2014 15h25

Xperia M2 Aqua: entenda como funciona a proteção do smart da Sony

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A Sony foi a pioneira no emprego de carcaça à prova d’água em smartphones e, com o lançamento do Xperia M2 Aqua, mostra que é possível oferecer o recurso também em um produto intermediário. Vendido no Brasil a R$ 1 mil, ele é capaz de ser submerso em 1 m de água por até 30 minutos sem sofrer prejuízo ao circuito. Entenda como funciona a tecnologia.

Sony anuncia Xperia M2 Aqua: celular mais barato à prova d’água

M2 Aqua Fundo do Mar (Foto: Divulgação/Sony)Entenda como opera a resistência à água do Xperia M2 Acqua, da Sony (Foto: Divulgação/Sony)

O Xperia M2 Aqua tem as certificações internacionais IP65 e IP68, o que garante que o dispositivo foi testado com sucesso à exposição à poeira, jatos de água e submersão. Portanto, desde que as portas laterais estejam fechadas, ele pode ser levado ao chuveiro, molhado e até lavado na pia da cozinha. Mas, ainda assim, é preciso ter cuidado.

A Sony orienta a molhar e mergulhar o M2 Aqua somente em “água limpa”, ou seja, sem a presença de produtos químicos ou sal. Então, nada de imergir o aparelho na água da praia ou deixá-lo entrar em contato com sabão ou outros líquidos como sucos, refrigerantes e café. Ele até consegue resistir nesses casos, mas a exposição em longo prazo tende a corroer o material externo da carcaça.

Entenda como opera a resistência à água do Xperia M2 Acqua, da Sony (Foto: Divulgação) (Foto: Entenda como opera a resistência à água do Xperia M2 Acqua, da Sony (Foto: Divulgação))Só pode mergulhar o M2 Aqua em “água limpa” (Foto: Divulgação/Sony)

Isso significa que, em caso de defeito, a assistência técnica autorizada da Sony pode verificar se o dispositivo foi submetido a líquidos impróprios, sob pena de perda da garantia. A dica para quem molha ou mergulha o aparelho em água salinizada ou mesmo com cloro, como em qualquer piscina, é levar o M2 Aqua para um banho em água corrente logo em seguida para retirar resíduos.

Qual é o melhor celular à prova d'agua e queda? Comente no Fórum do TechTudo.

A fabricante não substitui aparelhos danificados por exposição excessiva a qualquer líquido, a não ser que tenha certeza de que as portas laterais tenham sido fechadas e não tenham protegido o celular contra a entrada de água limpa. Portanto, o mais prudente a se fazer é evitar mergulhar o aparelho na piscina ou outros lugares em que a água não é “confiável”.

No final, a resistência à água serve mais para evitar problemas em caso de acidentes ao deixar o telefone cair em uma superfície molhada. Se o usuário se preocupar em retirá-lo rapidamente dali, nada de mau deve acontecer com a carcaça por um bom tempo. Mas, se você costuma exagerar nas fotos submersas, saiba que pode estar diminuindo a vida útil do seu Sony e, potencialmente, perdendo a garantia de fábrica.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luciany
    2015-07-30T08:57:09

    Tenho um Sony Xperia M2 aqua e não consigo tirar fotos e nem filmar em baixo d'agua

  • Izaac
    2014-11-26T18:21:45  

    ainda assim acho que celular e agua nao da certo.

    recentes

    populares

    • Izaac
      2014-11-26T18:21:45  

      Comprei o celular, fui tirar foto e me dei mal colocando na agua na piscina. Ele não liga e terei que enviar ele para autorizada. NÃO RECOMENDO! :/

  • Jorge Reis
    2015-07-13T06:20:20

    Então acreditei piamente que poderia utilizar meu xperia aqua em fotos submersas e me dei mal,em menos de 5 min tentando tirar uma foto meu aparelho molhou em uma piscina e até hj não funcionou mais.Celular a prova dagua é BALELA

  • Thiago Silva
    2015-06-10T21:26:04

    recomendo tenho um xperia m2 aqua,muito bom e recomendo , ja usei varias vezes em baixo da aguá,e pega normalmente sem problema!!!! ótimo celular!

  • Jeferson Esilva
    2015-04-17T21:46:24

    Comprei um aparelho da sony para testar mais infelizmente me arrependi não recomendo.

  • Klayton Kelvin
    2014-11-27T14:33:11

    techtudo como sempre tem um problema grave do titulo com a matéria em si... malditos estagiários... aprendi como funciona a garantia do smart, e não a proteção

  • Ricardo Augusto
    2014-11-27T00:37:12

    Continuo sem saber como funciona a proteção do smart da Sony. Sei apenas como funciona a garantia.