Celular

20/11/2014 14h57 - Atualizado em 26/05/2015 13h30

Zenfone 5 ou novo Moto G? Confira o comparativo de celular da semana

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Zenfone 5 ou Moto G? O smartphone da Asus está fazendo sucesso no Brasil com sua boa relação custo-benefício. No entanto, será que ele consegue igualar ou superar a capacidade de um dos intermediários mais populares do país em sua versão 2014? Confira qual é o melhor modelo de Android para você!

Veja dicas para ajustar a câmera do Moto G e tirar fotos melhores

Zenfone 5 ou Moto G? Veja qual smartphone leva a melhor no comparativo (Foto: Arte/TechTudo)Zenfone 5 ou Moto G? Veja qual smartphone leva a melhor no comparativo (Foto: Arte/TechTudo)


Desempenho: Zenfone 5

O Zenfone 5 tem três versões: uma com o processador Intel Atom dual-core de 1,2 GHz, 1 GB de RAM e 8 GB de memória interna; a segunda com Intel Atom dual-core de 1,6 GHz, 2 GB de RAM e 8 GB de armazenamento; e a terceira com Atom de 1,6 GHz, 2 GB de RAM e 16 GB. Todos têm 3G, dual-chip, Bluetooth e bateria de 2.110 mAh.

Zenfone 5 é um smartphone com ótimo custo-benefício (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Zenfone 5 é um smartphone com ótimo custo-benefício (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Zenfone 5 é um smartphone com ótimo custo-benefício (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


O Moto G tem processador Snapdragon 400 quad-core de 1,2 GHz, 1 GB de RAM e versões com 8 ou 16 GB de memória interna. Também é 3G, dual-chip, tem Bluetooth e bateria de 2.070 mAh. Portanto, as especificações são bem parecidas. Uma diferença interessante que pesa a favor do Zenfone é aceitar cartões de até 64 GB, contra 32 GB no Moto G.

Apesar de o Zenfone contar com um processador dual-core, enquanto o Moto G apresenta um quad-core, o desempenho dos aparelhos é semelhante. Nesse quesito, o Zenfone leva vantagem por apresentar 2 GB de RAM e slot para cartão microSD de até 64 GB maior.

Sistema operacional: Moto G

A Motorola tem a vantagem contra a Asus no sistema operacional. Apesar de os dois rodarem atualmente o Android 4.4 (KitKat), o Moto G já começou a receber atualização para a versão mais recente, o Android 5.0 (Lollipop).

Moto G 2014 é o primeiro smartphone a receber o Android 5.0 (Foto: TechTudo) (Foto: Moto G 2014 é o primeiro smartphone a receber o Android 5.0 (Foto: TechTudo))Moto G 2014 é um dos primeiros smartphones a receber o Android 5.0 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Display: Empate

Os displays do Zenfone 5 e do Moto G 2014 são rigorosamente iguais, em tamanho e em qualidade. Ambos têm 5 polegadas, tecnologia IPS, resistência com vidro Corning Gorilla Glass 3 e resolução de 720 x 1280 pixels (com densidade de 294 ppi). Portanto, empate neste quesito.

Dimensões: Empate

A semelhança entre Zenfone 5 e Moto G também está presente nas dimensões deles. O aparelho da Asus é mais fino e mais leve, porém o Motorola é mais compacto, com menores largura e altura. Então, é o usuário que deve escolher o que mais importa no seu dia a dia: 148,2 x 72,8 x 10,3 mm e 145 g para o Zenfone 5, e 141,5 x 70,7 x 11 mm e 149 g para o Moto G.

Câmeras: Zenfone 5

Nas câmeras, novamente, especificações iguais: 8 megapixels na máquina traseira e 2 megapixels na frontal. Ambos têm detecção de dos rostos e sorrisos, flash LED, autofoco e geomarcação.

Traseira do Asus Zenfone 5 é de plástico (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Traseira do Asus Zenfone 5 é de plástico (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Traseira do Asus Zenfone 5 é de plástico (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


O Zenfone, no entanto, leva vantagem por dois motivos. O primeiro dele é um modo de fotografia exclusivo da Asus, que permite fazer cliques noturnos com excelente qualidade, muito acima da média dos celulares da mesma faixa de preço. Além disso, o smart da Asus faz vídeos com 1080p, enquanto o Moto G grava com apenas 720p.

Preço e disponibilidade: Zenfone 5

A variedade de modelos do Zenfone 5 faz com que ele tenha vantagem óbvia neste comparativo de preços, já que seu aparelho, fora de promoções, é de R$ 599. O Moto G de segunda geração mais barato, para comparação, tem preço sugerido de R$ 729. Mesmo o modelo mais "top" do Zenfone 5, que sai por R$ 699, está abaixo deste valor.

Em relação à disponibilidade, o há um empate: atualmente, é bem fácil achar qualquer um dos dois em lojas físicas e virtuais pelo Brasil.

Traseira do novo Moto G na cor turquesa (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Traseira do novo Moto G na cor turquesa (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Conclusão: Zenfone 5

Se há a necessidade de escolher um vencedor, o surpreendente Zenfone 5 merece esta honra. No entanto, a diferença é bem pequena. Em todos os pontos, o Moto G consegue ser quase igual ao novo aparelho da Asus. As especificações técnicas de ambos são muito parecidas, porém, nos detalhes o Zenfone leva a melhor.

Ter o dobro de memória RAM e o dobro de espaço para cartões microSD faz a diferença, assim como a câmera que filma em Full HD. Do outro lado, o Moto G já conta com o sistema operacional atualizado mais rapidamente como trunfo. Mas o empate (ou quase isso) é o resultado mais comum nas comparações.

O Zenfone 5 é realmente melhor que o Moto G? Opine no Fórum do TechTudo

De qualquer forma, se for para escolher um dos dois, por suas especificações técnicas, a versão “top” do Zenfone 5 acaba superando a versão 2014 do Moto G.

Tabela de especificações do Zenfone 5 e do Moto G 2014 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela de especificações do Zenfone 5 e do Moto G 2014 (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Maria Martins
    2014-11-20T16:52:47  

    Tenho um, é ótimo, o único problema é o Manual de instruções que está todo em inglês, e eu nada sei de inglês e não tenho como traduzir porque diz que está protegido por senha. Daria para fazer o manual em português.

    recentes

    populares

    • Maria Martins
      2014-11-20T16:52:47  

      Conforme o CDC,todo produto vendido oficialmente no Brasil deve ter manual de instruções em português.

    recentes

    populares

    • Maria Martins
      2014-11-20T16:52:47  

      Na boa? Quem lê o manual???

  • Marcus Vinicius
    2014-11-21T10:29:49  

    Asus é Asus.Fabricantes de Smartphones, tremei !

    recentes

    populares

    • Marcus Vinicius
      2014-11-21T10:29:49  

      Andre viajou aí na comparação.... Aliás, a Coca cola tb trabalha com roupas ahahahah.

    recentes

    populares

    • Marcus Vinicius
      2014-11-21T10:29:49  

      Andre, nada a ver sua comparação. Sugiro que você se informe um pouco mais sobre os componentes de hardware e firmwares dos produtos citados para ter uma noção melhor.

  • Gil
    2014-11-26T16:27:19  

    Após pesquisar muito, mas muito mesmo, resolví comprar o Galaxy Gran Prime Duos, só perde na tela pra esses dois ai, tem câmera frontal de 5 mega pixel e filma em HD com as duas.

    recentes

    populares

    • Gil
      2014-11-26T16:27:19  

      Sansung o toutch é um lixo.

    recentes

    populares

    • Gil
      2014-11-26T16:27:19  

      Soberano querendo usar o celular pra filmes grandes... compre uma câmera própria pra isso seu lixo!

  • André Oliveira
    2015-07-07T02:30:36  

    Comprei o meu zenfone 5 , no boleto no submarino por 539,10 na promoção . Um excelente aparelho, roda qualquer tipo de jogo e de aplicativo sem nenhum problema, a câmera é fantástica e o desempenho é sensacional. Achei uma manha , pra bateria que não é tão boa. Só deixar carregar ate os 80 %, e não por completo que descarrega bem facilmente. A Asus esta de parabéns , muitas pessoas acham que ele é um smartphone de alto nível, mas ele é apenas um intermediário, pra quem pensa em comprar garanto que não vão se arrepender. Abraço !!

    recentes

    populares

    • André Oliveira
      2015-07-07T02:30:36  

      mesmo assim ainda é uma bosta

  • Nelson Silva
    2015-06-07T21:08:54

    São 2 ótimos aparelhos,mas o Zenfone se destaca e muito em relação ao Moto g2,desde o design,preços e desempenho...

  • Everton Gnewuch
    2015-06-07T13:23:03

    Tem um vídeo no Youtube com o AnTuTu Benchmark, assistam e voltem a comentar neste post

  • Josy Barros
    2015-04-17T13:50:27  

    Queria saber mesmo é onde esse adm da pág. achou um zenfone por 600 reais. Comprei essa semana um de 16gb, que na promoção estava pro 730,00, sendo o preço normal 800,00.

    recentes

    populares

    • Josy Barros
      2015-04-17T13:50:27  

      Comprei um na Americanas por 566,00 no boleto. ;)

    recentes

    populares

    • Josy Barros
      2015-04-17T13:50:27  

      R$539,10 no boleto da Americanas

  • Daniel Santos
    2014-11-20T21:32:15  

    MEU XPERIA L DERRUBA OS 2. KKKKKKKKK 2 LIXOS ISSO SIM.

    recentes

    populares

    • Daniel Santos
      2014-11-20T21:32:15  

      A matéria fala sobre melhor custo-benefício. E nesse quesito, Sony e Apple, mesmo tendo os melhores aparelhos, passam longe.

    recentes

    populares

    • Daniel Santos
      2014-11-20T21:32:15  

      Esse Daniel falou sério mesmo???

  • Luiz Junior
    2014-11-20T21:30:23  

    Tanta coisa no celular, o principal não funciona, o sinal, por mim podiam tirar todas as porcarias deles e colocar uma antena que consegui-se pegar sinal no Brasil inteiro não só dentro das cidades.

    recentes

    populares

    • Luiz Junior
      2014-11-20T21:30:23  

      Problema não são os aparelhos e sim as operadoras lixo no Brasil.

    recentes

    populares

    • Luiz Junior
      2014-11-20T21:30:23  

      kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Pablo Soares
    2015-02-20T19:13:02

    Otimo post fiquei feliz depois que ganhei o zenphone e li suas especificacoes realmente um otimo aparelho

  • Bruno Santos
    2015-01-26T15:29:49

    Gran Prime não receberar o novo ANDROID 5 LOLLIPOP não vale a pena comprar

  • Asdrubal Fuertes
    2014-11-20T21:39:37

    DEVE SER UMA BELEZA, SE DURAR 6 MESES JÁ TA BOM

  • Diego Tamanini
    2014-11-20T16:09:10

    Acabei de comprar 02, um pra mim e outro para minha namorada. Acho que pelo preço vale o teste. Paguei R$685,42 no Atom de 1,6 GHz, 2 GB de RAM e 16 GB. Aqui na matéria diz que será lançado no próximo mês, mas foi lançado no mercado brasileiro ontem. Comprei na Fastshop.

  • Tiago Costa
    2014-11-21T02:53:08  

    Guerra de Xing-Lings! Apresentamos, Moto Gay vs Zéfone. E vejam qual é o pior celular do mundo!

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2014-11-21T02:53:08  

      Zéfone !!! kkkkkkkkkkkkk Esses fanboys da Apple são fo..kkkkkk

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2014-11-21T02:53:08  

      que iphoneano o que... isso aí é daqueles classe C deslumbrados que compram 4S de segunda mão e se sentem os reis do pedaço...

  • Fatima Daiane
    2015-01-13T10:23:10  

    Tenho o Zenfone 5, e aguardo a chegada do Zenfone 2. Comprei no fim de novembro/2014, e até agora nao tive problemas e tenho nele o que eu preciso.

    recentes

    populares

    • Fatima Daiane
      2015-01-13T10:23:10  

      Já chegou o Zenfone 2, quer vender o seu Zenfone 5?

  • Anselmo Ferreira
    2014-11-20T15:51:41  

    Quem diria que esse dia chegaria. Moto G passou a coroa de miss, mas e quando lançar o novo moto g 4G? A batalha está ganha, mas a guerra ainda vai longe...

    recentes

    populares

    • Anselmo Ferreira
      2014-11-20T15:51:41  

      não se esqueça Anselmo que ainda tem o zenfone 6! ahhahaha...

    recentes

    populares

    • Anselmo Ferreira
      2014-11-20T15:51:41  

      s

  • Erick Reis
    2014-11-20T23:10:11  

    Fico com meu Lumia 730. Melhor câmera entre os três, melhor bateria, melhor display, melhor design, melhor acabamento (unibody com capa removível) e melhor desempenho, visto que o WP 8.1 é muito mais fluído e não necessita de um hardware monstruoso para ter um mesmo desempenho, apesar de que o L730 possui o mesmo hardware que o Moto G. Ah, também NFC, recurso que nenhum dos dois possuem. E sobre os aplicativos, não sinto falta de nenhum, todos aplicativos que eu de fato necessito, estão disponíveis na WP Store. PS: Paguei R$615.

    recentes

    populares

    • Erick Reis
      2014-11-20T23:10:11  

      Do que adianta ser melhor se o programa é uma m ?

    recentes

    populares

    • Erick Reis
      2014-11-20T23:10:11  

      Você só pode estar brincando.

  • Anderson Corrêa
    2014-12-17T11:27:10

    Este fim de semana com 1 semana de uso meu moto x segunda geração XT1097 caiu da minha mão e espatifou a tela toda, não sobrou nada. Um aparelho caro, mas muito frágil, a vendedora me disse da tela gorila glass resistente e tal., mas acho que fui mal orientado, pois na primeira queda o aparelho ja era. Ainda funciona mas se continuar usando corre o risco de cortar o dedo. O problema que liguei na assitencia tecnica HIGH TECH TELEFONIA CELULAR Brasília ? DF e me informaram que o conserto era de 700,00 !!!! SETECENTOS REAIS ACREDITE !!! pois eu nao acreditei.

  • Trindade Missoes
    2014-12-05T10:46:33

    eu comprei o zenfone 5 e de fato a câmera é fantasística... porem por ter uma arquitetura de 64 bits (sim isso ja existe) tem alguns app's que não roda nele, ou não roda de forma adequada, como o caso do emulador de PSP, e ate o momento não consegui usar um joystick nele, então para quem tem a intenção de jogar com emuladores no smartphone quem ganha é o motoG no demais o Zenfone ganha em disparada, seja pela câmera, seja pelo sistema operacional que com as modificações da asus ficou bem melhor... e sem falar da arquitetura em 64 bits!

  • Rafael Silva
    2014-11-20T22:44:13  

    O principal eles não falaram. O zenfone tem plataforma de 64 bits contra 32 bits do moto g. Isso sim faz muita diferença. Só o Iphone tem mesma tecnologia.

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2014-11-20T22:44:13  

      64 bits não existe no processador Intel Atom, no caso, a memoria sim é de "64 bit".

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2014-11-20T22:44:13  

      Desde o ano passado a Intel já portou o Android para 64 bits, mas quando perguntei para um executivo da casa qual seria a real utilidade dessa nova versão, ele me disse que, por enquanto nada, já que a maioria das Apps do mercado ainda só rodam em 32 bits. O que deu para entender desse papo é que a Intel já está com o SO pronto caso alguém já queria desenvolver algo em cima de 64 bits, sendo a grande aposta é nos sistemas corporativos.

  • Rafael Querino
    2014-11-21T05:58:46  

    Na minha opinião o único problema do MOTO G é a fragilidade da tela. Se não colocar película de vidro pode preparar o bolso. Quebra muito fácil. Gastei R$ 250,00 com um display novo.

    recentes

    populares

    • Rafael Querino
      2014-11-21T05:58:46  

      Pior foi meu caso que tenho o aparelho a 1 mês paguei 230 na tela nova e mesmo assim o aparelho não funciona obs não é problema na tela foi testada em outro aparelho :/ obs2 a assistência autorizada não quer cobrir a garantia pq a tela foi trocada em uma "não autorizada" motorola

  • Paulo Tadeu
    2014-11-20T18:07:29  

    Só o fato do Moto G ser Quad core e 4g já acaba sendo muito melhor...

    recentes

    populares

    • Paulo Tadeu
      2014-11-20T18:07:29  

      o Zenfone é dualcore Intel com 1.6ghz e 2MB de RAM e ganha disparado em todos os testes de benchmark.

    recentes

    populares

    • Paulo Tadeu
      2014-11-20T18:07:29  

      Se for pensar assim, o dual core do Moto X primeira geração perderia pra vários outros modelos com quad core. No entanto, sabemos que não é assim.

  • Gustavo
    2014-11-21T12:54:11  

    Moto G muito melhor em relaçao custoXbeneficio sem comparaçoes

    recentes

    populares

    • Gustavo
      2014-11-21T12:54:11  

      Engraçado que a nota do Zen no Techtudo é 8 e do moto G 9... Vai entender essas analises.

  • Thiago Lacerda
    2014-11-23T20:44:13

    como foi dito já nos comentários, que comparativo feito nas coxas ... tem informação errada e tem outras que aparace que foi colocada para beneficiar uma ou outra marca ( valor coloca do site da marca e pronto e por gentileza coloquem comparações com aplicativos (jogos etc )rodando nos dois no talo.

  • Sebastião Vitor
    2014-11-21T17:36:28  

    O problema é: onde achar o Zenfone 5 de 16GB? Unica opção é o ML.

    recentes

    populares

    • Sebastião Vitor
      2014-11-21T17:36:28  

      Só na Fast tem de 16 GB!

    recentes

    populares

    • Sebastião Vitor
      2014-11-21T17:36:28  

      Só na Fast tem de 16 GB