16/12/2014 10h03 - Atualizado em 16/12/2014 10h03

Angry Birds completa 5 anos; confira todos os jogos da popular franquia

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Angry Birds, o popular jogo de física sobre pássaros zangados enfrentando porcos, está completando seu quinto aniversário, firmando-se como uma das maiores franquias dos games atualmente para iOS e Android. Confira todos os jogos da série, desde o Angry Birds original e suas variações passando para os licenciamentos mais inesperados como Angry Birds Transformers.

Angry Birds ganha atualização de aniversário com fases feitas por fãs

Angry Birds completa seu 5º aniversário como uma das maiores franquias dos jogos (Foto: Taringa)Angry Birds completa seu 5º aniversário como uma das maiores franquias dos jogos (Foto: Divulgação)

Angry Birds (2009)

Em dezembro de 2009 era lançado o Angry Birds original, um jogo simples de física sobre arremessar pássaros contra porcos que se protegiam atrás de blocos de madeira, pedra e vidro. Ninguém imaginaria que 5 anos depois ele teria se tornado um dos maiores fenômenos dos jogos em tablets e smarpthones com várias sequências e bonecos sendo vendidos por toda parte.

Esse jogo ainda seria relançado com funções sociais como Angry Birds Friends no Facebook, mais tarde também para smartphones e tablets.


Angry Birds Seasons
(2010)

Uma das coisas que mais fazia sucesso no Angry Birds original eram suas constantes atualização com novo conteúdo, então a Rovio resolveu capitalizar isso com Angry Birds Seasons. O título recebia atualizações para cada época festiva, como Páscoa, Dia dos Namorados, Ação de Graças, Natal, entre outras.


Angry Birds Rio
(2011)

A popularidade de Angry Birds não parava de crescer e todo o seu potencial para vendas de bonecos assombrava, porém sua capacidade para merchandising começou a ser percebida com Angry Birds Rio. A animação Rio de 2011, dos mesmos criadores de A Era do Gelo, era sobre um pássaro no Rio de Janeiro, um tema que combinava perfeitamente com os pássaros zangados.


Angry Birds Space
(2012)

Após derivações como Seasons e Rio, os fãs de Angry Birds estavam prontos para uma verdadeira sequência e então surgiu Angry Birds Space. A física do jogo original evoluiu com a temática espacial, ganhando elementos como campos gravitacionais em planetoides. No entanto, ele não fez tanto sucesso como esperado, deixando a franquia em uma posição fragilizada.


Angry Birds Star Wars
(2012)

Quando Angry Birds Space falhou em cativar o público como outros jogos da série, a Rovio ficou em uma posição delicada, decisiva para demonstrar se Angry Birds seria um fenômeno passageiro ou se conseguiria virar a mesa. A empresa então surpreendeu com uma jogada de gênio, reaproveitar os elementos espaciais com a maior franquia do gênero, Star Wars.

Com a recuperação da franquia, Angry Birds Star Wars 2 ainda introduziu os Telepods, brinquedos reais que transferiam personagens para o mundo digital.


Angry Birds Go!
(2013)

Aproveitando o carisma dos pássaros zangados e o sucesso dos brinquedos Telepods, chegou então a vez de Angry Birds tentar sua própria versão do clássico Mario Kart, com Angry Brids Go!, colocando-os em um jogo de corrida casual. Assim como na série da Nintendo a competição fica mais divertida e acessível com a introdução de poderes especiais durante o percurso.


Angry Birds Epic
(2014)

Enquanto a expansão da franquia com um jogo de Kart era inesperada, nada nos preparou para o anúncio de Angry Birds Epic, que resolveu colocar os personagens em uma aventura de RPG épica. O título era bastante sólido tecnicamente, mas ao seguir o tradicional estilo de combate por turnos dos RPGs parece não ter agradado tanto ao seu público.


Angry Birds Stella
(2014)

A franquia Angry Birds sempre teve uma grande parcela de mulheres em seu público, mas demorou até que Stella, a primeira personagem com traços femininos fosse apresentada em 2012 na expansão Back to School de Angry Birds Seasons. Eventualmente ela ganhou seu próprio jogo, com uma história mais voltada para temas como amizade e uma nova turma de personagens femininas.


Angry Birds Transformers
(2014)

Dando um passo a mais no caminho do licenciamento, Angry Birds Transformers mais uma vez uniu duas franquias que nunca imaginaríamos juntas em um divertido e carismático casamento. A jogabilidade no entanto é completamente diferente da tradicional pela qual a série ficou conhecida, focando-se em ação e tiros. Novamente, os Telepods fizeram um grande sucesso com novos bonecos que se transformavam.


Bad Piggies
(2012)

No meio de tanta popularidade até os vilões da série, os porcos verdes, tiveram a oportunidade de estrelar seu próprio jogo. Apesar de ainda ter grande foco na física, Bad Piggies usa uma mecânica de veículos totalmente diferente do Angry Birds tradicional, voltada para a construção de carros para completar fases.


Ainda vale a pena jogar o primeiro Angry Birds?
Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares