28/12/2014 10h15 - Atualizado em 28/12/2014 10h15

Confira dez dicas e curiosidades sobre o Android 5.0 Lollipop

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Android 5.0 (Lollipop) tem como principal novidade o Material Design, que deixou o sistema com visual diferente, mas há muito mais mudanças por trás da atualização. Melhorias no recebimento de chamadas, novas formas de travar o aparelho e até um jogo escondido: confira dez dicas e curiosidades sobre o Android Lollipop.

O Moto G receberá atualização para o Android Lollipop? Confira no Fórum

1. Tap & Go

Tap & Go permite configurar um telefone novo com a ajuda do NFC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Tap & Go permite configurar um telefone novo com a ajuda do NFC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O NFC está presente já há alguns anos no Android, mas só agora o Google incorporou a tecnologia nativamente no sistema para transferir dados entre aparelhos durante a configuração inicial. O usuário poderá aproveitar o recurso Tap & Go para transferir sua conta e configurações de um smart antigo para um novo que esteja rodando Android 5.0, bastando encostar um no outro.

2. Busca de configurações

Campo de busca nas configurações permite encontrar tudo mais rápido (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Campo de busca nas configurações permite encontrar tudo mais rápido (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A cada versão do Android, mais funcionalidades são adicionadas e, com isso, mais opções de configurá-las ficam disponíveis no aparelho. Para evitar uma bagunça e facilitar o acesso a qualquer recurso, o Android Lollipop passou a permitir busca de itens do menu de configurações. Basta acessar o app e digitar uma palavra-chave no topo da página para filtrar resultados.

3. Novos atalhos

Área de atalhos tem botões novos e dinâmicos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Área de atalhos tem botões novos e dinâmicos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Desde a versão 4.2, o Android puro oferece acesso a atalhos na área de notificações, e o Google deu uma atenção especial no Lollipop. Agora há botão dedicado para lanterna e um acesso novo para Wi-Fi e dados que, ao serem clicados, não levam às configurações do Andorid, mas a uma tela dentro da própria área de notificações.

Além disso, os atalhos estão inteligentes: se o usuário ativar o roteamento Wi-Fi nas configurações, por exemplo, um botão para acesso rápido aparece na cortina e fica lá se ele permanecer sendo usado. Se não o for em cerca de 30 dias, ele desaparece automaticamente.

4. App de relógio muda de cor com o passar do dia

App de relógio muda de cor durante o dia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)App de relógio muda de cor durante o dia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A Apple é famosa por atenção ao detalhe no design, mas o Google deu mostras de que pode rivalizar também nesse sentido. Um exemplo é o novo app de relógio, que muda de cor com o passar do dia. Pela manhã, a interface é azul clara e vai escurecendo aos poucos, passando para um tom azul escuro e ficando roxo no fim da noite.

5. Ligações não intrusivas

Alerta discreto permite usar smartphone enquanto se recebe uma chamada (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Alerta discreto permite usar smartphone enquanto se recebe uma chamada (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Smartphones não servem mais prioritariamente para ligações, e o Android 5.0 segue essa tendência ao colocar as notificações de chamadas recebidas em segundo plano, com um pop-up que aparece no topo da tela. Assim, o usuário pode escolher rejeitar a chamada sem interromper sua atividade em curso, como um game.

6. Texto com alto contraste e ajuste para daltônicos

Acessibilidade agora inclui ajustes melhores de cor (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acessibilidade agora inclui ajustes melhores de cor (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A acessibilidade do Android deu um passo à frente na versão 5.0 ao permitir fazer ajustes para quem tem deficiências em identificar certas cores, como daltônicos. O usuário pode recorrer a correção para deuteranonalia, protanomalia ou tritanomalia, além de inversão de cores e texto em alto contraste.

7. Apps recentes não vão embora com reset

Apps abertos permanecem disponíveis mesmo após reset (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Apps abertos permanecem disponíveis mesmo após reset (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A visão de apps recentes mudou no novo Android, ganhando uma organização em forma de cards. Mas, não foi só isso que mudou. Se antes esses apps significavam espaço ocupado na memória RAM, o que encorajava usuários a tirarem-lhes dali, o Lollipop os trata diferente, já que eles não somem mesmo após um reset no aparelho.

8. Surround sound

Ative o surround para experimentar um som melhor ao assistir vídeos do Play Filmes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o surround para experimentar um som melhor ao assistir vídeos do Play Filmes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Para quem gosta de assistir filmes com som de alta qualidade no smartphone ou tablet, a novidade do sistema está no suporte a surround sound, desde que esteja disponível no arquivo de vídeo. O recurso pode ser ativado nas configurações do app Play Filmes

9. Smart Lock

Smart Lock permite destravar o smartphone ou tablet automaticamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Smart Lock permite destravar o smartphone ou tablet automaticamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Google uniu o Face Unlock do Android 4.0 a novos recursos para criar um Smart Unlock, um conjunto de formas de destravar o telefone de forma simples. Fazendo as configurações necessárias, é possível desbloquear o telefone automaticamente com identificação facial ou com dispositivos Bluetooth pareados.

E uma atualização ainda trouxe desbloqueio geolocalizado para desativar senhas quando o usuário estiver em casa.

10. Jogo “Flappy Droid” escondido

Easteregg do Android 5.0 é uma imitação do jogo Flappy Bird (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Easteregg do Android 5.0 é uma imitação do jogo Flappy Bird (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A cada nova versão do Android, o Google inclui um easter egg no menu “Sobre o telefone (ou tablet)”, geralmente com uma animação que represente a sobremesa da vez. No “Lollipop”, além disso há um joguinho escondido, que imita o famoso game Flappy Bird. Para acessá-lo basta tocar algumas vezes em “Versão do Android”, em seguida várias vezes no pirulito até ele crescer, depois segurando alguns segundos até que o jogo apareça na tela.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ricardo
    2015-04-29T09:30:57

    É amigos do Techtudo, as explicações sobre prioridades no Lolipop 5.0 não convenceram a mim. Primeiro que o assistente da moto estava excelente demais e funcioanva perfeitamente no kitkat.agora no Lolipop tá muito confuso.Os dois se confundem de modo que quando estou dormindo, alguem da prioridade esta me ligando e por ser prioridade tinha que tocar, mas não toca.Porque?

  • André Pardini
    2014-12-28T13:10:09  

    Tenho um nexus 5, excelente smartphone, ficou muito bem esteticamente falando e algumas funções muito interessantes,porem vários bugs, nunca pensei que tivesse tantos, fecha APP direto, o chrome se eu abrir duas janelas ele já trava, fora que as paginas ficam reiniciando, outros app travam e fecham , ele tmb trava tudo e não da pra atender as ligações, e quando trava custa a desligar, se corrigirem isso fica perfeito

    recentes

    populares

    • André Pardini
      2014-12-28T13:10:09  

      Procurem por andrepardini no twitter ou no facebook , e me pedem fotos, não falo mal do sistema , sou usuário do Android a um bom tempo e não troco por iPhone, comprei o nexus no site do girafa por 1400, agora esta mais barato , comentei bugs que vejo sem exagero e quem comprar vai ver

    recentes

    populares

    • André Pardini
      2014-12-28T13:10:09  

      Gustavo Volpe no meu está escrito Made in Cupertino.

  • Rogério Silva
    2014-12-28T13:44:04  

    Qualquer Android é lixo... Mas o sistema iOS 8 da Apple dá show de estabilidade e segurança!

    recentes

    populares

    • Rogério Silva
      2014-12-28T13:44:04  

      Os celulares Android eram ruins até a versão 2.3 (tive um e foi o pior celular que já tive), mas ele melhorou muito depois do 4.0. O que tenho hoje não me dá problemas.

    recentes

    populares

    • Rogério Silva
      2014-12-28T13:44:04  

      Segurança amigo????? Pelo q eu saiba n foram as fotos dos usuários q foram vazadas e sim as da Apple no Icloud

  • Renato Carlos
    2014-12-28T17:05:17  

    95% das pessoas que falam mal da Apple e pagam pau pro Android, usam iPhone e os outros 5% que realmente tem a porcaria de celular com sistema Android eh somente pra mostrar que é mais barato mais, pq no fundo não entendem absolutamente nada de qualidade, acreditam somente no baixo custo!!! Pra quem entende de qualidade sabe perfeitamente que Apple é muito mais superior. Apple é Apple e resto é resto... sempre foi assim.

    recentes

    populares

    • Renato Carlos
      2014-12-28T17:05:17  

      Peça pra maçã fazer um smartphone com uma câmera à altura das dos modelos da Sony e da Microsoft, com uma bateria que dure ao menos como a do meu Z1 (a bateria do meu Z1 dura mais de 3 dias comuso moderado, e do Z3 e do Moto Maxx devem durar ainda mais), que passe arquivos por bluetooth como qualquer Android e Windows Phone e que custe o preço de um Moto X ou pelo menos do G3 que eu compro.

    recentes

    populares

    • Renato Carlos
      2014-12-28T17:05:17  

      paga pau pra Apple e deve ta andando de transporte coletivo e se não tiver deve ter um peugeot e vem fala de custo beneficio ainda ! piada mesmo !

  • Ludmila Bringston
    2014-12-28T12:27:29  

    Tem bons celulares em promoção no agregadordeofertas. net

    recentes

    populares

    • Ludmila Bringston
      2014-12-28T12:27:29  

      Good!

    recentes

    populares

    • Ludmila Bringston
      2014-12-28T12:27:29  

      Yes !

  • Jonathan Silva
    2014-12-28T23:31:36  

    Simplesmente bando de boyzinho que deve ser boi tbm com maçãzinha. Vou comprar uma dúzia de maçãs na feira e usar meu moto g mesmo baratinho e atendendo o que eu preciso. A ignorãncia faz parte.

    recentes

    populares

    • Jonathan Silva
      2014-12-28T23:31:36  

      Dá pra perceber que de ignorância vc entende né renegado! kkkkkkk

  • Androidzor
    2014-12-29T21:13:47

    se por acaso te verem com o iphone e te chamarem de homossexual não ligue,mas continue usando como vibrador

  • Renato Carlos
    2014-12-28T16:54:13  

    Se você tem um celular com Android e alguém te chamar burro, não ligue, mas continue pastando.

    recentes

    populares

    • Renato Carlos
      2014-12-28T16:54:13  

      e paguem 4000 em um cel.

    recentes

    populares

    • Renato Carlos
      2014-12-28T16:54:13  

      se te verem com o iphone e te chamarem de homossexual não ligue,mas continue usando como vibrador

  • Androidzor
    2014-12-29T18:13:55

    android>abismo>windows phone>abismo>firefox OS>abismo>java>abismo>IOS IOS é sistema pra leigo burro que não sabe mexer em um sistema de verdade,alem de ser sistema pra gays,LGBTs e transexuais que não assumem e se escondem atras de uma maçã,o tim cook já assumiu que compartilha o cook,quando vcs vão assumir?

  • Sérgio Martins
    2014-12-28T19:18:08  

    Apple é Apple... Seus produtos tem alta qualidade, magnifica durabilidade, esplendorosa segurança, excelente suporte e bom design. Chupa Androids!!!

    recentes

    populares

    • Sérgio Martins
      2014-12-28T19:18:08  

      Só a bateria da apple que não dura nada né...kkkkkk

    recentes

    populares

    • Sérgio Martins
      2014-12-28T19:18:08  

      Mais um idiota achando que a Apple vende qualidade e durabilidade. Quem gosta de esplendor é pavão

  • Thiago Mascarenhas
    2014-12-29T10:01:48

    A aparência está mt bonita, continue assim!

  • Bar Refaeli
    2014-12-28T19:27:58  

    Na sexta-feira, o grupo que se identifica por @AnonymousGlobo publicou um documento com aproximadamente 13.000 combinações de nome e senha, mais números de cartões de crédito e datas de vencimento de usuários de Android. Só que esse vazamento reúne dados que já estavam disponíveis na web há tempos. O sistema Android não tem nenhuma segurança.

    recentes

    populares

    • Bar Refaeli
      2014-12-28T19:27:58  

      O sistema android pode até não ser tão seguro, mas que eu saiba a nuvem invadida não foi a da Google ;)

  • Marcelo Oliveira
    2014-12-28T22:57:08

    A coisa mas idiota da face da terra é briga de fanboys.

  • Joao Neto
    2014-12-28T15:15:03  

    Lixo...

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2014-12-28T15:15:03  

      lixo sendo q a maioria usa o android, so pq é mais caro n quer dizer q seja melhor vlw flw, Ah, E a tela do android é melhor, bj.

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2014-12-28T15:15:03  

      Alisson Amaral, ????? Especialistas de tecnologia alertam: se beber, não digite.

  • Rodrigo Silva
    2014-12-28T19:41:25

    LIXO!!!

  • Manoel Nascimento
    2014-12-28T19:47:38

    Usei desde o primeiro, até agora não vi nada dessa revolução. Já mudei para o iOS 8 é claro.

  • Sérgio Martins
    2014-12-28T19:16:43

    O assunto é a porcaria do Android 5 e aparece usuários da Apple dizendo verdade, toda vez é isso.

  • Sérgio Martins
    2014-12-28T18:43:08  

    O assunto é o android 5 e aparece recalcado da apple criticando, toda vez é isso

    recentes

    populares

    • Sérgio Martins
      2014-12-28T18:43:08  

      Eles idolatram o IOS 8 porque conseguem rodar na super mega power maquininha deles dual core de 1 giga....kkk.

  • Joao Neto
    2014-12-28T17:43:40

    Lixo de trouxa.

  • Julien Sarrazin
    2014-12-28T19:12:33

    Apple ?

  • Gustavo Volpe
    2014-12-28T17:17:27  

    Assim que a Apple lançou o iPhone 5S, e consequentemente o processador A7 (o primeiro 64 bits do mercado para smartphones), a Qualcomm afirmou que ele não trazia nenhum benefício real para consumidores e que tudo não passava de uma jogada de marketing depois, é claro, eles se retrataram. Agora, Dan Lyons (o ex-Fake Steve Jobs) diz que, mais uma vez, a Maçã pegou todos de surpresa. Alguém tem dúvidas de que em 2014 veremos uma avalanche de processadores de 64 bits para smartphones? Como sempre a Apple saiu na frente... processador de 32 bits já era!

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2014-12-28T17:17:27  

      2014 acabou fera. rsrs

  • Renato Carlos
    2014-12-28T15:53:20

    95% das pessoas que falam mal do Android e pagam pau pra Apple, usam Android e os outros 5% que realmente tem um Iphone eh somente pra mostrar que tem um aparelho mais caro, pq no fundo nao entenderm absolutamente nada de tecnologia, acreditam somente na publicidade!!! Pra quem entende de tecnologia sabe perfeitamente que Android eh muito mais superior.