08/12/2014 07h00 - Atualizado em 08/12/2014 10h10

Cortana no Windows 10: vídeo revela assistente virtual no computador

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O que até então era apenas um rumor baseado em arquivos encontrados no Windows 10 Technical Preview, parece que se confirmou: o site WinBeta conseguiu acessar e usar a assistente virtual Cortana no sistema. Para provar a descoberta, publicaram um vídeo mostrando o uso da assistente virtual.

Player do YouTube será mantido no Facebook para acesso via desktop

Cortana deve chegar ao Windows em breve (Foto: Divulgação/Microsoft) (Foto: Cortana deve chegar ao Windows em breve (Foto: Divulgação/Microsoft))Cortana deve chegar ao Windows em breve; vídeo revela teste no Windows 10 Preview (Foto: Divulgação/Microsoft)


Quem estiver usando a versão Technical Preview do Windows 10 ainda não poderá usar essa função, pois o que o que WinBeta usou para fazer o vídeo é uma versão “pre-release". Ou seja, ainda é uma prévia da Microsoft e que não está disponível para o público. Além disso, pode ser que essa ainda não seja a forma como a assistente estará na versão final do sistema operacional.

No vídeo, disponível no YouTube (Cortana on Desktop), a assistente é usada a partir do ícone de pesquisa que fica na barra de tarefas do Windows 10. Diferente do que acontece na Technical Preview, a janela de pesquisa aparece com um botão “Start Listening” que inicializa a assistente e responde aos questionamentos do usuário.

Segundo os autores do teste, "Cortana para Windows 10 pode fazer praticamente tudo a que a versão do Windows Phone faz." Isso inclui lembretes, fazer chamadas com o Skype, verificar a localização, reproduzir/pausar música, executar apps, checar a previsão do tempo e muito mais no computador.

Entretanto, a assistente não tem uma personalidade no Windows 10, Ou seja, ela não responde a perguntas retóricas ou piadas como “Quem é você”. Mas fontes garantem que essa habilidade estará ativa quando a Cortana para Desktops for lançada publicamente com o novo sistema operacional.

Com poucos problemas na compreensão das vozes, o WinBeta declarou que o recurso funciona bem. No teste, informam que a voz da assistente ainda é da atriz Jen Taylor. Mas, assim como acontece na versão do Windows Phone, em algumas áreas será ouve-se apenas uma voz robótica.

Cortana a assistente de voz já está no Windows10 (Foto: Reprodução/WinBeta)Cortana a assistente de voz já está no Windows10 (Foto: Reprodução/WinBeta)


Via WinBeta

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Junior
    2017-02-02T05:28:01

    Nao esta respondendo ei cantana

  • Caio Pacheco
    2015-01-23T00:25:18

    so quero saber da cortana brasileira, desde o ano passado que estavam prometendo... realmente, isso me decepciona muito