10/12/2014 07h30 - Atualizado em 10/12/2014 07h47

Dance Central x Just Dance 2015: confira o comparativo dos jogos de dança

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Just Dance 2015 e Dance Central Spotlight são os principais jogos de dança disponíveis no mercado atualmente. Enquanto o segundo citado é exclusivo do Xbox One, o outro pode ser adquirido em diversas plataformas. Mas qual é o melhor entre os dois? E qual se encaixa melhor na proposta? Confira nosso comparativo e descubra.

Leia o review completo de Just Dance 2015

Qual dos dois jogos de música atual leva vantagem? (Foto: Reprodução)Qual dos dois jogos de música atual leva vantagem? (Foto: Reprodução)

Disponibilidade - Just Dance 2015

Como citamos, Just Dance 2015 é um jogo totalmente multiplataforma. Ele está disponível no PS3, PS4, Xbox One, Xbox 360, Wii U e até mesmo no Wii. Trata-se de um verdadeiro jogo para toda a família e para todo o tipo de público, seja o console que for. Além disso, ele faz uso do controle com captura de movimento em cada plataforma, seja o PS Move, Wii Remote ou Kinect.

Dance Central Spotlight (Foto: Divulgação)Dance Central Spotlight (Foto: Divulgação)

Já Dance Central Spotlight é uma experiência totalmente exclusiva do Xbox One – e por sua vez exclusiva da Microsoft. O jogo é uma continuação da série produzida pela Harmonix, e os títulos anteriores saíram apenas no Xbox 360, então nada mais natural. Além disso, Spotlight só é vendido digitalmente, enquanto Just Dance 2015 também possui versão em disco.

Gráficos - Dance Central Spotlight

Apesar de gráficos não importarem tanto em um jogo de dança com captura de movimentos, há de se admitir que Dance Central Spotlight tem uma apresentação visual bem melhor que o seu concorrente. Os personagens são em 3D, bem animados, caracterizados e desenhados com belos traços.

Just Dance 2015 (Foto: Divulgação)Just Dance 2015 (Foto: Divulgação)

Just Dance 2015, por outro lado, continua apostando no visual caricato de pessoas reais capturadas com a câmera e contornadas com cores fortes e vibrantes, que vão “ensinando” o jogador a dançar conforme a música. Apesar de ser engraçadinho em algumas músicas, esse visual já pode soar datado atualmente.

Trilha sonora - Just Dance 2015

Vamos ao que realmente importa em um jogo de dança: sua trilha sonora. Afinal qual dos dois tem as melhores opções para que você “balance o esqueleto”? Neste quesito, Just Dance 2015 parece levar a melhor, justamente por ter uma quantidade bem maior do que as músicas encontradas em Dance Central Spotlight – são 45 contra 10, respectivamente.

Dance Central Spotlight (Foto: Divulgação)Dance Central Spotlight (Foto: Divulgação)

Porém, em termos de qualidade e seleção, os dois jogos praticamente empatam. Ambos possuem grandes hits do momento, com artistas atuais e alguns clássicos, que vão garantir a diversão dos fãs. Há canções de Katy Perry, One Direction, Miley Cyrus, Rihanna, Lorde, David Guetta, Pharrell Williams, Maroon 5, Gloria Gaynor, Bonnie Tyler, entre outros artistas e outras bandas de enorme sucesso.

Jogabilidade - Dance Central Spotlight

Neste ponto, quem leva vantagem é Dance Central Spotlight, por ter uma jogabilidade mais apurada e mais técnica que a do concorrente. A Harmonix leva a sério sua produção de jogos musicais, e por isso mesmo o seu game de dança não faz feio ao capturar com grande apuro os movimentos do jogador em cada música.

Just Dance 2015 (Foto: Divulgação)Just Dance 2015 (Foto: Divulgação)

Enquanto em Just Dance 2015, o que conta é a diversão. A captura não é tão apurada assim e o jogador pode fazer praticamente qualquer movimento na frente da TV para dançar, sem se preocupar muito com a pontuação – principalmente se estiver jogando em grupo, onde o que vale mesmo é rir dos movimentos engraçados dos parceiros. Não que isso seja algo ruim, já que jogos de videogame são sobre diversão, no geral.

Extras - Empate

Just Dance 2015 conta com muitos extras lançados por download, mas não faz bom proveito dos DLCs já disponibilizados em versões anteriores. Se você comprou uma música em Just Dance 4, por exemplo, precisa comprá-la novamente para a versão de 2015, sem reaproveitar a biblioteca, isso se ela estiver disponível para compra.

Dance Central Spotlight (Foto: Divulgação)Dance Central Spotlight (Foto: Divulgação)

Já Dance Central Spotlight, por outro lado, faz o máximo de proveito de sua biblioteca online. A Harmonix fez com que a maioria das músicas dos Dance Central passados pudessem ser exportadas para o novo jogo, enquanto todos os DLCs lançados anteriormente e já comprados pelo usuário ficam disponíveis para uso.

Novidades - Empate

Em termos de novidades, os dois jogos empatam em alguns pontos. Just Dance 2015 agora possui o modo de dança em trios, antes presentes apenas nos “spin-offs” da série, e também faz uso do aplicativo Just Dance Now, para dispositivos móveis e totalmente compatível com o jogo, para capturar movimento dos jogadores de uma forma alternativa.

Just Dance 2015 (Foto: Divulgação)Just Dance 2015 (Foto: Divulgação)

Dance Central Spotlight, além de estar com uma captura bem mais apurada, conta com mais de 7 mil diferentes e novos movimentos e rotinas de dança, para deixar suas sessões musicais ainda mais variadas.

Conclusão

Apesar de empatarem em alguns pontos, Just Dance 2015 e Dance Central Spotlight têm suas diferenças bem pontuais em outros. O game da Ubisoft ganha no quesito diversão em grupos, porém, já que é mais engraçado de jogar com amigos e tem uma seleção de músicas gigantescas em disco. Já Dance Central não faz feio em termos técnicos e é voltado para um público mais hardcore e que prefere realmente jogar, e não apenas rir das situações engraçadas, enquanto dança.

Qual o melhor jogo rítmico de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriel Gomes
    2014-12-11T14:09:09

    Gostei do post, bastante. Só não curti terem comparado os dois pelas músicas (mais precisamente com o fato de um ter 45 músicas nativas e o outro 10). São propostas diferentes. JD você tem um jogo "completo" e DC você tem um jogo estilo Xbox Fitness, você compra os modos extras (músicas) que lhe agrada e molda o jogo a sua vontade. Gasta um pouco mais mas vai ter uma porcentagem maior de uso do jogo. JD tem músicas que você pode não gostar e nem jogar, DC tem uma porcentagem menor para isso.

  • Gabriel Gomes
    2014-12-11T14:07:15

    "Dance Central tem passos muito repetitivos" Discordo! Se você for julgar pelos níveis mais básicos, claro que é repetitivo, é um nível BÁSICO. Mas se for julgar pelos níveis mais difíceis (Pro, no caso), não é repetitivo. Igual JD, os níveis mais fáceis são mais repetitivos que os Difíceis (ou coreografias reais, como Applause DLC do JD2014). DC é mais técnica e voltado para as coreografias, JD é voltado para a diversão.

  • Marcelo
    2014-12-10T09:37:19

    a conclusão resumiu bem DC é mais "profissional" .. e o just dance como o proprio nome diz é pra se divertir sem se importar muito como ta dançando... mas não concordei com alguns pontos... na trilha sonora acho que o Just Dance ganha por ter musicas mais variadas ( inclusive para crianças) mas não ganha pela quantidade... o DC tem uma proposta de venda diferente.. vc compra o pacote basico com 10 musicas e compra as que vc quer depois... por isso é bem mais barato.. e nos extras acho que a vitoria deveria ser do DC.. só de não precisar recomprar os DLCs anteriores conta muito..

  • Lucas
    2014-12-10T08:52:42

    Kkkkkk Dance Central tem passos muito repetitivos. Eu tenho o Spotlight e o JD 2015. O Just Dance aproveita muito passos para andar e pular ao contrario do DC