Internet

17/12/2014 11h00 - Atualizado em 17/12/2014 11h00

Descubra o que é o Bonjour da Apple e veja para que serve o programa

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Você talvez até já use o Bonjour, só que não percebeu isso. Para ajudá-lo a entender e checar quando este recurso está sendo usado, o TechTudo reuniu uma série de informações; acompanhe as dicas.

Mac OS X Yosemite: veja a evolução do visual do sistema da Apple

Bonjour permite a configuração automáticos de componentes dentro de uma rede (Foto: Divulgação/Apple)Bonjour permite a configuração automáticos de componentes dentro de uma rede (Foto: Divulgação/Apple)

Para entender melhor o Bonjour, é preciso conhecer a origem do produto: a tecnologia Zeroconf, ou Zero Configuration Networking, que é um conjunto de técnicas que permitem criar uma rede IP sem necessitar de configuração ou servidores, tudo automaticamente. Essa tecnologia está presente no Windows e Mac através do Bonjour e no Linux, via Avahi.

Apesar de ser o mais conhecido, o Bounjour não foi a primeira tentativa de implementação deste tipo de serviço pela Apple. Antes disso, a empresa desenvolveu nos anos 80 o AppleTalk. Com o protocolo, o usuário simplesmente ligava dois computadores numa rede e já estavam prontos e conectados.

Conhecido inicialmente com Rendezvous, o atual Bonjour é um serviço de autoconfiguração implementado pela Apple que usa conceitos de Zeroconf. Ou seja, ele permite a identificação e configuração automáticos de componentes dentro de uma rede. Entre os componentes que o serviço permite acessar estão computadores, impressoras, dispositivos e serviços em nuvem.

Na prática, o Bonjour detecta tudo o que for necessário para configurar uma rede sem que você tenha que fazer nada, pois ele permite a descoberta automática de dispositivos e serviços em uma rede local utilizando apenas o protocolo IP padrão.

Por exemplo, Bonjour permite conectar uma impressora em uma rede sem a necessidade de atribuir-lhe um endereço IP específico ou inserir manualmente o endereço em cada computador. Computadores próximos podem descobrir sua existência e determinar automaticamente o endereço IP da impressora. E se esse endereço é atribuído dinamicamente e muda constantemente, eles podem detectar automaticamente o novo endereço no futuro.

Com o recurso, você pode levar o seu laptop para empresa de um cliente, ou casa de um vizinho, e tentar imprimir algo. Se eles nesse local tiver uma impressora que suporta protocolos Bonjour, a impressão será tão fácil como era em sua rede local. Seu computador portátil detectará automaticamente todas as impressoras disponíveis. Você poderá abrir o documento, selecionar a opção que permite imprimir, e cada impressora disponível aparecerá na janela de impressão. Depois disso, você seleciona uma impressora, clica em Imprimir e o documento será impresso. Simples assim.

Usando impressora localizada automaticamente pelo Bonjour (Foto: Divulgação/Apple)Usando impressora localizada automaticamente pelo Bonjour (Foto: Divulgação/Apple)

Para desenvolvedores, Bonjour torna fácil descobrir, publicar e resolver serviços de rede com uma sofisticada (mas fácil de usar) interface de programação, que é acessível a partir do Cocoa, Ruby, Python e outras linguagens.

Aplicativos também podem utilizar Bonjour para detectar automaticamente as outras instâncias do app (ou outros serviços) na rede. Por exemplo, dois usuários que executam um aplicativo de compartilhamento de fotos poderia compartilhar fotos através de uma rede pessoal Bluetooth sem a necessidade de configurar manualmente os endereços IP de cada dispositivo.

Quais são as vantagens do Mac OS em comparação com o Windows? Opine no Fórum do TechTudo.

Nesse cenário, se você tiver um aplicativo de compartilhamento de música em dois computadores, os próprios programas podem descobrir o outro e trocar instantaneamente listas de músicas. Da mesma forma, se você tiver uma pasta compartilhada ou tiver o compartilhamento Web pessoal ligado, seus arquivos compartilhados e páginas da Web estarão disponíveis instantaneamente para outros usuários.

No Windows, como não é um produto da Microsoft, o Bonjour não vem instalado no sistema. Na verdade, ele é implantado quando você instala o Safari, QuickTime ou o iTunes no Windows.

Mas se você quiser instalar o Bonjour, o download da versão para Windows está disponível no TechTudo. Basta baixar, executar o instalador, seguir as instruções de instalação e pronto.

Baixando o Bonjour no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando o Bonjour no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Vale lembrar que para funcionar corretamente, é necessário que os componentes do Java estejam instalados e atualizados em seu computador. O ideal é que você instale o Java antes do Bonjour.

Depois de instalado, não é preciso fazer mais nada, apenas usufruir dos benefícios. Você perceberá que alguns equipamentos compatíveis se tornarão mais simples de serem instalados, devido a instalação do suporte à tecnologia. Caso você tenha algum tipo de problema, verifique se seu sistema tem algum cliente VPN instalado e tente desativá-lo, pois esse tipo de software pode interferir no funcionamento.

A grande vantagem do Bonjour é que ele permite simplificar o que normalmente é complexo para a maioria das pessoas. Seu funcionamento se resume a trabalhar sem que os usuários sequer percebam a sua existência, ou seja, ele simplesmente deve funcionar e pronto.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Kalil
    2017-01-02T20:33:47

    mac é mac.. o resto é mimimi