16/12/2014 08h00 - Atualizado em 16/12/2014 08h00

Dispositivo smart deixa portas seguras e compartilha chaves por celular

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Uma "chave smart" promete iniciar uma nova geração de produtos da Sony. A Qrio Smart Lock é uma fechadura inteligente que promete mais segurança e praticidade aos seus usuários. O pequeno dispositivo é adicionado a uma porta e que só permite a abertura da mesma por meio de uma chave de segurança criptografada, inserida eletronicamente pelo usuário.

Árvore de Natal da Lagoa: um espetáculo de tecnologia inteligente

Qrio Smart Lock da Sony é bem pequeno e permite compartilhar senhas (Foto: Reprodução/Sony)Qrio Smart Lock da Sony é bem pequeno e permite compartilhar senhas (Foto: Reprodução/Sony)

Desenvolvido em parceria com a World Innovation Lab, empresa norte-americana de capital que vai entrar com 60% da verba necessária para a fabricação do gadget, o aparelho é mais uma tentativa da Sony de sair da crise e tentar voltar aos seus melhores momentos de inovação e participação no mercado. E, pelo visto, o público japonês está gostando do novo produto da empresa.

Qual o melhor aparelho celular/smartphone 'Xing Ling'? Opine no Fórum do TechTudo.

A Sony recorreu a um site japonês de crowdfunding para desenvolver o produto e o projeto já bateu sua meta, alcançando em torno de 5.5 milhões de ienes (cerca de R$ 123 mil), e a empresa espera receber pelo menos 1.500 pedidos de unidades do Qrio nesta primeira fase do lançamento. Cada uma será comercializada por 15 mil ienes (R$ 335), um preço bem mais em conta do que os valores cobrados por produtos semelhantes à venda nos EUA, como o Goji e o August.

Uma novidade interessante que a Smart Lock da Sony promete levar ao mercado é o compartilhamento de senhas eletrônicas via redes sociais. Por meio de aplicativos como Line e Facebook, será possível passar para um amigo ou familiar as chaves criptografadas para que eles possam entrar na sua casa, ou então para seus funcionários entrarem em um determinado local da empresa, por exemplo.

Segundo o jornal The Wall Street Journal, o diretor-executivo da Sony, Kaz Hirai, está motivando criações como esta na companhia. O Qrio, inclusive, saiu da divisão da Sony que lançou o FES Watch, um e-paper que a empresa lançou no mesmo site de crowdfunding, Makuake, em setembro. Os japoneses também criaram um programa de desenvolvimento, que tem testes e projetos de financiamento para novas ideias.

Em meio a tantos problemas que vem passando com a proteção virtual, com seus arquivos confidenciais sendo expostos por hackers nos últimos dias, chega a ser curioso que um possível primeiro passo de uma nova geração de produtos inovadores da Sony venha justamente na área de segurança. Por enquanto, o gadget deve ficar somente no Japão, e não há informações sobre disponibilização internacional do mesmo.

Via The Verge e The Wall Street Journal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dhyego Barbosa
    2014-12-16T13:46:58

    Mesmo assim é muito bom ainda termos esses games nos dias de hoje.

  • Dhyego Barbosa
    2014-12-16T13:46:24

    Podem até fazer remake , atualizar com exelentes gráficos , mas nunca sentiremos a mesma vontade de jogar igual quando éramos crianças e jogávamos em 8 bits feliz da vida ....

  • Adailton Santiago
    2014-12-16T11:16:16

    Aí, como sempre, a bateria acaba e o abençoado n consegue abrir a porta! kkk