15/12/2014 07h00 - Atualizado em 15/12/2014 07h00

Entenda a diferença entre memória RAM e memória ROM

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Na hora de comprar ou montar um computador, sempre bate a dúvida de em quais componentes investir. Quando falamos de memória, não é diferente. Afinal, entre as opções de memória RAM e ROM, qual delas devemos escolher? O que elas fazem? Servem para a mesma coisa? O TechTudo preparou um texto para explicar e esclarecer dúvidas sobre essas tecnologias.

Como diagnosticar problemas de memória no Windows 8

A BIOS é um exemplo de memória ROM, que armazena dados sem precisar de energia (Foto: Reprodução/ComputerHope)A BIOS é um exemplo de memória ROM que armazena dados sem precisar de energia (Foto: Reprodução/ComputerHope)


A memória RAM, como já explicamos, é um tipo de memória volátil que serve para rodar aplicações depois que o computador já está ligado, e cujas informações são perdidas depois do desligamento da máquina. Já a memória ROM é algo completamente diferente, pois se refere a um tipo de memória quase permanente. Essa diferença básica é o resumo muito genérico dessas tecnologias.

Para ir um pouco além na explicação, vale lembrar que RAM é a sigla para Random Access Memory, ou Memória de Acesso Randômico, e que pode ser acessada a qualquer momento pelo sistema operacional para carregar e sobrescrever informações com muita rapidez.

Por outro lado, ROM significa Read-Only Memory, ou Memória Somente de Leitura, e está principalmente localizada no chip responsável pela iniciação do sistema – é lá que as informações básicas do computador ficam armazenadas, portanto não são afetadas quando o dispositivo é desligado.

Memórias RAM são encontradas em diversos tipos de dispositivos, como computadores, impressoras e smartphones. Já memórias do tipo ROM são equipadas em chips da BIOS, por exemplo, além de mídias físicas como CD-ROMs e os antigos cartuchos de vídeo-game.

A memória RAM é volátil e pode ser acessada a qualquer momento pelo sistema operacional (Foto: Reprodução/ComputerHope)A memória RAM é volátil e pode ser acessada a qualquer momento pelo sistema operacional (Foto: Reprodução/ComputerHope)

Uma explicação simples é considerar que a memória ROM diz ao computador como ligar ou a uma impressora como imprimir, enquanto a memória RAM é responsável pelas tarefas de boot e impressão em si.

Quais as melhores marcas de memória RAM? Opine no Fórum do TechTudo.

Os dados armazenados pela memória ROM são pequenos, por isso sua capacidade de armazenamento não costuma passar dos 4 MB. Já memórias RAM, que são muito mais exigidas em tarefas diárias, podem ter 8 GB, 16 GB ou mais de capacidade. O preço pode variar muito, mas, em geral, o tipo RAM costuma ser bem mais caro que o ROM.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bar Refaeli
    2014-12-15T12:56:56  

    MEU CELULAR TEM 16 GIGAS DE MEMORIA.

    recentes

    populares

    • Bar Refaeli
      2014-12-15T12:56:56  

      kkkk q viaje

    recentes

    populares

    • Bar Refaeli
      2014-12-15T12:56:56  

      kkkkkk..

  • Seleide Silveira
    2016-02-20T14:32:35

    Alguém aí tem o Moto x turbo?

  • Falo Mesmo
    2014-12-15T13:47:19  

    nossa não tinha umas memorias mais modernas não?...

    recentes

    populares

    • Falo Mesmo
      2014-12-15T13:47:19  

      nao

  • Jorge Fernandes
    2015-02-05T13:31:05

    Rapaz, esses caras se superam. Que matéria ridícula de ruim!

  • Felipe Queiroz
    2014-12-15T14:58:37  

    O texto faz parecer que trata-se de uma questão de escolha. De opção. Mas, não existe relação de substituição ou comparação entre as memórias. Por isso, não assino mais o Globo!

    recentes

    populares

    • Felipe Queiroz
      2014-12-15T14:58:37  

      Entrei na matéria pra saber qual seria a explicação mirabolante pra essa "escolha" entre RAM e ROM. Acho que colocarei 5mb de memória ROM kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Felipe Queiroz
      2014-12-15T14:58:37  

      Qualquer um que lê as matérias da Techtudo sabe mais de Informática do que os estagiários de lá que escrevem essas matérias..................rsrs

  • Hugo Souza
    2014-12-16T08:40:25  

    "Afinal, entre as opções de memória RAM e ROM, qual delas devemos escolher?" EU NÃO LI ISSO!!!!

    recentes

    populares

    • Hugo Souza
      2014-12-16T08:40:25  

      Nem eu kkkkkkkkkkkk

  • Bar Refaeli
    2014-12-15T16:13:37

    MEU CELULAR ESTAVA TRAVANDO E LI EM UM FÓRUM QUE TINHA QUE ATUALIZAR A ROM. EU FIZ ISSO E PAROU DE TRAVAR. QUEM TIVER COM CELULAR TRAVANDO É SÓ ATUALIZAR A MEMORIA ROM. BASTA BAIXAR A MEMORIA ROM DO SITE DO FABRICANTE.

  • Carlos Silva
    2014-12-15T11:49:42

    Essa matéria está igual comparar queijo com banana, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Quem lê o título da matéria acha que a função dessas memórias é semelhante porém são coisas bem diferentes.

  • Ramón Grau
    2014-12-15T11:47:48

    Serio mesmo !? próxima matéria "Botão Reset e Botão Power" o que eles são? qual a função deles? o que eles comem? a verdade escondida por tras deles..

  • Nilton
    2014-12-15T11:33:59

    Que reportagem ridícula as informações de ROM são básicas data, hora qual a configuração que seu PC ira iniciar e ainda colocam como exemplo uma memoria DIM que já tem quase 20 anos kkkk. Estamos indo para memorias bem mais rápidas DDR4 com barramentos enormes.

  • Marlon
    2014-12-15T11:06:19

    O texto pode dar a entender ao leigo que ao comprar ou montar um PC você escolhe um que tenha memória RAM ou ROM. Em nenhum momento o texto é claro afirmando que a pessoa pode comprar um PC ou placa mãe olhando a ROM que, basicamente, não sofrerá upgrade "forever and ever", enquanto que para a RAM o usuário poderá comprar o PC a a memória com uma capacidade menor e, dependendo da necessidade, fazer upgrades com relativa facilidade. Sinceramente, o texto é muito pouco didático e instrutivo.