08/12/2014 07h30 - Atualizado em 08/12/2014 07h30

Five Nights at Freddy’s: veja a aterrorizante história por trás do game

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Five Nights at Freddy’s, desde que foi lançado, tem despertado a curiosidade dos jogadores sobre o seu enredo. O game em si não explica muito sobre sua história, o que deixou o restante por conta da imaginação dos jogadores, povoando a internet com todo tipo de teoria, mitos e até especulações de que a história do jogo é real? Saiba agora o que é mito e o que é verdade na história de Five Nights at Freddy’s 2.

Leia também o review de Five Nights at Freddy’s e o review de Five Nights at Freddy’s 2

Conheça a verdadeira história do tenebroso jogo Five Nights at Freddys (Foto: Reprodução)Conheça a verdadeira história do tenebroso jogo Five Nights at Freddy's (Foto: Reprodução)

A história verdadeira do game de terror

Em Five Nights at Freddy’s, assim como na sua sequência, Five Nights at Freddy’s 2, controlamos um personagem que aceitou o emprego para trabalhar cinco noites (são sete no segundo jogo) como vigia noturno na Freddy Fazbear’s Pizza. O trabalho consiste em verificar as câmeras de segurança. A tarefa parece simples, mas já na primeira noite, coisas estranhas começam a acontecer.

Porém, a pizzaria, que por fora parece um lugar de diversão com foco no público infantil, possui diversos rumores envolvendo sumiços de crianças e até homicídios. Todos os rumores cercam os bonecos usados para animar a pizzaria, os “animatrônicos”. Todos os rumores apontados aqui, como parte da história real do jogo, foram retirados do próprio game. Esses rumores podem ser encontrados em artigos que estão grudados nas paredes da pizzaria.

Artigos nas paredes confiram os rumores de que há algo estranho na pizzaria (Foto: Reprodução)Artigos nas paredes confiram os rumores de que há algo estranho na pizzaria (Foto: Reprodução)

São quatro artigos, e cada um trata de um incidente em particular. O primeiro deles menciona o desaparecimento de duas crianças, cujos corpos nunca foram encontrados, mas o sequestrador foi localizado graças as câmeras de vigilância. As crianças porém, nunca foram localizadas e presume-se que estejam mortas.

O segundo artigo trata de uma interdição sanitária. A Freddy Fazbear’s Pizza teria sido interditada depois que alguns consumidores estariam se queixando de fortes odores de putrefação vindo dos bonecos que animam a pizzaria.

O terceiro artigo comenta o desaparecimento de mais três crianças, o que dá a entender que agora são cinco crianças desaparecidas, todas ligadas a incidentes ocorridos dentro da pizzaria Freddy Fazbear’s. Segundo o artigo, há um novo suspeito, mas a polícia nunca encontrou os corpos das crianças desaparecidas. Ainda segundo esse artigo, a Freddy Fazbear’s passa por várias dificuldades financeiras, depois dos polêmicos desaparecimentos das crianças.

Five Nights at Freddy's (Foto: Divulgação)Five Nights at Freddy's (Foto: Divulgação)

O quarto e último artigo narra o fechamento da pizzaria. Segundo o artigo, a pizzaria fechou após um ano procurando um comprador, o dono não encontrou alguém disposto a comprar o seu negócio, que faliu devido às polêmicas envolvendo o desaparecimento de crianças. No artigo, o proprietário deixa uma mensagem que parece não ter sentido: “Esses bonecos vão viver, no coração das crianças, esses bonecos vão viver”.

Algum tempo depois, misteriosamente, a pizzaria Freddy Fazbear’s reabre suas portas. O classificado de um jornal menciona o evento ao mesmo tempo em que anuncia a demanda por um vigia noturno, para trabalhar da meia noite às seis da manhã. Dentre outras informações, o anúncio descreve o salário mas deixa um aviso de que o empregador “Não assumirá a responsabilidade por lesões e desmembramentos”.

Assim se inicia um dos jogos indie de terror mais divertidos da atualidade. Mas a história de Five Nights at Freddy’s não acaba com esta breve introdução. Durante o primeiro jogo, um personagem obscuro, uma pessoa que conversa com você pelo telefone, dá dicas e mencionando eventos anteriores a contratação do novo vigia. Esse personagem também aparece em Five Nights at Freddy’s 2.

Five Nights at Freddy’s 2 (Foto: Divulgação)Five Nights at Freddy’s 2 (Foto: Divulgação)

Os animatrônicos estão possuídos por alguma “coisa”

Há quatro bonecos animados em Five Nights at Freddy’s: Freddy (o urso), Bonnie (o coelho) Chica (a galinha) e a raposa Foxy. No segundo jogo são seis animatrônicos, os três do primeiro jogo (Freddy, Bonnie e Chica) e mais três bonecos novos: Puppet, Ballon Boy e Mangle.

Os animatrônicos são bonecos animados através de motores elétricos, capazes de se movimentar sozinhos e com grande complexidade de movimentos. Na história do jogo, eles são usados para servir os clientes da pizzaria, e animar o ambiente através de brincadeiras e shows.

Entretanto, o jogo não explica se por mau funcionamento ou algum outro motivo, esses robôs começaram a importunar os clientes. Mas segundo o próprio criador do jogo, que confirmou, via twitter, que os bonecos do jogo são mal assombrados.

O próprio criador do jogo confirma que os bonecos são mal assombrados (Foto: Reprodução)O próprio criador do jogo confirma que os bonecos são mal assombrados (Foto: Reprodução)

A “Mordida de 87″

A “mordida de 87″ é um incidente ocorrido na pizzaria Freddy Fazbear’s em 1987. Quem menciona este evento pela primeira vez é o “Phone Guy”, a pessoa que fala pelo telefone em ambos os jogos. Os detalhes deste incidente macabro, são contados em Five Nights at Freddy’s 2.

Neste incidente, que custou a reputação da pizzaria, um dos clientes foi atacado e mordido por um dos animatrônicos. Os detalhes do ataque não são mencionados, apenas o estado em que a vítima ficou, sem partes do rosto e do cérebro.

A Pizzaria Freddy Fazbear realmente existe?

Com um enredo cheio de lacunas e dando margem a imaginação dos jogadores, não demorou muito para a internet ser inundada com teorias sobre o jogo. A mais descabida é que a pizzaria existe de verdade.

Rumor de que a pizzaria era verdadeira se espalhou rapidamente na internet (Foto: Reprodução)Rumor de que a pizzaria era verdadeira se espalhou rapidamente na internet (Foto: Reprodução)

Esse rumor ganhou força no mês seguinte ao lançamento do primeiro jogo, quando os jogadores foram buscar informações sobre o mesmo. Ao pesquisar no site da Google, um dos resultados aponta para um local no Google Maps, chamado Freddy Fazbear’s Pizzaria.

Segundo o Google Maps, a pizzaria macabra estaria localizada nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Hurricane, estado de Utah. Obviamente tudo não passa de uma brincadeira. Alguém marcou o local no Google Maps e adicionou fotos falsas, todas já foram apagadas.

Teorias e conspirações dos jogadores

Como o próprio criador do jogo, Scott Cawton, comentou, o restante da história fica a cargo do jogador. Há muitas teorias sobre o que realmente aconteceu na pizzaria. A mais forte delas é que os próprios animatrônicos foram os responsáveis pelo desaparecimento das crianças e que eles teriam destruído as evidências.

Novos bonecos são um dos destaques de Five Nights at Freddy’s 2 (Foto: Divulgação) (Foto: Novos bonecos são um dos destaques de Five Nights at Freddy’s 2 (Foto: Divulgação))Novos bonecos são um dos destaques de Five Nights at Freddy’s 2 (Foto: Divulgação)

Outra teoria supõe que os animatrônicos confundem os seres humanos com versões de deles, mas o revestimento exterior. Assim, eles tentam colocar os humanos dentro de carcaças de outros animatrônicos.

Não há como confirmar nenhuma delas, já que o restante da história é quase interpretativa, ou seja, depende de cada jogador. Ainda assim, Five Nights at Freddy’s é um jogo cheio de segredos e os jogadores não veem a hora de colocar as mãos no terceiro jogo para descobrir mais sobre o mistério dessa pizzaria macabra.

A lenda do Slender man realmente existe? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Filho
    2016-01-22T21:51:20  

    O HOMEM ROCHO MORREU DENTRO DA ROUPA DO SPHINGUE-THEPI POR TE ESCECIDO QUE A ROUPA ERA ESTRAMAMENTA PERIGOSAS. E FEZ UM MOVIMENTO BRUSCO E ACABOU SENDO ESMAGADO POR INTERO E ENCLUSIVE UM DOS TRALER MOSTRA. ELE MORRENDO ENCOS TADO NA PAREDE

    recentes

    populares

    • Carlos Filho
      2016-01-22T21:51:20  

      na verdade o homem roxo nao foi esmagado,e sim,foi todo furado

  • Rafa Almeida
    2016-03-15T14:47:38  

    Na verdade, a lenda mais conhecida é que quando as crianças supostamente morreram os espíritos delas foram para o corpo dos bonecos e que o cozinheiro é que tinha as matado. Então elas queriam vingança matando o cozinheiro

    recentes

    populares

    • Rafa Almeida
      2016-03-15T14:47:38  

      i

  • Gabriel Schmidt
    2016-07-20T10:28:47

    não

  • Thiago Rodrigues
    2015-01-12T14:20:20  

    Na verdade, são 5 crianças desaparecidas. 4 delas morreram e deram origem à Foxy, Bonnie, Chica e Freddy no primeiro jogo. A quinta não morreu, ela virou uma assombração perseguindo o jogador, o Golden Freddy. O Golden Freddy não passa de uma ilusão. E no Modo Custom Night do jogo 1 se você bota 1/9/8/7 no nível dos animatrônicos o jogo fecha automaticamente. No minigame muito raro do Five Nights at Freddy's 2, aparece você controlando Foxy e na pizzaria (provavelmente antiga) aparece 5 crianças festejando. Depois que você (Foxy) volta ao mesmo lugar as crianças estão mortas.

    recentes

    populares

    • Thiago Rodrigues
      2015-01-12T14:20:20  

      fox e seu gancho kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Thiago Rodrigues
      2015-01-12T14:20:20  

      as crianças "mortas" estão dentro dos bonecos.

  • Adriel Costa
    2016-03-29T22:41:05

    VDD

  • Gi Nunes
    2015-07-23T16:35:55  

    Talvez não tenha sido os bonecos animatronics que "mataram" as crianças, tanto que o homem do telefone disse que não eram lavados a 20 anos, por isso tinham aquele odor de decomposição. Talvez a pessoa que sequestrou e ,supostamente matou as crianças, tenha colocado a culpa nos animatronics, e os bonecos ficaram tão revoltados por, depois, terem sido guardados e desativados, que começaram a atacar os adultos, tanto que falou que com as crianças eles não tinham problemas.

    recentes

    populares

    • Gi Nunes
      2015-07-23T16:35:55  

      five nighe 3 so um mata voce e ele e sprigue-thepi um animatronc em forma de coelho.

    recentes

    populares

    • Gi Nunes
      2015-07-23T16:35:55  

      e provavel ver pedasos de carne humana dentro do sprigue-thepi e uma mandi bola humana tambem

  • Kaique Osti
    2015-05-18T15:31:07  

    na verdade esquecerão tambem da crianca q foi mordida na cabeca acidentalmente pelo freddy em 1987.

    recentes

    populares

    • Kaique Osti
      2015-05-18T15:31:07  

      O Foxy*

    recentes

    populares

    • Kaique Osti
      2015-05-18T15:31:07  

      com sigui zerar o five nighe 1,2e3 agora so falta zerar o 4

  • Clarisse Franco
    2015-10-10T06:45:56  

    nossa nuca pensei uma historia dessas eu nuca joguem esse jogo mais já ouvi fala então eu resolvi ''nossa bora pesquisar a historias desses bonecos assombrados'' meu primo falou que foram 5 crianças que morreram mais depois apareceu mais ai eu fiquei '' nossa não eram 5 crianças?'' ai fiquei naquela duvida e resolvi pesquisar toda historia do jogo na verdade eu joguem uma vez só depois não joguem mais porque sou ruim sabe kkk' mais gostei muito da historia eu acho que só fuiii

    recentes

    populares

    • Clarisse Franco
      2015-10-10T06:45:56  

      esiste freddy rocho?

  • Clarisse Franco
    2015-10-10T06:49:47  

    há mais um lembrete não foi os ''animatronics'' que mataram as crianças já vou explicar o por quê pelo oque eu saiba as alas das crianças estão no ''animatronics'' já perceberam que nas cameras tem um Freddy roxo? pois é a roupa que o guarda usou ou melhor ''phone guy'' fuiii to indo depois eu explico

    recentes

    populares

    • Clarisse Franco
      2015-10-10T06:49:47  

      kkkk e serio mano

    recentes

    populares

    • Clarisse Franco
      2015-10-10T06:49:47  

      vichi freddy me peguou kkkkk

  • Kaique Osti
    2015-07-20T11:02:26  

    n jf

    recentes

    populares

    • Kaique Osti
      2015-07-20T11:02:26  

      Eu vi a história do fnaf todas as partes

    recentes

    populares

    • Kaique Osti
      2015-07-20T11:02:26  

      kaue fnaf e o jogo mais aterrorizante que eu jogei

  • Luiz Freitas
    2015-02-13T09:30:11  

    e a do 2

    recentes

    populares

    • Luiz Freitas
      2015-02-13T09:30:11  

      A história contada no post engloba os dois primeiros jogos.

    recentes

    populares

    • Luiz Freitas
      2015-02-13T09:30:11  

      kk

  • Filipe
    2014-12-08T16:40:40  

    Você não falou sobre o Golden Freddy

    recentes

    populares

    • Filipe
      2014-12-08T16:40:40  

      o golden freddy é uma ilusão do vigia. mais as vezes ele tem o jump scary.

    recentes

    populares

    • Filipe
      2014-12-08T16:40:40  

      Era 5 crianças desaparecidas e quatro corpos foram achadas mortas dentro dos animatronics o fredy, chica, bonyye e foxy.A ultima criança não foi encontrada e o espirito da ultima criança foi no Golden Fredy

  • Ivan.caldas
    2014-12-08T11:51:18  

    Esse jogo é para qual plataforma ?

    recentes

    populares

    • Ivan.caldas
      2014-12-08T11:51:18  

      PC, Android...

    recentes

    populares

    • Ivan.caldas
      2014-12-08T11:51:18  

      PC e mobile

  • Thiago Rodrigues
    2015-01-12T14:22:25  

    Ah, e tem um minigame que o nome dele é "Dê presentes, Dê a vida" e os desenhos feitos a mao grudados nas paredes da pizzaria.

    recentes

    populares

    • Thiago Rodrigues
      2015-01-12T14:22:25  

      mas esses desenhos estão nas paredes da pizzaria no jogo mesmo

  • Sérgio Rodrigues
    2014-12-23T12:56:10  

    Na verdade esses são os todos os animatrônicos do 2: Toy Bonnie, Toy Chica, Toy Freddy, The Mangle, Bonnie, Chica, Freddy, Foxy, Marionette/The Puppet, Balloon Boy e Golden Freddy! Arruma ai xD

    recentes

    populares

    • Sérgio Rodrigues
      2014-12-23T12:56:10  

      Dario Coutinho Na verdade, neste caso, isso não é teoria, são os personagens do jogo mesmo, são os que aparecem, os que a gente vê, não é uma teoria, é um fato.

    recentes

    populares

    • Sérgio Rodrigues
      2014-12-23T12:56:10  

      Ele tem razam não é teoria e sim os animatronics do próprio jogo

  • Marcio Aga
    2014-12-08T13:16:34  

    esse jogo e muito bom

    recentes

    populares

    • Marcio Aga
      2014-12-08T13:16:34  

      Sim

  • Yuri Eduardo
    2015-03-17T21:04:24  

    a pizzaria existe O.O

    recentes

    populares

    • Yuri Eduardo
      2015-03-17T21:04:24  

      Não era uma montagem

  • Joao
    2015-01-20T23:14:05  

    MEU DEUS, SCOTT CAWTHON NAO TEM TWITTER, ELA MESMO DISSE NO SITE DELA EM BAIXO DO SITE, MEU DEUS

    recentes

    populares

    • Joao
      2015-01-20T23:14:05  

      No site tem o link do twitter...rs

  • Vinicius Martins
    2014-12-12T19:31:20  

    Desculpe-me porém o artigo está bem incompleto,a história do jogo não é apenas isso e ninguém sabe a verdadeira história tudo é na base das teorias,as mais acreditadas como devem saber são as que devem ser as corretas e que podem solucionar o mistério do jogo,e você nem abordou muito os assuntos e esqueceu de mencionar sobre o Golden Freddy. Aconselho que vocês leiam a Five Nights at Freddy's wiki (Se não souber ler inglês use o tradutor) pois é muito mais completa e tem artigo pra tudo do jogo desde o desaparecimento das crianças até as teorias do Golden Freddy.

    recentes

    populares

    • Vinicius Martins
      2014-12-12T19:31:20  

      A História foi retirado apenas do jogo e de algumas coisas da Five Nights at Freddy's wiki. O resto é teoria. Não dá pra ficar inventando teoria e coloca 'Na verdade', por mais bonito que seja, é só teoria para manter o mistério do jogo.