Celular

20/12/2014 08h00 - Atualizado em 20/12/2014 11h39

Galaxy Alpha ou iPhone 6? Veja qual smartphone é o 'top dos tops'

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Galaxy Alpha é um top de linha da Samsung equipado com corpo metálico e configurações poderosas. Entretanto, como será que o smartphone com Android se sai diante do recém-lançado iPhone 6? O TechTudo comparou ambos os modelos e ajuda você a decidir qual top merece a sua atenção.

Samsung explica o design do Galaxy Alpha metálico; veja detalhes do smart

Galaxy Alpha ou iPhone 6? Veja qual é o melhor smart (Foto: Arte/TechTudo)Galaxy Alpha ou iPhone 6? Veja qual é o melhor smart (Foto: Arte/TechTudo)

Design: Empate

O Galaxy Alpha é o aparelho responsável por implementar um design melhor acabado na linha da Samsung. Ao contrário do S5, por exemplo, ele traz uma lateral metálica no lugar do tradicional e criticado plástico da marca. Já a parte traseira continua removível e de plástico, o que pode desagradar a muitos, porém tem como ponto positivo a capacidade de trocar a bateria facilmente.

Galaxy Alpha tem corpo com laterais metálicas e botões na parte frontal (Frontal: Divulgação/Samsung)Galaxy Alpha tem corpo com laterais metálicas e botões na parte frontal (Frontal: Divulgação/Samsung)

Já o iPhone 6 traz um design totalmente metálico muito bem acabado e sem peças removíveis. O aparelho da Apple tem apenas o botão home na parte frontal, ao contrário do smartphone da Samsung que traz um físico e dois capacitivos.

Colocados lado a lado, o aparelho da Samsung é levemente mais fino, com 6,7 mm contra 6,9 mm do iPhone 6, prometendo se encaixar melhor em bolsos mais apertados. Além disso, ele é mais leve: possui 115 g frente aos 129 g do aparelho da Apple.

Balanceando os pontos negativos e positivos de ambos, é possível falar que há um empate entre os aparelhos da Samsung e da Apple. Sendo assim, cabe ao usuário decidir por aquele que mais lhe agrada.

Tela: iPhone 6

O equilíbrio entre ambos os dispositivos seguem ainda quando o assunto é a tela dos aparelhos. Tanto o iPhone 6 como o Galaxy Alpha possuem um display de 4,7 polegadas, porém o smartphone da Apple leva uma ligeira vantagem.

iPhone-6-review1 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)iPhone 6 tem tela retina de 4,7 polegadas com resolução superior à HD (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

O iPhone 6 possui uma tela Retina com resolução de 1334 x 750 pixels, gerando uma densidade de 326 pixels por polegada (ppi). Já o Galaxy Alpha traz uma tela Super Amoled com qualidade HD convencional, 1280 x 720 pixels, o que resulta em uma densidade de 312 ppi. Em outras palavras, é possível dizer que o smartphone da Apple tende a apresentar resultados mais nítidos em games, aplicativos e, principalmente, na leitura de textos.

Desempenho: Empate

Ambas as empresas não pouparam esforços ao investir nas configurações de ambos os aparelhos. O Galaxy Alpha, por exemplo, chega equipado com um processador Exynos com oito núcleos, sendo quatro de 1,8 Ghz e outros quatro de 1,3 GHz. Além disso, ele possui 2 GB de RAM, 32 GB de armazenamento interno, mas não traz entrada para microSD.

Galaxy Alpha possui processador de oito núcleos e memória de 2 GB (Foto: Divulgação/Samsung)Galaxy Alpha possui processador de oito núcleos e memória de 2 GB (Foto: Divulgação/Samsung)

Já o iPhone 6 vem equipado com o novo processador dual-core Apple A8 de 1,4 GHz e arquitetura de 64 bits. Há ainda 1 GB de RAM e 16, 64 ou 128 GB de armazenamento interno, sem expansão via cartão de memória.

Com essas características, ambos os aparelhos tendem a rodar tranquilamente os aplicativos e jogos da App Store e da Google Play por um bom tempo. Completam as características de ambos as conectividades 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth e NFC (apenas para pagamentos no iPhone).

Bateria: Empate

No que diz respeitos às especificações técnicas, o Galaxy Alpha traz uma bateria levemente maior do que a do iPhone 6: são 1860 mAh contra 1810 mAh, respectivamente. No que diz respeito ao tempo estimado de duração, porém, a situação se equilibra. Enquanto o telefone da Samsung tem melhor desenvoltura em stand-by e reprodução de música, o iPhone 6 promete se sair melhor em ligações e uso da rede.

Câmera: iPhone 6

O iPhone 6 promete ser a melhor opção quando o assunto é fotografia. O smartphone da Apple possui um sensor iSight de 8 megapixels com flash dual-LED com lâmpadas incandescentes e fluorescentes. O aparelho faz ainda vídeos em Full HD (1080p) a 60 frames por segundos (fps) e vídeos em câmera lenta em HD (720p) a 240 fps.

iPhone-6-destaque3 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)iPhone 6 traz uma câmera iSight de 8 megapixels com flash dual-tone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Já o Galaxy Alpha traz uma resolução maior, com 12 megapixels, porém com um LED Flash simples. Além disso, o telefone da Samsung da Samsung consegue fazer filmagens em 4K (2160p), Full HD a 60 fps e câmera lenta em HD a 120 fps.

Apesar de possuir especificações menores do que o telefone da Samsung, o iPhone 6 traz um sensor com resultados superiores e mais nítidos. Já na batalha entre as câmeras frontais, o Galaxy Alpha traz de 2,1 megapixels contra 1,2 MP do iPhone 6.

Sistema Operacional: Empate

Este talvez seja o ponto mais controverso na comparação dos tops de linhas, porém a decisão final fica por conta da preferência. O Galaxy Alpha traz um Android 4.4 (KitKat) de fábrica e deve em breve receber a versão 5.0 (Lollipop). O sistema do Google tem como ponto forte a grande disponibilidade de apps e alto poder de personalização, porém peca no que diz respeito à segurança e também na demora de atualização.

Galaxy Alpha possui Android KitKat e deve receber update para Android Lollipop em breve (Foto: Divulgação/Samsung)Galaxy Alpha possui Android KitKat e deve receber update para Android Lollipop em breve (Foto: Divulgação/Samsung)

Dúvidas sobre como localizar o celular roubado? Veja o Fórum do TechTudo.

Já o iPhone 6 vem equipado com o novo iOS 8, atualizável para a versão 8.1 do sistema. A nova versão do sistema da Apple trouxe novidades aguardadas como o suporte a teclados de terceiros e também Widgets. Além disso, a plataforma tem como grande ponto positivo a estabilidade e fluidez do sistema, mas ainda incomoda muitos usuários por conta de suas restrições.

Preço e disponibilidade: Galaxy Alpha

Se você está pretendendo comprar um dos aparelhos agora, não há o que temer: ambos já estão no Brasil. Entretanto, a diferença de preço dos mesmos pode fazer a diferença na escolha do consumidor.

O Galaxy Alpha pode ser adquirido em lojas online por a partir de R$ 1,7 mil, segundo o buscador Zoom. Já o iPhone 6 pode ser encontrado por um preço inicial de R$ 2.533, de acordo com a mesma página.

Conclusão: Galaxy Alpha

Embora o iPhone seja inegavelmente um aparelho de altíssima qualidade, é possível fazer praticamente as mesmas coisas com o Galaxy Alpha, porém pagando bem menos. O telefone da Apple consegue oferecer atrativos suficientes para quem só tem olhos para o iOS, porém os usuários mais inclinados ao Android encontrarão configurações similares no smartphone da Samsung.

Galaxy Alpha oferece as mesmas configurações do iPhone 6 por bem menos (Foto: Divulgação/Samsung)Galaxy Alpha oferece as mesmas configurações do iPhone 6 por bem menos (Foto: Divulgação/Samsung)

Antes de comprar, vale a pena fazer uma lista e ver em qual dos dois aparelhos atenderão melhor suas expectativas. Considere ainda o investimento necessário na compra de ambos e outras opções disponíveis no mercado por valores similares. Assim, é bastante provável que você não irá se decepcionar com o seu novo telefone.

Tabela comparativa de especificações entre Galaxy Alpha e iPhone 6 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa de especificações entre Galaxy Alpha e iPhone 6 (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cuca Beludo
    2014-12-20T18:07:04  

    É MUITA PETULÂNCIA QUERER COMPARAR UMA MARCA LIXO SAMSUNG QUE VIVE PAGANDO PROCESSO POR PLAGIAR VÁRIAS PATENTES DA APPLE, O QUE ESSE LIXO QUER AGORA, QUE A APPLE REDESENHE ESSE SMARTPHONE HOSTIL COREANO

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2014-12-20T18:07:04  

      Pior comentário que leio de 2015, são concorrentes as 2 mas não vive sem a outra a SAMSUNG QUEM FABRICA CHIPS A7 A9 PARA APPLE E PROCESSADORES

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2014-12-20T18:07:04  

      Meu bom vc t que saber mexer em Android top pra vc falar alguma coisa desse tipo....tenho um galaxy alpha e muito mais barato e muito mais rápido mais ágil. ..Não é só estátos. ..galaxy alpha te muitas coisas que o íphone não tem ....Não fala o que vc não sabe....pega os dois na mão e compara...fica a dica

  • Carl Sagan
    2014-12-20T14:56:50  

    Dois lixo, o LG G3, Moto Maxx, Z3 da sony dão uma surra em praça pública nesses lixos da samsung e Apple

    recentes

    populares

    • Carl Sagan
      2014-12-20T14:56:50  

      e bota surra nisso.

    recentes

    populares

    • Carl Sagan
      2014-12-20T14:56:50  

      Prezados, acho que a intenção era analisar S5 x Iphone6. Se fossem botar outros aparelho no páreo não sei qual seria o resultado. Tenho ambos e, sim, já tive G3 e Z3. Ótimos aparelhos. Mas vamos parar com fanboyzisse, na boa.

  • Beatriz Avelino
    2015-02-26T10:16:37

    Samsung dá de 10 a 0 na Apple!

  • Daniel Lima
    2015-02-04T06:31:44

    Teria que colocar o note 4 pra ver esse iphone 6 no chão kkk

  • Luiz Poggio
    2014-12-20T18:31:23  

    Eu acho que o analista está de má fé. Tenho um I phone 6 e um Galaxy 5. Com pouco uso, a bateria do I Phone dura no mínimo dois dias. A do Galaxy, sem nenhum uso, mal dura um dia e meio. O sistema do I Phone nem de longe se compara ao do Galaxy. O Android puro é um bom sistema, já com os penduricalhos que a Samsung impõe, vira uma porcaria. Isto faz com que toda hora o Samsung de pau. Tenha paciência, sr. analista. Você está de má fé!

    recentes

    populares

    • Luiz Poggio
      2014-12-20T18:31:23  

      Mais um fanboy disfarçado dizendo que tem Samsung e trocou pelo iphone.muda essa historinha essa não cola mais.

    recentes

    populares

    • Luiz Poggio
      2014-12-20T18:31:23  

      galaxy 5 ? aparelho antigo esse, meu galaxy s5 dura 1 dia e meio e com tempo seu iphone vai durar apenas 6 hrs

  • Vanderson Santos
    2014-12-22T12:04:23  

    Comprei um iPhone para usar o máximo de recursos que ele pode oferecer, agora se for comprar um iPhone só para se amostrar e usar somente o Face e o Whats é melhor comprar um Moto Lixo ou desculpe Moto G ou X...

    recentes

    populares

    • Vanderson Santos
      2014-12-22T12:04:23  

      Você esta enganado eu uso todos os tipos de SO tanto Android quanto iOS só acho o que me atende em todos os quesitos é o iOS ....não tenho nada contra o Android só acho ele muito lento...

    recentes

    populares

    • Vanderson Santos
      2014-12-22T12:04:23  

      Android lento? vc deve estar no tempo das pedras amigo com certeza vc não conhece os recursos do note 4, moto max e Nexus 6, que é bem superior ao iphone 6 e plus

  • Tiago Alves
    2014-12-22T11:30:47

    APPLE >> MOTOROLA >> SAMSUNG >> LG >> NOKIA

  • Mahatma Torres
    2014-12-25T22:24:23

    e depois que o note 4 e o 6plus seriam mais comparáveis!

  • Edgard Santos
    2014-12-25T11:02:35

    Tá ficando cada vez mais difícil se basear por esses comparativos para escolher um aparelho. Opiniões muito tendenciosas em cima de avaliações superficiais. Se vai dar como empate dois sistemas diferenes então porque avaliar? Avalie somente o que possa ser realmetne comparado, pois muitos dos itens dependem apenas pelo gosto pessoal do consumidor.

  • Rodrigo Donato
    2014-12-20T13:10:26  

    Porque será que o Iphone não ganha nenhum comparativo???? E tem gente que idolatra essa porcaria vendida a peso de ouro!! Lixão!!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Donato
      2014-12-20T13:10:26  

      iPhone tem suas vantagens meu caro, pare de ser extremista. :)

    recentes

    populares

    • Rodrigo Donato
      2014-12-20T13:10:26  

      Nunca deve ter usado um. Eu tenho um 6+ atualmente, mas não sou tao radical.. Teria um Android, o LG G3, OnePlusOne.. são ótimas opções

  • Amarildo Calegari
    2014-12-22T13:18:06

    o fato é a samsung é sim uma empresa mto boa seus aparelhos são talvez superiores ao iphone o que não entendo é pq a samsung não cria seu proprio sistema .....um sistema leve que tenha aplicativos limpos....esse androide estraga os aparelhos vc tem que ter um aparelho com um bilhão de RAM pra rodar androide ai apple ou Windows ou BlackBerry de forma mto mais pratica criaram seus sistemas e os aparelhos não precisam de tanta memoria .gosto da sony , motorola e samsung mais enquanto usarem androide me recuso a comprar os devidos aparelhos....

  • Androidzor
    2014-12-21T12:27:44  

    a tecnologia da samsung está a anos luz na frente da apple,pra quem não sabe o processador dos iphones é feito pela samsung usando tecnologia propria,alem da apple não fabricar nada,a tela dos iphones é da LG,a camera é da Sony,o processador da samsung e o resto é da foxcoon,a apple só bota a marca e vende kkkk a samsung fabrica tudo desde o aparelho em si até o sensor da camera e a tela.Samsung Wins

    recentes

    populares

    • Androidzor
      2014-12-21T12:27:44  

      Isso os fanboys não reconhecem. Pagam uma fortuna por um kit que a Apple monta como você sitou aí acima e acham que é o melhor telefone do mundo.

    recentes

    populares

    • Androidzor
      2014-12-21T12:27:44  

      a samsung é uma empresa que fabrica de tudo isso é fato mais acho que deixa a desejar nos celulares ...n tenho iphone mais ja tive ele roda melhor não estou falando e nem comparando oque tem e oque n tem ....eu só acho que a samsung por ser uma marca tão respeitada devia inventar o seu proprio sistema que seja mais leve que android que rode em seus aparelhos .....se fizer isso compraria numa boa... no entanto hoje apple é mto caro .....android estraga os aparelhos ....eu uso windows por ter seu proprio sistema e ser leve simples e pratico.

  • Leandro Pedro
    2014-12-22T12:55:49

    Concordo com alguns comentários, pra que um celular de quase 3.000 mil ou um com processador de 8 nucleos se só entra whatsapp e facebook ? Hoje mesmo vi um rapaz no metro com Iphone 6 plus jogando Candy Crush... Otimo investimento.

  • Diego Guimaraes
    2014-12-20T14:50:29  

    Meus últimos aparelhos foram Android e agora estou com o iPhone, estou satisfeito com o aparelho e com a tecnologia oferecida. Não sou fanboy, apenas usuário e penso que esta briga de qual é melhor seja uma bobagem, o mercado existe para isso, para haver diversidade e opção de escolha, eu fiz a minha e estou satisfeito, tenho certeza que muitos que optaram pelo Android também estejam, mas o povo tem a mania de querer ser superior em tudo, só pq fulano tem um Samsung ela é melhor, só pq ciclano tem Apple ela é melhor... deixem a bobeira de lado e aproveitem o aparelho que vcs compraram!

    recentes

    populares

    • Diego Guimaraes
      2014-12-20T14:50:29  

      Melhor resposta que vi aqui, são aparelhos diferentes para focos diferentes... ;)

  • Pablo Araujo
    2014-12-21T06:38:56  

    Quem tem dinheiro compra Iphone e é feliz.... quem não tem compra samsung e vem criticar a apple.

    recentes

    populares

    • Pablo Araujo
      2014-12-21T06:38:56  

      Quem tem dinheiro gasta com estudos em grandes escolas para não fazer uma postagem ridícula como a sua. Pois todos aqueles que tem Iphone gostam de se iludir com a marca, querendo tirar uma de bacana com o slogan 'OLHA PRA MIM, 'EU TENHO UM IPHONE''. Inclusive todos os produtos da Apple rodavam em chipset feito pela SAMSUNG. Contrato esse que foi quebrado pela Apple devido a rixas tecnológicas. ACORDA ARRUMADINHO.

    recentes

    populares

    • Pablo Araujo
      2014-12-21T06:38:56  

      Xiu

  • Tiago Alves
    2014-12-22T11:29:02

    Em números é facil, quero ver comparar na pratica ...

  • Rogério Alditore
    2014-12-20T18:10:08  

    fagboys da maçã ainda estão naquela ladainha que Android trava? Tá na hora de se informarem melhor hein?

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2014-12-20T18:10:08  

      Acabei de trocar meu iphone 5 por um LG G3, que não é dos piores, e a sensação que eu tenho é de que o tempo de resposta aos toques na tela é bem menor... E você, já teve a mesma experiência?

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2014-12-20T18:10:08  

      Comparou os dois lado a lado ?

  • Rafael Silveira
    2014-12-22T10:03:40

    Amigos, vocês precisam entender que isto não é uma batalha de hardware! Mesmo tendo processador mais fraco e memória de 1GB, o iPhone roda fluído tudo aquilo que se pretende, deixando sim o android pra trás. Seu sistema não exige 3GB de memória, muito menos um processador Octacore. Será que é difícil entender isso? Acreditem, acabei de trocar meu iphone 5 por um G3 e sei do que estou falando. Parece que o hardware do G3 tá no iphone e vice-versa. Ganhei alguns recursos com o G3, mas perdi muitas coisas que usava no iphone. Troquei pois precisava de uma tela maior e não tenho 4K pra gastar rs.

  • Harry Potter
    2014-12-20T14:04:39  

    Enfim, usaram a lógica. Se podem fazer o mesmo por menos... Então o lógico seria pagar menos. Aliás, o que estes aparelhos fazem que um Moto G (por exemplo) não pode fazer? Quase 100% das pessoas só usam pra whatsapp, facebook, tirar selfies, escutar música e ver;gravar alguns vídeos. Qual smartphone que não faz isso? Uma pessoa que gasta 600,00 faz o mesmo do que outra pessoa que gasta 3 mil. E quanto ao smartphone ser de plástico ou de metal... Qual a diferença nisso? Ambos duram. Metal amassa e plástico quebra, mas eu tenho um celular há um anos e nunca deixei cair no chão.Ignorância...

    recentes

    populares

    • Harry Potter
      2014-12-20T14:04:39  

      Felippe Pataro - kkkkkkkkkkkkkk, justamente. E ainda falam que é uma "vantagem".

    recentes

    populares

    • Harry Potter
      2014-12-20T14:04:39  

      A diferença é que vc usa o iPhone sem passar nervoso.

  • Vinicius Sauer
    2014-12-20T14:54:36  

    "Colocados lado a lado, o aparelho da Samsung é levemente mais fino, com 6,7 mm contra 6,9 mm do iPhone 6, prometendo se encaixar melhor em bolsos mais apertados". Parei aí.

    recentes

    populares

    • Vinicius Sauer
      2014-12-20T14:54:36  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Diego Rodrigues
    2014-12-21T02:55:09  

    CCE E POSITIVO AS GIGANTES DO MERCADO MOBILE SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER!

    recentes

    populares

    • Diego Rodrigues
      2014-12-21T02:55:09  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Jacques
    2014-12-22T07:29:42

    Iphone agora é só fama. Vários celulares de marcas diferentes já deixaram ele para trás.

  • Levi Campos
    2014-12-20T13:07:37

    Toda matéria da techtudo é esculhambando a Apple. Podem reparar!

  • Joao Silva
    2014-12-20T19:50:46

    Eu vejo 3 problemas com celulares da Samsung: 1) Design Antiquado; 2)Acabamento em plastico barato; 3) OS Android, que nada mais e do que um software de coleta de dados do usario da Google. Se nao fosse pelo o preco, eu optaria pelo iPhone.

  • Jeferson Santos
    2014-12-21T20:45:38

    kkkk, so digo uma coisa, em poucas semanas o iPhone tera o iOS 8.2 e a atualização é imediata dentro de um Wifi, e quando mesmo vai chegar o Android 5.0 nesse Xing Ling? E mais a Google ja trabalhar em uma versão 5.1 do Android, ai se quiser atualizar so quando a Xing Ling lançcar um outro aparelho com atualizaçãp para o utimo android. Lixo!