Internet

21/12/2014 11h35 - Atualizado em 21/12/2014 16h09

Solstício de verão é lembrado pelo Google com Doodle animado (e fofo)

Gabriella Fiszman
por
Da Redação

O solstício de verão é o tema do Doodle do Google neste domingo (21). A data, que celebra o primeiro dia de verão no hemisfério sul, ganhou uma animação de bonequinhos que usam bóias e roupas de banho enquanto se divertem no mar. Ao apertar o botão Play, a figura ganha vida e os personagens que formam as letras do Google se movimentam pela água, em uma ótima representação do que é o verão. A Ilustradora convidada foi Eleanor Davis, a mesma desenhista responsável pelo Doodle do hemisfério norte.

Player de GIFs no Facebook permite rodar animações na rede social; veja

doodle (Foto: divulgação)Doodle celebra Solstício de verão (Foto: divulgação)




O solstício de verão representa o instante em que o hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. Este é o dia mais longo do ano e, consequentemente, a noite mais curta, em termos de iluminação por parte do Sol. O solstício de Verão pode acontecer no dia 21 ou 22 de Dezembro, dias em que a radiação solar incide de forma vertical sobre o Trópico de Capricórnio. 

O Hangouts veio para aposentar o WhatsApp? Opine no Fórum do TechTudo.

Devido à órbita elíptica da Terra, as datas em que ocorrem os solstícios não dividem o ano em um número igual ao de dias. Isto porque na medida em que a terra se aproxima mais do Sol, ela viaja mais velozmente. 

Além disso, nas linhas dos círculos polares Ártico e Antártico, os solstícios marcam o único dia do ano em que o dia ou a noite duram 24 horas ininterruptas. 

A origem do termo Solstício vem do latim, solstitius, que significa "ponto onde a trajetória do sol aparenta não se deslocar". A palavra é formada pela união de Sol + sistere, que quer dizer "parado". O evento climático acontece graças aos movimentos de rotação e translação da Terra, que fazem a luz solar ser distribuída de forma desigual entre os dois hemisférios. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Saimon Pantoja
    2014-12-21T16:32:32  

    Fonte: Google

    recentes

    populares

    • Saimon Pantoja
      2014-12-21T16:32:32  

      kkkkk mitou