Internet

12/12/2014 09h31 - Atualizado em 12/12/2014 09h31

Instagram apaga contas de spam e número de seguidores pode cair; entenda

Gabriella Fiszman
por
Da Redação

Após anunciar que atingiu a marca de 300 milhões de usuários ativos, o Instagram aproveitou a façanha para comunicar que apagará contas de perfis falsos. A medida busca garantir a organização da rede social, evitando a proliferação de spam e das famosas "contas fakes". Como consequência da intervenção, o número total de seguidores de alguns usuários pode diminuir; entenda o alerta no app. 

Como editar legendas de fotos no Instagram

Instagram Direct (Foto: Reprodução/Instagram)Instagram apaga contas de spam e cria selos de verificação para celebridades (Foto: Reprodução/Instagram)



Em um comunicado oficial, Kevin Systrom, CEO da rede de compartilhamentos de fotos garantiu que a ação vai melhorar a experiência dos usuários. "Com o crescente número de pessoas, manter o Instagram autêntico é fundamental – garantindo que seja um lugar onde as pessoas compartilham momentos reais. Estamos comprometidos em fazer o que estiver ao nosso alcance para manter o Instagram livre de contas falsas ou spam, que invadiram a internet nos últimos tempos", explica.

Instagram (Foto: Reprodução/ TechTudo)Comunicado do Instagram (Foto: Reprodução/ TechTudo)

Systrom garantiu ainda que a maioria não deve ser impactada com a medida, mas donos de contas com muitos seguidores que notarem a correção, receberão uma notificação no aplicativo direcionando-as para informações adicionais, como mostra a imagem ao lado. 

Celebridades certificadas

No anúncio, a rede social também informou que vai começar um sistema de verificação de contas oficiais celebridades, atletas e marcas, através de "etiquetas" e sinais de check (✓) que confirmam a veracidade do perfil. A ideia é ajudar os usuários a assegurarem que estão seguindo a conta certa; outra mediada conta os "fakes" que tentam se passar por outras pessoas na rede social de fotos. 

Problemas em compartilhar fotos do Instagram no Facebook? Veja como resolver no Fórum do TechTudo.

No início deste ano, o Instagram tomou medidas parecidas ao desativar perfis de falsos ou de spam, isto é, que utilizam scripts para ganhar mais curtidas e seguidores. Se você ainda encontra problemas e deseja denunciar conteúdos abusivos ou bloquear perfis spammers, veja o tutorial que o TechTudo preparou. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Silvia Canabarro
    2014-12-12T12:04:23

    Putz, vão apagar os fakes que seguem os famosinhos do Instagram? Não vai sobrar UM seguidor para contar história. Rede social é um grande embuste com seguidores falsos.