Internet

18/12/2014 09h05 - Atualizado em 18/12/2014 09h05

O que é MKV? Matroska Media Container é mais que um codec de vídeo

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Você sabe bem o que é MKV? Bastante conhecida nos últimos anos, a sigla é uma abreviação de Matroska Media Container, ou simplesmente, Matroska.  Mas se você não conhece ou quer saber mais sobre ele, explicamos os pormenores desse formato multimídia e muitos outros detalhes. Acompanhe.

Microsoft planeja novas formas de monetizar Windows 10 em 2015

Descubra um pouco mais sobre o formato Matroska (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)Descubra um pouco mais sobre o formato Matroska (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)

O que é Matroska?

Matroska é o resultado de uma iniciativa voltada para a criação de formatos universais de contentores, ou containers de áudio e vídeo digitais. Por causa disso, seu maior mérito é o fato de ser um formato que usa um padrão aberto, que pode evoluir de acordo com as necessidades dos desenvolvedores e distribuidores de conteúdos de vídeo digital, sem correr o risco de tornar-se obsoleto ao longo do tempo.

Antes de entender o que é o formato Matroska, é preciso entender o que ele não é. Isso por que, diferente de outros formatos populares como MPEG-1, XviD ou DivX, ele não é um Codec, é bem mais que isso. Matroska é na verdade um container onde você pode colocar dentro dele arquivos multimídia ou conteúdo relacionados, como legendas. Ou seja, um arquivo nesse formato é um pacote que contém outros arquivos, que podem levados juntos e reproduzidos.

O nome do formato tem origem nas famosas bonecas típicas russas: матрёшка, ou matrioska. Assim como o formato, uma boneca matrioska grande contém outra menor, que contém outra, e assim sucessivamente. Do mesmo modo, os formatos ligados ao Matroska permitem conter dados resultantes de diferentes tipos de codificações (ou codecs) de vídeo e áudio.

Bonecas russas que cabem uma dentro da outra deram origem ao nome do formato (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)Bonecas russas que cabem uma dentro da outra deram origem ao nome do formato (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)

Que tipo de arquivos um pacote MKV pode carregar?

Um arquivo Matroska pode conter uma quantidade ilimitada de vídeos, áudios, legendas e até mesmo dados. Normalmente esse container possui arquivos de vídeos com codificação H.264, e uma ou mais faixas de áudio AC3 e legendas. Porém, esses tipos podem variar.

O Matroska suporta vídeo DivX, Xvid, RV9 e vários outros. Já os formatos de áudio suportados incluem o Ogg Vorbis, MP3, MP2, AC3, Ogg, AAC, DTS, PCM e muitos outros. Em relação a legendas, aceita os formatos SRT, ASS, SSA, USF e etc.

O formato MKV baseia-se numa estrutura derivada do padrão XML, chamada EBML (Extensible Binary Meta Language). Com isso, graças ao formato Matroska, é possível, realizar funções de capítulos, criar menus, fazer buscas no arquivos e até selecionar uma fonte sonora ou escolher uma legendagem.

Como executar no PC?

Por ser bastante recente, arquivos no formato MKV ainda não são suportados nativamente nos principais sistemas operacionais de desktop (Windows, Mac e Linux), sendo necessário a instalação do suporte a ele nesses sistemas, com outros programas.

Usuários do Windows 8.1 receberam recentemente uma atualização do aplicativo vídeos, o player de vídeo do Windows 8.1, que o capacitou para reproduzir o formato sem a necessidade de usar codecs de terceiros. Entretanto, em outras versões do Windows, mais antigas, e que usam Windows Media Player, ainda é necessário a instalação de codecs específicos.

O que esperar do Windows 10? Opine no Fórum do TechTudo. 

Quais players abrem MKV

Para quem precisa reproduzir vídeos MKV no Windows, o melhor a fazer é recorrer a aplicativos de terceiros e claro, instalar os codecs necessários ao uso desse formato no sistema.

Boa parte dos reprodutores de mídia atuais suporta a reprodução de vídeo no formato Matroska (desde que os codecs necessários estejam instalados), entre estes, destacam-se o ALLPlayer, CorePlayer, GOM Player, Media Player Classic e Zoom Player Standard.

Mas, como sempre, o VLC Media Player é uma das melhores opções para ser usada na reprodução de arquivos nesse formato, principalmente porque com ele, você não precisa instalar qualquer codec.

Agora que você já conhece bem o formato Matroska, vai entender melhor porque ele é tão popular. Aproveite cada um dos vídeos que possui e evite usar arquivos de fonte duvidosa ou pirateados.

De resto, é só dar play e se divertir.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wagner Andrade
    2014-12-18T10:19:14  

    KMV é apenas uma copia do MP4 (H264) com código aberto. Resumo: Plágio russo.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-12-18T10:19:14  

      kmv?!