04/12/2014 05h06 - Atualizado em 04/12/2014 05h06

PlayStation 1 completa 20 anos; veja as maiores curiosidades do console

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

O PlayStation One completa hoje 20 anos de vida. Lançado no dia 3 de dezembro de 1994 no Japão, o videogame da Sony mudou o mercado, então dominado por Sega e Nintendo. Confira diversas curiosidades do PSOne, algumas das quais ajudaram no sucesso do console.

PlayStation 4: Sony lança edição comemorativa de 20 anos do PSOne

Primeiro PlayStation faz 20 anos de idade no dia 3 de dezembro de 2014 (Foto: Divulgação)Primeiro PlayStation faz 20 anos de idade no dia 3 de dezembro de 2014 (Foto: Divulgação)

Parceria com a Nintendo

Essa curiosidade é talvez a mais interessante – e que a grande maioria das pessoas já sabe. A Nintendo e a Sony possuíam uma parceria para desenvolver uma expansão para o Super Nintendo que possibilitasse o uso de CDs. A Nintendo cancelou o projeto com a Sony e o continuou com a Philips, sendo também cancelado posteriormente.

No entanto a Sony apostou na ideia de um videogame com CDs. Ao saber que a antiga parceira lançaria um console, a Nintendo tentou frear a iniciativa processando a Sony. A justiça negou o pedido da Nintendo, dando sinal verde para o lançamento do PlayStation, fato que mudou o mercado de jogos e acabou com a liderança da Nintendo e, alguns anos depois, serviria para retirar a Sega do mercado de consoles.

Protótipo da Sony de um drive de CD para o Super Nintendo (Foto: Reprodução/Edge-Online)Protótipo da Sony de um drive de CD para o Super Nintendo (Foto: Reprodução)

Mídia inovadora

Como dito acima, a Sony apostou no CD, mídia muito mais barata e fácil de produzir do que os cartuchos dos concorrentes, como o SNES e Mega Drive. Entre as “desculpas” da Nintendo para não utilizar discos a laser estão o tempo de loading, que atrapalhava a experiência do jogador, e a impossibilidade de salvar os jogos, obrigando a compra de um Memory Card. Os cartuchos possuíam baterias internas que salvavam o avanço do jogador, não exigindo esses cartões de memória externos.

Mas, apesar de preço e produtividade, a principal inovação dos CDs em videogames foi sua grande capacidade de armazenamento. Para efeito comparativo, os cartuchos do Nintendo 64 permitiam armazenar até 64 MB contra cerca de 750MB dos CDs que, por serem mais baratos, permitiam jogos com múltiplos discos.

Isso permitiu a inclusão de animação renderizadas e sons realistas, como os roncos dos motores de Gran Turismo. Aliás, o fato de o PS One permitir rodar CDs de música convencionais também foi um diferencial na hora de uma família escolher qual videogame comprar.

Memory Card

Primeiros PlayStation exigiam Memory Card para salvar o progresso nos jogos (Foto: Divulgação)Primeiros PlayStation exigiam Memory Card para salvar o progresso nos jogos (Foto: Divulgação)

Com a escolha de CDs como mídia para os jogos, um ponto negativo apareceu: eles permitiam apenas a leitura de dados, e não a escrita. Com isso o PlayStation foi um dos primeiros videogames a exigir o uso dos cartões de memória para salvar o progresso – o primeiro foi o Neo Geo, da SNK. O primeiro cartão possuía 1Mb de memória (128KB), divididos em 15 blocos. Tamanho ínfimo se comparado ao tamanho dos HDs de hoje, não?

Longevidade e grande biblioteca de jogos

A Sony encerrou a produção do PlayStation One apenas em no fim de 2004, 10 anos após o lançamento do videogame, um fato que demonstrou o sucesso do primeiro videogame da gigante japonesa. A produção de jogos continuou até março de 2006, quase 12 anos após a estreia e alguns meses antes do lançamento do PlayStation 3.

O videogame recebeu 7.918 jogos no total (aí contando versões de um mesmo jogo lançadas em diferentes territórios). Segundo o site VGChartz, foram vendidos 962.01 milhões de unidades de jogos durante a vida do PSOne.

Gran Turismo foi um dos milhares jogos lançados para o PlayStation One (Foto: Reprodução/Wikipedia)Gran Turismo foi um dos milhares jogos lançados para o PlayStation One (Foto: Reprodução)

Recorde de vendas

O PlayStation One foi o primeiro videogame a ultrapassar a marca de 100 milhões de unidades vendidas, façanha alcançada 9 anos e 6 meses após seu lançamento. As vendas totais do console foi de 104,25 milhões (segundo o site VGChartz), ficando atrás apenas de seu sucessor, o PlayStation 2, que vendeu até hoje 157,8 milhões de unidades, e à frente do Wii, que atingiu a marca de 101,2 milhões de videogames vendidos.

Estúdios de terceiros

Ao contrário de Nintendo e Sega, a Sony não contava com games próprios no início do PlayStation, dependendo exclusivamente de estúdios terceiros. Entretanto, as maiores empresas decidiram criar games para o novo videogame por diversos motivos, principalmente a mídia com maior capacidade, a menor taxa cobrada pela Sony para permitir o lançamento de um jogo em sua plataforma e a possibilidade de lançar títulos com temática mais adulta.

Ao mesmo tempo esse movimento tirou o apoio que Nintendo e Sega recebiam, já que seus consoles não tinham a mesma capacidade. Por algum tempo Square, Enix (que na época ainda eram separadas), Capcom e Konami se dedicaram quase que exclusivamente ao PlayStation, lançando grandes clássicos como Resident Evil, Final Fantasy VII e Metal Gear Solid.

Berço de franquias

Silent Hill foi uma das franquias a nascerem no PlayStation One (Foto: Reprodução/Wikipedia)Silent Hill foi uma das franquias a nascerem no PlayStation One (Foto: Reprodução)

Com tamanho suporte de dezenas de estúdios, o PlayStation serviu de berço para grandes franquias, principalmente aquelas com temática mais adulta e com sangue na tela. É sabido como a Nintendo impedia que jogos lançados em seu console tivessem sangue.

Com liberdade quase total, o PS One permitiu que games como Resident Evil, Parasite Eve, Silent Hill, Vagrant Story e Dino Crisis vissem a luz do dia. Outras franquias como Metal Gear e Final Fantasy tiveram a oportunidade de fazer uma formidável transição para o mundo 3D, com games cinematográficos para os padrões da época.

A própria Sony passou a investir em games próprios, investindo em franquias como Crash Bandicoot, PaRappa The Rapper, Syphon Filter, Spyro The Dragon e, claro, Gran Turismo, que levou o gênero de jogos de corrida em consoles para um novo patamar.

Controles com mais botões

O primeiro DualShock foi lançado em 1997 (Foto: Divulgação)O primeiro DualShock foi lançado em 1997 (Foto: Divulgação)

O joystick do primeiro PlayStation trouxe algo pedido pelos desenvolvedores: mais botões. Com isso, além dos tradicionais botões presentes no controle do SNES, o joystick da Sony passou a contar com L2 e R2.

Após o lançamento do Nintendo 64, que trouxe a alavanca analógica e o rumble pack, a Sony não ficou para trás, lançando o primeiro o Dual Analog e logo depois o DualShock, que, como o nome indica, trazia dois direcionais analógicos, uma inovação na época, e também a função de vibração já embutida, diferente do rumble do N64 que era acoplado no gamepad e funcionava com pilhas. O DualShock acabou influenciando muitos controles que vieram posteriormente.

Tela de LCD e Pocketstation

O PlayStation recebeu alguns acessórios diferentes. Um deles foi uma tela de LCD que funcionava com o PlayStation One, modelo menor lançado em 2000. Por ser mais portátil, a ideia era permitir levar o videogame para qualquer viagem, resolvendo o problema da falta de televisão com uma pequena tela. Outro acessório curioso foi o Pocketstation, uma resposta da Sony ao VMU do Dreamcast, um memory card com tela de cristal líquido que permitia jogar alguns minigames.

O PSOne, modelo menor do console original, tinha uma tela de LCD vendida separadamente (Foto: Divulgação)O PSOne, modelo menor do console original, tinha uma tela de LCD vendida separadamente (Foto: Divulgação)

Jogos mais vendidos

O game mais vendido do PlayStation One foi Gran Turismo, atingindo a marca de 10,95 milhões de unidades. Atrás dele ficou Final Fantasy VII, com 9,72 milhões, seguido de Gran Turismo 2, com 9,49 milhões; Final Fantasy VIII com 7,86 milhões.

Fechando o Top 5 está Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back, com 7,58 milhões de unidades. O primeiro Crash Bandicoot, que muitos acreditam ser o maior sucesso do PS One, aparece apenas na oitava posição, com um total de 6,82 milhões de unidades vendidas.

Gran Turismo e Final Fantasy foram os games mais vendidos no PlayStation One (Foto: Reprodução/TechTudo)Gran Turismo e Final Fantasy foram os games mais vendidos no PlayStation One (Foto: Reprodução/TechTudo)

Quais as suas melhores lembranças de jogar em um PlayStation? Opine no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Renato
    2016-02-29T01:21:58  

    Driver 2: The Wheelman Is Back ainda estão pra fazer alguma coisa no mundo dos games que me surpreenderá mais do que esse jogo, não tinha internet pra buscar ajuda era na raça mesmo pra zerar levou um mês. Saudade

    recentes

    populares

    • Diego Renato
      2016-02-29T01:21:58  

      O GTA é um jogo mais antigo que o Driver, mas o Driver foi o primeiro a se arriscar neste estilo em 3D, realmente o DRiver 2, sendo uma das fases no Rio, foi um dos melhores pra mim também.

  • Andre Jesus
    2016-12-15T16:29:16

    kkkkkkkkk até hoje na epoca de 1995 a 2008 não vi uma alma viva fala de xbox pra min e olha que conheci muita gente ( só ouvi uma boato de um cara que tinha e tava passando veneno com ele kkkkkkkkkkkk não tinha jogo pra troca nem empresta kk )era só Play , Eterno Play 2 ,, eterno Final Fantasy 7 ............só de 91 ...........

  • Jacson Almeida
    2014-12-05T08:25:48

    Até hoje eu jogo no meu emulador....

  • Urubu Rei
    2014-12-04T12:18:24  

    Todos os jogos do PS1 envelheceram muito mal e são simplesmente injogáveis hoje em dia. Ou seja, não tem nada realmente memorável a não ser saudosismo vazio de infância, porque clássicos de verdade nunca morrem. SRN!!

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2014-12-04T12:18:24  

      Souza, ST é o quê? Superior Tribunal, a corte de justiça onde o Fluminense consegue títulos e se livrar dos rebaixamentos?

  • Mariohudson
    2014-12-04T14:51:11  

    lembro que chegava nos camelôs e comprava uns 3 jogos por 10 conto, preço mais do que justo prum rapaz latino americano

    recentes

    populares

    • Mariohudson
      2014-12-04T14:51:11  

      pedofilo detected, atenção policia

  • Thiago Silva
    2014-12-04T18:50:26  

    Hoje em dia a diversão da molecada é fazer rolezinho no shopping .

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2014-12-04T18:50:26  

      E roubar tênis dos outros! Sou de 95, graças ao bom Deus, minha mãe e meu pai tiveram condições de me presentear com o PS1 Slim, que video game fantástico!

  • Guilherme Souza
    2014-12-05T21:04:51  

    "I, EI SPORTS, TCHANAGUEIN"

    recentes

    populares

    • Guilherme Souza
      2014-12-05T21:04:51  

      AHAHAHAHAHAHA, BOA!

  • Paulo Nakamura
    2015-01-08T16:22:48

    os primeiros touchden, ridge racer e teken loucura loucura

  • Paulo Nakamura
    2015-01-08T16:21:37

    Medal of honor... fiquei alucinado com a trilha sonora..

  • Lindomar Silva
    2014-12-17T16:34:35

    Legend of mana o melhor!!!

  • Luiz Reinholz
    2014-12-15T11:06:37

    Bons tempos de PSone, várias horas na locadora com os amigos...hoje em dia é tudo online, cada um na sua casa não tem a mesma emoção de antigamente

  • Osvaldo Neto
    2014-12-04T13:00:51  

    Quem é o melhor atacante do Winning eleven PS1, Shevchenko aperte verde,Roberto Carlos vermelho,Owen Comenta.

    recentes

    populares

    • Osvaldo Neto
      2014-12-04T13:00:51  

      roberto carlos kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Osvaldo Neto
      2014-12-04T13:00:51  

      Maluquero Bok Pior que era bem isso mesmo...Ronaldo de um lado, roberto carlos do outro e Romário no meio....

  • Alex Sales
    2014-12-05T10:46:10  

    Podem falar o que quiser, mas esse console mudou a vida de muitos jogadores, e até mesmo quem não curtia game passou a gostar. Eu venho desde do ATARI, tenho PS4 hj, e sou fã da marca. Ninguém é perfeito e poderá jamais agradar a todos os gostos. Hoje a possibilidade de jogar e ler tudo dos jogos em português, é graças aos jogadores que lá atrás davam as caras e mostravam que o Brasil é sim um pais para ter jogos no idioma PT-BR. Pena é nosso plano econômico Ladrão, impostos de matar. Poderíamos ter consoles ai por 400 dólares com nota e garantia de fabrica. Espero ainda ver isso mudar.

    recentes

    populares

    • Alex Sales
      2014-12-05T10:46:10  

      se bem q aprendi mais ingles jogando do q na escola hahahaah

    recentes

    populares

    • Alex Sales
      2014-12-05T10:46:10  

      Leonardo Campos Verdade cara, e tem mais essa...kkkkk

  • Guilherme Autran
    2014-12-06T22:51:53

    DRIVER O MELHOR DE TODOS ...... O PRIMEIRO DE MUNDO ABERTO !

  • Ludmila Bringston
    2014-12-04T17:14:43  

    Tem uma promoção boa de playstation hoje no agregadordeofertas. net

    recentes

    populares

    • Ludmila Bringston
      2014-12-04T17:14:43  

      todo dia altera o preço, basta ficar atento !

    recentes

    populares

    • Ludmila Bringston
      2014-12-04T17:14:43  

      Comprando pelo site sai cerca de 10% mais barato !

  • Aleef Sampaio
    2014-12-06T12:40:22

    Bons tempos, muita nostalgia nessa matéria. Bacana gostei !

  • Romário Lima
    2014-12-06T02:51:05

    meus amigos ficavam so o odio dizendo que eu Roubava usando o Roberto Carlos no Ataque

  • Osvaldo Neto
    2014-12-05T22:40:08  

    Agora minha opnião,Shevchenko era o melhor atacante,pois tinha altura,era bom de cabeça e tinha precisão (alem de corpo),ao contrario do Roberto Carlos que era fácil vc errar xute com ele

    recentes

    populares

    • Osvaldo Neto
      2014-12-05T22:40:08  

      sabe de nada Inocente Roberto Carlos era o melhor sem duvida

  • José Gonçalves
    2014-12-05T14:26:57

    Caramba, eu lembro que passa madrugadas tentando solucionar os Puzzles do primeiro Silent Hill! Winning Eleven então, adora... Realmente temos que agradecer a SONY por ter mudado nossas vidas para melhor com jogos incríveis como esses. Gostei do comentário de alguém ai de baixo, antes a galera da minha rua se reunia para jogar, era muito divertido, hoje em dia é turma do "jogo sozinho"... Nostalgia total!

  • Thiago Fernandes
    2014-12-05T10:08:34  

    AAAh Ps1! Saudades! E quem não se lembra do famoso "one Two" do Winning eleven?!! Real Madrid era o melhor time ao lado barcelona. Corria com Roberto Carlos pela lateral só fazendo one two e ninguem o parava, e quando ele chutava então?! Vishiii impossivel o goleiro egar! kkk.. Bons,velhos e inesquecíveis tempos de Playstation 1.

    recentes

    populares

    • Thiago Fernandes
      2014-12-05T10:08:34  

      Eu colocava o Ronaldo e Roberto Carlos no ataque tinha pra ninguem !! kkkk

    recentes

    populares

    • Thiago Fernandes
      2014-12-05T10:08:34  

      Sem duvidas!

  • Juan Barreto
    2014-12-05T11:34:56

    Obrigado Sony :)

  • Juan Barreto
    2014-12-05T11:33:58

    Caraca,como era boa essa época, me lembro de Medal of Honor, Driver 2, Tenchu 2, Final Fantasy VII, Crono Cross, Gran Turismo 2, Vigilant 8 total offensive, Twist Metal, Digimom Rumble Arena, Crach CTR e outros.... Cara esse tempo era muito bom a turma se reunia pra jogar, fechava hora em locadoras pra fazer campeonato de Winning Eleven e Tony Hawk 4, Amizades fora feitas e firmadas por causa desse console que unia a galera, hoje em dia os jogos são reais porém muito singulares. Estamos criando a geração do eu faço sozinho e mostro pra todo mundo nas minhas selfies no face. Nunca saberão....

  • Raul Gil
    2014-12-05T09:07:46

    Caramba!!! Que saudades!!! Drive, Winning Eleve, Gran Turismo... Quem ai lembra do Medal of Honor???? Mito!! Meu irmão tem xbox e fica vidradão mas ele nunca vai saber o que é diversão de verdade quando reunia a mulecada em casa pra fazer campeonatinho no winning eleven!! Hoje em dia tá tudo muito avançado, uma pena

  • Thiago Fernandes
    2014-12-05T09:54:31

    E quem não se lembra do "one Two" do Winning eleven! Nossa, o Real madrid tinha o melhor time ao lado do barcelona! lembro me que saia em disparada e ninguem pegava o Roberto carlos na corrida! Os chutes dele então?! nem se fala impossivel o goleiro pegar! Bons tempos e inesquecíveis de Playstation 1.

  • Daniel Santos
    2014-12-05T09:46:16

    Se eles contassem as cópias piratas o número seria exorbitante.