Jogos de aventura

13/12/2014 08h00 - Atualizado em 03/05/2019 12h06

Sega Saturn faz 20 anos; confira curiosidades sobre o clássico console

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

O legado do Sega Saturn não parece tão evidente, se comparado ao seu concorrente, o Playstation, cujos sucessores dominaram as gerações seguintes. Mas basta lembrar de nomes como Grandia, Nights, Panzer Dragon, Guardian Heroes e outros para reparar que o console da SEGA também teve seus lampejos de exclusividade. Em novembro, o Saturn completou 20 anos do seu lançamento no Japão. Relembre as principais curiosidades que, com certeza, marcaram quem era dono de um Saturn naquela época.

PlayStation 1 completa 20 anos; veja as maiores curiosidades do console

20 anos de Sega Saturn (Foto: Divulgação)20 anos de Sega Saturn (Foto: Divulgação)

Cadê o Sonic?

Lançado em 1994, no meio da guerra entre Mega Drive e Super Nintendo, o Saturn parecia um Frankenstein, mas acima de tudo, parecia um lançamento prematuro. Uma das coisas que mais evidenciam isso, é o fato do console não conter um único jogo exclusivo do Sonic the Hedghog.

Todos os jogos do ouriço lançados para o Saturn são conversões ou adaptações de jogos do Mega Drive. Um game em 3D do Sonic, obviamente, estava nos planos, ele se chamaria Sonic Xtreme. Mas infelizmente, o game nunca chegou às prateleiras.


Melhor no 2D do que no 3D

Jogos tridimensionais são unanimidade hoje em dia, mas nos anos 1990 a coisa era bem diferente. Compare a transição do mundo 2D para o tridimensional com o que acontece hoje em dia com relação a realidade virtual. Muita gente não sabe ao certo no que iria dar. Parece que foi justamente essa indecisão que fez a SEGA não apostar totalmente em gráficos tridimensionais.

Isso fica evidente ao olhar de perto o hardware do Saturn. Um segundo processador, colocado para renderizar gráficos tridimensionais, foi colocado às pressas, o que resultou em uma máquina difícil de programar jogos tridimensionais. Isso aconteceu por que em 1993, a tecnologia de múltiplos “cores” sequer existia, e cada processador do Saturn trabalhava separadamente. O resultado era um videogame que se saía muito melhor que o PlayStation em jogos 2D como Darkstalkers, Castlevania Symphony of the Night e muitos outros.

Com Hardware terminado às pressas, Saturn se tornou um sistema difícil de desenvolver (Foto: Divulgação)Com Hardware terminado às pressas, Saturn se tornou um sistema difícil de desenvolver (Foto: Divulgação)

Upgrade igual ao PC

Assim como o Mega Drive, o Saturn já era preparado para receber upgrades em muito pouco tempo. O primeiro deles, veio junto com o lançamento de games da série The King of Fighters. Igual a um PC, era possível aumentar a memória RAM do console.

Na forma de um cartucho que era acoplado na parte posterior do Saturn, era possível adicionar mais 4MB de RAM ao console, o que deixava o console da SEGA com mais do dobro de RAM da capacidade do PlayStation One. Isso se traduzia em mais “coisas” na tela, principalmente em jogos de luta 2D.

Alguns jogos de luta vinham com cartucho que permitia expandir a memória RAM do videogame da Sega (Foto: Reprodução / sega-saturn.net)Alguns jogos de luta vinham com cartucho que permitia expandir a memória RAM do videogame da Sega (Foto: Reprodução)

Netlink, o precursor das partidas online

O Netlink era outro cartucho que o jogador poderia acoplar no Saturn para prover mais recursos ao seus console. Com o Netlink era possível acessar a internet, algo totalmente inovador para a época. Lançado em 1996, o upgrade permitia navegar na web a incríveis 28,8kbps. Acredite, naquela época era algo muito rápido.

Mas o Netlink não servia apenas para navegar. Vários jogos possibilitavam multiplayer online entre jogadores que possuíam o produto. O curioso, é que não era preciso que houvesse um servidor da SEGA, já que o tipo de conexão era "ponto-a-ponto". Ou seja, até hoje é possível jogar games online no Saturn com os amigos.

Sistema Netlink permitia navegar na internet e jogar partidas online (Foto: Reprodução: Sega Age)Sistema Netlink permitia navegar na internet e jogar partidas online (Foto: Reprodução: Sega Age)

Grande quantidade de modelos

O Saturn possui uma grande variedade de modelos. O modelo japonês original era cinza, enquanto o modelo vendido no ocidente era preto. Mas não parou por aí, a SEGA começou a vender o modelo preto também no Japão, e pouco tempo depois lançou o modelo branco, o mais cobiçado pelos colecionadores.

Mas a SEGA não ficou apenas brincando com as cores. Também houve modelos bizarros como o HiSaturn Navi e o SGX. O Navi era um videogame com uma minúscula tela de LCD. Já o SGX parecia um experimento social. Este raríssimo modelo de Saturn, constitui-se de uma carcaça metálica com espaço para sete CDs e sistema para funcionar como um fliperama, aceitando moedas.

Sega Saturn Branco é o preferido dos colecionadores (Foto: Divulgação)Sega Saturn Branco é o preferido dos colecionadores (Foto: Divulgação)


Não foi dessa vez Shenmue

Shenmue é um marco dos jogos eletrônicos, mas também foi dos “buracos” que ajudou a afundar a SEGA. Totalmente inovador para época em que foi lançado, para Dreamcast. Entretanto, ele teria sido ainda mais vanguardista se tivesse sido lançado no Saturn.

Sim! O projeto do jogo começou a ser desenvolvido no Saturn e posteriormente foi levado para o Dreamcast. Junto do CD de Shenmue II, é possível encontrar vídeos da pré-produção do jogo no Saturn. Muitos desses vídeos estão no Youtube.


O mascote mais mal em encarado de todos

Para concorrer com a Sony e o seu PlayStation, no Japão, a SEGA bolou uma mascote um tanto inusitado. Um judoca mal encarado chamado Segata Sanshiro, cujo nome seria um trocadilho com “Sega Saturn Branco”. Ele era protagonista de comerciais hilários que foram um grande sucesso na época.

O humor bizarro e nonsense, cativou imediatamente os consumidores que viraram fãs do “Sega Satan”. É consenso comum de que a excelente recepção da campanha publicitária garantiu a vendas de mais algumas milhares de unidades do Saturn.


Radiant Silvergun, o mito

É muito fácil citar jogos de sucesso no Saturn, mas Radiant Silvergun é um caso especial. Desenvolvido pela fábrica de talentos chamada Tresure, Radiant Silvergun foi um jogo de shoot’em up tão inovador que muitos diziam que ele exibia uma nova ideia a cada 10 segundos.

Este simples jogo de “navinha” possuía três tipos diferentes de armas que podiam se combinar, além disso não havia power-ups, quanto maior a pontuação, mais “experiência” sua nave recebia, isso dava ao jogo elementos de RPG. Desenvolvido no fim da vida do Saturn, poucas cópias de Radiant Silvergun foram produzidas. Mas não demorou muito para que os jogadores percebessem que o game era genial. O que levou o jogo a virar item de raridade em qualquer coleção de fãs da SEGA.

Radiant Silver Gun mistura RPG, Puzzle e Shootem up (Foto: Reprodução)Radiant Silver Gun mistura RPG, Puzzle e Shoot'em up (Foto: Reprodução)

“Indiana Jones e os caçadores de jogos piratas’”

Sendo uma prática bastante comum, a pirataria não foi um dos problemas que levou a Sega a abandonar o Saturn. Isso por que console possuía uma placa complexa e não era tão fácil de ser modificada como a do PlayStation One. Contudo, isso não impediu os crackers de plantão a usar uma solução, no mínimo, Hollywoodiana.

No melhor estilo Indiana Jones – Os caçadores da arca perdida, é possível rodar jogos piratas no Saturn simplesmente trocando um CD original por um pirata com muita velocidade como é possível ver no vídeo.


Qual o melhor Castlevania?
Opine no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Silva
    2014-12-13T20:24:02  

    kra..eu tenho até hoje ele guardado mas n o uso pois o cabo que liga na tv quebrou e hoje nao acho ele de jeito nenhum pra comprar.Pretendo guardar ele por mais umas duas décadas e vender pra um colecionador por uns 200 mil reais kkk . Teve um jogo impossivel de virar : Crusader no remorse! dificilimo..

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2014-12-13T20:24:02  

      igual os resident evil antigos

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2014-12-13T20:24:02  

      no Mercado livre deve ter amigo!

  • Urubu Rei
    2014-12-13T18:58:56  

    E Saturn é igual ao Neo Geo, limitado a poucos gêneros. No caso do Saturn, jogos de luta e shooters. Tem os ports de jogos de arcades da SEGA, mas não consigo imaginar ninguém jogando Daytona USA, SEGA Rally, Virtua Cop, Virtua Fighter ou Dynamite Deka hoje em dia, porque são jogos muito datados em gráficos e mecânicas de jogo. E jogos interessantes do Saturn que ficaram restritos ao Japão saíram pro PSX no ocidente. SRN!!

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2014-12-13T18:58:56  

      prazer, urubu, eu jogo!!! O saturn também teve EXCELENTES RPGS e jogos de esporte também, não era limitado a jogo de luta e shooters.

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2014-12-13T18:58:56  

      Desculpa, mas DEEP FEAR, RADIANT SILVERGUN, SHINING FORCE III, por exemplo, não saíram para o play 1.

  • Rogerio Games
    2014-12-15T09:58:48  

    eu tive um, troquei por um ps1, só troquei porque era difícil arrumar jogos e quando achava era tudo caro obviamente era mais negócio ter um ps1 pirata comprando jogos por 10 pratas no camelo, apesar de o saturno ter sido melhor graficamente

    recentes

    populares

    • Rogerio Games
      2014-12-15T09:58:48  

      Sou um fã INCONDICIONAL do SATURN, Rogério, mas se fomos falar em jogos 3D, o saturn levava uma enorme desvantagem em relação ao playstation, principalmente por causa da dificuldade de programação do primeiro! O play levava vantagem nos gráficos em boa parte dos jogos 3d que saiam para os dois consoles, mas quando pegava uma equipe de programadores que prestava, o saturn fazia jogos que EM NADA DEIXAVAM A DESEJAR para o play. Pena que foram poucos... Agora, no 2D, não dava nem pra brincar!! O SATURN arregaçava!!!

  • Petrick Escorsato
    2015-07-26T01:22:30

    Quando comprei o jogo DOOM passei o dia todo jogando com meu irmão e, ao deitar, era só fechar os olhos que labirintos do jogo estavam lá... nos assombrando!!!

  • Oscar Silveira
    2015-07-12T16:35:05

    queria comprar cd perto de ermesinde sega saturno

  • Rodrigo
    2014-12-22T14:31:14  

    Tenho o meu ate hoje, desbloqueado, Action Replay e controle arcade original... tenho desde 97 e nao vendo por nada!!

    recentes

    populares

    • Rodrigo
      2014-12-22T14:31:14  

      eu tbm tive um mais eu vendi e até hoje me arrependo esse console e o melhor que ja vir ele era muito bom.

  • Paulo Santiago
    2014-12-21T13:59:29

    O Saturn era um videogame excelente desde que o cara jogasse muito jogo do arcade em casa, porque pra achar jogo exclusivo era difícil pra caramba! E na época era muito caro comprar via sedex... Ainda consegui Dragon Force, mas foi o único que deu... No final a pirataria foi a única opção. Até porque a Sega of America praticamente não lançava nada e jogos japoneses (que eram os melhores) além de serem muito mais caros não rodavam no modelo americano sendo necessário destravar... Tive e meus bons momentos com ele, mas infelizmente se não fosse pela pirataria, não conheceria nem 20 jogos...

  • Presidente Universo
    2014-12-13T18:40:59  

    os brasileiros jogavam muito o "Daytona USA: Championship Circuit Edition" q falava ladies and gentlemen start your engines, mas quase nenhum jogou o Daytona USA q era uma adaptação do Arcade

    recentes

    populares

    • Presidente Universo
      2014-12-13T18:40:59  

      joguei muito Daytona USA... mas meu preferido era Alien o resgate.... foi quando levei meu primeiro susto jogando video game.

    recentes

    populares

    • Presidente Universo
      2014-12-13T18:40:59  

      Pois é, eu era um deles que tinha esse jogo, e veio o CD demo Christmas Nights junto

  • Luiz Antonio
    2014-12-15T07:25:23

    Guardian Heroes: Inesquecível!

  • Pepeu
    2014-12-14T05:31:09

    eu jogava no flipper de graça. mas tinha que dar uns murro onde colocava a ficha.

  • Pepeu
    2014-12-14T05:29:34

    e onde colocava a ficha?

  • Luiz Antunes
    2014-12-14T03:06:35

    Eu tenho um novo lacrado na caixa, nao vendo por dinheiro nenhum nesse mundo.

  • Tayrone Nascimento
    2014-12-13T22:50:49

    eu tive por alguns anos esse video game, era show mas limitado em termos de jogos, tinha pouca opção, mas era maneiro

  • Urubu Rei
    2014-12-13T19:00:45

    Swap Trick é p rodar jogos de regiões diferentes. Vc precisa de modchip p rodar piratas. E jogos de luta eram melhores nele pq tinham todos os elementos da versão arcade, loadings mais rápidos por causa do cartucho de expansão de RAM, e não pelos cores a mais. Muitos cores eram usados pra processar multilayers ou a geometria em 3D. A suposta superioridade de Castlevania SotN não tem nada a ver com hardware. É só um jogo com itens a mais, novas áreas, músicas remixadas, mais personagens jogáveis, embora a versão do PSX seja mais bem programada, menor tempo de loading e suporte a transparência.

  • Mariohudson
    2014-12-13T20:45:19

    esse game foi fumado pela concorrencia

  • Urubu Rei
    2014-12-13T18:48:48

    Swap Trick é p/ rodar jogos de regiões diferentes. Vc precisa de modchip p/ rodar piratas. E jogos de luta eram melhores nele pq tinham todos os elementos da versão arcade, loadings mais rápidos por causa do cartucho de expansão de RAM, e não pelos cores a mais. Muitos cores eram usados pra processar multilayers ou a geometria em 3D. A suposta superioridade de Castlevania SotN não tem nada a ver com hardware. É só um jogo com itens a mais, novas áreas, músicas remixadas, mais personagens jogáveis, embora a versão do PSX seja mais bem programada, menor tempo de loading e suporte a transparência

  • João Almeron
    2014-12-13T18:32:09

    Descobri o Resident Evil 1 nesse ai kkkkkkkkkkkkkkkk bons tempos

  • João Almeron
    2014-12-13T18:29:08

    Jogava Resident Evil 1 nesse ai kkkkkkkkkkkkk bons tempos

  • João Almeron
    2014-12-13T18:26:57

    Nossa jogava Resident Evil 1 nesse ai kkkkkkkkkkkk

  • Diego Almeida
    2014-12-13T11:14:56  

    O controle era um lixo quebrava facilmente kkkkkk

    recentes

    populares

    • Diego Almeida
      2014-12-13T11:14:56  

      quebrava o direcional tinha que jogar sem,e acabava com o dedo oaksoas

  • Romarino
    2014-12-13T16:33:01

    o ruim é que o direcional do controle quebrava mt fácil

  • Dono Verdade
    2014-12-13T12:45:36

    Ta aí um console que eu nunca joguei, nunca conheci sequer alguém que tivesse. rs

  • Presidente Universo
    2014-12-13T16:02:32

    1 dos 3 jogos q acompanhavam o Saturn não era o Daytona USA, mas sim o Daytona USA: Championship Circuit Edition

  • Thiago Oliveira
    2014-12-13T14:35:46

    que saldade do tomb raider entre outros, q saudades realmente um dos melhores

  • marcelo nicoro
    2014-12-13T14:21:52

    Lembrei do Neo Geo tbm!!! lembro do primeiro neo geo a fita, q o controle era quase do tamanho do console!!