Internet

11/12/2014 09h00 - Atualizado em 11/12/2014 09h00

Veja os 12 golpes mais comuns durante o Natal na Internet e proteja-se

João Kurtz
por
Para o TechTudo

As festas de final do ano costumam deixar as pessoas mais desatentas e preocupadas apenas com os eventos. Cibercriminosos aproveitam para tentar aplicar golpes como infectar dispositivos com malware e vírus que são usados para roubar informações pessoais e bancárias em períodos de compras de Natal. A McAfee elaborou uma lista com os 12 golpes mais comuns nesta época do ano. Confira!

Você já caiu? Lista tem top 10 dos golpes mais populares no Facebook

Não caia no golpe! Veja os 12 scams mais comuns na Internet na época de Natal (Foto: Reprodução/McAfee)Não caia no golpe! Veja os 12 scams mais comuns na Internet na época de Natal (Foto: Reprodução/McAfee)


1. Mensagem para você

Confira os links recebidos em e-mails de confirmação de envio quando fizer compras pela Internet para se certificar que são legítimos e pesquise as empresas de entrega antes de dar informações pessoais.

2. Propaganda enganosa

Ofertas muito boas para ser verdade geralmente são usadas para roubar informações pessoais. Verifique a autenticidade da loja antes de fazer compras por ela.

3. Caridades suspeitas

O volume de doações costuma aumentar no fim do ano e muitos criminosos aproveitam a temporada para criar entidades falsas e roubar dinheiro de pessoas bem intencionadas. Antes de doar, verifique a integridade da instituição e o URL do site.

4. Cuidados com o cartão de crédito

Algumas lojas físicas podem ter suas máquinas de cartão de crédito comprometidas. Confira na fatura do seu cartão se não existem tarifas extras devido a estas falhas de segurança.

5. iGolpes

Os smartphones atuais também podem ser usados para pagamentos, chaves e outros recursos, mas também estão sujeitos a infecção por malwares. Antes de baixar um aplicativo novo, pesquise sua integridade e de preferência a aplicativos oficiais de serviços.

6. Cartões virtuais

Muitos cartões podem conter códigos para download de programas maliciosos. Procure aceitar estes presentes apenas de pessoas conhecidas e que provenham de sites confiáveis.

7. Golpes em sites de viagem

Muitos serviços falsos de emissão de passagens aéreas atraem vítimas prometendo preços baixos para passagens e quartos de hotéis. Antes de comprar destes sites, confira se eles são legítimos.

8. Ligações suspeitas

Evite fornecer informações pessoais caso alguém ligue alegando que seu computador está infectado e pedir suas informações pessoais para o conserto.

9. Caixas eletrônicos comprometidos

Os caixas eletrônicos são alvos fáceis para criminosos e existem várias versões de golpes que envolvem instalar equipamentos de leitura e clonagem de cartões. Sempre que possível, evite sacar dinheiro em caixas que ficam fora de agências bancárias.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.

10. Retrospectiva do ano

Muitas notícias de retrospectiva podem levar a sites falsos designados a roubar informações dos usuários ou infectar seus dispositivos com malware. Procure clicar apenas em links de sites conhecidos.

11. Roubo de dispositivos

Procure não esquecer smartphones e tablets desprotegidos. Pessoas mal intencionadas podem aproveitar estes momentos para invadir o dispositivos e acessar suas informações pessoais.

12. Pen Drives comprometidos

Muitas promoções costumam dar pen drives de graça, mas os equipamentos podem estar carregados com programas maliciosos que podem infectar seu computador com vírus ou malwares e roubar suas informações pessoais.

Para manter-se protegido no fim do ano,  a empresa ainda acrescenta algumas dicas:

1. Caso vá fazer alguma caridade, pesquise na Internet o nome da empresa ou instituição para verificar se há riscos;

2. Ao invés de clicar um link para promoção, acesse o site diretamente;

3. Antes de baixar um aplicativo, veja se está na loja oficial e não de terceiros;

4. Se o aplicativo solicitar muitas permissões, não faça o download. Ele pode solicitar acesso a informações que devem ser mantidas confidenciais e certamente mais informações do que o necessário;

5. Use sempre um antivírus;

6. Se o banco no qual você tem conta ligar solicitando informações, desligue e ligue de volta no número de telefone principal oficial. É importante conversar com seu banco pelo número oficial para saber se é legítimo;

7. Verifique se o caixa eletrônico tem fios soltos ou peças de máquinas que podem ter sido adulteradas. Isso pode indicar que há hackers tentando alterar a máquina para tirar vantagem;

8. Siga as últimas notícias de novas falhas de segurança para manter-se em alerta;

9. Somente compre presentes de natal em lojas que você sabe que não foram comprometidas;

10. Verifique suas faturas de cartão de crédito sempre para se certificar de que não foi vítima de alguma fraude.

Empresa de segurança na web dá dicas para um fim de ano mais seguro (Foto: Divulgação/McAfee)Empresa de segurança na web dá dicas para um fim de ano mais seguro (Foto: Divulgação/McAfee)


Via McAfee

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares