Tablet

30/12/2014 10h41 - Atualizado em 30/12/2014 10h41

Veja se o iPhone 6 e 6 Plus comprados no exterior funcionam no Brasil

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

Os iPhone 6 e 6 Plus chegaram no Brasil com um preço assustador, fazendo com que muitos usuários optassem por comprar os aparelhos no exterior. Entretanto, a importação de um smartphone como o da Apple requer muito cuidado por causa de possíveis incompatibilidades técnicas e problemas com garantia. Sendo assim, vale a pena comprar os aparelhos com iOS em outros países? Confira a análise do TechTudo.

AirScanner: saiba como ver a câmera do iPhone na tela do computador

Comparação de tamanho entre iPhone 6 iPhone 6 Plus (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)iPhone 6 e 6 Plus podem ser comprados no exterior, mas exigem cuidados (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

- A garantia cobre um produto comprado no exterior?

Esse é um assunto um pouco controverso. Teoricamente, a Apple não estende a sua garantia global a modelos que não são comercializados no Brasil. Sendo assim, um iPhone 6 que seja diferente da versão A1549 e um 6 Plus que não seja o 1522 podem ter a garantia negada pela companhia por aqui. Entretanto, uma decisão judicial de abril deste ano tem obrigado a fabricante a fornecer assistência até mesmo para aparelhos que não se encaixem nessa regra.

iPhone-6-review1 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)iPhone 6 deve ser do mesmo modelo vendido no Brasil para que garantia da Apple valha (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

De qualquer forma, o melhor a se fazer é comprar seu novo iPhone em um país onde o modelo seja o mesmo comercializado no Brasil, evitando assim dores de cabeça. Felizmente, a Apple decidiu comercializar por aqui a mesma versão utilizada por grandes operadoras nos Estados Unidos, Chile, Canadá, México, Peru, entre outros. Entretanto, os telefones vendidos na Europa e em algumas operadoras norte-americanas possuem outra numeração.

- O aparelho vem bloqueado?

Comprar um aparelho bloqueado por uma operadora estrangeira pode gerar uma grande dor de cabeça no retorno ao Brasil. Por isso, procure comprar apenas os aparelhos diretamente com a Apple, seja nas lojas físicas ou online da marca. Além disso, certifique-se também que este não tem nenhum vínculo com alguma empresa de telefonia do exterior, incluindo contrato de serviço ou outro tipo de restrição.

iPhone-6-destaque (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)iPhone 6 deve ser comprado sem vínculos de operadoras ou bloqueio (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Um erro comum cometidos por brasileiros é ser atraído pela promessa de iPhones a preços muito baratos, começando em US$ 199 (cerca de R$ 530). Esses valores mais baixos, na verdade, incluem um contrato de dois anos com as operadoras locais e preveem multas em caso de rescisão. O preço do aparelho desbloqueado começam em US$ 649 (cerca de R$ 1720) para o iPhone 6 e US$ 749 (R$ 1990) para o 6 Plus.

- Quais modelos são compatíveis com a rede brasileira?

O iPhone 6 e o iPhone 6 Plus são os primeiros aparelhos da Apple em que todos os modelos são compatíveis com a rede 4G de banda 7 (2600 Mhz). Ou seja, não importa onde você comprar o seu aparelho da Apple, ele será capaz de se conectar à internet brasileira de alta velocidade, desde que utilizem a tecnologia GSM. Entretanto, é muito importante considerar apenas os modelos que são comercializados no Brasil por conta da garantia.

- Todas as operadoras americanas são compatíveis com o Brasil?

Nos Estados Unidos, as operadoras podem utilizar duas redes diferentes de telefonia: a GSM e a CDMA. Ambas tem grande cobertura lá fora, mas brasileiros podem cometer um grande erro ao trazer seus aparelhos para o Brasil. Desde 2012, o Brasil utiliza apenas a tecnologia GSM e qualquer aparelho comprado no mundo fora desse padrão não poderá ser ativado por operadoras brasileiras.

IPhone 6 e iPhone 6 plus estão em falta nas prateleiras das Apple Stores nos EUA (Foto: Anna Kellen/Techtudo)iPhone 6 e 6 Plus comprados nos Estados Unidos devem utilizar a tecnologia GSM e não a CDMA (Foto: Anna Kellen/Techtudo)

Ao comprar seu iPhone nos Estados Unidos, fuja das operadoras Sprint e Verizon. Ambas utilizam apenas o padrão CDMA, que foi abandonado pela Vivo, a única operadora a utilizar a tecnologia, em 2012. Essa rede não utiliza o mesmo sinal adotado aqui no Brasil e também não faz uso dos chips SIM adotados pelas operadoras daqui. Portanto, não poderão ser ativados no país

- As operadoras europeias são compatíveis?

A recomendação para as operadoras europeias é a mesma feita para as norte-americanas. Procure saber cuidadosamente qual a tecnologia utilizada pela empresa e compre apenas os aparelhos que sejam GSM, ou seja, utilizem o chip SIM para ativação. Entretanto, cabe destacar ainda que nenhuma companhia do continente comercializa o modelo vendido no Brasil, o que pode gerar problemas de garantias.

O que acharam do novo iOS 8? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wagner Andrade
    2014-12-30T13:40:58

    LA FORA, O IPHONE É COMPARAVEL A UM XING LING, ATE UM VARREDOR DE RUAS, UM FAXINEIRO TEM. AQUI NESSE PAIS DO PT. 4.000,00. AI OS TROUXAS PRA SE ACHAREM RICOS E TENTAR RIDICULARIZAR OS OUTROS,,, COMPRAM NA CASAS BAHIA EM 36X. SO AQUI MESMO.

  • Mark Gardner
    2014-12-31T07:26:42  

    Virou carne de vaca, hoje em dia qualquer cúrinthiano tem iPhone...Prefiro meu Sony Xperia Z, muito mais exclusivo.

    recentes

    populares

    • Mark Gardner
      2014-12-31T07:26:42  

      Muito mais exclusivo porque ninguém liga. rsrs

  • Androidzor
    2014-12-31T18:59:27  

    LA FORA, O IPHONE É COMPARAVEL A UM XING LING, ATE UM VARREDOR DE RUAS, UM FAXINEIRO TEM. AQUI NESSE PAIS 4.000,00. AI OS TROUXAS PRA SE ACHAREM RICOS E TENTAR RIDICULARIZAR OS OUTROS,,, COMPRAM NA CASAS BAHIA EM 36X. SO AQUI MESMO

    recentes

    populares

    • Androidzor
      2014-12-31T18:59:27  

      Só se for lá fora do mundo real que iphone é comparável a um xing ling kkkk

  • Luce
    2015-02-18T14:37:17  

    Comprando no CANADA ... TODOS os telefones são desbloqueados por lei. Lá as empresas não podem limitar o consumidor a isso. Fica a dica... para o Canada.

    recentes

    populares

    • Luce
      2015-02-18T14:37:17  

      isso é verdade?

    recentes

    populares

    • Luce
      2015-02-18T14:37:17  

      Mentira!!!!! morei lá e comprei Iphone 6 (Rogers) que agora estou precisando desbloquear. Lá vc tem a opção de comprar bloqueado ou não.

  • Wagner Andrade
    2014-12-30T23:38:10  

    Em apenas 3 dias mais de 20 milhões trouxas e desocupados ficaram na fila que nem uns tontos esperando o iphone. isso mostra que as fanboytes da apple são os mais trouxas do planeta.sem dúvidas, e tim cook deu uma entrevista ao vivo de sua banheira de ouro maçico dizendo que: A Apple lançara em 2015, acessorios na cor rosa para seus fãs de todo o mundo. é esperado para janeiro o lançamento de fones de ouvido na cor rosa. Claro que esse não foi o motivo principal, visto que o número de vendas do iPhone 6 na cor rosa foi dimais. Mas claro que, isso é apenas o começo. afinal eipol é eipol.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-12-30T23:38:10  

      Concordo que muita gente compre por consumismo, mas há outros tantos que querem se beneficiar da qualidade que o sistema operacional da Apple oferece.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-12-30T23:38:10  

      Só corrigindo a pronúncia "eipol". A vogal "A" de Apple, tem som de "A" mesmo, pois o A é seguido de duas consoantes antes do "E"

  • Raphael Antunes
    2014-12-30T22:14:57  

    O que eu fico mais impressionado com essas reportagens é a quantidade de gente que fica se ofendendo por causa de um aparelho. Gosta do iPhone: compre o iPhone. Não gosta: não compre. Aí aparecem ofensas sem o menor sentido. Por mais que o aparelho seja bom (e apesar de não tê-lo acredito que o seja) não vale a pena tanto rancor. Vida que segue gente.

    recentes

    populares

    • Raphael Antunes
      2014-12-30T22:14:57  

      Lendo as matérias do techtudo sobre a apple sempre vejo esses embates. Fiquei pensando nisso também Raphael. As pessoas hoje em dia são fãs até de aparelhos celulares rsrsrs. Chego a sentir pena dessas pessoas.

  • Monsenhor Razão
    2014-12-30T16:21:21  

    O iPhone 6 é igual a Ferrari... não é para qualquer pé-rapado não! Tem que estudar muito, conseguir um bom emprego e nunca se misturar com flamenguistas e favelados. Inveja-se a riqueza, mas não o trabalho que deu para consegui-la. Ninguém fica doido de tanto estudar... É mais fácil ficar doido de tanto ser burro! Então, estude como se você fosse viver para sempre e viva como se você fosse morrer amanhã. Compre o iPhone 6 e seja feliz... Boa sorte e feliz ano novo!

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-12-30T16:21:21  

      José Rodrigues, é verdade... Apple tá mil anos à frente da concorreria.

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-12-30T16:21:21  

      Wagner Andrade mesmo sendo de 32 bits, o meu moto turbo maxx de 64 giga detona essa porcaria de metal rosa. nem precisa ser de 64 bits . bocó. kkkkkkkkkkkkkkk

  • Karoline Macedo
    2015-01-21T03:30:02

    Pq nao li isso antes :/ Comprei meu iphone 6 na best buy nos EUA e cheguei no brasil ontem e não funciona e não aceita meu chip, e o chip que veio nele eh da Sprint. o que devo fazer? pode me ajudar por favor!!! desde ja agradeço..

  • Marcelo Albuquerque
    2014-12-30T15:28:56  

    Me irrita esses Manés que não concordam que alguém possa ter seu iPhone. Azar, se tem varredor de rua ou faxineiro com iPhone lá fora. Azar, de você que não tem dinheiro pra comprar um iPhone. Vai trabalhar e comprar em 60 X, compre seu Android ou um xing ling na mão de camelô. Tenho o meu iPhone 6 Plus de 128. Comprado à vista. Funciona 4G aqui e estou gostando demais. E daí????

    recentes

    populares

    • Marcelo Albuquerque
      2014-12-30T15:28:56  

      Acho difícil engolir um android, tudo é muito ruim. Só tem preço baixo, mas o resto é uma porcaria. Coisa de camelô... tipo xing-lings.

    recentes

    populares

    • Marcelo Albuquerque
      2014-12-30T15:28:56  

      Joao Neto joao gay...é dificil engelir um android??? então eu ja sei o que vc gosta de engolir..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk alias todo usuario de iphone gosta de engolir.........

  • Isabella Dantas
    2015-01-16T17:25:06

    Quem pode tem iPhone, quem não pode se contenta com Android ;)

  • Wagner Andrade
    2014-12-30T23:33:49  

    Vejam como tem donzelas que adoram iPhone 6. heheheh Fazem fila pra comprar capinha rosa pra ele.. Aqueles que não fazem nada (não trabalham, não estudam, e o pior: não gostam de mulher) estão sempre dispostos a criticar a tecnologia de ponta dos androids. Quando a gigante GOOGLE se mostra ao mundo reconhece-se logo da seguinte maneira: os gays, pobres (so tem hornet) se juntam pra falar mal dela. Sempre com as mesmas piadinhas sem graça.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-12-30T23:33:49  

      Como esse cara é maluco!!! Tem um comentário dele logo abaixo falando exatamente o oposto disso...

  • Paulo Lopes
    2015-01-07T01:34:04

    eu tenho um desse mais nem gostei muito .....

  • Salomao Fischer
    2014-12-31T14:14:19

    acabei de comprar por 700 dolares um iphone 6 em NY na loja da apple. Estou muito contente. Aproveitei a oportunidade unica de viajar, e adquirir. Vou usar para trabalhar, pois sou representante comercial. Preciso de um aparelho que nao trave, uso Skype, Whatsap, passo emails, faço muitas ligações, e as maquinas android travam quando mais preciso. Investi em minha empresa, e nao me arrependo. recomendo para quem precisa de uma ferramenta decente para trabalhar. dependo disso para ganhar meu dinheiro e atender melhor meus clientes. Agora vou comprar aqui no brasil em 10x um Ipad, fora e caro

  • Fernanda Voi
    2014-12-30T17:54:34  

    O iPhone 6 é o smartphone mais rápido, estável, seguro, elegante do mundo! É fato... Não adianta ninguém dizer algo diferente aqui. Além do excelente processador de 64 Bits, também tem o fantástico sistema operacional (iOS 8), que foi desenvolvido e projetado para perfeita otimização com o hardware do aparelho. Os outros fabricantes de smartphones e tablets não tem competência para fazer o próprio sistema operacional. Eles só podem usar o sistema operacional (empestado) da Google. Apple está mil anos à frente da concorreria!

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2014-12-30T17:54:34  

      tenho um Xperia Z3 e minha esposa IPhone6 nao troco meu Z3 da sony por nada e ja estou esperando o Xperia Z4 e so vc comparar as especificaçoes.Sem Mais

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2014-12-30T17:54:34  

      Davson Ramos, especificações? hehehe Mesmo sendo dual core e tendo só 1GB de RAM o iPhone 6 detona todos os Androids no mercado atual.

  • João Miranda
    2014-12-31T11:59:47

    Eu acho idiotice de pessoas que não tem condições de comprar um celular desses criticarem quem tem condições de comprar. Se não tem, pq ficam criticando? Falam logo que estão com inveja de quem pode. Eu particularmente não compro, não pelo preço e sim pq não ligo muito pra celular, porém, gosto muito de tênis caro, recebo algumas críticas por isso, se eu posso, engolem a inveja.

  • João Miranda
    2014-12-31T11:48:59

    Fora o risco de ser assaltado, nem tem graça comprar um celular desses, pq quando um bandido vem assaltar, a primeira coisa que ele pede é o celular. Aí te pergunto, tem graça comprar? Prefiro o meu Alcatel Aindroid, que foi baratinho, tem uma boa resolução, ta ótimo. Se caso eu perde, não irei perder tanto pq foi baratinho :)

  • Patrick'
    2014-12-31T11:19:26  

    Telefone bom é o que liga e recebe chamada o resto é ostentação!!! desnecessário , acorda galera esse dinheiro gasto nessa besteira seria muito bem empregado em outras necessidades.

    recentes

    populares

    • Patrick'
      2014-12-31T11:19:26  

      Fora o risco de ser assaltado, do jeito que esta hj em dia, nem tem graça comprar um celular desses, pq quando um bandido vem assaltar, a primeira coisa que ele pede é o celular. Aí te pergunto, quem graça comprar? Prefiro o meu Alcatel Aindroid, que foi baratinho, tem uma boa resolução, ta ótimo. Se caso eu perde, não irei perder tanto pq foi baratinho :)

  • Juliano Dill
    2014-12-31T08:37:43

    Ta caro até nos EUA

  • Wagner Andrade
    2014-12-30T19:44:47  

    Vejam como tem donzelas que morrem de inveja do iPhone 6. heheheh Fazem fila pra falar mal da Apple. Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo. Quando a Apple se mostra ao mundo reconhece-se logo da seguinte maneira: os idiotas se juntam pra falar mal dela. Sempre com as mesmas piadinhas sem graça.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-12-30T19:44:47  

      Como esse cara é maluco!!! Tem um comentário dele logo acima falando exatamente o oposto disso...

  • Jessica Carvalho
    2014-12-31T07:36:03

    Achei o Moto E por 319,00 no bizoo . com . br

  • Mark Gardner
    2014-12-31T07:26:40

    Virou carne de vaca, hoje em dia qualquer cúrinthiano tem iPhone...Prefiro meu Sony Xperia Z, muito mais exclusivo.

  • Spiderman
    2014-12-30T17:04:13  

    Comprar aqui no USA para usar no Brasil tem que ser da operadora T Mobile .

    recentes

    populares

    • Spiderman
      2014-12-30T17:04:13  

      AT&T também tem o contract free na Apple Store "retail". No site, para delivery, só da T-Mobile. Tanto faz uma ou outra. Todos dois funcionam bem no Brasil. Para quem mora de verdade nos USA e vem ao Brasil de vez em quando, a AT&T pode ser a melhor opção por ter planos de voz e dados mais "parrudos" para pós pagos. Já a T-Mobile tem pré pagos mais interessantes para quem fica pouco tempo por lá.

  • Josinei
    2014-12-31T04:32:29

    engracao.. meu iPhone com a Verizon sempre funciona quando eu vou ao Brasil. E eu uso o chip da Vivo.

  • Uzumaki
    2014-12-31T02:55:39

    a verdade mesmo é que a maioria que critica tanto a Apple é pq não pode ter um

  • Rafael Silveira
    2014-12-31T02:47:26

    Não pagaria 4Mil nem se o iphone fizesse café. O preço é um absurdo no Brazil. Vale a pena optar pelo iphone gringo, pois é mais barato e o retorno é garantido! iPhone não tem igual. Pode até não ganhar nos benchmarks da vida, mas a experiência de uso é a melhor com certeza!