Internet

11/12/2014 13h04 - Atualizado em 11/12/2014 13h11

YouTube testa botão que transforma vídeo em GIF; inscreva seu canal

Melissa Cruz Cossetti
por
Da redação

O YouTube está testando com seus criadores um novo recurso que transforma vídeos em GIFs, em apenas um clique. O recurso ainda está em fase beta e foi divulgado no último YouTube Creator Preview, no final de novembro. Disponível apenas em alguns canais inscritos no teste, o recurso é muito fácil de usar. Saiba como criar um GIF animado, usar como meme e inscrever seu canal no beta.

Vídeo de Gangnam Style quebrou YouTube e obrigou Google a mudar sistema

Segundo post no Google+ do YouTube Creators de 21 de novembro, uma série de novidades foram liberadas em caráter de testes para os donos de canais de vídeos do YouTube. Michael Chang, engenheiro de software do YouTube, explica em um vídeo o que motivou a nova ferramenta.

Michael Chang, engenheiro de software do YouTube, explica botão para GIFs  (Foto: Reprodução/YouTube)Michael Chang, engenheiro de software do YouTube, explica botão para GIFs (Foto: Reprodução/YouTube)

“Se uma imagem vale mais que mil palavras. Então, quantas palavras vale um GIF?”, brinca Chang. Ele vai além, e faz um cálculo para justificar o esforço em desenvolver o editor de animações instantâneo. “Se presumirmos que um GIF tem cerca de três segundos, e são 15 quadros por segundo, isso soma 45 quadros. Isso significa que um GIF deve valer 45 mil palavras. Certo?", se diverte, procurando sentido.

Como criar um GIF a partir de um vídeo do YouTube?

Criar um GIF animado a partir da nova ferramenta é muito simples. Mas, antes, é preciso que os produtores e donos de canais adotem (veja abaixo como cadastrar o seu canal). Atualmente, ainda são poucos os canais habilitados. Um deles é o Black Nerd Comedy, que conta com o botão "GIF".

Botão GIF fica ao lado de incorporar no YouTube; faça um teste em um vídeo (Foto: Reprodução/YouTube)Botão GIF fica ao lado de incorporar no YouTube; faça um teste em um vídeo (Foto: Reprodução/YouTube)

Basta clicar em “Compartilhar”. Ao lado da tradicional opção “Incorporar”, abaixo do vídeo, estarão "E-mail" e "GIF". Ao clicar, um pequeno editor de vídeo será mostrado na plataforma do YouTube.

Editor de imagens permite criar GIFs a partir de vídeos do YouTube (Foto: Reprodução/YouTube)Editor de imagens permite criar GIFs a partir de vídeos do YouTube (Foto: Reprodução/YouTube)


Basta indicar o momento exato em que o GIF deve começar e terminar. É possível incluir um texto no topo, e na parte inferior, como fazer os famosos geradores de memes e depois compartilhar por meio de link direto ou incorporar (embed). É preciso também estar conectado com uma conta Google.

Como inscrever o seu canal para criar GIFs?

Brincadeiras à parte, o que o YouTube fez foi criar uma maneira simples de fazer GIFs a partir de vídeos. A ideia é que não apenas os criadores do conteúdo, mas também os fãs, possam criar os GIFs. 

"A partir de hoje, um pequeno grupo de criadores irá testar nosso recurso de GIF. Se você quiser se juntar a eles, inscreva-se para o beta", convida. Os interessados em permitir que fãs criem GIFs a partir dos seus vídeos devem se inscrever no formulário do YouTube disponível também na página do vídeo.


Transformando vídeos do YouTube em GIF

Transformar os vídeos do YouTube em GIF não chega a ser nenhuma novidade. O que o Google propõe, só agora, é fazê-lo na plataforma nativa do site de vídeos. Caso o novo recurso ainda não funcione no vídeo que você deseja, basta usar um truque na URL, ou usar o Movie to Animated GIF Converter. Há ainda o site gifyoutube.com, que permite escolher um vídeo e transformar em GIF.

Via YouTube Creator


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares