Tablet

15/12/2014 06h00 - Atualizado em 15/12/2014 15h39

Zenfone 5 ou Lumia 730: confira qual smartphone vale a pena comprar

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O comparativo desta semana analisa o Zenfone 5, da Asus, e o Lumia 730, da Microsoft. Os dois são aparelhos intermediários com qualidade suficiente para os usuários mais básicos e preço razoável para quem não quer gastar muito em um aparelho. Porém, eles possuem diversos detalhes que os diferenciam. Confira abaixo a análise e veja qual te agrada mais.

Veja também: Conheça os principais smartphones à prova d’água à venda no Brasil

Zenfone 5 ou Lumia 730? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)Zenfone 5 ou Lumia 730? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)

Design: Empate

O Zenfone 5 tem 148.2 x 72.8 x 10.3 mm e 145 gramas, enquanto o Lumia 730 tem tamanho bem menor: 134.7 x 68.5 x 8.7 mm e pesa 130 gramas. Em termos de dimensões, o modelo da Nokia é mais portátil, sendo mais simples de se levar para qualquer lugar – além de mais leve também.

ZenFone 5 tem detalhe de metal muito bonito (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)ZenFone 5 tem detalhe de metal muito bonito (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Por outro lado, visualmente, em termos de acabamento e layout em si, o Zenfone é mais atrativo. Tem a interface mais elegante, enquanto o Lumia 730, assim como toda a linha Lumia, apresenta uma pegada um pouco mais jovem e “despojada”. Por isso, o empate. Em dimensões, Lumia. Em visual, Zenfone.

Tela: Zenfone

Zenfone 5 oferece bom desempenho e duração de bateria para rivalizar com Moto G (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Zenfone 5 oferece bom desempenho e duração de bateria para rivalizar com Moto G (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Zenfone 5 tem tela IPS de 5 polegadas (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O Zenfone é maior em dimensões muito por conta de sua tela, que é de 5 polegadas. No Lumia 730, ela é um pouco menor, com 4.7 polegadas. Ambas, no entanto, têm a mesma resolução: 720 x 1280 pixels. A diferença fica no tipo de display, IPS no Zenfone e o OLED no Lumia, além dos pixels por polegada: 294 a 316 ppi. Ambas têm Gorilla Glass 3.

Desempenho: Zenfone 5

O Zenfone 5 tem um hardware com processador Intel Atom Z2560, dual-core, de 1.6 GHz, 2 GB de memória RAM e 16 GB de memória interna, expansível via microSD de até 64 GB. Ele vence o comparativo em termos de desempenho, porque é mais completo.

Afinal, o aparelho da Microsoft tem um processador quad-core Snapdragon 400 de 1.2 GHz, 1 GB de RAM e 8 GB de memória interna, expansível via microSD de até 128 GB. Sendo assim, vale mais a pena investir no modelo da Asus se a preocupação for com a performance mais avançada.

Bateria: Lumia 730

A diferença não é tão grande, mas o Lumia 730, mesmo com um hardware que exige até menos do que o Zenfone 5, tem uma bateria superior. O gadget conta com 2.200 mAh, e o modelo da Asus tem apenas 2.110 mAh. Esta é uma característica comum à série Lumia, com ótimas baterias em todos os modelos.

Câmeras: Lumia 730

Lumia 730, smartphone com câmera frontal especial para selfies (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Lumia 730, smartphone com câmera frontal especial para selfies (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

O Zenfone 5 tem a câmera traseira de 8 megapixels com filmagem em 1080p a 30fps, além de uma frontal com 2 megapixels. O Lumia 730 tem apenas 6.7 megapixels na traseira, mas também faz vídeos a 1080p com 30fps, e leva a melhor na frontal, com 5 megapixels e vídeos em 1080p.

Indo um pouco além dos números de megapixels e qualidade em geral, a série Lumia também tem como uma de suas principais características a preocupação com a captura de fotos e vídeos. Eles têm muitos aplicativos e uma ótima performance. No geral, para quem se preocupa com qualidade fotográfica, normalmente os Lumias são melhores.

smart-tirando-foto (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Zenfone 5 perde para o Lumia 730 no quesito câmera (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Sistema operacional: Zenfone 5

O Windows Phone 8.1, presente no Lumia 730, já é uma grande evolução no sistema da Microsoft. No entanto, ainda não é possível deixá-lo em um patamar de igualdade com o Android. Mesmo o Zenfone tendo sido atualizado apenas até a versão KitKat, 4.4, sem o update para o Android Lollipop (5.0), que é o mais recente.

O sistema do Google peca apenas na questão da segurança em alguns casos, porém tem mais aplicativos, mais opções de customização e o diferencial da integração muito boa com todos os serviços da Gigante das Buscas. O Windows Phone é uma boa plataforma, mas, para o futuro, ainda precisa melhorar.

Preço e disponibilidade: Lumia 730

Lumia-730-home (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Lumia 730 é mais fácil de ser encontrado do que o Zenfone 5 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Uma pesquisa pelo mercado online do Brasil mostra que o Zenfone 5 não é muito fácil de se encontrar atualmente. Porém, seu preço gira em torno dos R$ 649. Mais ou menos a mesma coisa do Lumia 730, que normalmente é encontrado por R$ 699, mas é mais fácil de se achar.

Conclusão: Lumia 730

Asus Zenfone 5 é bom ou não? Comente no Fórum do TechTudo

A tela maior, o acabamento premium e o desempenho levemente melhor do Zenfone 5 - que derrubou até o popular Novo Moto G - podem pesar na avaliação de alguns usuários. No entanto, as dimensões mais portáteis, as câmeras com ótimos aplicativos e recursos, a bateria melhor e a maior facilidade que o usuário tem de encontrar e comprar o aparelho dão a vitória ao Lumia 730.

De qualquer forma, as diferenças entre eles não são tão grandes e cada usuário terá sua preferência em alguns aspectos. O sistema operacional, por exemplo, é importante. Afinal o Lumia 730 tem o Windows Phone, que tem, de fato, menos recursos do que o Android.

No geral, a impressão que o Lumia 730 passa é de ser um aparelho com o presente tão bom quanto o Zenfone 5, mas com possíveis melhorias para o futuro, enquanto que o gadget da Asus parece estagnado. De qualquer forma, os dois são boas opções para os compradores que querem gastar pouco para ter um smartphone básico.

Tabela comparativa de especificações entre Zenfone 5 e Lumia 730 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa de especificações entre Zenfone 5 e Lumia 730 (Foto: Arte/TechTudo)

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bar Refaeli
    2014-12-15T18:24:00  

    "ZEN" É UMA PALAVRA ASIÁTICA. OU SEJA ZENFONE É CHINGLING, E O MOTOG TAMBÉM É CHINGLING JÁ QUE A LENOVO COMPROU A MOTOROLA..... DOIS CHINGLING BRIGANDO PRA VER QUAL PIFA PRIMEIRO.

    recentes

    populares

    • Bar Refaeli
      2014-12-15T18:24:00  

      Se ele comprar um made in Brazil vai pegar um Positivo com 8 núcleos... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Bar Refaeli
      2014-12-15T18:24:00  

      Num sacaneia o ching-ling! É tudo oliginal kkkkkk! Brincadeira, todos os três são bons aparelhos (em termos de hardware) o que pega mais é o polimento do software que vem neles.

  • Francimar Lima
    2015-09-07T12:15:08  

    Apesar de 2 g ram p Asus ainda tem desempenho deficiente, talvez devido ao sistema. Um exemplo disso e q ele parou de funcionar no editor de vídeos nativo apenas pq tentamos aplicar alguns efeitos. E, apesar de 1 gb ram o 730 tem uma experiência mais suave e fluida, claro o wp pode ter menos "firulas" q o android mais isso pesa no sistema

    recentes

    populares

    • Francimar Lima
      2015-09-07T12:15:08  

      Tenho os dois aparelhos, o Zenfone 5 é muito mais rápido e fluido porém a câmera do Lumia 730 mesmo sendo de 6,7 Megapixels dá uma surra na câmera do Zenfone em qualquer situação. Estou vendendo meu Zenfone por causa da câmera que é meio fraca. vou para o Lumia 830 acho o Windows Phone mais prático no uso diário..

  • 7x1 Forabaile
    2014-12-15T17:20:31  

    MOTO G SURRA OS 2 JUNTOS COM AS MAOS AMARRADAS AINDA KKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • 7x1 Forabaile
      2014-12-15T17:20:31  

      Fan boy.....

    recentes

    populares

    • 7x1 Forabaile
      2014-12-15T17:20:31  

      Tenho o Moto G e tive o Asus 5 e achei que vacilei em trocar, devia ter ficado com o Zenfone msm

  • Fernando Costa
    2014-12-15T21:25:29

    sem contar que a assistência técnica do lumia deve ser melhor né?

  • Marcos Aurelio
    2015-05-26T12:18:12

    quero trocar meu zenfone 5 intacto (nem sai de casa com ele), por um lumia 730 desse, campos rj EMAIL m . fo @ msn . com

  • Marcos Aurelio
    2015-05-26T12:17:45

    quero trocar meu zenfone 5 intacto (nem sai de casa com ele), por um lumia 730 desse, campos rj m . fo @ msn . com

  • João Fernandes
    2015-04-22T13:37:27

    Não sei o porquê de tanto preconceito com WP...

  • Thiago Soares
    2014-12-15T16:42:42  

    Não entendi. Lumia é mais caro e com pior desempenho, como pode ganhar do Zenfone? Acredito que seja um empate, e fica mais por opção mesmo, resta saber o que a Motorola vai fazer para concorrer com esses dois agora.

    recentes

    populares

    • Thiago Soares
      2014-12-15T16:42:42  

      Samuel...Com 512 mg o Windows phone consegue ser mais fluído que o Android com 10 GB

    recentes

    populares

    • Thiago Soares
      2014-12-15T16:42:42  

      E de onde diabos o dono da postagem tirou que o Lumia tem pior desempenho ?

  • 7x1 Forabaile
    2014-12-17T20:52:28  

    MOTOG MT MELHOR QUE ESSES 2 LIXOS

    recentes

    populares

    • 7x1 Forabaile
      2014-12-17T20:52:28  

      ..cara!

  • Lucas Kuhn
    2014-12-15T18:38:13  

    Tá na hora dos sites de tecnologia pararem com esse terrorismo em função do WP. Muita gente nunca teve um smart, aí resolve ver qual comprar e vai em sites assim e todos falando "WP é ruim, é pior que o android", quando no fim das contas a única coisa que perde são pouquíssimos aplicativos, estranhos ao usuário comum do dia a dia, e, por isso, perde de comprar um celular muito melhor, com sistema mais sólido, organizado e fluido. Meus parentes e amigos quando mexem no meu 920 morrem de inveja, e muitos já se convenceram a largar. E a câmera é de babar, sem gastar o valor de um s4 mini.

    recentes

    populares

    • Lucas Kuhn
      2014-12-15T18:38:13  

      Migrei do android para o WP 8.1 faz um mês. WP é realmente inigualável. Leve , fluído, sem engasgos, um ótimo gerenciamento de bateria e do sistema. E na minha opinião é um sistema mais fácil de configurar e intuitivo ao usuário mais casual e básico. O melhor de tudo em relação ao android é você consegue realmente desfrutar do seu cartão de memória classe 10 e instalar qualquer aplicativo e jogos nele, sem ocupar toda memória do celular como em muitos androids. O gerenciamento de memória é muito bom! Se a google parar de boicotar os desenvolvedores e as pessoas perderem o medo de ser feliz..

    recentes

    populares

    • Lucas Kuhn
      2014-12-15T18:38:13  

      Concordo, Lucas Kuhn. Existe uma má vontade muito grande da crritica quanto ao WP. Em todas as avaliações eles dão sempre a vitória ao android contra o WP e eu me pergunto baseado em que? Ao gosto pessoal dos avaliadores? Só pode, porque se fosse pela avaliação da usabilidade dariam pelo menos o empate, pois o WP não é pior que android.

  • Edgard Santos
    2015-01-19T02:18:08

    Ressaltou bem, Edson Lacerda. A minha filha tem um Lumia 720 que sempre foi problematico, mas quando ela levou na assistencia técnica no Rio o pessoal arrumou o celular trocando tudo que precisava e dentro de um prazo razoável. Agora estou pensando em comprar um Zenfone pro meu filho porque ele nao quer WP, mas eu passei do android pro WP e estou gostando da simplicidde e leveza do SO.

  • Fatima Daiane
    2015-01-13T10:14:18

    Comprei um Zenfone logo que lançou no Brasil, porque tive a curiosidade, já que eu tinha o Notebook da Asus, resolvi testar o aparelho também. Ele supre todas minhas necessidades, nao tive problema com seu desempenho até hoje, portanto não tenho o que reclamar e aguardo a chegada do Zenfone 2.

  • Diogo Latine
    2014-12-15T16:33:14  

    não sei onde que derrubou, não vejo ninguem na rua com um desse Zenfone, ao contrário do Moto G que vejo várias pessoas com o modelo novo por ai.

    recentes

    populares

    • Diogo Latine
      2014-12-15T16:33:14  

      Gabriel Reginato....vc é tão limitado como os iphone.

    recentes

    populares

    • Diogo Latine
      2014-12-15T16:33:14  

      Antes de falar de mim tem que me conhecer, continuo falando que esse celular é horrivel é so modinha agr

  • Edson Lacerda
    2015-01-08T01:59:17  

    - Os dois celulares são bons por causa do custo-benefício. Vou trocar de celular e vou pegar o Nokia 730 porque é um ótimo celular e principalmente porque tem várias lojas de assistência técnica e lojas próprias da Nokia. Se o Zenfone der algum problema ainda vou te que pagar para enviar o mesmo para outro estado.

    recentes

    populares

    • Edson Lacerda
      2015-01-08T01:59:17  

      Que burrrrrro.

  • Andre Bezerra
    2015-01-08T10:42:32

    Em poucos meses o zenfone 5 já vendeu mais que os lumias desde que foram lançados,quase ninguém gosta de windows no celular é só no pc e olhe lá!

  • Ian Bora
    2014-12-16T16:17:28  

    Entre Zenfone 5 ou Lumia 730, eu digo pra vocês: Comprem um Iphone, nem que seja o Iphone 3.

    recentes

    populares

    • Ian Bora
      2014-12-16T16:17:28  

      Mais um fanboy

    recentes

    populares

    • Ian Bora
      2014-12-16T16:17:28  

      ah sim seu fanboy meu zenfone 5 da de 10 no iphone 3 3gs 4 4s 5 5c 5s

  • Paulo Guimarães
    2014-12-16T00:14:21  

    Vão até o site "Reclame Aqui" e vejam que o Zenfone está dando muito defeito e nem contato com a autorizada as pessoas conseguem.

    recentes

    populares

    • Paulo Guimarães
      2014-12-16T00:14:21  

      Tive problema com a tela do zenfone, quebrou em uma queda. (Apesar de ter sido burrice de ter deixado cair). Mas em questão de contato com a autorizada, tive resposta imediata, o celular já esta em conserto e não me foi cobrado nada nem pelo envio, nem pela mão de obra e nem mesmo pelo material do vidro.

    recentes

    populares

    • Paulo Guimarães
      2014-12-16T00:14:21  

      o thiago soares esta certo! a ASUS tem uma certa atitude em correlação a assistência tecnica, com certeza a ASUS não deixa o comsumidor na mão quando se trata desse assunto. se o aparelho tiver dado problemas ou quebrou a tela, eles nem cobram pelo envio, pelo concerto e mt mais pela devolução... bem que tem certas empresas quase nem são tão atenciosas como a Asus em correlação ao concerto. pior ainda que tem empresa não tem peças de reposição,e por isso perde o aparelho. a CCE é uma delas por exemplo. tmb concordo pela resposta do guilherme... quem NUNCA teve um problemas com aparelhos paulo?

  • Heberton Ferreira
    2014-12-16T20:29:39

    Como atual usuário de um Windows Phone posso dizer que o sistema tem muito o que crescer e melhorar, estou indo no Zenfone pois ao contrário dessa análise meio tendenciosa, TODAS as outras análises de respeitados analistas deram vantagem ao smartphone da ASUS. E só pra constar o aparelho vem com o Kit kat e a fabricante garantiu atualização para o Lolipop para o início do ano. Uma boa pesquisada em outros portais podem confirmar isso.

  • Leandro Moreira
    2014-12-15T21:05:30  

    Não podemos esquecer que o Zenfone tem arquitetura 64bits! Não troco um zenfone por um lumia 730 nem que a vaca tussa !

    recentes

    populares

    • Leandro Moreira
      2014-12-15T21:05:30  

      Arquitetura 64 bits está vindo agora para os celular e tablets, logo ainda não da pra levar isso em conta, visto que é provável que nenhuma aplicativo utilize da mesma e tenha ganho com isso.

    recentes

    populares

    • Leandro Moreira
      2014-12-15T21:05:30  

      Lucas, pelos testes um dual core de 1,6 GHZ é superior sim a um quadcore de 1,2GHz... isso pq em testes de benchmark, o processador da intel possui 4 theads e acaba simulando um Quadcore (so que da intel atom)... se quiser fazer um teste, baixe o antutu benchmark ou outros semelhantes a eles e teste em um celular wp com celular android... por exemplo o zenfone 5 rodou mt melhor que o moto G (mesmo que o moto G possuindo 4 nucleos de 1,2ghz). moto g=19254 pts zenfone 5= 23725 pts , possuindo mais desempenho ao aparelho Caso algum lumia possua dual core acima de 1,6ghz, talvez vença o zenfone 5

  • Snake Plisken
    2014-12-15T17:48:44  

    Matéria superficial e tendenciosa como todas por aqui. De acordo com o redator, o Windows 8.1 perde para o Android, mas não aponta o porque desse motivo, pra variar. Só diz que WP é pior e pronto, fica por isso mesmo. Canso de ver isso aqui. O preconceito com WP parte dos próprios colunistas que não entendem nada de nada. O zenfone precisa melhora muuuuito pra se iguala ao Lumia. Um amigo comprou o zenfone da asus e a bateria, pasmem, não dura mais que 6 horas!! O processador dele também é fraco...outra coisa, que teste foi esse que voces fizeram que um quad core perde pra um dual core??

    recentes

    populares

    • Snake Plisken
      2014-12-15T17:48:44  

      Outro fato importante de denotar que o processador não precisa ser tão rápido para um WP ser muito mais fluido e melhor, pois o sistema é simples e puramente MUITO superior ao Android em seu estado atual.

    recentes

    populares

    • Snake Plisken
      2014-12-15T17:48:44  

      o problema não é nem isso, o processador do lumia é um quad core de 1.2 ghz snapdragon, já o zenfone é um intel dual core de 1.6. Mesmo que tenha um processamento superior, o wp é bem mais fluido e leve que o android. Então em desempenho, o lumia só perde na memória ram, de resto ele ganha.

  • Anderson Barbosa
    2014-12-15T22:18:22  

    Como podem colocar uma pessoa com esse nível de conhecimento técnico pra uma review ? O cara é jornalista, tudo bem, escreve bonito. Mas não entende nada dos sistemas e aspectos tecnicos do material a ser analizado. A começar pela tela. A do Zenfone é melhor por que ? Por ser maior ? Na verdade, embora ela fique um pouco (infimamente) menos densa em pixels por ter mesma resolução e tamanho maior, já é um aspecto que é vantagem pro Lumia. PPP ( pixel por polegada). Além do mais oled é melhor que o IPS, com melhor angulo de visão. Fora o clear black do lumia. Proc Quad > proc. Dual da intel.

    recentes

    populares

    • Anderson Barbosa
      2014-12-15T22:18:22  

      Leonardo, só a parte do processador eu discordo de vc, mas no mais vc tem razão. Nessa parte vc esta analisando numeros cruamente.

    recentes

    populares

    • Anderson Barbosa
      2014-12-15T22:18:22  

      Guilherme Rovaris o assim o processador do lumia é um snapdragon 400 quad core, sem contar que o wp nao precisa tanto de processamento pra rodar jogos.

  • Jessica Carvalho
    2014-12-15T16:50:18  

    Achei o Lumia 630 por R$ 600 no bizoo . com . br

    recentes

    populares

    • Jessica Carvalho
      2014-12-15T16:50:18  

      339 na cissa, a vista.

    recentes

    populares

    • Jessica Carvalho
      2014-12-15T16:50:18  

      Caraca! Serio?!

  • Willy Milane
    2014-12-16T16:02:00  

    O Techtudo equivoca-se. O armazenamento interno do L730 pode ser de 8GB, mas é possível instalar praticamente qualquer app diretamente na memória de um cartão sd e deixar a memória interna LIVRE, coisa impossível no Android e sobre o desempenho os dois estão sim em pé de igualdade, pois o Windows Phone é muito mais integrado ao hardware e mais flúido que o Android. Prova disso é que tenho um Android até superior ao Zenfone 5, o Galaxy S3 Neo Duos e também o Lumia 730 e nos dois uso os mesmos apps, inclindo o Asphalt 8 que roda esplendorosamente bem em ambos. Análise sem critério heim Techtudo!

    recentes

    populares

    • Willy Milane
      2014-12-16T16:02:00  

      cara cala a boca galaxy s3 melhor que o zenfone???? ta de sacanagem. E outra o android tem como sim instalar no sd

  • Gerson Pereira
    2014-12-16T19:38:06  

    Lumia é melhor em tudo,só pra citar algumas diferenças por ex: Câmera do lumia é de 6 mega,mas tem lentes Zeiss que é bem melhor que a do zen fone e dos motos em geral. tela: tela do lumia 730 é oled e gorila glass (sem marcas de dedos e riscos ). bateria: dura o dia inteiro e ainda sobra carga pro dia seguinte,isso com wi-fi ligado ou vendo filmes moderadamente,sem contar que tem uma tela de 4.7 que é o tamanho ideal. enfim...lumia é show !!

    recentes

    populares

    • Gerson Pereira
      2014-12-16T19:38:06  

      cara o zen tambem tem tela grila glass e resistente a oleosidade

  • Marcelo
    2014-12-17T11:32:42

    "boas opções pra quem quer gastar pouco para ter um smartphone basico" whaaaatttt??? 1o que quem quer gastar pouco pra ter um smart basico tem opções pela metade do preço desses (lumia 530).. 2o não sei qnt ao zenfone que desconheço mas o lumia diria que é pra quem quer gastar pouco e ter um smart descente... tela boa, camera boa, bateria excelente e roda qualquer app da store e qnt a diferença wp/android todas as "vantagens" do android somem se vc é um usuario comum... (especialmente se o usuario for do tipo que só usa facebook/whatsapp/instagram como a maioria)