Impressora

18/01/2015 09h00 - Atualizado em 18/01/2015 09h00

Como funciona uma impressora a laser? Entenda a tecnologia

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Impressoras a laser despertam certa curiosidade, já que dispensam tinta para trabalhar. Mas sem isso, como elas conseguem transferir imagens e textos do computador para o papel? Usamos impressoras no nosso dia a dia e muitas vezes não paramos para pensar como esses dispositivos funcionam. O TechTudo preparou um texto especial para explicar essa tecnologia para você.

Lista reúne notebooks com i5 com melhor custo-benefício; confira

Mate, da Samsung, é um exemplo de impressora a laser (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Mate, da Samsung, é um exemplo de impressora a laser (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O princípio de funcionamento do modelo a laser é a eletricidade estática. Primeiramente uma carga elétrica positiva é aplicada em toda a extensão do cilindro fotorreceptor, que é rotativo. Ele então começa a girar, enquanto o raio laser descarrega pontos específicos correspondentes à imagem ou texto. Dessa forma, o laser cria um desenho eletrostático no cilindro a partir das informações armazenadas na memória da impressora, transmitidas pelo computador.

Epson L355 ou L800: confira comparativo e escolha a melhor impressora

É a partir daí que o toner entra. Ele consiste em um pó fino, composto de carbono e polímero, que tem carga elétrica positiva. Por causa disso, ele fica depositado nas áreas descarregadas pelo laser, que têm carga negativa, e é repelido pela área restante, de carga positiva.

Modelo de toner de impressora a laser (Foto: Divulgação/HP)Modelo de toner de impressora a laser (Foto: Divulgação/HP)

Nesse momento o papel sai da bandeja, recebe uma carga negativa mais forte que a da imagem eletrostática e passa pelo cilindro. Ao entrar em contato com a peça, o papel atrai o pó e assim fica com a imagem gravada. O tambor cilíndrico é então descarregado para que o papel não fique preso a ele.

Mas a impressão ainda não está concluída. Para que o toner seja fixado ao papel, este precisa passar entre dois outros cilindros, que recebem o nome de fusor. Os rolos são aquecidos, fazendo com que o toner se funda à folha ao passar por eles. O passo final é a folha ir para a bandeja de saída. Neste ponto, o cilindro inicial é totalmente descarregado, ficando pronto para uma próxima impressão.

O procedimento acima descreve o funcionamento das impressoras a laser monocromáticas, que só operam com preto e tons de cinza. No entanto, existem várias impressoras a laser coloridas no mercado. Nesse caso, o método varia de acordo com a fabricante. O que costuma ser usado é impressora com quatro toners, um de cada cores básica (amarelo, ciano, magenta e preto). Também é possível combinar os tons num recipiente único e misturá-los direto no papel.

Impressora a laser colorida (Foto: Divulgação/HP)Impressora a laser colorida (Foto: Divulgação/HP)

Laser X jato de tinta

Há vantagens e desvantagens em ter uma impressora a laser, se comparado à jato de tinta. A desvantagem é que o preço de aquisição é maior. O modelo mais barato de uma jato de tinta da HP, por exemplo, atualmente custa R$ 199, enquanto o de uma a laser sai a R$ 530.

Impressoras laser monocromáticas podem ser compradas por R$ 500 (Foto: Divulgação/HP)Impressoras laser monocromáticas podem ser compradas por R$ 500 (Foto: Divulgação/HP)

Em compensação, elas são mais econômicas. Enquanto uma impressora de cartucho faz mil páginas ao mês, a laser faz cerca de 5 mil. A velocidade também é maior (em média 18 ppm (páginas por minuto contra 6 ppm da tinteira) e a qualidade de impressão idem.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Comente no Fórum do TechTudo.

Sendo assim, pessoas que imprimem mais de 500 páginas por mês devem preferir as lasers, cuja manutenção e suprimentos são mais baratos. Isso é válido para praticamente qualquer empresa, mesmo micro e pequenas, assim como estudantes ou profissionais liberais autônomos que trabalhem com muitos documentos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hector Bonilla
    2015-01-18T15:42:48  

    o negocio ja existe ha 20 anos e sai aqui como se fosse UAUUUU

    recentes

    populares

    • Hector Bonilla
      2015-01-18T15:42:48  

      a laser existe há 20 anos?! ta sabendo bem, amigo

  • Thales Gomes
    2017-03-02T11:00:56

    Ótimo artigo, parabéns.

  • Tatiana Ramos
    2015-10-05T15:57:39  

    Qual a melhor impressora a laser? Em questão de Custo e benefício? Poderia me ajudar? Quero comprar uma mais não sei qual compro.

    recentes

    populares

    • Tatiana Ramos
      2015-10-05T15:57:39  

      Você comprou? Sabes me dizer qual tem um melhor custox benefício?

    recentes

    populares

    • Tatiana Ramos
      2015-10-05T15:57:39  

      Trabalho com venda da Konica Minolta e Ricoh , maquinas com o melhor custo benefício , qualquer coisa entre em contato conosco 34-98953570

  • Alexandre Juliano
    2015-01-18T16:08:21  

    O toner de uma impressora a laser custa quase o preço de uma impressora. É mais vantagem ter uma impressora a jato de tinta com o sistema "tanque de tinta" ou bulk ink, onde meio litro custa por volta de 5 reais e o custo de impressão passa a ser bem menor.

    recentes

    populares

    • Alexandre Juliano
      2015-01-18T16:08:21  

      Thiago Carvalho, é muito mais vantagem o sistema à laser devido a durabilidade de suas imagens impressas por toner, que resistem a água e ao tempo. É mais fácil o papel se estragar primeiro.

    recentes

    populares

    • Alexandre Juliano
      2015-01-18T16:08:21  

      eu vendo toner 285 para 1500 cópias a 35 reais, atualize-se

  • Franklin Figueiredo
    2015-01-18T21:55:51  

    Sei que as impressoras com Bulk Ink são as tem melhor custo-benefício para quem imprime uma quantidade boa por mês. E no meu caso,que imprimo de vez em raramente? Perdi duas impressoras porque os cartuchos de tinta secaram e os bicos entupiram. Agora eu uso uma HP Laserjet P1102W e meus problemas se resolveram. Sei que o tonner custa o preço de uma impressora nova, porém já tem 1 ano que a tenho, ela ainda está com o seu tonner original e sempre funciona para o que eu preciso.

    recentes

    populares

    • Franklin Figueiredo
      2015-01-18T21:55:51  

      Ótima resposta, faço sua as minhas palavras o mesmo acontece comigo.

  • Diego Santos
    2015-01-19T09:15:32  

    Tenho uma impressora a laser há cerca de 5 anos, e não me arrependo da minha compra. troco de toner uma vez por ano, e o mesmo custa R$30,00 - sim, eu compro cartucho recondicionado, e nunca tive um problema sequer.

    recentes

    populares

    • Diego Santos
      2015-01-19T09:15:32  

      Vc que já tá acostumado, qual a melhor impressora a laser? Em questão de Custo e benefício? Poderia me ajudar? Quero comprar uma mais não sei qual compro.

  • Ludmila Bringston
    2015-01-18T13:09:29  

    Eu sempre vejo impressoras em oferta todos os dias ! agregadordeofertas. net

    recentes

    populares

    • Ludmila Bringston
      2015-01-18T13:09:29  

      Descontos todo dia

  • Luis Silva
    2015-01-19T00:44:40

    O negócio é ir na Sta Ifigenia e colocar um Bunker, dura uns 2 anos e r$ 12,00 pra abastecer 100ml

  • Bruno Pimenta
    2015-01-18T16:04:13  

    O título lá fora é meio enganoso. A laser é muito mais cara, sem falar na laser colorida. Só compensa mesmo, como disse a matéria, se for bastante utilizada.

    recentes

    populares

    • Bruno Pimenta
      2015-01-18T16:04:13  

      Já tive várias impressoras Jato de Tinta e estou na minha Segunda Laser, que é uma Multifuncional HP. O Toner compativel(ou a recarga do mesmo) rende muito mais que as Jato de Tinta. Com a quantidade de folhas que rende, é tolice mencionar que só vale a pena se usa muito. Pra mim que não uso tanto os cartuchos de tonner duram cerca de 1 ano. Gastando cerca de 300,00 pelas 4 cores, eu jamais conseguiria com uma Jato de tinta gastar apenas 300,00 por ano com minhas impressões.

  • Jose Contreras
    2015-01-18T16:25:14

    Não uso mais impressora aqui em casa, comprei 2 e deram problema, outra coisa, os cartuchos muito caros e se vc usa pouco secam rapidinho!!!Da minha ultima Canon (MG3210) os cartuchos custam R$150 os dois. Tem um lugar perto de casa, vc leva no pen driver ou envia via e-mail os arquivos e cobram R$0,10 por pagina, muito mais em conta que ter essas coisas que travam a toda hora, secam os cartuchos sem usar etc. etc.

  • Gutembergue Carvalho
    2015-01-18T16:07:32

    Tem que mostrar aqui como funciona a impressora 3D!!!!! essa sim!!!como funciona???quanto custa???

  • Octavio Pessoa
    2015-01-18T14:52:32

    Acabei comprando uma laser colorida, mesmo usando pouco é mais vantagem pois a jato de tinta, pelo pouco uso, acabava secando a tinta !!

  • Vanderlei Vetachi
    2015-01-18T13:53:42

    Laser ou à tinta. Melhor marca: " Dosoutros ". kkk.

  • Angelos Iluminado
    2015-01-18T13:13:59

    aonde compra esta impressora !!!!!

  • Sérgio Pires
    2015-01-18T12:37:13

    Para profissionais do ramo gráfico, fotografia, estúdio etc... Não há comparação na questão qualidade + velocidade, tem q ser laser... Acho q jato de tinha é mais para o público doméstico.

  • Fabio Maiche
    2015-01-18T12:20:55

    Tenho 2 impressoras a 6 anos que uso pouco, a laser firme e forte, a jato de tinta já era. E essa é a desvantagem para quem usa pouco. Os bicos entopem.

  • Paulo Coelho
    2015-01-18T12:13:41

    Isso é reportagem para promover as impressoras Lasers que estão caindo em vendas. Dependendo da finalidade do impresso as jato de tinta, principalmente as com bulk, ainda tem um custo x beneficio melhor. Propaganda pura e simples para os usuários desinformados.

  • Antonio Zibordi
    2015-01-18T11:59:37

    Parece que quem fez a reportagem não pesquisou corretamente. O jato de tinta, ainda mais com as impressionaras com tanquinho é mussitamo mais barato que a impressão a laser. A vantagem da laser é a velocidade e quando na impressão de imagens a cores apresentar visual melhor na impressão, mas ai o custo é desastroso.

  • Hummerhell
    2015-01-18T11:09:34

    ... Atualmente com alguns modelos tanque de tinta, a impressora a LASER não pode ser mais considerada como melhor custo benefício... sendo ainda que, em alguns modelos de laser, quando for necessária a troca do CILINDRO DE IMAGEM, o benefício do baixo custo de impressão vai por água a baixo.... a laser atualmente leva grande vantagem sim nas PPM... no resto, há questionamentos...