22/01/2015 10h44 - Atualizado em 22/01/2015 10h44

Conheça alternativas para fazer ligações pelo iPad

Raquel Camargo
por
Para o TechTudo

Fazer ligações pode não ser o objetivo principal do usuário do iPad, porém, com alguns recursos e aplicativos, tal função se torna possível. Preparamos uma lista com cinco alternativas para fazer ligações do gadget da Apple. Confira nossa lista e mantenha contato com seus amigos mesmo sem um telefone por perto!

Apps para iOS: Google Classroom, Bamboo Loop e outros destaques

1. Skype

skypeVocê pode telefonar para telefones fixos e celulares de qualquer país usando o Skype (Foto: Reprodução/Raquel Camargo)

O bom e velho Skype continua sendo a solução para vários problemas da nossa vida. Bastante popular entre os usuários do sistema iOS, o Skype oferece desde 2003 o serviço de comunicação via Internet por chamadas de vídeo e voz (ou seja, ele vai além da função de “telefone”).

Além de ser possível fazer ligações para telefones fixos e móveis, ele permite também o envio do SMS. Ambos os serviços são pagos, e basta colocar créditos online para usufruir dos serviços. Você pode escolher entre inserir créditos pré-pagos ou ter uma assinatura.

Na primeira opção, crédito pré-pago, você pode realizar chamadas internacionais por apenas R$ 0,05 por minuto (em qualquer dia da semana ou horário) e o seu crédito nunca expira. Já no caso das assinaturas, é possível encontrar tarifas melhores: chamadas internacionais podem custar apenas R$ 0,03 por minuto e os anúncios do aplicativo são omitidos. Você pode consultar mais detalhes no site do Skype.

Indo além da função “básica de telefone”, o Skype permite também chamadas de vídeo, trocas de arquivos e envio de mensagens gratuitas entre os usuários do aplicativo, sendo necessário apenas adicionar a outra pessoa em sua rede. Além disso, ele é uma alternativa simples para usar o iPad como telefone. No tablet é possível usar as câmeras frontal e traseira durante as chamadas de vídeo e também colocá-las em tela cheia.

2. Facebook Messenger

facebook-messengerVocê pode usar seu iPad e o Facebook Messenger para telefonar para seus contatos (Foto: Reprodução/Raquel Camargo)

A extensão do Facebook permite o envio de mensagens e chamadas de voz gratuitamente entre os usuários. Para isso a única exigência é uma conexão com a Internet, seja Wi-Fi ou através de conexão por rede de dados.

Em nosso teste, a qualidade do áudio foi muito boa, sendo praticamente comparável a uma ligação tradicional realizada através da rede GSM. No iPad, a chamada aparece na tela de forma parecida ao do Skype. É possível deixar a ligação em segundo plano enquanto se navega em um site, por exemplo. Uma barra vermelha fica no alto da tela avisando que a ligação está ativa.

3. FaceTime

facetime-audioO Facetime permite ligações para outros contatos que usam algum dispositivo Apple (Foto: Reprodução/Raquel Camargo)

Através de uma conexão com a Internet você pode fazer chamadas gratuitas, usando vídeo, inclusive, para qualquer outro usuário do sistema iOS usando o FaceTime.

Para fazer a ligação, você precisará saber o número de telefone ou endereço de email da pessoa. Com uma dessas informações, basta inserir os dados em seu contato e clicar no ícone de telefone para fazer a ligação.

O aplicativo permite o uso das câmeras frontal e traseira durante as chamadas e também a troca de mensagens de texto.

4. Recurso de Continuidade

continuidade-appleSe você tem um iPhone, poderá atender suas ligações através do seu iPad também (Foto: Reprodução/Raquel Camargo)

 Essa opção é exclusiva para quem seja proprietário de pelo menos um outro dispositivo Apple, além do iPad. A ideia foi pensada para poder sincronizar as chamadas telefônicas em todos os seus gadgets Apple.

Se você tem um iPhone, um Mac e um iPad, quando receber uma ligação em seu telefone, todos os outros aparelhos vinculados à sua conta receberão o alerta da chamada, que mostra quem está te ligando e permitindo ainda que você o atenda de qualquer um dos aparelhos. Se receber a chamada no iPad, basta deslizar a tela para atender, como se estivesse no iPhone.

Para realizar ligações do iPad através desse recurso, você tem três caminhos:

1- Contatos: basta abrir o aplicativo Contatos do iPad, escolher a pessoa que vai receber sua ligação e tocar na opção ligar.

2- Safari: se você está em um site que exibe um telefone de contato e você quiser fazer a ligação do próprio tablet, basta clicar no número. O Safari vai perguntar se você realmente quer ligar para aquele número usando o Continuity e fazer a chamada.

3- Calendário: se você clicar em um dos participantes de uma reunião que está em sua agenda, a ligação para a pessoa também será feita de forma automática.

Com ele, a sua linha de celular atual é estendida em todos os seus outros aparelhos. Você pode, por exemplo, fazer uma ligação usando o seu iPhone sem mesmo tirá-lo do bolso, utilizando apenas o seu iPad (ou Mac).

Esse recurso, conhecido também como Continuity, é vinculado ao ID Apple, e funciona apenas quando seus dispositivos estão conectados em uma mesma rede Wi-Fi (fato que impede de tirar proveito da função quando você está na rua).

5. Talkatone

TalkatoneO Talkatone permite gravar a ligação (Foto: Reprodução/Raquel Camargo)

Essa opção é um aplicativo de VoIP que permite fazer chamadas e enviar mensagens SMS gratuitas para quem está no Canadá ou Estados Unidos. Para os brasileiros só é possível realizar ligações também se adicionarmos créditos. 

Qual o melhor tablet em relação custo-beneficio? Comente no fórum TechTudo

Para fazer ligações, você precisa ter uma conexão 3G (confira antes o limite do seu pacote de dados!) ou Wi-Fi. Ele oferece também o recurso de gravação de conversas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares