12/01/2015 07h00 - Atualizado em 12/01/2015 10h06

iPhone 5S ou Xperia Z3? Veja no comparativo qual smart vale mais a pena

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Apesar de ter sido lançado há mais de um ano, o iPhone 5S ainda tem uma vasta quantidade de fãs graças ao seu design icônico e desempenho consistente. Mas, sendo vendido por R$ 2.499, seu preço se equipara ao dos tops de linha atuais, como o Xperia Z3, da Sony. Veja nosso comparativo de especificações e descubra se o iPhone da geração passada consegue bater o top japonês.

Como impedir que sua localização seja registrada ao tirar uma foto no iPhone?

iPhone 5S ou Xperia Z3? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)iPhone 5S ou Xperia Z3? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Xperia Z3

O iPhone 5S ainda oferece um desempenho consistente mesmo após a problemática atualização para o iOS 8, mas o Xperia Z3 supera os números do smart da Apple em tarefas mais pesadas. Embora o toque fácil na tela do iPhone entregue uma sensação de rapidez, a maioria das tarefas realizadas com o Z3 são executadas mais rapidamente, mas a diferença maior está mesmo no armazenamento.

Enquanto a Apple oferece no Brasil somente modelos com 16 GB ou 32 GB de espaço, o Z3 permite usar cartão microSD de até 128 GB para aumentar a capacidade de um aparelho de 16 GB, resultando em um armazenamento muito maior para arquivos de mídia, como músicas e filmes.

Bateria: Xperia Z3

Xperia Z3 é um top de linha da Sony equipado com proteção à agua (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo) (Foto: Xperia Z3 é um top de linha da Sony equipado com proteção à agua (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo))Xperia Z3 tem melhor desempenho que o aparelho da Apple (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Uma das principais qualidades do Xperia Z3 é, certamente, sua autonomia de bateria, que pode chegar até 3 dias de uso normal. Isso sem falar no Modo Ultra Stamina, que prolonga a vida do aparelho longe de uma tomada para cerca de 5 dias de uso moderado. Os números são muito maiores do que o oferecido pelo iPhone 5S, principalmente depois do iOS 8: sua bateria mal consegue durar um dia inteiro de uso contínuo.

Tela: Xperia Z3

A Apple estreou a resolução Full HD em seus smartphones somente no recém-lançado iPhone 6 Plus, mas o Xperia já oferecem o recurso há algum tempo. O painel IPS de 5,2 polegadas do Z3 traz 1920 × 1080 pixels de resolução, além de tecnologia Triluminous para brilho e a engine X-Reality para o finder da câmera.

O display do iPhone 5S é mais modesto, apesar de exibir um excelente brilho: ele é menor, com somente 4 polegadas, e com resolução muito mais baixa, que oferece 1136 x 640 pixels. Ou seja, o Xperia Z3 é mais indicado a quem gosta de assistir a vídeos e navegar na Internet com o smartphone com alta qualidade.

Dimensões: iPhone 5S

apps-no-iphone-5s (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone 5S é mais portátil que o Xperia Z3  (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Se o Xperia dá um banho no quesito tela, o iPhone leva larga vantagem na portabilidade. Com dimensões compactas e design discreto, ele consegue ser guardado em bolsos de qualquer tamanho e usado facilmente com uma só mão. O mesmo não se pode dizer do Z3, cuja carcaça é grande até para um aparelho de 5,2 polegadas – a Sony não costuma aproveitar tão bem o espaço frontal do aparelho quanto a LG, por exemplo.

O smartphone da Sony só ganha na espessura, já que tem 7,3 mm de espessura contra 7,6 mm do iPhone. Mas ele é bem maior nas outras duas dimensões: 146 mm de altura contra 123,8 mm do 5S, e 72 mm de largura contra apenas 58,6 mm do celular da maçã.

Design: Empate

Nesse quesito, o julgamento é puramente pessoal. Isso porque, em termos de materiais, não há superioridade de nenhum dos dois, que usam alumínio e vidro em detrimento do plástico adotado por diversos concorrentes. A diferença está só na fragilidade: enquanto o iPhone 5S tem um corpo feito unicamente de alumínio, com vidro no display, o Xperia tem vidro temperado também na parte traseira, o que pode trazer algum prejuízo em quedas.

Câmeras: Empate

O iPhone 5S, mesmo tendo sido lançado em 2013, ainda faz excelentes fotos com sua câmera de 8 megapixels. O Xperia, por outro lado, trouxe somente melhorias incrementais se comparado com o Z2, aumentando a taxa de ISO, o que não chega a ser um defeito. Suas fotos são nítidas e o desempenho noturno é satisfatório.

Os concorrentes da Apple estão deixando o Iphone para trás? Comente no Fórum do TechTudo.

O Xperia Z3 ganha do iPhone 5S na resolução das imagens captadas, já que seu sensor é de 20,7 megapixels. Com isso, suas imagens podem ser ampliadas mais vezes antes de perderem definição. Mas, o app de câmera do iPhone é mais simples de usar e não fecha com o aquecimento extremo que o Z3 alcança principalmente ao gravar vídeos. No final, cada um tem seu ponto fraco e forte, empatando este quesito.

Sistema operacional: Empate

iOS e Android estão cada vez com menos diferenças, e a decisão fica ainda mais complicada se compararmos a usabilidade da Apple com a oferecida pela Sony, que costuma usar uma interface menos poluída do que Samsung ou LG, por exemplo. Em termos de apps, ambos oferecem uma vasta coleção, com o iPhone levando vantagem no design e o Android em funcionalidade.

Preço e disponibilidade: Empate

Considerando as versões de 16 GB de ambos, eles empatam tanto no preço quanto na disponibilidade. O iPhone 5S baixou de preço com o lançamento do iPhone 6 e já pode ser encontrado por menos de R$ 2 mil em diversos varejistas online no Brasil, mesmo preço pelo qual o Xperia Z3 pode ser encontrado, no mínimo, por mais que tenha sido lançado há pouco tempo.

Conclusão: Xperia Z3

O Xperia Z3 funciona em até 1,5m debaixo d'água (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)O Xperia Z3 funciona em até 1,5m debaixo d'água (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O iPhone 5S ainda é uma excelente compra para quem gosta do design de hardware e software da Apple. Mas, fora isso, o Xperia Z3 entrega um pacote mais completo no geral, fazendo o aparelho da Sony valer os mais de R$ 2 mil cobrados.

Além da tela e do ótimo desempenho de bateria, a Sony oferece uma série de vantagens exclusivas, como o Remote Play para rodar jogos de PS4 sem a ajuda de fios, versão com TV Digital e outra com dois chips, além de resistência à água e poeira e a câmera que opera muito bem embaixo d`água.

O Xperia Z3 só não é recomendado para quem tem mãos pequenas e se importa em usar o aparelho com duas mãos, pois suas dimensões são grandes. Nesse caso, o iPhone 5S continua sendo um dos compactos mais poderosos disponíveis no mercado, com desempenho sólido e uma câmera excelente.

Em nosso comparativo quesito por quesito com base nas especificações, o Xperia Z3 ganhou de 7 a 5.

Tabela comparativa de especificações entre iPhone 5S e Xperia Z3  (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa de especificações entre iPhone 5S e Xperia Z3 (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wagner Andrade
    2015-01-12T13:48:46  

    MENINAS DA APPLE, REPITAM COMIGO: QUEM GASTA 5 MIL NUM IPHONE SÓ PARA MANDAR FOTINHAS PRO FACE, PRA USAR O WATZAP E GRAVAR VIDEOS CASEIROS,,,O QUE É?????? TROUXA E PANACAAAAAAA. SÉ É PARA FAZER ISSO, QUALQUER CELULAR DE 500,00 REAIS FAZ ISSO.AAAA JA SEI,,AS BONECAS QUEREM STATUS, PARECER RIQUINHOS???? MAS VAI SER BURRO ASSIM NO INFERNO..CAMBADA DE ACEFALOS.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-01-12T13:48:46  

      Thiago Nunes CHUPA GOSTOZO GAYZAO FRESCO. MAIS COM CAMISINHA, PQ QUEM ADORA IPHONE É MULHER OU A TURMA GLS. FATO. DORME COM ESSA. PATETA.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-01-12T13:48:46  

      Ta com revolta só porque não tem dinheiro, pra compra um..

  • Weliton Ortiz
    2015-02-27T10:05:16  

    Vlh o que uma marca tem a ver com a opção sexual da pessoa?? -.- Uso a marca APPLE e recomendo, já usei android e não gostei. Isso é bem pessoal, quem gosta quem gosta!

    recentes

    populares

    • Weliton Ortiz
      2015-02-27T10:05:16  

      Também Wellinton

  • Adriano Oliveira
    2015-04-09T15:41:01

    TOMA UMA COÇA DA SONY PRA FICAREM ESPERTOS BABÕES DE MAÇÃ.

  • Bianca Mendes
    2015-05-01T14:13:36

    gente vou comprar hoje to na duvida entre o 5s ou o z3 compact =/

  • Wagner Andrade
    2015-01-12T13:49:34  

    Meu próximo celular sem dúvida será o iPhone 6 Plus (rosa choque) de 1 GB! Aguardando ansiosa. Lindo design, corpo de metal cor rosa, excelente capinha de orelhinha e o melhor: meu lindo presidente tim cook prometeu me dar um com fone de ouvido ROSA... é possível você ter um smartphone feminino legal, sem ter que comprar um celular hetero com sistema MACHO ANDROID.. Apple é isso gte! Clique no vermelho, se você é gay igual a eu ou clique no verde, se você é inteligente e macho e gosta de mulher. Obrigado

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-01-12T13:49:34  

      Que comentário ridículo, assim como seu pensamento seu animal! "ANDROID MACHO " então se baseando na sua tese mulheres não podem ter celular com ANDROID é isso?? SEU IGNORANTE!

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-01-12T13:49:34  

      Onde clica pra desler?

  • Wendel Rodrigues
    2015-01-12T19:45:13  

    O que o povo vê nessas porcarias de Androids???? Não quero de graça!!!

    recentes

    populares

    • Wendel Rodrigues
      2015-01-12T19:45:13  

      Wagner Andrade sony z3 é mais caro e superior ao i phone, meu amigo, só não estudou quem é ignorante a ponto de comprar um celular por moda.

    recentes

    populares

    • Wendel Rodrigues
      2015-01-12T19:45:13  

      Z3 já ta 2000 dilmas ou menos e o IOS continua o mesmo preço, 30% é só aquela maça atrás.

  • Wagner Andrade
    2015-01-12T13:49:08  

    iphone nos eua custa 300,00 dolares, qualquer faxineiro tem,,qualquer varredor de rua tem...aqui custa 5 mil..e os panacas acham que comprando viram ricos...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-01-12T13:49:08  

      Sua revolta é não ter dinheiro para comprar um é isso??

  • Thiago Nunes
    2015-01-12T14:55:04  

    Apple (Maçã) pra conquistar o Brasil tinha q mudar o nome pra BANANA, combina mais com a população.

    recentes

    populares

    • Thiago Nunes
      2015-01-12T14:55:04  

      Para de ser patético vlh.

  • Wagner Andrade
    2015-01-12T19:57:22

    iphone nos eua custa 300,00 dolares, qualquer faxineiro tem,,qualquer varredor de rua tem...aqui custa 5 mil..e os panacas acham que comprando viram ricos...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Iphone Gay
    2015-01-12T08:28:51  

    ainnnnn esse z3 com corpo de metal ,processador 64 bits e camera potente é tudo de bom,vou jogar fora meu ilixo e comprar ele

    recentes

    populares

    • Iphone Gay
      2015-01-12T08:28:51  

      Apple pra fazer sucesso nesse país tinha q mudar o nome pra Banana, aí sim ia agradar aos símios dessa terra

    recentes

    populares

    • Iphone Gay
      2015-01-12T08:28:51  

      o z3 não tem processador 64 bits, os únicos que têm são o note 4 e agora o zenfone 2 que ainda não foi lançado

  • Luiz Brandao
    2015-01-12T19:27:56  

    huuuuuuuuuum, corpo de metal, processador de 64 bits, touch ID, cartão nano SIM... Já vi isso em algum coisa, só lembro que tinha uma maçã na parte detrás. Agora só falta fazer o sistema operacional próprio, o resto da cópia tá quase igual.

    recentes

    populares

    • Luiz Brandao
      2015-01-12T19:27:56  

      Quando o comparativo acontecer com iPhone 6, talvez uma conversa possa se iniciar.

    recentes

    populares

    • Luiz Brandao
      2015-01-12T19:27:56  

      1gb de ram ate grand duos tem. camera de 8mp ate grand duos

  • Eric Oliveira
    2015-01-12T19:51:33  

    Mas não se esqueçam que... Apple é Apple e resto é resto. Sempre foi assim... quer queira ou não.

    recentes

    populares

    • Eric Oliveira
      2015-01-12T19:51:33  

      Athos Dourado KKKKK VC JA É UM PE RAPADO TIAGO,,,,,,TEM UM IPHONE 3 GS???? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Eric Oliveira
      2015-01-12T19:51:33  

      iphone nao e bom só e bonito, bom e o ios qui e leve olha o hardware do z3 e do iphone, iphone perde em tudo o 5s e o 6plus

  • Lucas Nogueira
    2015-01-14T09:04:24

    O Z2 foi bem criticado e é ainda pelo fato de esquentar tanto que até desliga, não tenho o telefone, foi o que me falaram e li em vários sites, tenho algumas dúvidas com relação a isso: * Esse problema ocorre tambem no Z3 e Z3 compact? * Esquenta apenas quando se usa a filmagem 4k ou em qualquer filmagem? * Esquenta só em filmagens ou em alguma outra ferramenta do telefone, como câmera, ou algum aplicativo? *Existe no Brasil hoje algum smartphone (de qualquer marca) com a câmera melhor que o Z3? qual modelo do Z3 compensa mais, o modelo com TV digital e 1 chip, ou o sem tv e dual chip (dois)?

  • Fabiano Braz
    2015-01-13T22:20:30

    Recentemente saí do iPhone e comprei um Z3. Estou totalmente satisfeito, recomendaria à qualquer um. Na minha opinião, a Sony soube trabalhar o Android de maneira excelente. E olha que eu já fui 100% iOS.

  • Joao Neto
    2015-01-13T13:11:53  

    Androga? Tá de Brinks né? iPhone 5S é claro que da um show em desempenho e qualidade.

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2015-01-13T13:11:53  

      Meu próximo celular sem dúvida será o iPhone 6 Plus (rosa choque) de 1 GB! Aguardando ansiosa. Lindo design, corpo de metal cor rosa, excelente capinha de orelhinha e o melhor: meu lindo presidente tim cook prometeu me dar um com fone de ouvido ROSA... é possível você ter um smartphone feminino legal, sem ter que comprar um celular hetero com sistema MACHO ANDROID.. Apple é isso gte! Clique no vermelho, se você é gay igual a eu ou clique no verde, se você é inteligente e macho e gosta de mulher. Obrigado

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2015-01-13T13:11:53  

      Wagner Andrade, parabéns você merece.

  • Caio Chaves
    2015-01-13T11:50:13

    IOS 7? Ta de Brinks né. Z3 é claro que da um show em desempenho. Mas pelo menos atualize a materia .

  • Danilo Velten
    2015-01-13T10:26:42  

    Ridícula comparação... Se fosse em Singapura quem publicou esta reportagem estaria na fila para tomar chibatadas em praça pública, a quantidade de chibatadas determinada pelo juiz local. Abaixo a r e d e B o b o e E S S A B E S T E I R A .

    recentes

    populares

    • Danilo Velten
      2015-01-13T10:26:42  

      hahhahahahahahahahahahahhahahahahahahhahahahahaha Sensacional!!!

  • Ronan Santos
    2015-01-12T19:33:16  

    Eu já tive a porcaria do Galaxy S4, ele é ruim demais.

    recentes

    populares

    • Ronan Santos
      2015-01-12T19:33:16  

      E o que isso tem a ver com os celulares da Sony?

  • Helio Oliveira
    2015-01-12T22:56:53  

    Tô enjoado da Samsung. É uma boa marca mas segue muito o estilo oriental de tecnologia: lançar 1 milhão de aparelhos quase que com a mesma cara. A Apple lança por ano um número pequeno de aparelhos. Tenho enjoo de ver uma empresa lançar aparelhos muito parecidos um com sistema Android.

    recentes

    populares

    • Helio Oliveira
      2015-01-12T22:56:53  

      Samsung???? O celular é da Sony!!! Eita bicho burro hein!!!

  • Helio Oliveira
    2015-01-13T00:37:29  

    A Samsung deveria dar dinheiro pros desenvolvedores começarem a dar mais moral pro Android e não ficar lançando aparelho lixo, nessa categoria já tem já tem só S3/S4/S5/S6... Do que adianta lançar um monte de aparelhos se o sistema não é dela? Tô quase desistindo de usar Android.

    recentes

    populares

    • Helio Oliveira
      2015-01-13T00:37:29  

      Que viagem....qual a vantagem de se usar um sistema próprio? Eita povo que adora pagar pau pro IOS e depois faz jailbreak pra ter mais liberdade como o Android....pelamor.

    recentes

    populares

    • Helio Oliveira
      2015-01-13T00:37:29  

      Samsung???? O celular é da Sony!!!

  • Tiago Alves
    2015-01-13T07:35:36  

    Só paises sub desenvolvido usa android, isso é fato !

    recentes

    populares

    • Tiago Alves
      2015-01-13T07:35:36  

      o desinformado,69 por cento do mercado da ALEMANHA que e composto pot ANDROID, e antes que diga que a Europa esta falida,a Alemanha continua crescendo todos os anos.na França o android fica com 61 por cento do mercado,a Australia de 56 por cento,iphone e um otimo smartphone,mas peca na bateria, e preço no Brasil,la fora vale a pena comprar mas aqui e celular de gente rica ou pobre exibido que dividi em 24 vezes e fica sem dinheiro pra compra comida.

    recentes

    populares

    • Tiago Alves
      2015-01-13T07:35:36  

      Eu moro na europa apra vc que nao sabe

  • Davson Ramos
    2015-01-13T07:16:50  

    Essa comparacao tinha que ser com Iphone 6 plus

    recentes

    populares

    • Davson Ramos
      2015-01-13T07:16:50  

      Lógico, né.

  • Dr Hazard
    2015-01-13T07:50:37

    iPhone = Celular de POBRE que quer pagar de descoladinho.

  • Davson Ramos
    2015-01-13T07:14:10

    Eu tenho xperia Z3 ganha facil do Iphone 6 desculpe os iphonectic de plantao para dar opniao vcs tem que usar o telefone eu usei os dois por minha esposa tem um.Minha esposa conectou um carregador nao atenticado pela Apple o que aconteceu bloquearam o carregador.Liberdade de escolha e o que queremos nao monopolio e outra so o 4K do xperia destroi os videos do Iphone

  • Tiago Costagay