Celular

27/01/2015 14h40 - Atualizado em 27/01/2015 18h39

Moto E ou Lumia 630? Veja qual é o melhor smartphone ‘baratinho’

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O Moto E e o Lumia 630 são duas das melhores opções para os consumidores que não querem gastar muito, porém desejam ter um smartphone bom para o seu uso diário. No comparativo de celular desta semana, o TechTudo aponta definitivamente qual deles é o melhor “baratinho” do mercado.

Ainda vale a pena comprar um Galaxy Y? Confira análise

Moto E ou Lumia 630? Veja quem leva a melhor no comparativo (Foto: Arte/TechTudo)Moto E ou Lumia 630? Veja quem leva a melhor no comparativo (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho – Empate

Nenhum dos dois aparelhos é capaz de rodar jogos muito exigentes ou de permitir acessar vários sites e aplicativos pesados ao mesmo tempo sem apresentar um ou outro engasgo eventual. Eles são modelos básicos, de entrada, com especificações técnicas simples, para usuários que não exigem muito além de ver e-mails, acessar a web e usar mensageiros e redes sociais.

Moto E (Foto: Allan Melo/ TechTudo)Moto E tem 1 GB tem versões Dual-SIM ou com TV Digital integrada (Foto: Allan Melo/ TechTudo)

O Lumia 630 leva vantagem em processamento, com um chip Snapdragon 400 quad-core de 1,2 GHz, e espaço para armazenar arquivos, com 8 GB. O Moto E tem chip dual-core, Snapdragon 200, também de 1,2 GHz, e só 4 GB de memória interna. Na memória RAM, fundamental para rodar aplicativos, porém, vitória do Moto E: 1 GB contra 512 MB.

No fim das contas, os aparelhos se equivalem em especificações técnicas. Como o Windows Phone é um sistema mais leve do que o Android, a diferença de RAM não deve impactar muito na experiência de uso do celular. Ah, vale lembrar que ambos são dual-chip, têm TV digital, Wi-Fi, 3G e Bluetooth.

Tela – Moto E

A tela do Moto E é menor e melhor, com 4,3 polegadas com 560 x 960 pixels (256 ppi), enquanto a do Lumia 630 tem 4,5 polegadas, mas com 480 x 854 pixels (221 ppi). O 630 perde por ter uma resolução menor em um tamanho maior: o efeito prático disso é uma tela com pixels mais visíveis e visualmente menos interessante para o usuário. Ambas têm Corning Gorilla Glass 3, um vidro especial que garante maior resistência a quedas e arranhões.

Dimensões – Empate

Lumia 630, smartphone de entrada da Nokia (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Lumia 630, smartphone de entrada da Nokia (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)


Os dois aparelhos têm vantagens e desvantagens em relação ao design. O Moto E mede apenas 124,8 x 64,8 x 12,3 mm e pesa 142 g. O Lumia tem 129,5 x 66,7 x 9,2 mm e peso de 134 g. Ou seja, o Motorola é mais portátil no geral, porém o Lumia é mais leve. Cabe ao usuário escolher o que é mais importante.

 Sistema operacional – Moto E

O Android ainda é superior ao Windows Phone em muitos pontos, especialmente em personalização, quantidade e qualidade de aplicativos. E, se por um lado, o Windows é integrado ao serviços da Microsoft, o Android é perfeito para se usar com os do Google. Portanto, o Android 4.4 (KitKat) do Moto E, com promessa de atualização para o Android 5.0 (Lollipop) em breve, leva vantagem sobre o Windows Phone 8.1 do Lumia 630.

Se você prefere a plataforma Windows, talvez fique feliz em saber que muito provavelmente o Lumia 630 deve ser um dos contemplados com o Windows 10 - mas isso deve demorar a acontecer. Com o Android Lollipop já sendo disponibilizado aos poucos para os aparelhos Motorola, o Moto E ganha neste quesito.

Câmera – Lumia 630

Para quem gosta de selfies, péssima notícia: nenhum dos dois tem câmera frontal. Mas eles têm câmera traseira, e a do modelo da Microsoft é melhor. As máquinas da série Lumia são sempre muito elogiadas, e apesar de um gadget de entrada, o Lumia 630 dá uma prova disso com ótimas fotos com 5 megapixels e vídeos em 720p.

Lumia 630 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)A câmera do Lumia 630 tem 5 megapixels e grava vídeos em 720p (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

O Moto E tem também fotos com 5 megapixels, mas só filma em 480p. Por isso, pode-se conseguir vídeos com melhor qualidade no Lumia, o que é uma diferença e tanto para um comparativo tão apertado.

Preço – Empate

O preço dos aparelhos é equivalente. O Moto E sem TV Digital chegou ao Brasil por R$ 529, enquanto sua versão com TV custava R$ 599. Já o Lumia 630 chegou com preço oficial de R$ 599. Atualmente, em promoções, é possível encontrar ambos os aparelhos por preços entre R$ 350 e R$ 450 sem grande dificuldade.

Conclusão

O Moto E é o melhor smartphone no geral. Tem tela com maior qualidade, e ainda conta com a vantagem da loja de aplicativos do Android ter opções melhores e mais completas. O Lumia deve ser a escolha dos que não abrem mão de ter uma câmera bacana.

Vale a pena migrar do Android para o Windows Phone? Comente no Fórum do TechTudo

Tabela de especificações dos smartphones Moto E e Lumia 630 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela de especificações dos smartphones Moto E e Lumia 630 (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Igor Santos
    2015-08-14T17:43:24

    512 mb e poko de mais imagina o tanto que trava

  • Roberto Alcântara
    2015-01-27T16:22:10  

    kkkkkkk em pleno 2015 ainda tem gente que não sabe o que é windows10, e que ele é o melhor sistema do mundo,e que,portanto,qualqueraparelhoequipadocomeleémelhorqueessamerdadeandroid,sistemadedevagabundo.

    recentes

    populares

    • Roberto Alcântara
      2015-01-27T16:22:10  

      Realmente, em pleno 2015, tem gente que não tem argumentos tentar impor a sua opinião sobre os demais, escrevendo como uma criança de 10 anos. Fala, fala e não tem nada para sustentar aquilo que expressa. Crianças...

    recentes

    populares

    • Roberto Alcântara
      2015-01-27T16:22:10  

      Ios deu risada do seu comentário ...

  • Jonas Santos
    2015-01-27T20:42:28  

    Pramim o principal é a memoria ram! 512mb vs 1 GB as pessoas não tem noção disso!!!! Se vc quer um celular que não trave o minimo é 1GB e olhe lá!

    recentes

    populares

    • Jonas Santos
      2015-01-27T20:42:28  

      O Android trava com 10 gb de memoria;

    recentes

    populares

    • Jonas Santos
      2015-01-27T20:42:28  

      o meu celular é lumia 630 e nunca travou em nenhum jogo ou aplicativo muito ao contrario do android q mostrou travamento o asphalt 8 pra mim isso foi uma grande vergonha, o meu lumia não trava nem com jogos de 1 g, eu ja coloquei xaps nele e nem msm assim não travou.

  • Luciana Freitas
    2015-04-21T15:57:55

    Tenho um lumia 630 que comprei após meu Sony Xperia Zq dar problema na bateria. Coloquei um cartão sd de 64 que posso instalar jogos nele, coisa que não é permitido no Android. em relação a aplicativos a microsoft vem aumentado o numero de aplicativos. Confesso que demorei a habituar-me com o novo so, agora, não sei se consigo voltar ao Android. Uma coisa interessante no WP é poder ver imail instantaneamente na tela de notificações, fora que o celular nunca travou. A tv do l630 é mais estável também.

  • Leonardo Pereira
    2015-01-28T08:33:27  

    ASUS ZenFone 5 destrói esses dois.

    recentes

    populares

    • Leonardo Pereira
      2015-01-28T08:33:27  

      Pior que não, ta em torno de 500 reais a versão mais simples, e mesmo assim é melhor que o Moto E. Excelente custo-benefício.

    recentes

    populares

    • Leonardo Pereira
      2015-01-28T08:33:27  

      Que comparação ridícula.

  • Lucas Rafael
    2015-01-27T23:25:06  

    Fiquei estarrecido com o comentário final "O Lumia deve ser a escolha dos que não abrem mão de ter uma câmera bacana." Acho que o TechTudo perdeu a credibilidade agora.

    recentes

    populares

    • Lucas Rafael
      2015-01-27T23:25:06  

      A câmera do Lumia 630 é um lixo e para piorar, não tem câmera frontal. A credibilidade fica nula deste jeito.

    recentes

    populares

    • Lucas Rafael
      2015-01-27T23:25:06  

      mas entre os dois ( que é o caso ) a do Lumia é melhor. quanto mimimi

  • WELLINGTON GREGORIO
    2015-01-28T09:14:21  

    Matéria tendenciosa, onde o desempenho é igual? o 630 possui um processador quad-core, o fato da memoria ser de 512 mb é porque o WP é mais leve que o Android. Outro ponto, o sistema do 630 será atualizado e o do moto e não será mais, algo muito importante que o fanático do Android esqueceu ou não conhece.

    recentes

    populares

    • WELLINGTON GREGORIO
      2015-01-28T09:14:21  

      O fato da memória ser 512mb é para ficar mais barato. Mesmo se o SO consumir menos memória, vc pode deixar 1Gb para aplicativos.

  • Alessandro
    2015-01-28T13:37:09

    Pelo amor! Novamente uma matéria tendenciosa. Empate nas dimensoes? 630 é mais largo e comprido por ter uma tela maior, porém é mais fino e mais leve que é onde realmente importa! Daqui a pouco vai falar que o iPhone 6 Plus perde em dimensões tb. Desempenho empate?? Um processador quad core vs dual core num sistema mais pesado, no mínimo deveria apresentar um benchmark para justificar o que falou. Preço empate?? 630 no girafas ta 379, o moto e mais barato ta 420 no efacil hoje. Nunca vi uma matéria tão ruim assim.

  • Fernando Chiaro
    2015-01-27T22:52:51  

    Meu deus, até quando vcs vão ficar falando que um celular eh melhor que outro por causa da loja de aplicativos......android tem 3x mais aplicativos que o wp, mas tem 10 aplicativos diferentes que faz o mesmo serviço.....que vantagem é essa???????? todos aplicativos que eu tinha no android agora tenho no wp, nunca mais volto a usar android......android não roda em smartphones baratos, enquanto o wp roda liso até no lumia 530.....parem de ser maria vai com as outras e tenham opinião própria....

    recentes

    populares

    • Fernando Chiaro
      2015-01-27T22:52:51  

      "android não roda em smartphones baratos, enquanto o wp roda liso até no lumia 530" esses telefones mais baratinhos são um lixo de qualquer forma. Além disso, existe uma grande diferença entre android da linha Mototola para os demais.. são bem otimizados e os poucos app "nativos" você consegue remover. quando ao WP do lumia 530 não sei que é o aparelho ou OS não é um lixo. Todo travado.

    recentes

    populares

    • Fernando Chiaro
      2015-01-27T22:52:51  

      WP para mim o melhor!

  • Fernando Vieira
    2015-01-28T08:57:16

    O pior de tudo foi o "sobrevivente da Nokia" .... matéria fraca!!!!!

  • Jessica Carvalho
    2015-01-27T20:54:15

    Achei o Moto Max por R$ 1799 e o Lumia 630 por 319 no bizoo . com . br

  • Jessica Carvalho
    2015-01-28T08:02:37

    Achei o Moto Max por R$ 1799 e o Lumia 630 por R$ 319 no bizoo . com . br

  • Caio Pacheco
    2015-01-28T06:50:58

    os celulares são quase idênticos, quero saber onde que o lumia perdeu, ja que ele tem uma memória razoavelmente baixa mas tem um processador quad core e uma memoria interna de 8gb!!!!

  • Pedro Martins
    2015-01-27T23:28:42

    O Bom mesmo é pagar mais de 1 mil reais num celular... e depois ainda ter que pagar mais de R$ 100,00 por mês num pacote 300 mb de internet....Só no Brasil mesmo pra isso dar certo!

  • Fernando Chiaro
    2015-01-27T23:06:42

    ???????????????????????????????????????????????

  • Matheus Meza
    2015-01-27T22:42:19

    Venho de um iPhone 4 e comprei um Lumia 530 em uma promoção na internet por R$279,00 e não tenho o que reclamar, consegui todos os aplicativos que tinha no iPhone para o WP e ainda parei de sofrer com os engasgos que tinha com o iOS no iPhone 4! Entre os 2 da matéria acima recomendo o Lumia 530.

  • Reginaldo Silva
    2015-01-27T22:40:50

    Desculpa ai mas eu acho o lumia 630 a melhor opção e parece que tem alguma coisa errada com as especificações de medidas do Moto E.

  • Monsenhor Razão
    2015-01-27T19:12:01

    No geral, tudo deu empate, mas veja a conclusão do Techtudo: O Moto E é o melhor no geral. heheheh Preço = Empate??? E ainda disse: Lumia tem uma câmera bacana... "Bacana" é um termo feminino equivalente a: "nunca usei, nunca vi, mas acho que é boa".

  • Victor Almaraz
    2015-01-27T17:02:30  

    Em qualquer comparativo decente, o SO, quando se trata de iOS, Android ou WP sempre é considerado ponto de empate. A opinião de que o Android é melhor só pode ser o gosto pessoal de quem escreveu o artigo, portanto, deve ser desconsiderada!

    recentes

    populares

    • Victor Almaraz
      2015-01-27T17:02:30  

      realmente. Ja que esta falando do SO, os 3 tem suas vantagens e desvantagens em relação aos outros, então fia por conta do uso da pessoa mesmo. Agora, se fosse a quetão disponibilidade de apps, seria ponto pro android. Estou sendo sincero, e uso wp. Falando sem fanboiolismo.

  • Gilberto Junior
    2015-01-27T18:48:00

    A Matéria cometeu um erro na parte final onde compara os telefones. O Processador do Lumia é quad-core e não dual-core. Sinceramente, o resultado também foi muito falho, pois o simples fato do Moto E ter apenas 4 GB de memória interna já torna ele um lixo que não te dá espaço para baixar nada em pouco tempo. Como a maioria dos consumidores tem computador com o SO Windows, então a melhor opção é o Lumia 630, apesar de ainda não ter uma quantidade tão grande de aplicativos para Windows, só que isso é só uma questão de tempo,

  • Gustavo Andrade
    2015-01-27T15:27:15  

    Se for comparar preços o Nokia é melhor.

    recentes

    populares

    • Gustavo Andrade
      2015-01-27T15:27:15  

      Se vc for analisar, o preço do Lumia na matéria não corresponde ao preço oficial na loja da Nokia, que é R$ 499,00. E eu encontrei um Moto E por R$ 269,00 durante a black friday. Então a questão do preço acaba sendo relativa.

    recentes

    populares

    • Gustavo Andrade
      2015-01-27T15:27:15  

      é melhor em tudo Fernando! povinho puxa saco!! nem usam o lumia e fazem comparações pelo papel.

  • Joimar Jesus
    2015-01-27T18:39:13

    legal

  • Joimar Jesus
    2015-01-27T18:38:11

    postagens contra o blogueiro, foraaa. ridículoo isso

  • Joimar Jesus
    2015-01-27T18:35:36

    Falei a verdade, tiraram meu comentário! 630 muito melhor que o moto E que tive. melhor comprarem o aparelho antes, usarem e depois comentarem sobre ele verdadeiramente.

  • Joimar Jesus
    2015-01-27T18:31:37

    ALINE, use primeiro um lumia e depois fale da sua experiência. Que comparação ridícula. 630 muito mais potente que o moto E. aff. comparação tendenciosa. porque você não explica o fato do moto E ter 1g e o lumia somente 512? tinha um moto E e fiz a experiência com o lumia 630. que diferença de sistema!!! o windows roda liso com jogos pesados, enquanto o meu antigo era uma: ç?j!7xtgç?qfgf, engasgava toda hora. Desculpe-me, eu como usuário antigo do moto E e agora do lumia 630 fiquei louco com sua comparação. Desculpe-me, mas na prática não vi o que você descreveu.