Celular

05/01/2015 08h10 - Atualizado em 12/01/2015 09h10

Nvidia lança superchip para celulares Tegra X1 e plataformas para carros

Elson de Souza
por
Da CES 2015

A Nvidia anunciou o seu novo chip Tegra X1 e a plataforma automotiva Drive CX neste domingo (4), durante a CES 2015, em Las Vegas. Desenvolvido para smartphones e tablets, o Tegra X1 promete trazer alta performance sem diminuir o tempo de bateria. Já os Drive CX e o PX prometem transformar o seu carro em um poderoso computador com gráficos de alta qualidade e piloto automatizado.

Acompanhe a cobertura da CES 2015

Tegra X1 é equipado com uma unidade de processamento de oito núcleos e arquitetura de 64 bits (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Tegra X1 é equipado com uma unidade de processamento de oito núcleos e arquitetura de 64 bits (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


- Tegra X1

Apresentado como uma grande surpresa, o Tegra X1 promete trazer os smartphones para um novo nível de potência. Para começar, ele vem equipado com uma unidade de processamento de oito núcleos e arquitetura de 64 bits, a mesma utilizada pela Apple nos iPhones 5S e iPhone 6.

Tegra K1 promete trazer alta performance sem diminuir o tempo de bateria do smart (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Tegra X1 promete trazer alta performance sem diminuir o tempo de bateria do smart (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

No que diz respeito aos gráficos, o Tegra X1 traz um GPU com 256 núcleos de processamento. Com isso, ele é capaz de rodar jogos em altíssima resolução e com grandes detalhes, uma vez que utiliza ainda a mesma arquitetura dos chips Maxwell para computadores. Além disso, o processador da Nvidia é o primeiro capaz de fazer gravações em resolução 4K com 60 frames por segundo, gerando vídeos bem mais nítidos e de alta qualidade.

Segundo a fabricante, o Tegra X1 promete superar qualquer processador disponível no mercado atualmente. Na comparação com o Apple A8, que equipa o iPhone 6, o chip da Nvidia conseguiu alcançar cerca do dobro de resultados em testes de benchmark.

Tegra X1 traz um GPU com 256 núcleos e é capaz de rodar jogos em altíssima resolução (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Tegra X1 traz um GPU com 256 núcleos e é capaz de rodar jogos em altíssima resolução (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O processador deve trazer ainda uma melhora significativa no consumo de bateria. Na comparação com o antecessor K1, o Tegra X1 é capaz de entregar o dobro de performance pela metade da energia. O processador supera ainda o Intel Core i7, prometendo ser uma boa opção para tablets com Windows, por exemplo.

- Drive CX

Partindo para o mercado automobilístico, a Nvidia apresentou o seu novo Drive CX. O equipamento, equipado com o Tegra X1, promete oferecer uma poderosa plataforma de computação para carros com alto suporte de processamento e capacidade de transmitir imagens em altíssima resolução para múltiplas telas.

Drive CX é equipado com o Tegra X1 e transmite imagens em alta resolução para múltiplas telas (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Drive CX é equipado com o Tegra X1 e transmite imagens em alta resolução para múltiplas telas (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

De forma geral, o Drive CX promete ser uma reinvenção para a forma como o motorista interage com o veículo. Ele suporta duas telas com resolução 4K (2160p) e até quatro em resolução Full HD (1080p). Segundo a Nvidia, a plataforma é compatível com qualquer sistema, como Linux e Android, mas vem com um software próprio batizado de Drive Studio.

Durante o evento, a Nvidia demonstrou como o Drive CX pode permitir a utilização de mapas mais detalhados e tridimensionais para a navegação GPS, oferecendo mais informações ao motorista. Além disso, o sistema é capaz de gerar velocímetros e outros contadores com grandes detalhes gráficos e totalmente personalizados pelo usuário, utilizando texturas baseadas em diferentes materiais.

O Drive CX oferece suporte multitarefas para o painel do veículo, o que permitirá que o motorista rode dois apps simultaneamente. É possível, por exemplo, ouvir e controlar músicas no painel touchscreen ao mesmo tempo em que a navegação GPS é exibida. O equipamento traz ainda um Android Auto embarcado, o que permite o acesso aos apps do Google.

- Drive PX

Outro passo dado pela Nvidia em direção aos futuros carros inteligentes foi o Drive PX, um super computador que abre portas para pilotos automáticos. Equipado com dois chips Tegra X1, o equipamento é capaz de utilizar diversos sensores e câmeras do veículo para reconhecer o ambiente e também objetos que se locomovem perto do mesmo.

Drive PX é um super computador que abre portas para pilotos automáticos (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Drive PX é um super computador que abre portas para pilotos automáticos (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O Drive PX é capaz de trabalhar com um total de 12 câmeras, capturando e reconhecendo mais de 1,3 bilhões de pixels por segundo. De forma geral, o equipamento trabalha com duas grandes tarefas: o reconhecimento de objetos e da visão periférica do veículo.

Quais são os melhores lançamentos da CES 2015? Comente no Fórum do TechTudo.

Para identificar objetos, o Drive PX utiliza uma técnica batizada de Deep Learning Computer Vision. Com o carro em movimento, o equipamento basicamente captura uma imagem, divide a mesma em minúsculas partes e processa separadamente a que tipo de elemento ela pertence: um pedestre, carro, placa de trânsito, entre outros. Apesar de complexo, o processo se dá em frações de segundos.

Segundo a Nvidia, o Drive PX será capaz de identificar um pedestre rapidamente, ainda que este esteja oculto parcialmente. Além disso, o aparelho poderá ler placas de faixa de pedestres para ter mais cautela, identificar faróis, a velocidade máxima da rodovia, encontrar radares e até mesmo identificar e classificar outros veículos. Assim, será possível tomar ações como encostar para ambulâncias e carros de polícia automaticamente, sem que o passageiro sequer toque na direção.

Já no que diz respeito à visão periférica, o equipamento da Nvidia será capaz de unir e interpretar os sinais de sensores e as imagens capturadas em todas as direções do carro. Por exemplo, ao percorrer um estacionamento, o Drive PX conseguirá analisar as gravações das laterais, da parte frontal e traseira do veículo para determinar por quais locais ele pode se movimentar e onde há vagas para estacionar.

 Nvidia Tegra X1, Drive CX e PX ainda não têm data de lançamento e nem preço divulgados (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) Nvidia Tegra X1, Drive CX e PX ainda não têm data de lançamento e nem preço divulgados (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O evento da Nvidia contou ainda com a participação da Audi, famosa fabricante de carros. A montadora anunciou que já começou os primeiros testes de carros com piloto automático em viagens de longa distância, após o sucesso em pistas de alta velocidade. Entretanto, não há nenhum modelo previsto para lançamento próximo.

Os Nvidia Tegra X1, Drive CX e PX ainda não têm data de lançamento e nem preço divulgados. De qualquer forma, os produtos só devem chegar ao consumidor final de embarcados em outros gadgets, sendo vendidos apenas para fabricantes de dispositivos móveis e carros.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gilmar Faustino
    2015-01-05T20:04:21  

    Farofeiros vocês nunca vão entender o poder que a Apple tem. A qualidade é o que nós prezamos e isso ninguém vai alcançar jamais! Diz que Android é melhor que IOs, diz?

    recentes

    populares

    • Gilmar Faustino
      2015-01-05T20:04:21  

      O poder da Apple é o de vender o mais caro possivel, para um conjunto de pessoas que compram por que dá STATUS, é como comprar um diamente... é bonito, é chique, é charmoso, "eu tenho, voce nao tem por que nao pode comprar"... SÓ POR ISSO... e por que NAO USA nem 10% do que o iphone oferece, e por que GOSTA DE SER TUTELADO, PAU MANDADO!!! nao pode isso, nao pode aquilo, a apple nao deixa... e o cara ainda acha que está CERTO!!! Impressionante!!! O simples fato de eu ter uma musica em mp3 que eu baixei da internet e nao consigo transferir para o iphone que está ao lado!!!

  • Fabio Santana
    2015-01-05T09:55:33  

    Defensores do Iphone dirão que é mentira.

    recentes

    populares

    • Fabio Santana
      2015-01-05T09:55:33  

      Iphonetes dirão que é inveja das recalcadas...

    recentes

    populares

    • Fabio Santana
      2015-01-05T09:55:33  

      Henrique Souza, iPhone 6 é só para quem pode, quem não pode se android! Deixa de ser invejoso!

  • RENATO MINIGUELLI
    2015-01-05T12:14:44  

    Engraçado este novo processador é melhor que do iPhone atual, ok. Mas como será o A9?? E não entendo uma coisa se o Iphone é tão ruim assim Pq é o smartfhone mais vendido do mundo e sempre aparece um serial killer para matar ele é nunca consegue?? As comparações nunca são feitas com galáxy, Maxx da vida?? São sao sempre em cima do iphone??? Cada um usa o que quer...

    recentes

    populares

    • RENATO MINIGUELLI
      2015-01-05T12:14:44  

      claro so comparam com o melhor IPHONE !!!!

    recentes

    populares

    • RENATO MINIGUELLI
      2015-01-05T12:14:44  

      Noname Hcabzlus Sim, mas sempre comparam um CHIP que esta senda lançado e não equipa nenhum aparelho com um CHIP que esta a 4 meses no mercado e equipando mais de 20 Milhões de aparelhos no mundo.

  • Gabriel Campos
    2015-01-05T11:09:45  

    Entendam mulambada o lance da Apple não é velocidade e sim qualidade de construção e seu sistema operacional!

    recentes

    populares

    • Gabriel Campos
      2015-01-05T11:09:45  

      Luciano Rocha termina de pagar o teu primeiro.

    recentes

    populares

    • Gabriel Campos
      2015-01-05T11:09:45  

      Ryan Carvalho, quando ele terminar de pagar a maçã já lançou mais 2 e esse coitado vai comprar e dividir em 12x, fica até sem comer pra já deram uma mordida na maçã dele!

  • Jefferson Santos
    2015-01-05T10:22:09  

    Adeus maçã

    recentes

    populares

    • Jefferson Santos
      2015-01-05T10:22:09  

      kkkkkk, enquanto comparam com algo do Iphone 6 a Apple ja tem um precssador superior pro 6S.Iphone é muito mais que velocidade, o IOS dele arrebenta qualquer outro IOS, estavel e roda redondo e rapido , c.h.upa WP,Android,Blackberry

  • Augusto Pimentel
    2015-01-06T10:04:40  

    Processador não é tudo em um equipamento. De nada adiantará um processador superpoderoso se não investirem em um hardware com barramento mais rápido, memória mais rápida, etc...

    recentes

    populares

    • Augusto Pimentel
      2015-01-06T10:04:40  

      Mas a Nvidia faz o que, bacana? Ah... Processador, né?

  • Daniel Fontanella
    2015-01-06T08:32:17  

    +poderoso q um core i7?????? sera???

    recentes

    populares

    • Daniel Fontanella
      2015-01-06T08:32:17  

      cri, cri, cri, cri, cri, cri, cri, cri, cri...

  • Daniel Fontanella
    2015-01-06T08:20:42

    + poderoso q um I7??????

  • Bruce Mvs
    2015-01-06T08:20:09

    Android é Tecnologia para ser usada.. Iphone é vitrine.. mas ambos tem ponta..... quer usufruir de tudo que um "cell" de ponta pode te dar, compre um android.. não é do tipo que tenta usar 200% disso, então compre um iphone.. """ ter um iphone é como ter uma Ferrari no centro das grandes metrópoles.. é bem visto por todos, mas você nunca vai suar de toda sua capacidade.... e ter um android é como ter um carro de formula 1 em um autródomo.. quando você pega pra usar, você consegue usar bem toda sua potência..... inclusive no USA o iphone não vende status quanto no Brasil..

  • Gustavo B.
    2015-01-06T08:09:44

    Pq os idiotas estão comparando um SoC com um aparelho celular? Se a Apple quiser ela pode começar a usar esse chip em seus aparelhos... Ela nunca foi muito boa em projetar hardware mesmo. (semente da discórdia plantada)

  • Joao Silva
    2015-01-06T02:39:16

    q bela 8osta!!!..........nao troco meu IPHONE POR NADA!!!!!

  • Ludmila Bringston
    2015-01-05T13:05:22  

    *Eu sempre vejo tablets em promoção no agregadordeofertas. net

    recentes

    populares

    • Ludmila Bringston
      2015-01-05T13:05:22  

      E ipad mini ?

    recentes

    populares

    • Ludmila Bringston
      2015-01-05T13:05:22  

      Sim

  • Mark Gardner
    2015-01-05T20:00:28

    Qualquer celular da Sony>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>iPhone meia-duzia

  • Mark Gardner
    2015-01-05T19:59:11

    Qualquer celular da Sony >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>iPhone meia-duzia

  • Silvio Pinto
    2015-01-05T19:23:18

    vai te neguin botando em fuscão!!!

  • Silvio Pinto
    2015-01-05T19:21:43

    a questão nao é chip, não se precisa mais nada num smart de ponta, a questão é sistema, e o IOS é simplesmente imbatível nesse quesito! quer apostar que o Iphone vai continuar ganhando???!

  • Guilherme Fernandes
    2015-01-05T19:17:10

    Bacana mesmo vai ser quando o governo taxar em 500% a importação disso ai.

  • Rafael Silva
    2015-01-05T19:01:36

    Quem defende iPhone é um iDiota.

  • Wagner Andrade
    2015-01-05T18:37:19

    Smartphone e tablet com processador de 64 bits? Já faz um ano que vi isso em algum lugar, mas não lembro onde. Desculpem, faz tanto tempo que eu já esqueci... só lembro que tinha uma maça atrás.

  • Alexandre Gama
    2015-01-05T18:36:37

    OS FANBOYS DA MAÇA ESTRAGADA, VÃO FICAR IRRITADOS.

  • Flamulambo
    2015-01-05T16:56:03

    Aqui no Brasil esse processador vai sair pela bagatela de $ 6.000 reais ....

  • Ricardo Santos
    2015-01-05T16:27:46

    Quero por no meu lumia 730

  • Vinícius Silva
    2015-01-05T16:03:01

    Muito interessante! Vamos aguardar a tecnologia ser mais divulgada para que em breve fique mais barato para veículos no Brasil.

  • Luciano Rocha
    2015-01-05T13:37:48  

    Alguma referência aos Samsung, Motorola, Sony ou demais? NÃO! A meta é superar a Apple! kkkkkkkk Isso se chama ser referência no mercado, e sinônimo de qualidade! Apple é Apple!!!

    recentes

    populares

    • Luciano Rocha
      2015-01-05T13:37:48  

      No mínimo vc deve ser uma grande investidora em ações da Apple Inc !!! Pois, para defender uma marca desse modo só sendo investidora ou fútil msm...

  • Rafael Soares
    2015-01-05T15:14:33

    Lá vem os maçazinha xorando.