18/01/2015 10h25 - Atualizado em 18/01/2015 10h25

SimCity: veja curiosidades sobre o popular simulador de cidades

Tais Carvalho
por
Para o TechTudo

SimCity é uma franquia que se firmou como uma das maiores no gênero de simulação, construção e administração de cidades. Seu grande sucesso em diferentes plataformas, principalmente no PC, rendeu uma série de títulos e spin-offs que marcaram o mundo dos games, como The Sims. Confira algumas curiosidades interessantes da série.

Confira  review completo de SimCity

Sim City: veja curiosidades sobre o popular simulador de cidades (Foto: Divulgação)Sim City: veja curiosidades sobre o popular simulador de cidades (Foto: Divulgação)

A origem

O primeiro SimCity foi lançado pela Maxis em 1989 para Mac, porém, sua versão inicial foi desenvolvida para Commodore 64 em 1985. O criador da franquia foi Will Wright, que recebeu inspiração para o jogo graças a uma das opções de “Raid on Bungeling Bay”, seu primeiro game, que permitia a criação de mapas. Outra curiosidade é que antes de receber o título atual, o jogo se chamava “Micropolis”.

A ideia do título era nova, mas não muito atraente para as produtoras na época, que inicialmente não acreditaram no potencial de venda do game. Depois de várias tentativas, Will Wright conseguiu publicar o seu jogo pela Maxis, que foi lançado inicialmente para Amiga e Mac, com versões para PC e Commodore 64 nos anos seguintes.

O primeiro SimCity foi lançado pela Maxis em 1989 (Foto: Divulgação)O primeiro SimCity foi lançado pela Maxis em 1989 (Foto: Divulgação)

Várias versões

Antes de fazer sucesso exclusivamente no PC, SimCity ganhou versões para várias plataformas, tanto no PC como nos consoles. SimCity 2000, o segundo título da franquia, recebeu versões para Super Nintendo, Sega Saturn, PlayStation, Nintendo 64, 64DD (exclusiva do Japão) e até mesmo para GameBoy Advance.

O interessante é que cada versão possuía alguma peculiaridade, como a de PlayStation, que permitia que o jogador dirigisse por toda a cidade. Já a de Nintendo 64DD tinha uma série de mini games extras.

SimCity 2000 ganhou versões para PC e consoles (Foto: Divulgação)SimCity 2000 ganhou versões para PC e consoles (Foto: Divulgação)

A cidade perfeita

Apesar de não ter um objetivo específico, sua missão em SimCity é criar, desenvolver e administrar uma cidade. E assim como na vida real, o jogo impõe diferentes obstáculos, como crimes, desastres naturais e diversos outros fatores que podem influenciar seu progresso. Porém, há pessoas que levaram esse objetivo ao extremo para criar a metrópole perfeita.

Estamos falando de Magnasanti, uma cidade com 6 milhões de habitantes, sem crimes ou qualquer tipo de problema. A metrópole “perfeita” foi um estudo de Vincent Ocasla, ex-aluno de arquitetura, que dedicou quatro anos da sua vida estudando equações para obter a fórmula exata para o sucesso em SimCity 3000.

Magnasanti tem 6 milhões de habitantes e nenhum crime (Foto: Divulgação)Magnasanti tem 6 milhões de habitantes e nenhum crime (Foto: Divulgação)

A cidade levou um ano para ser planejada e dois anos para ser totalmente construída, ocupando todos os limites do mapa. Com isso, o estudante afirma, de certa forma, ter “zerado” o jogo que deveria ser impossível de concluir.

It’s me, Mario!

Outra curiosidade é a presença do mascote da Nintendo nas versões de SNES e Nintendo 64 (exclusiva do Japão) de SimCity. No game, se a cidade alcançar a marca de 500 mil habitantes, o jogador vai desbloquear uma estatua gigante do personagem Mario. O mais interessante é que quando a estatua é colocada na cidade, o vilão Bowser aparece e causa um desastre enquanto procura pelo herói encanador.

Mario aparece na versão de SNES de SimCity (Foto: Divulgação)Mario aparece na versão de SNES de SimCity (Foto: Divulgação)

The Sims

Não, o nome não é apenas mera coincidência. A série The Sims surgiu inicialmente como um “spin-off” de SimCity, desenvolvido pelo mesmo criador da franquia de simulador de cidades, Will Wright. O título, que também é um simulador, que coloca em destaque os moradores da cidade de SimCity, chamados de “Sims”. No game, o jogador pode criar, controlar e desenvolver a vida do seu personagem na vizinhança.

SimCity deu origem a outros games, como The Sims (Foto: Divulgação)SimCity deu origem a outros games, como The Sims (Foto: Divulgação)

O carismáticos moradores da cidade rapidamente se tornaram populares, transformando The Sims em um dos títulos mais vendidos de todos os tempos para PC. O game ganhou quatro sequências e várias expansões, e até mesmo ligação com títulos da série SimCity. Por exemplo, é possível importar a sua cidade de SimCity 4 para o The Sims 2.

SimCity 2013: Bugs e sem modo offline

SimCity 2013, o sexto título da série, teve uma estreia um tanto polêmica. Além de trazer grandes mudanças para a franquia – com um visual totalmente 3D e multiplayer online – o título ficou marcado por uma série de bugs e problemas logo no lançamento. Porém, o grande motivo de reclamações era outro: o game não tinha singleplayer offline, exigindo que os jogadores estivessem sempre conectados à internet para jogar.

SimCity 2013 teve um lançamento repleto de polêmicas e problemas (Foto: Divulgação)SimCity 2013 teve um lançamento repleto de polêmicas e problemas (Foto: Divulgação)

Para piorar a situação, o título apresentou também problemas de conexão, que somada a obrigatoriedade de estar sempre online, rendeu graves críticas ao game. Como resultado, o jogo teve até suas vendas suspensas na loja Amazon uma semana após o lançamento. Felizmente, a EA se responsabilizou pelos problemas, oferecendo atualizações e até mesmo jogos grátis para amenizar a situação. No entanto, o modo offline veio quase um ano depois.

Godzilla, monstros e UFO

Desastres naturais são comuns nos jogos da série SimCity, porém, existem outros eventos aleatórios que causam catástrofes ainda maiores. Monstros como lagartos gigantes (Godzilla), criaturas robóticas (AutoSaurus Wrecks) e até mesmo vilões de outras séries (Bowser) aparecem como desastres em diferentes versões do game.

Outra curiosidade é a presença de seres extraterrestres em quase todos os títulos da série, causando confusão e destruição nas cidades. Conhecidos como UFO, esses eventos causam a aparição de naves extraterrestres que podem abduzir Sims e destruir construções usando raios laser.

Aliens e monstros também podem destruir a cidade (Foto: Divulgação)Aliens e monstros também podem destruir a cidade (Foto: Divulgação)


Referências à outras séries

Como você já deve ter percebido, os desenvolvedores de SimCity adoram colocar pequenas referências à outros jogos nos títulos da franquia. Outro bom exemplo aparece em SimCity 4, onde uma das primeiras zonas industriais que você precisa desenvolver se chama “Kane Tiberium”. O nome faz referência ao personagem Kane, da série Command & Conquer. Já o Tiberium é um dos principais recursos do game.

Kane Tiberium faz referência ao personagem Kane, da série Command & Conquer (Foto: Divulgação)Kane Tiberium faz referência ao personagem Kane, da série Command & Conquer (Foto: Divulgação)

O que você achou de SimCity? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Albuquerque
    2015-01-19T08:59:02  

    Tenho interesse em jogar SimCity, mas fiquei mais confuso com as informações e agora não tenho a menor ideia de como começar.Que jogo posso adquirir, posso baixar da internet? Posso jogar offline? Posso criar uma nova cidade ou apenas desenvolver as já existentes? Enfim, tenho milhares de dúvidas e na matéria nada disso é possível esclarecer.

    recentes

    populares

    • Paulo Albuquerque
      2015-01-19T08:59:02  

      Cities: Skylines

    recentes

    populares

    • Paulo Albuquerque
      2015-01-19T08:59:02  

      Começa pelo Simcity2000

  • Valderi Silva
    2015-01-19T08:32:46  

    E pensar que sou um profissional na área da computação por causa do SimCity. Via meus colegas jogando o SC2000 em seus Pentiuns I e II e decidi comprar um também para jogá-lo. Ocorre que como não entendia nada de hardware, comprei um Pentium 166, com 64Mb de Ram e um disco rígido de 840 Mb e, pior ainda, comprei o CD do SC3000. Impossível para o jogo. Daí, tive que aprimorar conhecimento de upgrade para só jogar esse simulador de cidade. Foi quando tive que ser um técnico de hardware. Tudo uma casualidade simulada.

    recentes

    populares

    • Valderi Silva
      2015-01-19T08:32:46  

      Que azar hein brother...

  • Ludmila Bringston
    2015-01-18T12:50:34  

    ...Ofertas todos os dias ! agregadordeofertas. net

    recentes

    populares

    • Ludmila Bringston
      2015-01-18T12:50:34  

      Entrei ontem por um post seu e não vi ofertas nenhuma, os preços que la estão são os mesmo de algumas lojas e hipermercados.

  • Comentador Franco
    2015-01-18T11:58:50  

    Entrei aqui achando que descobriria algo novo e interessante, mas a matéria parece não ter objetivo e dissemina um monte de informação água com açúcar. Isso sem falar em alguns erros e a demonstração da falta de conhecimento do redator a respeito de jogos.

    recentes

    populares

    • Comentador Franco
      2015-01-18T11:58:50  

      Exatamente comentador. Pensei que os caras iriam falar do "call cousin vinnie" ou "I iam weak" e vem falar de uma breve, mas incompleta, retrospectiva. Acho que é mais um catado da Wikipédia.

  • Erickson Macedo
    2015-01-19T07:31:23

    E acho que o jogo Sim City de Super Nintendo é o mais difícil da todas as series e sempre jogo ele apesar de ter todos. Não Tirando o mérito e dificuldade dos outros mas é somente minha opinião!

  • Urubu Rei
    2015-01-18T12:20:49  

    O único SimCity a sair num console da Sony foi o 2000 no Playstation 1. Não saiu mais nenhum outro porque depois desse port nojento os produtores entenderam o quanto um jogo de console pode sofrer com as limitações de um único tipo de controle. PC não sofre esse tipo de problema e oferece a liberdade criativa de se pensar o jogo em cima de qualquer tipo de controle. SRN!!

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2015-01-18T12:20:49  

      O primeiro Sim City saiu pra SNES. Fez minha infância!

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2015-01-18T12:20:49  

      Comentador Franco , e eu por acaso perguntei? O que isso tem a ver com o que eu disse? SRN!!

  • O Ervas
    2015-01-18T18:08:25

    Bota eu pra escreve materia sobre jogo ai escrevo informações bem melhor que a equipe inteira do techtudo junto

  • Guilherme Autran
    2015-01-18T21:42:49

    jogo para pessoas inteligentes ....muito bom já passei meses jogando ...melhor que little big planet !