24/01/2015 08h00 - Atualizado em 24/01/2015 08h00

Tudo o que você precisar saber sobre os hologramas no Windows 10

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

A Microsoft apresentou as novidades do Windows 10 durante um longo evento na última quarta-feira (21) e um dos grandes destaques foi a introdução de hologramas. A tecnologia funciona por meio de um "óculos" especial chamado HoloLens e traz o mundo virtual para o cotidiano dos usuários, nas mais diferentes situações e apps. Os recursos parecem romper os limites entre o mundo virtual e o real. 

Veja o vídeo com as novidades da Microsoft para este ano

O HoloLens é na verdade um computador holográfico, que conforme a apresentação da Microsoft, teria integração com a Internet e outras conectividades. Seu objetivo é “tornar a tecnologia mais humana e fácil do controlar”, como comentou o executivo e brasileiro Alex Kipman na conferência. Além de projetar hologramas, o aparelho também reconhece comandos de voz para executar as ações.

Windows 10 terá update gratuito no PC e celular, Cortana, novo 'IE' e mais

Alex Kipman, Microsoft (Foto: Divulgação/Microsoft)Alex Kipman, executivo da Microsoft mostra hologramas no Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Confira uma lista com dez possibilidades para o uso do HoloLens no Windows 10

1) Holograma no lugar da TV

Assistir seus canais preferidos ou jogos ao vivo em qualquer lugar. Já imaginou poder ampliar a tela da TV e projetar na parede? Conforme a Microsoft, essa é uma das ideias possíveis para o uso do HoloLens. Ainda seria possível editar o tamanho de visualização e escolher o espaço mais adequado.

Windows Holográfico: assista seus programas favoritos em qualquer lugar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Windows Holográfico: assista seus programas favoritos em qualquer lugar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2) Projetos em hologramas 3D

O dispositivo pode revolucionar a rotina dos designers possibilitando a visualização dos projetos diretamente em um holograma 3D. O resultado poderia ser editado pelo usuário, com ajustes de cor, tamanho, ângulo de visão e muito mais. Assim, o profissional teria uma ideia mais clara do resultado final, podendo visualizar o projeto já “executado”, em um holograma de tamanho real.

Windows Holográfico: projeto pode ser visualizado em 3D (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Windows Holográfico: projeto pode ser visualizado em 3D (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3) Conferências no Skype

Fazer conferências por vídeo e áudio no Skype enquanto resolve os assuntos do dia. Com o HoloLens seria possível conversar com seus amigos ou fazer reuniões de trabalho em qualquer lugar, até em movimento. Um holograma “pop up” mostra funções completas que são acionadas por voz e gestos.

Windows Holográfico: faça conferências por Skype (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Windows Holográfico: faça conferências por Skype (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) Jogos: um Minecraft gigante e 'real'

Já imaginou poder entrar no cenário do seu game favorito e executar as ações de forma mais real? Assim, qualquer cômodo poderia se transformar em um cenário “virtual” completo, repleto de personagens. A imaginação sem limites, desde os jogos mais antigos até experiências recentes.

Windows Holográfico: jogos ficam mais reais com tecnologia (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Windows Holográfico: jogos ficam mais reais com tecnologia (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

5) Aulas virtuais em 3D

Essa função pode ser aplicada nas mais diferentes áreas como medicina, mecânica ou até para ajudar um amigo com o encanamento entupido. Via conferência por vídeo, o usuário teria uma visualização de elementos em 3D, tanto das peças mais básicas, como setas e indicações, até um completo circuito elétrico para os engenheiros. A assistência poderia ser feita com mais exatidão e à distância.

Windows Holográfico: ensinar novos métodos por hologramas 3D (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Windows Holográfico: ensinar novos métodos por hologramas 3D (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

6) Explorar o desconhecido

Uma das ações que mais surpreendeu durante a apresentação foi a exploração de locais desconhecido e até planetas do nosso sistema solar, como Marte. A tecnologia poderia ser utilizada em conjunto com astrofísicos e companhias aeroespaciais para transmitir os sinais pelo HoloLens e inserir o profissional no ambiente a ser explorado. Ou seja, ele poderia “pisar em Marte” por meio de hologramas e analisar os elementos com precisão e total  e maior segurança, já que ele está em Terra.

Windows Holográfico: exploração de planetas e auxílio em pesquisas aeroespaciais (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Windows Holográfico: exploração de planetas e auxílio em pesquisas aeroespaciais (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

7) Tire projetos do papel

Criar novos projetos que estão apenas na imaginação. Ou seja, construir aquele projeto que está descrito em alguns desenhos será mais fácil com a HoloLens. Seja o foguete imaginado pelo seu filho ou uma construção elaborada de arquitetura, a tecnologia oferece recursos para montar um modelo em 3D, controlando as ações do holograma por gestos simples e comandos de voz. 

Windows Holográfico: criar novos projetos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Windows Holográfico: criar novos projetos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)



Para completar, os projetos menores poderiam ser enviados para uma impressora 3D e se tornarem reais, como demonstrado no evento. Basta montar o projeto com a HoloLens, gerar um arquivo de impressão e pronto: as criações se tornariam reais com apenas alguns comandos. 

O projeto elaborado por holograma pode virar real com uma impressora 3D (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)O projeto elaborado por holograma pode virar real com uma impressora 3D (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

8) Netflix na parede

Assistir Netflix na parede de casa. Para quem gosta de ficar assistindo filmes, nada como ter uma tela da Netflix no quarto ou sala, do tamanho que achar melhor. No projeto da Microsoft para a HoloLens, o catálogo de filmes e séries online estaria disponível a todo momento, com o uso da tecnologia.

Windows Holográfico: assista Netflix em qualquer lugar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Windows Holográfico: assista Netflix em qualquer lugar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

9) Previsão do tempo 3D

Conferir a previsão do tempo em 3D. Dessa forma, o usuário pode ter uma melhor visualização das condições climáticas no local. A função é útil para ações do dia a dia, como verificar se uma cidade está com temperatura ou vento suficiente para pegar uma praia antes de viajar, surfar, ou fazer atividades físicas.

Windows Holográfico: veja as condições climáticas em qualquer lugar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Windows Holográfico: veja as condições climáticas em qualquer lugar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

10) Internet

Acessar sua agenda pessoal ou navegar na Internet. Com a tecnologia, sua agenda pode aparecer na geladeira, local que abriga os tradicionais recados, mas dessa vez em formato de holograma.

Windows Holográfico: confira os compromissos do dia na agenda pessoal (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Windows Holográfico: confira os compromissos do dia na agenda pessoal (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Assim, o usuário pode conferir os compromissos do dia, verificar e-mails e ainda acessar o navegador de Internet para elaborar uma busca. Tudo isso sem sair do sofá, ligar um desktop ou mesmo dar um clique.

Windows Holográfico: navegue na Internet com hologramas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Windows Holográfico: navegue na Internet com hologramas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

A tecnologia da HoloLens ainda não tem previsão para o início das vendas, nem chegada ao Brasil, mas segundo a Microsoft ela estará disponível conforme o tempo de inserção do Windows 10 para os usuários.

O que vocês acharam do Projeto HoloLens? Comente no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Willian Ruiz
    2015-01-24T15:33:31  

    Puts, a minha casa vai ser mobiliada com esta tecnologia kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Willian Ruiz
      2015-01-24T15:33:31  

      kkkkkkkkkkkkkkk

  • Nilson Silva
    2015-01-25T12:51:58  

    Legal, o único problema é que vai poder ser tudo hackeado!!

    recentes

    populares

    • Nilson Silva
      2015-01-25T12:51:58  

      cara pensei na hr nisso vai ser tipo watch dogs kkkkkkk

  • Diego Paiva
    2015-01-24T23:23:55

    Povo burro isso não é holograma.. realidade aumentada.

  • Andrews Figueira
    2015-01-29T08:54:48

    Uma coisa que eu notei que ninguém mais notou. Se duas pessoas estiverem usando o holo lens como vão se ver no skype? Vao ser obrigadas a ficarem em um lugar que tem uma câmera apontada pra pessoa ou só uma pessoa vai poder usar o holo lens rs.

  • Mariohudson
    2015-01-25T09:55:43

    A historia da terra se divide entre antes e depois de Bill Gates.

  • Valderi Silva
    2015-01-25T03:51:21

    Êh Microsoft, novamente pegando uma idéia já criada e dos outros para ganhar dinheiro. Foi assim com o uso do Mouse, das Janelas, do Navegador, do Aeroflip, etc...

  • Silvah
    2015-01-24T13:31:43  

    Pra tudo isso não passa de estudos para tentar ler a mente das pessoas. Não quero isso nem de graça.

    recentes

    populares

    • Silvah
      2015-01-24T13:31:43  

      não se preocupe, não será de graça.

  • Thomaz Ferreira
    2015-01-24T20:11:52

    E eu desempregado.

  • Wesley Pereira
    2015-01-24T16:03:52

    Não é holograma, é realidade aumentada e essa tecnologia já existe há um bom tempo. Até no Nintendo 3ds tem um joguinho assim embutido na memória e com auxílio de carta e 3d sem uso de óculos o efeito é incrível.

  • Levita
    2015-01-24T14:27:12

    Ofuturo ta chegando

  • Gustavo
    2015-01-24T13:21:01

    Essa tecnologia ainda deve ser aprimorada antes de se tornar algo mesclado ao cotidiano das pessoas comuns. Acredito que la para o ano de 2050 teremos um avanço considerável.