Celular

22/01/2015 07h10 - Atualizado em 22/01/2015 14h57

Vale a pena comprar o Zenfone 5 ou é melhor esperar pelo Zenfone 2?

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

A Asus lançou o Zenfone 2 na CES 2015 com a promessa de manter o êxito do seu antecessor. O aparelho traz configurações poderosas como um processador Intel octacore e o Android 5.0 (Lollipop). No entanto, será que vale a pena comprar o Zenfone 5 ou é melhor esperar a chegada do Zenfone 2 ao Brasil? Confira a análise do TechTudo.

Zenfone 5 ou Xperia M2 Aqua: confira o comparativo

Tela

O novo smartphone da Asus deu um grande salto em relação ao seu sucessor no quesito tela. A versão mais cara do Zenfone 2 traz um display de 5,5 polegadas com resolução Full HD (1080p), enquanto a versão mais antiga possui 5 polegadas com qualidade HD (720p).

Zenfone 2 apresenta uma tela com resolução Full HD e maior do que o modelo 5 (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)Zenfone 2 apresenta uma tela com resolução Full HD e maior do que o modelo 5 (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)

Se o usuário está à procura de um aparelho para assistir filmes em alta resolução e ter imagens com melhor qualidade, talvez valha a pena esperar pelo Zenfone 2. Caso contrário, o Zenfone 5 é capaz de atender muito bem quem busca uma boa tela para leitura, navegação na Internet e outras atividades simples do dia a dia.

- Configurações

O Zenfone 5 é realmente melhor que o Moto G? Opine no Fórum do TechTudo

Outra grande melhoria do novo smartphone da Asus diz respeito ainda às suas configurações. O Zenfone 2 traz um processador Intel Atom de 64 bits e oito núcleos de processamento, sendo quatro de 2,3 GHz e outros quatro de 1,8 GHz. O aparelho tem ainda versões de 16, 32 e 64 GB de armazenamento interno com entrada para cartão de até 64 GB, e é o primeiro aparelho do mundo a trazer 4 GB de memória RAM.

Com essas características, o Zenfone 2 é o aparelho ideal para quem deseja jogar títulos de última geração e rodar aplicativos de forma rápida e sem engasgos. Além disso, o smartphone da Asus promete manter um bom desempenho a longo prazo, o que pode ser interessante para quem deseja ficar com o aparelho por mais tempo.

Zenfone 5 é um bom aparelho para quem deseja rodar apps mais simples (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Zenfone 5 é um bom aparelho para quem deseja rodar apps mais simples (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Já o Zenfone 5 possui um processador dual-core Intel Atom de 1,6 ou 2 GHz, 1 ou 2 GB de memória RAM e armazenamento interno de 8 ou 16 GB, com entrada para cartão de memória de até 64 GB. Com esse conjunto, o aparelho promete ser uma escolha mais barata, porém boa, para quem deseja apenas realizar tarefas do dia a dia, que não exigirão muito do aparelho.

Há ainda uma diferença muito grande a favor do Zenfone 2: ele conta com o suporte a dois chips de operadora, NFC e é 4G. Já o Zenfone 5 conta apenas com a conexão 3G, embora também seja dual-SIM. Fora isso, ambos tem conexão Wi-Fi e Bluetooth.

- Sistema operacional

A Asus equipou ambos os seus smartphones com o sistema do Google. Entretanto, o Zenfone 2 traz o novo Android 5.0 (Lollipop), equipado com uma interface renovada, loja de temas, funções exclusivas e um novo conjunto de aplicativos criado pela fabricante.

Zenfone 2 traz Android 5.0 (Lollipop) com nova personalização da Asus (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)Zenfone 2 traz Android 5.0 (Lollipop) com nova personalização da Asus (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)

Já o Zenfone 5 sai de fábrica com o Android 4.3 (Jelly Bean), mas já tem a atualização para a versão 4.4.2 (KitKat) liberada. Embora rode um sistema mais antigo, é bastante provável que o usuário consiga realizar todas as tarefas que deseja no aparelho. Além disso, é bastante provável que a Asus libere a atualização para a edição Lollipop em breve.

- Câmera

Para quem deseja tirar fotografias de alta qualidade, a espera pelo Zenfone 2 pode valer a pena. O smartphone traz um sensor de 13 megapixels com gravação em Full HD, foco a laser e função HDR. Além disso, o aparelho tem uma câmera frontal de 5 megapixels para selfies.

Já se o usuário não pretende exigir muito do conjunto fotográfico do aparelho, o Zenfone 5 promete agradar. Ele vem equipado com um sensor de 8 megapixels com gravação Full HD. Já para autorretratos e videochamadas, a câmera frontal traz apenas 2 megapixels.

Zenfone 5 tem câmera de 8 megapixels com gravação Full HD (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Zenfone 5 tem câmera de 8 megapixels com gravação Full HD (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

- Bateria

A Asus aumentou ainda a bateria do Zenfone 2, que agora tem 3.000 mAh contra 2.110 mAh do Zenfone 5. Considerando que a tela e a resolução também aumentaram, porém, o acréscimo na bateria nem deve fazer tanta diferença na duração.

O grande trunfo do Zenfone 2, nesse quesito, é o sistema de carregamento rápido. Segundo a Asus, ele promete chegar a 60% de carga em apenas 40 minutos. No entanto, essa funcionalidade fica a cargo do usuário.

- E aí? Qual vale mais a pena?

Após analisar as diferenças entre ambos os modelos, é possível dizer que os usuários que prezam pela performance e pela velocidade do aparelho devem esperar pelo Zenfone 2. O novo smarpthone da Asus traz configurações e funções que prometem fazer valer a pena os meses de espera.

Já se o consumidor não precisa de um smarpthone com alto desempenho e está satisfeito com um aparelho que satisfaça às suas necessidades básicas, o Zenfone 5 promete ser uma ótima opção de compra. O dispositivo consegue oferecer atualmente um bom custo-benefício e não deve decepcionar quem busca fazer ligações, acessar o Facebook, Instagram e outros.

Zenfone 2 tem configurações poderosas, mas preço ainda não foi revelado no Brasil (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)Zenfone 2 tem configurações poderosas, mas preço ainda não foi revelado no Brasil (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)

Há ainda um fator impotante a se considerar: o preço. Como a Asus ainda não divulgou detalhes sobre o valor do Zenfone 2 no Brasil, não é possível dizer se será economicamente mais vantajoso optar por um ou por outro telefone.

Já se o usuário estiver precisando com urgência de um novo aparelho, o melhor é desembolsar os cerca de R$ 600 pedidos pelo Zenfone 5. Afinal, o novo smartphone ainda não tem uma data definida, podendo chegar até março.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Carvalho
    2016-01-15T13:11:15

    Estou com o zenfone 5 a 3 meses e n th do que reclamar.

  • Android Lixo
    2015-01-22T14:09:28  

    Adivinha o que acho do celular ZéFome que vem com sistema Androga? Resposta: Lixo

    recentes

    populares

    • Android Lixo
      2015-01-22T14:09:28  

      pra vcs verem quanto esse cara é idiota,ele tá respondendo o proprio comentario com os fakes kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Android Lixo
      2015-01-22T14:09:28  

      tem muita gente paga pau do iphone ou ate mesmo propria marca,APPLE ...sendo q pelo preço dele , nao entrega uma super configuraçao , o os paga pau nao ...entende q ta comprando so marca kkk pq tem muitos aparelhos de outras marcas , com preços bem mais acessível , q dar uma surra !! nos iphone. um exemplo o zenfone 2 q ta vindo ai , em camera e muitas outras configuraçoes da uma surra !! no iphone acorda !! povo ...iphone é so marketing , mais quem é paga pau ...sempre vai ser paga pau . kk

  • Georlandio Oliveira
    2015-05-17T19:15:35

    Comprei um Zenfone 5 essa semana acho que segunda feira chega, pra me esta bom de mais, atende todas as minhas necessidades do dia a dia, comprar um Zenfone 6 seria apenas se tivesse bem mais dinheiro sobrando, porem seria desnecessário!

  • Rodolfo Torres
    2015-04-22T16:01:58

    Tenho Iphone e o zenfone 5... Zenfone muuuuito melhor e não trava.

  • Rossine Rocha
    2015-01-22T11:17:50  

    Pode ser poderoso e bonitinho mas se vier com defeito, senta e chora. Estou com zenfone 5 a 91 dias sem funcionar e a ASUS ignora meus direitos como consumidor. na verdade, não existe o pós venda ou suporte da ASUS. Cuidado...Tenho 28 protocolos inúteis e cada ligação que você faz para o suporte eles ganham 48 a 72 horas para te retornar dizendo; Senhor, a asus informa que sua solicitação está sendo analisada e por ai vão 91 dias de decepção.

    recentes

    populares

    • Rossine Rocha
      2015-01-22T11:17:50  

      em 2 semanas consegui falar com a assistencia da asus, mandar meu notebook e ele voltar consertado, sem nenhum problema!

    recentes

    populares

    • Rossine Rocha
      2015-01-22T11:17:50  

      a minha filha conhece procon e codigo de defesa do consumidor? apos 30 dias de qualquer produto na assistencia, vc tem direito a troca por um novo!

  • Eduardo Hiroyoshi
    2015-04-20T11:00:37

    TEM UNS COITADOS QUE SE ACHAM ...SÓ PORQUE COMPRAM UM CELULAR DE 3.000 REAIS . SE ACHAM ...KKKKKKKKKKKKKKK ..AÍ O METIDO A RIQUINHO BURRO ...QUEM FABRICA O SEU IPHONE É A ASUS..

  • Tunico Resende
    2015-04-15T11:20:47

    O que eu acho engraçado é que há meses atrás o Zenfone 5 era top e rodava qualquer coisa. Agora ele serve para "leitura, navegação na Internet e outras atividades simples do dia a dia". Eta mundo capitalista. Vender é bom demais! kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Alex Ribeiro
    2015-01-22T16:49:36  

    Curti a lógica do Zenfone. O 5 vem antes do 2..................hehehehe

    recentes

    populares

    • Alex Ribeiro
      2015-01-22T16:49:36  

      O 5 é a versão com tela de 5" do Zenfone1, simples!

    recentes

    populares

    • Alex Ribeiro
      2015-01-22T16:49:36  

      Maurício Chini eu tava zoando...............

  • Clayton Pericles
    2015-01-22T12:46:27  

    Eu comprei um Zenfone 5 e fiquei muito satisfeito com o produto. O problema foi q aconteceu um pequeno imprevisto (tombo), e o visor ficou todo trincado! Quando fui procurar uma autorizada vim descobrir que só tem em SP. Pra eu consertar teria que mandar pra SP e aguardar aproximadamente 90(noventa) dias pra recebê-lo. Compro outro de outra marca o mando pra SP e fico sem tel por 90 dias?.

    recentes

    populares

    • Clayton Pericles
      2015-01-22T12:46:27  

      isso ai flavio, O meu notebook é da Asus e parou de pegar, fiquei 2 semanas sem ele, mas pq o correio tava em greve, mas logo que foi pra assistencia ele voltou novo em folha

    recentes

    populares

    • Clayton Pericles
      2015-01-22T12:46:27  

      Se a assistencia demorar (não lembro o prazo), deve te "emprestar um aparelho" enquanto conserta o seu! Procure com mais detalhes nos direitos do consumidor!

  • Nathalia Oliveira
    2015-03-30T09:27:38

    tenho um zenfone5 é ótimo! Nada a reclamar mesmo!

  • Robison Coelho
    2015-03-27T09:22:31  

    Tenho um ZENFONE 5, super!!! sem problemas ate aqui...

    recentes

    populares

    • Robison Coelho
      2015-03-27T09:22:31  

      a bateria dele drena rapido?

  • Zionn Colby
    2015-01-23T18:45:05  

    Você compraria um smartphone de uma empresa que não tem rede de assistência técnica autorizada? Onde você tem apenas um lugar para mandar, via correios, seu smartphone, e depois implorar para que ele seja consertado antes de ficar obsoleto? Se você não compraria, então jamais compre ASUS, porque é exatamente assim que a empresa funciona no Brasil, para toda a sua linha de produtos. Uma verdadeira VERGONHA!

    recentes

    populares

    • Zionn Colby
      2015-01-23T18:45:05  

      Típico usuário de SAMSUNG que trava em menos de 6 meses de uso kkkk. Sai fora, a assistência da ASUS não é encontrada em qualquer lugar, porém é sim eficiente.

    recentes

    populares

    • Zionn Colby
      2015-01-23T18:45:05  

      A unica verdade disso tudo é de mandar o aparelho pelo correio. Meu notebook é da Asus e ele teve um problema, como todos tem, e eu mandei ele pra loja pelo correio, em menos de 2 semanas ele tava arrumado e aqui. Estou a mais de 1 ano com ele sem problemas e estou super satisfeito com ele, não penso em trocar tão cedo.

  • Nellsp Silva
    2015-03-03T16:48:50

    o zenfone 6 que está nas lojas já é esse tal falado zenfone 2?????

  • Jessica Carvalho
    2015-01-22T11:50:12

    Achei o Zenfone 5 por 620,00 no bizoo . com . br

  • Diones Souza
    2015-01-22T11:40:41

    Galera do galaxy, atualizações e mais no: euusogalaxy . com

  • Henrique Souza
    2015-01-22T12:18:50  

    Quando chegar ao brasil aplicando os 132 impostos sobre o produto, calculo em média o preço ficará em torno de R$2351,11! pronto!

    recentes

    populares

    • Henrique Souza
      2015-01-22T12:18:50  

      Acho meio complicado vc falar isso sem informações concretas. O Zenfone 5 foi lançado no valor de $199 oficialmente e chegou ao Brasil por R$ 599 e ainda por R$ 499 como preço de estreia. Oficialmente a ASUS anunciou o Zenfone 2 pelo mesmo valor de lançamento do seu antecessor, pq seria diferente com o novo smartphone?

  • Marcelo Oliveira
    2015-01-22T12:25:10  

    O comentário da Rossine Rocha, sobre pós-venda, acho que hj é o que pode diferenciar os aparelhos com Android. Ter 10, 20 ou 30 megapixels de câmera, é ótimo, mas do que adianta? Eu com 2 megapixels consigo tirar fotos satisfatórias e 128MB processar ótimos jogos. Entende-se por "ótimos jogos" os viciantes; isso não inclui Fifa 14, Real Racing, apesar de serem; mas ao meu ver, são para consoles. Quem precisa do celular o dia inteiro, não fica na rua jogando esses jogos e ainda ter que ficar pendurado na tomada. Para derrubar Samsung, Apple e etc, hoje só fecho uma: Xiaomi... Estão chegando.

    recentes

    populares

    • Marcelo Oliveira
      2015-01-22T12:25:10  

      3 megapixels já é suficiente

  • Iphone Gay
    2015-01-23T06:39:43

    divinha o que acho do celular IFome que vem com sistema LixoOS8? Resposta: Lixo

  • Ricardo Cruz
    2015-01-22T15:35:54

    oquei gugou náo!!!

  • Ricardo Cruz
    2015-01-22T15:34:39

    NADA SUPERA O MOTO X

  • Jessica Carvalho
    2015-01-22T12:43:33  

    Achei o Zenfone 5 por 620,00 e 0 Zenfone por 899,00 no bizoo . com . br

    recentes

    populares

    • Jessica Carvalho
      2015-01-22T12:43:33  

      :)

    recentes

    populares

    • Jessica Carvalho
      2015-01-22T12:43:33  

      achei nesse preço

  • Meanx
    2015-01-22T14:54:26

    CELULARES BLU>ALL

  • Luis Santos
    2015-01-22T13:12:07  

    Eu comprei um zenfone 5 em novembro. Até agora, tá perfeito. Mas o 4G já está muito bem em toda Campo Grande. Minha irmã comprou um iphone 6 plus, e é muito boa a internet 4G. Então, se demorar até abril ou maio pra chegar o zenfone 2, acho que dá pra comprar ele, e fazer doação do zenfone 5.

    recentes

    populares

    • Luis Santos
      2015-01-22T13:12:07  

      Senta e espera, o znefone 2 só chega em março, isso nos Estados Unidos, até chegar aqui, só no segundo semestre....até o natal chega......

  • Luiz Trifilio
    2015-01-22T13:55:03

    Já estou aguardando o meu zenfone 2!!

  • Giovani Silva
    2015-01-22T11:30:21  

    ALCATEL 6030. melhor que todos esses aí. alem do que, custa 374,00 no shoptime.

    recentes

    populares

    • Giovani Silva
      2015-01-22T11:30:21  

      PRODUTOS DE QUALIDADE MAS NÃO TEM O GLAMOUR DAS MARCAS CONHECIDAS E USADAS PELOS FAMOSOS,AÍ A GALERA NÃO COMPRA...ÊH MUNDO MEDÍOCRE.

    recentes

    populares

    • Giovani Silva
      2015-01-22T11:30:21  

      Alcatel?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk piada boa essa,quando começa no zorra total?