Internet

19/02/2015 09h13 - Atualizado em 19/02/2015 09h18

Ano Novo Lunar: Horóscopo Chinês ilustra Doodle do Google em 2015

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Comemorando a chegada do Ano Novo Lunar ou Ano Novo Chinês, o Google modificou seu Doodle em alguns países do mundo nessa quinta-feira (19). A animação mostra um carneiro, animal que representa o ano, soltando fogos de artifício que formam o nome do buscador e iluminam o céu. Em 2015, o calendário chinês comemora o ano 4713. Entenda melhor o que é como funciona o Ano Novo Lunar. 

Alessandro Volta, inventor da pilha elétrica, ganha Doodle iluminado

Doodle do Google comemora a chegada do Ano Novo Lunar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Doodle do Google comemora a chegada do Ano Novo Lunar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


O que é o Ano Novo Lunar

O Ano Novo Lunar tem esse nome pois o calendário chinês considera as fases da lua juntamente com a posição do sol em seu cálculo de passagem do tempo. Esse calendário, muito diferente do ocidental, é dividido em 12 meses de 29 ou 30 dias. Além disso, ele é ajustado para o comprimento do ano solar, através da adição de meses adicionais em intervalos regulares.

Por conta disso, os anos são organizados em grandes ciclos de 60 anos. O Ano Novo Chinês é comemorado na segunda lua nova após o solstício de inverno e acaba entre 21 de janeiro e 19 fevereiro de cada ano, do calendário gregoriano. A comemoração dura aproximadamente 15 dias. 

O mais interessante desse calendário é que ele segue um ciclo de 12 anos, em que cada um é representado por um dos 12 animais do zodíaco chinês. Os animais funcionam como um símbolo para expressar as características dominantes daquele ano e de quem nasce nele. Os símbolos são: rato, boi, tigre, lebre, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e também o porco.

O animal deste ano é o carneiro, que representa paz, serenidade e criatividade. Em alguns povos, porém, é a cabra. No Doodle do Google para o Vietnã, por exemplo, crianças brincam com o animal.

Como o Ano Novo Lunar é uma tradição oriental, o doodle só estará disponível para esse países. Mas, se você tiver interesse na cultura e quiser visualizar a animação acesse o site do Google com o sufixo de um país asiático. Para ver o Google de Hong Kong acesse a página (google.com.hk)

Doodle do Ano Novo Chinês do Vietnã traz uma cabra para celebrar  (Foto: Reprodução/Google)Doodle do Ano Novo Chinês do Vietnã traz uma cabra para celebrar (Foto: Reprodução/Google)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares